Sei sulla pagina 1di 11

O TEATRO MTICO DE MRCIO SOUZA Zemaria Pinto (UFAM)

Embora ociosa para alguns, a discusso a respeito da especificidade do texto de teatro atravessa milnios e oscila ao sabor das teorias em voga. Antes de falar, ento, sobre o teatro mtico de Mrcio Souza, permito-me estabelecer alguns parmetros essenciais para delimitar a abrangncia desta anlise: 1 O texto dramtico literatura, sim. Sem renegar o bom Aristteles e seus proslitos, antes, complementando-os, afirmo que os gneros literrios, hoje, podem ser arquivados sob os ttulos Poesia, Prosa de Fico e Drama; neste ltimo, arquiva-se o texto teatral; 2 O texto de teatro, entretanto, s literatura quando aprisionado nas pginas de um livro. Sobre o palco, ele adquire outra dimenso, passando a ser um componente em alguns casos, o mais importante; em outros, nem tanto do espetculo; 3 No geral, o texto dramtico guarda total homologia com os outros gneros, podendo ser apresentado em prosa ou em verso, e mantendo uma estrutura bsica, formada por enredo, fbula, personagens, ambiente e tempo; 4 O texto dramtico alicera-se na fala das personagens. Sem fala no h texto dramtico. Mas h teatro. De outra forma: um texto dramtico formado s de didasclias, sem falas, no literatura. Mas pode ser teatro; 5 Em sntese, texto de teatro literatura, mas teatro espetculo. Com falas ou sem falas. Ento, esclarea-se que as tentativas de anlise aqui perpetradas levam em conta unicamente os textos impressos, esquecendo-se o autor, temporariamente, dos muitos espetculos a que assistiu nos ltimos trinta e tantos anos, em que esses textos foram encenados. Alis, as peas de Mrcio Souza, mesmo as que tm suporte musical, do nfase ao texto, na melhor tradio ocidental. O leitor mais atento perceber, na diviso das peas em blocos, a influncia de Sbato Magaldi. No se trata de emular simplesmente o grande crtico, mas de, tomando emprestada sua ideia, quando da organizao do Teatro Completo de Nelson

Rodrigues, identificar os caminhos comuns das onze peas publicadas de Mrcio Souza. Assim, sem abdicar do sagrado direito ao arbtrio, mas apontando a nfase onde ela se mostra mais densa, e sem preocupaes cronolgicas quanto escritura ou encenao, mas buscando um nexo temporal no cerne dos textos, dividi a obra dramtica de Mrcio Souza em quatro blocos: peas mticas, tragdias amaznicas, chanchadas amaznicas e peas cariocas. As peas mticas renem os textos que tratam da mitologia ndia do rio Negro, em cuja foz foi plantada a cidade de Manaus. Dessana, Dessana representa o mito da criao do mundo, como o povo Dessana conseguiu preserv-lo. Jurupari, a guerra dos sexos baseia-se na viso Tariana do mito desse heri-civilizador, uma personagem de importncia messinica para os povos do rio Negro. A maravilhosa histria do sapo Tar-Bequ uma comdia que trata de lendas do povo Tucano, envolvendo bichos e gente comum. Longe da condio de mito, mas no da mitologia. A Paixo de Ajuricaba, a primeira pea de Mrcio Souza levada cena, abre o captulo das tragdias amaznicas, com a histria ficcional do heri. A rigor, alis, a nica tragdia do grupo. Pequeno teatro da felicidade, ambientada durante a guerra entre cabanos e legais, trata da tragdia coletiva, da mesma forma que Contatos amaznicos de terceiro grau, uma alegoria do poder destruidor da colonizao. Homenageando as origens cinfilas do autor, agrupei entre as chanchadas amaznicas a cota da sua obra que seria, talvez, mais apropriado chamar de farsas histricas. Mas soaria muito helnico. As Folias do Ltex uma alegre anlise sobre nossas origens e nosso carter. A resistvel ascenso do boto Tucuxi, baseada em fatos cruelmente reais, mostra a arte da politicalha amaznica nos anos ps-Vargas/Maia. Tem piranha no pirarucu um painel risonho e franco da Manaus ps-moderna. Finalmente, o bloco das peas cariocas traz os dois textos de Mrcio Souza ambientados fora do Amazonas e com uma temtica menos endgena: O elogio da preguia, comdia, e Ao entre amigos, drama. O pano de fundo o Brasil brasileiro dos anos 60, 70 do sculo passado! Deuses, heris, bufes e tambm gente comum: nesse universo que o teatro de Mrcio Souza se consubstancia. Utilizando-se de uma linguagem de grande carga potica, especialmente nas peas mticas e na tragdia de Ajuricaba, com expresses e palavras muitas vezes desconhecidas mesmo dos nativos urbanos, o texto impe-se naturalmente, pela sua prpria coerncia interna. Entretanto, ao contrrio do que o leitor

