Sei sulla pagina 1di 2

O Princpio de Le Chtelier, postulado pelo qumico industrial francs Henri Louis Le Chtelier (1850-1936), estabelece que: "Se for

imposta uma alterao, de concentraes ou de temperatura, a um sistema qumico em equilbrio, a composio do sistema deslocar-se- no sentido de contrariar a alterao a que foi sujeita."

Concentrao
O aumento do valor da concentrao de um componente do sistema, seguido do consumo desse componente at se atingir um novo estado de equilbrio. J a diminuio do valor da concentrao de um componente do sistema seguida do consumo dos componentes do lado oposto do mesmo, at se atingir um novo estado de equilbrio. Quando h um aumento da concentrao de um ou mais reagentes, o sistema evolui no sentido direto de forma a diminuir a sua concentrao, ao contrrio dos produtos. Por outro lado, quando h uma diminuio da concentrao de um ou mais reagentes, o sistema volta ao estado de equilbrio, deslocando-se a reao no sentido inverso, diminuindo a concentrao dos produtos e aumentando a dos reagentes para que se atinja novamente o estado de equilbrio. O mesmo acontece no caso inverso.

Temperatura
Caso a reao direta seja endotrmica, o aumento de temperatura deslocar o equilbrio em direo aos produtos da reao. Caso a reao direta for exotrmica, o aumento de temperatura deslocar o equilbrio em direo aos reagentes da reao.

Presso
A diminuio de volume de um gs, com consequente aumento do nmero de partculas por unidade de volume (aumento da presso do sistema, sendo presso e volume inversamente proporcionais), seguida da deslocao da reao no sentido em que diminui o nmero de partculas, ou seja, sentido do menor nmero de mols, tendendo a diminuir a presso do sistema. O contrrio visto quando se diminui a presso e, logo, se aumenta o volume do gs.

A ao dos catalisadores
O catalisador apenas acelera a velocidade a que decorre a reao qumica, no afetando o equilbrio qumico, rendimento ou constante de equilbrio. Um catalisador pode assim ser til numa reao qumica, afetada pelos fatores anteriormente mencionados, pois permite que o equilbrio seja atingido mais rapidamente, com o mesmo rendimento, mas num menor espao de tempo aumentando assim a produtividade da reao.

Referncias

RUSSELL, J.B. Qumica Geral. Trad. de D.L. Sanioto et al. So Paulo: McGraw Hill, 1981. MAHAN, B.M. & MYERS, R.J. Qumica: um Curso Universitrio. Trad. de H.E. Toma et al. So Paulo: Edgard Blcher, 1995.

Luiz Henrique Ferreira, Dcio H. Hartwig, Romeu C. Rocha-Filho; Algumas Experincias Simples Envolvendo o Princpio de Le Chatelier; QUMICA NOVA NA ESCOLA Le Chatelier N 5, MAIO 1997 - qnesc.sbq.org.br Prof. MSc. MARTA PINHEIRO; O PRINCPIO DE LE CHTELIER (1888) ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR - CENTRO DE CINCIAS EXATAS E NATURAIS DEPARTAMENTO DE QUMICA - www.ufpa.br

Potrebbero piacerti anche