Sei sulla pagina 1di 6

7 Passos Para Voc Conquistar Sua Independncia Financeira

domingo, 9 de junho de 2013 23:00

21h43 - Esportes // Futebol - Ronaldinho marca 2, Atltico-MG vence e encerra je...

Pular a navega o e ir direto para o conte do Quero Ficar Rico

Anterior 123 Pr xima Home Sobre Downloads Anuncie Imprensa Contato Categorias Busca

7 Passos Para Voc Conquistar Sua Independncia Financeira Fundo Garantidor de Crditos: Seu Dinheiro Protegido Vantagens e Desvantagens ao Utilizar o Carto de Crdito Procrastinao: Como Combater a Enrolao Em Finanas Pessoais, Conhecimento Tudo? Por Que Quem Comea a Investir Falha em 90% da Vezes? 10 Dicas para Investir em Imveis Poupe: Pare de Pagar Juros e Seja Feliz! Por Que Devemos Diversificar Nossos Investimentos Como Aumentar a Produtividade Perca o Medo de Investir (gastando apenas 7 reais) Como Mudei a Vida de uma Pessoa

7 Passos Para Voc Conquistar Sua Independncia Financeira


Publicado em 21.05.2013 por Rafael Seabra em Educao Financeira

Quem no quer alcanar a independncia financeira? Acumular um patrimnio que seja possvel
Pgina 1 de Geral

Quem no quer alcanar a independncia financeira? Acumular um patrimnio que seja possvel viver apenas de rendimentos o sonho de qualquer pessoa. No entanto, muita gente acha que conquistar a independncia financeira impossvel. E no ! O objetivo deste artigo mostrar como possvel caminhar em busca da independncia financeira de uma forma consistente, organizada e disciplinada.

O que Independncia Financeira?


Para quem ainda no sabe, ser financeiramente independente significa no depender da renda do seu trabalho para sobreviver. Em outras palavras, os rendimentos dos seus investimentos (aluguel de imveis, dividendos de aes, cupons de ttulos pblicos) so superiores s suas despesas mensais. importante no confundir a independncia financeira como aposentadoria ou parar de trabalhar. Eu acredito que ser financeiramente independente ser livre. Ter liberdade para trabalhar exclusivamente com o que gostamos. Entendido o conceito, vamos aos 7 passos para conquistar a independncia financeira.

Passo #1: Ganhar Dinheiro


Por mais bvio que seja, s possvel acumular patrimnio se voc tiver dinheiro para investir mensalmente. E s possvel ter dinheiro se voc tiver uma fonte de renda. Logo, trabalhar preciso. Quando estamos focados em aprender a investir, muitas vezes colocamos nosso trabalho e desenvolvimento profissional de lado. E isso est errado. Por melhor investidor que voc seja, quando estamos comeando, dificilmente a rentabilidade do seu investimento ser maior que sua capacidade de investir (parte que sobra do salrio para investir). Por essa razo, seu principal foco deve estar em ganhar cada vez mais e gastar cada vez menos, para sobrar mais dinheiro e poder investir mais. O aporte essencial.

Passo #2: Poupe para Acumular Patrimnio


De nada vai adiantar se voc estiver ganhando cada vez mais dinheiro e gastar na mesma proporo. Quem ganha muito dinheiro mas est pagando prestao do apartamento, prestao do carro e fatura de carto de crdito, est apenas acumulando patrimnio para seu banco! Dependendo da forma como lida com seu dinheiro, voc pode ficar mais prximo da liberdade ou ficar cada vez mais preso ao seu trabalho. Para uma melhor reflexo, recomendo a leitura do artigo Poupe, Pare de Pagar Juros e Seja Feliz.

Passo #3: Invista em Renda Varivel


Essa outra dica muito importante e que a maioria das pessoas teima em no seguir. Mesmo que o mercado no tenha um desempenho consistente desde a crise financeira de 2008, ainda assim diversas empresas apresentam resultados excelentes, com lucros cada vez maiores ano a ano. Isso significa que o valor de muitas empresas tem subido ano aps ano e a cotao no representa esse valor. Em algum momento, o mercado ser obrigado a precific-la da forma correta. Se voc no se sente seguro para investir diretamente em aes, os fundos de ndice so a melhor opo para comear.

Passo #4: Utilize a Estratgia de Alocao de Ativos


Alocao de Ativos , sem dvida alguma, a melhor estratgia para investir seu dinheiro. Independente dos ativos que voc escolher para compor sua carteira, essa estratgia a melhor forma de balance-la e obter os melhores resultados. Com a alocao de ativos, voc tem quatro vantagens: 1. Reduo do risco de uma carteira de investimentos; 2. Fcil de entender, simples de praticar e ideal para alcanar timos resultados; 3. Menos custos, menos stress e mais tempo fora do mercado; 4. Planejamento com foco no longo prazo. Para entender cada uma dessas vantagens, recomendo a leitura do artigo O Que Alocao de Ativos?. E caso voc queira se aprofundar ainda mais sobre essa estratgia, o melhor material em lngua portuguesa o eBook Alocao de Ativos, do especialista Henrique Carvalho.

Passo #5: Utilize os Juros Compostos a seu Favor


Pgina 2 de Geral

Passo #5: Utilize os Juros Compostos a seu Favor


Reinvista toda sua rentabilidade. Simples assim. Para que os juros compostos possam funcionar, basta duas coisas: reinvestimento da rentabilidade e tempo. Quanto mais tempo seu dinheiro estiver investido, maior a capacidade de acelerar o potencial de ganho do seu investimento inicial. Sempre que seus ttulos pblicos gerarem cupons, suas aes pagarem dividendos, seus imveis ou fundos imobilirios renderem alugueis, estes valores devem ser reinvestidos. Para entender melhor o conceito de juros compostos, recomendo a leitura do artigo Juros Compostos: O Dinheiro Trabalhando Para Voc.

Passo #6: Trabalhe no que Voc Gosta


Caso voc ainda no trabalhe no que voc gosta, no se preocupe: voc no est cometendo nenhum pecado. Muitas vezes temos que nos submeter (durante algum tempo) a algo que no nos d prazer para alcanar uma coisa maior. O erro, entretanto, est em no desenvolver projetos paralelos, tanto pessoais quanto profissionais, focando algum trabalho que realmente lhe d prazer. Aquele trabalho que voc faria at de graa. Mesmo que inicialmente no ganhe dinheiro com isso. Quando fazemos algo bem feito, o dinheiro uma consequncia. Durante mais de 3 anos, o que eu ganhava com o Quero Ficar Rico mal dava para manter o site (domnio, hospedagem, servidor de e-mail). Ainda assim isso nunca fez a menor diferena. Por duas razes: (1) Eu sempre tive prazer em escrever e ajudar pessoas e (2) sempre tive a certeza que teria um retorno financeiro com o blog. S no sabia como. Atualmente eu poderia largar meu trabalho e viver apenas do Quero Ficar Rico. Ainda no tomei essa atitude porque gosto do meu trabalho (alm do blog) e fico mais prximo dos meus objetivos financeiros. Uma tima reflexo sobre esse tema est no artigo E se no existisse dinheiro?.

Passo #7: Busque SEMPRE Qualidade de Vida


De nada vai adiantar alcanar a independncia financeira se voc se privou de tudo para juntar dinheiro, trabalhou diariamente 12 horas, no aproveitou seus finais de semana ou esteve prximo de quem voc ama. O caminho para a independncia financeira deve sempre ser trilhado em paralelo com a qualidade de vida. Trabalhar com algo bacana, divertir-se, viajar, curtir seus familiares e amigos; todas essas atividades esto relacionadas com ter qualidade de vida. Aproveite seu tempo da melhor maneira possvel, tentando sempre estar prximo s pessoas que realmente so importantes para voc.

Como sempre, tenho uma pergunta para voc


O que voc achou dessas dicas? Acredita que algum est equivocado? Acha que existe algo importante na caminhada para a independncia financeira que no foi mencionado? Ento no pense duas vezes: deixe um comentrio e participe dessa discusso. At a prxima! Imagem de FreeDigitalPhotos.net.

Receba novos artigos por e-mail ( grtis):

Rafael Seabra
Rafael Seabra educador financeiro, MBA em Finanas, editor do Quero Ficar Rico, um dos sites de maior audincia do pas na rea de Educao Financeira, e autor do livro Como Investir Dinheiro. No Twitter: @QueroFicarRico. Outros textos de Rafael Seabra
Pgina 3 de Geral

Outros textos de Rafael Seabra

Assine ( grtis)
37.569 leitores O que isso? 9.702 seguidores @QueroFicarRico

Como Investir Dinheiro Artigos Populares


Telexfree funciona ou fraude?444 Perca o Medo de Investir (gastando apenas 7 reais)168 Melhor Investimento a Longo Prazo93 Poupe: Pare de Pagar Juros e Seja Feliz!72 Por Que Devemos Diversificar Nossos Investimentos66

Educao Financeira
Poupana Tesouro Direto CDB LCI LCA CRI Debntures Fundos Imobilirios Fundos de ndice Previdncia Privada

Como Ganhar Dinheiro Conhea o Autor


Rafael Seabra o editor do Quero Ficar Rico, um dos maiores blogs sobre Educao Financeira do pas, com mais de 100.000 leitores por ms.

Publicidade

Lemos e recomendamos
Como Ficar Rico Como Investir Dinheiro Franquias Baratas Efetividade Blog do Portinho Como Fazer Monografia Endeavor Brasil Finanas Forever Blog do Beto Instituto DSOP Emprstimo.org Clculo Exato Exame HC Investimentos UOL Economia Dinheirama CHR Investor Cenrio Capital Produzindo.net O Pequeno Investidor Escola Dinheiro Com Dinheiro Empreendedorismo do Bem

Pgina 4 de Geral

Pgina 5 de Geral

Copyright 2007-2013 Quero Ficar Rico | Poltica de Privacidade | Imprensa | Anuncie | Contato Toda e qualquer deciso tomada aps a leitura deste blog de nica e exclusiva responsabilidade do leitor. Wenetus Interactive Incio da pgina
Inserido de <http://queroficarrico.com/blog/2013/05/21/7-passos-independencia-financeira/>

Pgina 6 de Geral

Potrebbero piacerti anche