apressado pode estar presumindo, no se trata de um teatro regionalista. Mas essa discusso ter seu tempo certo.

Dessana, Dessana ou O comeo antes do comeo (SOUZA, 1997, p. 4790) , encenada pela primeira vez em 1975, uma recriao do mito dessana da criao do mundo, tal como esse mito chegou segunda metade do sculo XX, tendo como ponto de partida a verso de Feliciano Lana, primo de Luiz Lana, coautor de Antes o mundo no existia, publicado em 1980. Em entrevista antroploga Berta Ribeiro, Luiz Lana afirma que a deciso de escrever o livro foi tomada aps notar que os rapazes de sua tribo, entre eles Feliciano, estavam divulgando as histrias sagradas de forma equivocada (KUMU; KENHRI, 1980, p. 9-10). O prprio Luiz Lana, assistindo aos ensaios da pea de Mrcio Souza, teve oportunidade de sugerir mudanas no texto (SOUZA, 1984, p. 34), possivelmente eliminando ou corrigindo o que julgava no estar de acordo com a tradio que ficou estabelecida a partir da publicao de seu livro, que tem parceria de Firmiano Lana, seu pai alis, o verdadeiro repositrio das histrias contadas , e texto definitivo de Berta Ribeiro. A encenao comea com o dilogo, em pleno caos urbano de Manaus, entre a personagem Dessana e o coro. Dessana, em contraponto com o coro, funciona como narrador do mito, elo entre o presente e o eterno. Ele invoca o mito do comeo do mundo, fazendo aparecer, vivida por quatro atrizes, Yeb-Bel, a que surgiu das coisas invisveis, a no-criada, a av do mundo, mais velha que o nada. Essa mltipla representao feminina do deus criador uma aluso ao domnio matriarcal. Yeb-Bel faz surgir os quatro troves, seus irmos: o Trovo da Casa do Rio, o Trovo da Casa da Noite, o Trovo da Casa do Sul e o Trovo do Wapu-Cachoeira. Observe-se, no nome do terceiro trovo, a influncia branca. Na sequncia, como os troves revelam-se incompetentes, a av do mundo faz surgir Suln-Panlmin, o incriado, que tem por misso criar o mundo. Este recebe a ajuda do Trovo Av do Cu, que lhe fornece a matria para a criao do mundo. Do grupo de homens e mulheres inicialmente criados, que brincam como crianas, Suln-Panlmin escolhe Boleka, o primeiro chefe dessana. Para que a criao fosse completada, era preciso que Boleka levasse homens e mulheres a atravessar o lago de leite. Surge ento o homem branco, armado com um fuzil,
1

Com relao aos trs textos analisados, limitar-me-ei a citar sua insero no volume mencionado nas Referncias, abstraindo que as citaes, diretas e indiretas, esto contidas naquele intervalo.

tentando usurpar a liderana de Boleka e de Suln-Panlmin, mas estes no permitem que ele embarque na barriga do Trovo-Cobra-Barco, que era o prprio Trovo Av do Cu:
Adeus, adeus pobre branco, ficars para sempre longe de teus irmos. Sers to diferente de ns como a pedra da gua e o pssaro do peixe.

O segundo ato representa as festas, os rituais e os trabalhos manuais desenvolvidos pelo povo dessana. Mostra ainda o nascimento de Jurupari, filho da Filha do Trovo, que, virgem, comeu o fruto de uma rvore proibida. Quando a representao mtica termina, Dessana, responsvel por aqueles momentos mgicos, de volta ao caos urbano, expulso de cena por um policial. O mito da criao um mito cosmognico, smbolo do fim do caos e do advento de uma nova ordem. Faz parte, juntamente com os mitos de origem, do grupo de mitos a que Mircea Eliade chama de histrias verdadeiras, que explicam a origem de algo, para discernir das histrias falsas, as lendas e os contos populares (ELIADE, 1986, p. 15-19). Toda cultura minimamente desenvolvida tem a sua cosmogonia. Como os dessanas no tinham originalmente uma escrita, seus mitos chegaram at ns pela transmisso oral, sofrendo influncias diversas no meio do caminho, especialmente aps o contato com o homem branco. O professor Marcos Frederico Krger, ao analisar o livro dos Lana, observa:
(...) seus valores culturais foram alvo da sanha devastadora dos missionrios, no inevitvel conflito entre as civilizaes aborgine e adventcia. O catolicismo nada assimilou dos mitos amaznicos; o inverso, porm, aconteceu frequentemente, como se pode constatar em diversas narrativas coletadas.

(KRGER, 2003, p. 49) Concebido como uma cantata, o texto de Dessana, Dessana lrico e reverente, sem dispensar um leve toque de humor, mantendo-se distante da armadilha do misticismo. Com relao linguagem, uma outra armadilha quando tratamos da representao de uma cultura diversa da nossa, Mrcio Souza, como de resto em todas as suas obras onde os ndios so protagonistas, opta pela traduo para uma linguagem muito prxima da plateia, que, embora rica em smbolos, jamais resvala no caricatural.

Do mito cosmognico passamos ao mito de origem, do heri-civilizador. Jurupari, a guerra dos sexos (SOUZA, 1997, p. 91-152), encenada pela primeira vez em 1979, a verso Tariana do mito, em trs atos. Para Camara Cascudo, Jurupari , geograficamente, o mito mais prestigioso, com vestgios vivos em quase todas as tribos (CASCUDO, 1988, p. 420). A fora do mito a provvel responsvel pelo ardil missionrio de classific-lo como um demnio, na concepo crist. Ironicamente, uma autoridade catlica, D. Frederico Costa, em documento de 1909, defende o heri da desonra que seus pares tentaram lanar-lhe, enumerando os oito mandamentos de Jurupari e concluindo que tanta reserva moral no caberia num esprito maligno (CASCUDO, 1983, p.76-77, apud COSTA, 1909, p.52-54). Ainda para Cmara Cascudo, Jurupari o legislador divinizado, que se encontra como base em todas as religies e mitos primitivos (CASCUDO, 1988, p. 420). A ao de Jurupari se passa num tempo mtico, anterior ao que possa ser admitido como Histria, mas sem que esta possa neg-lo de todo. Uma peste dizima os homens da tribo, deixando apenas alguns velhos, entre eles um paj, que, para Naruna, a matriarca, era apenas uma raiz, uma planta antiga. Desoladas, as mulheres vo banhar-se no lago Muyp, que lhes era proibido, por ser o lago sagrado onde Ceucy, a estrela, banhava-se todos os dias, lavando o suor de seus amantes. Para surpresa das mulheres, o velho paj lhes aparece no corpo de um jovem belo e forte, anunciando um castigo por haverem ignorado a interdio: pelo crime cometido, a gerao que nascer amanh excluir a mulher para sempre de tudo o que for srio e grave. Ele mergulha no lago e desaparece entre as mulheres. Depois de passadas dez luas, todas as mulheres pariram ao mesmo tempo. Naruna deu luz uma menina, a quem chamou Ceucy da Terra. Adolescente, