Sei sulla pagina 1di 4

EXISTNCIA DE DEUS - SANTO ANSELMO E SO TOMS DE AQUINO

Publicado por Elizabete Jackowski Moresco em 8 setembro 2011 s 14:54 em FILOSOFIA, RELIGIO E CATOLICISMO Back to FILOSOFIA, RELIGIO E CATOLICISMO Discussions Relacione o argumento da prova de existncia de Deus de Santo Anselmo e de SoToms de Aquino salientando as semelhanas, caso houver, e as diferenas.

Santo Anselmo Santo Anselmo-(1033-1109), figura notvel do primeiro perodo escolstico distinguiu em Santo Agostinho uma fonte, seu maior objetivo filosfico cultivar os mistrios da f. Acreditar procurando entender, mas seu maior objetivo era acreditar. Reconhece a colocao positiva da dvida em relao pesquisa teolgica, estava convencido de que algumas veracidades poderiam ser evidenciadas por demonstrao logicamente rigorosa, Anselmo sempre se interessou pela questo de Deus sua prova da existncia de Deus, foi chamada de Prova Ontolgica. As diferenas e semelhanas citadas so as que esto entre Santo Anselmo e So Tomas de Aquino: 1 Santo Anselmo, 2 So Tomas de Aquino: Diferenas: (1) Santo Anselmo para So Tomas de Aquino A existncia de Deus a partir da prpria idia de Deus prova a priori parte do pressuposto de que a existncia real uma perfeio, sendo Deus o Ser que por definio possui todas as perfeies deve necessariamente possuir a existncia. Nem pensar que Deus no existe, a realidade da f pode ser alcanada somente pela razo e a priori, o senhor concedeu a razo em defesa da f. O insipiente disse em seu corao No existe Deus quanto to evidente a razo humana, quem diz No existe Deus insensato carente de raciocnio. Semelhanas: (1) Acima de Deus no se pode pensar em algo maior, em Deus no pode faltar nada. Deus uma verdade no s revelada com tambm uma verdade evidente a razo. A existncia de Deus a nossa aspirao para o bem, nos leva a chegar a uma concluso de que procuramos naturalmente o bem, buscando a fonte mxima desse bem, e todos os bens derivam de um bem nico, um bem infinitamente maior, imensamente superior remontando a um s princpio, o bem supremo de onde resulta toda espcie de bem. Para completar o pensamento de Santo Anselmo entre o que considerei semelhante ou diferente de So Tomas de Aquino importante salientar que:

Alcanar a realidade de Deus somente pela razo a sua obra a priori, mas Santo Anselmo formula quatro provas de Deus a posteriori porque partem da natureza das coisas. 1 Se as coisas so boas existe uma bondade absoluta Deus. 2 Das grandezas que existem a suma grandeza Deus. 3 Tudo que existe, ocorre em virtude de algo, deve haver um ser supremo causa das coisas Deus 4 Os diversos graus de perfeio que existem remetem uma suma perfeio Deus. Obrigado, meu Deus. Agradeo-te, meu Deus, por ter-me permitido ver, iluminado por ti, com a luz da razo, aquilo em que antes acreditava pelo do da f que me deste. Assim, aquilo em que antes acreditava pelo dom da f que me deste. Assim, agora, encontro-me na condio em que, ainda que no quisesse crer na sua existncia, seria obrigado a admitir racionalmente que tu existes. (Volpato Dutra, Hebeche, 2008, pg.193.) Senhor concedeu-nos a razo para justificao da f, sendo Deus o ser mais perfeito, portanto nenhum ser mais perfeito pode ser concebido. Santo Anselmo no tinha aspirao de que algum que nunca em sua vida ouviu falar de Deus, ele pudesse convencer esta pessoa sem ter que falar em dados de f, ele em nenhum momento pretendeu que sua prova fosse um meio de persuadir incrdulos, afirmou apenas que a prova ontolgica leva a natureza de Deus, tornando mais clara para os que j acreditavam, sendo assim So Tomas de Aquino cita a prova ontolgica de Santo Anselmo para confirmar que o seu argumento ajuda a conhecer natureza de Deus.

So Toms de Aquino So Tomas de Aquino-(1221-1274) Representante mximo da Escolstica, sua filosofia uma preparao para a f, gozando de autonomia, sua metafsica defende o ente (concreto) da essncia (abstrata) e privilegia o ente. Tudo que existe o ente e tambm Deus e o mundo. Deus o Ser e o mundo tem o Ser a essncia potncia de ser, apenas em Deus potncia e existncia coincidem, o mundo contingente (o que concebido como podendo ser ou no ser, ou ser algo diferente do que , na filosofia existencialista, carter daquilo que no possui em si mesmo, sua prpria razo de ser). So Tomas de Aquino encara com muita determinao o problema da existncia de Deus. A coisa invisvel de Deus se v depois da criao do mundo. Deus e o primeiro na ordem ontolgica, mas no ordem de conhecimento, colocando assim, cinco vias de demonstrao da existncia de Deus que se firmam em evidncia sensvel e racional: Vale destacar, neste ponto, as cinco vias pelas quais Aquino buscou demonstrar a existncia de Deus. A questo 2 da Suma que abre o tratado do Deus nico trata de trs questes: se a proposio Deus existe auto-evidente; se ela demonstrvel; e se Deus existe. (Volpato Dutra, Hebeche, 2008, pg.160.) 1 via- Todo movido por outro o , necessrio chegar ao 1 motor, de nenhum outro movido, ao quais todos do o nome de Deus. 2 via- Admitir uma causa eficiente que todos do o nome de Deus

3 via- Se algo no pode ser nada existe. Nem tudo pode ser contingente, h algo necessrio Deus. 4 via- Existe perfeio Deus 5 via- E a do finalismo, tudo tende para um fim de acordo com uma ordem suprema de Deus: Diferenas: (2) So Tomas de Aquino para Santo Anselmo So Tomas de Aquino rejeita a prova ontolgica da existncia de Deus, de Santo Anselmo em funo do fato de aqui na terra ns s podemos adquirir uma vaga idia da presena de Deus. Sendo contrrio a muitos pensadores, que afirmam conhecer Deus imediatamente, esse conhecimento a priori meramente intuitivo, defende o conhecimento de Deus precisando de meios intermedirios entre quem conhece e o objeto do conhecimento. O argumento para refutar Santo Anselmo de que Deus necessariamente esta na realidade e na idia, pois esse no tem fora de prova, supondo que o ser idia e o ser existncia so seres iguais, na estrutura e quantidade, sendo que s isso um erro, porque na realidade, uma coisa a idia e outra a existncia objeto da idia. O objeto das virtudes teologias o prprio Deus sendo as virtudes teologias so: f, esperana e caridade. O objeto das virtudes intelectuais e morais so compreensveis razo humana. O prprio Deus ltimo de tudo estando ele alm do nosso conhecimento e razo.

Semelhanas: (2) Deus aquilo do que no se pode manifestar nada maior. Deus a prpria verdade, se alguma coisa verdadeira necessria existncia da verdade: Deus a prpria verdade. (J- 14,6). Eu sou o caminho a verdade e a vida.

Reconhece no argumento de Santo Anselmo a legitimidade para estabelecer a natureza de Deus. Tendo conhecimento que Deus existe, por outra via que no a de Anselmo, e deseja-se conhecer a natureza de Deus o argumento de Anselmo nos ajuda. Deus felicidade do homem, o homem deseja naturalmente a felicidade. A soluo o mistrio e ao homem cabe maravilhar-se. O homem ama algo porque o aprende com seu bem. Todo ente compreende em si o uno o verdadeiro e o bem, motivo pelo qual se pode dizer que o ser uno, verdadeiro e bom, Deus o Sumo Bem. Concluindo, pois o pensamento de So Tomas de Aquino, considero de grande importncia, sua afirmao de que a f concerne inteligncia e por ela o homem recebe princpios sobrenaturais a f prpria do que no aparente e a existncia de Deus tambm artigo de F. Pode-se dizer que em Deus a essncia e a existncia se confundem, o Ser de Deus consiste perfeitamente um existir, isso significa que no se capta imediatamente, mas por inferncia, portanto pode-se fazer com Deus duas espcies de esclarecimentos uma que se apia nas causa primeiras a priori, outra, pelo efeito que conhecemos e chamado a posteriori. So Tomas de Aquino liberta a razo da f, baseia e consolida a f sobre a razo tornando a eficiente e autnoma, corporificando assim a tradio grega do aristotelismo e a experincia da verdade revelada pela f crist. Bibliografia: HEBECHE, Luiz Alberto e Delamar Jos Volpato Dutra. Histria da Filosofia II Florianpolis FILOSOFIA/EAD/UFSC, 2008. 207p. JAPIASS, Hilton, Dicionrio Bsico de Filosofia de Hilton Japiass e Danilo Marcondes. 4.ed. atual. Rio de Janeiro:Jorge Zahar. Ed.,2006. /cite>http://www. bibliacatolica.com.br/download/historia_igreja.pdf> acesso17/11/2008. <http://www. sociedadecatlica.com.br/modules/martsection/itemid=400> acesso 17/11/2008. Textos Webteca Suma Teolgica Se Deus Existe e Anexo IX So Tomas de Aquino. UFSC.

Potrebbero piacerti anche