Sei sulla pagina 1di 5

Casamento e unio estavel so equiparados na ordem lega? No Art.

226 3 CF/88 preferncia axiolgica pelo casamento (unio matrimolializada), uma vez que na parte final dispe que o estado deve facilitar a converso, logo se equiparados, para que converter? Negocio jurdico mais solene do cdigo civil. Tem natureza constitutiva, no declaratria ou modificativa, uma vez que constitui novo estado civil. Requisitos : - Pessoas de sexo diferentes. Casamento realizado entre pessoas do mesmo sexo inexistente. - Idade nbia. Art. 1517 CC/02. Idade mnima de 16 anos de idade. Lembrando que acima de 16 e menor de 18 h incapacidade relativa, seus atos tm validade dependente de assistncia, sob pena de anulabilidade, porm, para casamento, no precisa de assistncia, mas sim de AUTORIZAO de seus representantes legais. Art.1550, II anulvel casamento no autorizado de menor de 18 maior de 16. A divergncia de apenas um dos representantes o bastante para frustrar o casamento. Nesses casos uma ao de suprimento de consentimento (art. 1519 CC/02) em face daquele que denegou consentimento o instrumento vivel para dar prosseguimento ao casamento, obviamente apenas no caso do juiz entender por injusta a denegao do consentimento. H tambm uma ao de suprimento de idade (art. 1520 CC/02), Excepcionalmente, ser permitido o casamento de quem ainda no alcanou a idade
nbil, para evitar imposio ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez. Lei 11.106/05, entre outras mudanas trouxe a descriminalizao do adultrio, retirou do rol de extino de punibilidade o casamento da vitima com o ofensor, logo hoje o acolhimento de pedido para suprimento de idade s cabvel em hiptese em que haja resultado da gravidez.

Regime legal regime obrigatrio Regime legal o regime da comunho parcial de bens.

Pacto antenupcial (art. 1653 CC/02) instrumento utilizado para deliberar o melhor regime de bens, deve ser feito obrigatoriamente por escritura pblica sob pena de nulidade. Algumas pessoas que desejam convolar npcias no podem deliberar o regime de bens atravs de pacto antenupcial, sendo obrigados a convolar npcias atravs do regime de separao de bens.
Regime obrigatrio o da Separao de bens. Todas as vezes que o Estado obriga certas e determinadas pessoas a convolar npcias sob um regime imperativo, o faz sob a gide do regime da separao de bens (art. 1641 CC/02). I - pessoas que o contrarem com inobservncia das causas suspensivas da celebrao do casamento; II - da pessoa maior de 70 (setenta) anos; (Redao dada pela Lei n 12.344, de 2010, antes era 60 anos); III - de todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial.

Pegadinha: todos aqueles que dependem de autorizao para casar, devero faz-lo pelo regime obrigatrio, de separao de bens? NO, s quando houver necessidade de autorizao JUDICIAL. LOGO, sempre que provocar o judicirio, seja para suprimento de idade ou consentimento, dever ser contrado casamento pelo regime obrigatrio de separao de bens. Obs: A Lei 12.376/10 mudou o nome da lei de introduo ao cdigo civil para Lei de introduo as normas do direito brasileiro. Art. 1639 2o admissvel alterao do regime de bens, mediante autorizao judicial em
pedido motivado de ambos os cnjuges, apurada a procedncia das razes invocadas e ressalvados os direitos de terceiros. possvel a alterao de regime de bens em relao aqueles que contraram matrimonio em regime obrigatrio de separao de bens? DEPENDE: Art. 1.641. obrigatrio o regime da separao de bens no casamento: I - das pessoas que o contrarem com inobservncia das causas suspensivas da celebrao do casamento; III - de todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial. Nas hipteses do inciso I e III, superado os motivos que deram ensejo ao regime da separao de bens obrigatrio admitida a alterao do regime, observado claro o Art.

1639.
II da pessoa maior de 70 (setenta) anos;

No possvel a alterao de regime obrigatrio nos caso do Inciso II, pois no h como superar o motivo ensejador da obrigatoriedade. Vdeo 1.2

Art. 5, pargrafo nico, Cessar, para os menores, a incapacidade: II - pelo


casamento;

Pergunta-se: a Unio Estvel acarreta a emancipao do menor? NO, apenas o casamento, prova tambm de que a unio estvel no equiparada ao casamento.

Para que haja validade do matrimonio. Todos os que se casarem em inobservncia aos Impedimentos dirimentes absolutos ou pblicos daro ensejo a nulidade processual. Esto no Art. 1521 impedimentos matrimoniais. Art. 69 ato nulo no pode ser convalidado a critrio das partes nem por decurso de prazo.

9:21 Outra questo: qual a nica hiptese que a sociedade termina sem romper o vnculo da sociedade conjugal? R- a Separao judicial. No se pode casar novamente quando separado judicialmente. IMPORTANTE: separao judicial no foi revogada. Apenas est em desuso, uma vez que a emenda constitucional n 66 passou a admitir a decretao do divrcio independentemente de qualquer lapso temporal. Antes para se conseguir o divorcio era requisito a separao judicial anterior que se obtia em juzo depois de dois anos de separao de fato, hoje no mais existe tal requisito. Na separao se discute culpa, no divorcio no, por isso existe interesse que o instituto ainda permanea vigente. Na separao litigiosa, para que seja deferida necessrio atribuir culpa ao consorte, assim o art. 1572 no excluiu a culpa por ocasio de separao litigiosa. Art. 1704 nico um exemplo de reflexo da culpa aludida em separao judicial em algumas situaes. Aduz o artigo que se o cnjuge no for culpado na ao de separao judicial a ele caber o alimentos cngruos (alimentos civis = alimentos, vesturio, lazer, sade, educao etc.). Ou seja, se for culpado na ao de separao litigiosa, apenas ter direito aos alimentos indispensveis sua sobrevivncia, sendo esta ainda uma exceo, visto que dever provar que: 1 necessita de alimentos; 2 que no tem parentes em condio de prest-los; 3 que no tenha aptido para o trabalho; Por isso que h interesse ainda em se discutir culpa em alguns casos, e para discutir culpa necessrio ao de separao judicial, logo ela no foi revogada. Erro 26:1 Vdeo 2.2 Outro exemplo, culpado na separao litigiosa por ter molestado filho traz reflexos na determinao da guarda. Pacto antenupcial (art. 1653 CC/02) instrumento utilizado para deliberar o melhor regime de bens antes da celebrao do patrimnio, necessariamente lavrado por escritura pblica sob pena de NULIDADE. Uma vez celebrado o pacto se tem 90 dia para casar, se no casar ele torna-se INEFICAZ. Ocorrendo qualquer das hipteses o regime de bens automaticamente o da comunho parcial de bens, por ser este o regime legal (art. 1640 no havendo conveno ou sendo ela nula ou ineficaz).

Questo: os regimes de bens do cdigo civil so taxativos ou exemplificativos? R Exemplificativo, pode-se at combinar regimes e se formar um regime no nominado pela lei. O art. 425 CC/02 traz a possibilidade de se realizar contratos atpicos, inominados ainda pelo legislador. A maioria dos regimes trata de outorga conjugal para proceder a venda de bens imveis. NO SO SINONIMOS: OUTORGA CONJUGAL, UXORIA, MARITAL. Outorga Conjugal gnero, da qual outorga uxria (quando se refere ao cnjuge virago, varoa, ou seja, mulher) e marital (quando se refere ao cnjuge varo, homem) so espcies. Em regra, quando se est casado necessrio outorga conjugal para alienar ou gravar com nus real bens imveis, pleitear como autor ou ru acerca desses bens ou direitos, prestar fiana ou aval, fazer doaes no remuneratrias de bens comuns, ou dos que possam integrar a meao (Art. 1647 CC/02). A EXCEO EST APENAS NA SEPARAO ABSOLUTA DE BENS. Assim, se A possua um apartamento antes de casar, casou em regime de comunho parcial de bens, o apartamento s de A e no se comunicar com os bens do seu cnjuge, no far parte da meao se houver separao, mas para vender precisa de outorga conjugal. Se no houver outorga do cnjuge pode-se supri-la por autorizao judicial (art.1648) se o juiz achar o motivo da denegao injusto. Se vendeu sem outorga ou sem deciso do juiz, esse contrato anulvel em at 2 anos depois de terminada a sociedade conjugal. Lembre-se que ato anulvel pode ser ratificado, e nesse caso ser, se for a aprovao feita por instrumento publico ou particular registrado em cartrio Importante notar que o artigo que estabeleceu a exceo da outorga fala em separao ABSOUTA, quando o nome do regime apenas Separao de bens. A Separao de bens pode ser convencionada (art.1687/1688), no pacto antenupcial, ou obrigatria (art. 1641), decorrente de lei. O termo SEPARAO ABSOLUTA DE BENS presente no Art. 1647, diz respeito a separao CONVENCIONADA por intermdio de pacto nupcial. Tal concluso tira-se da Sumula 377 do STF que entende que os aquestos (bens adquiridos na Constana da sociedade conjugal) precisam se comunicar na hiptese de separao legal de bens, ou seja, obrigatria, imposta pela lei, sendo assim, a separao obrigatria no uma separao absoluta e sim relativa. Assim, na separao de bens obrigatria tambm necessrio outorga conjugal, para alienar bem imvel etc. Regime de participao final nos aquestos. 20:51

Potrebbero piacerti anche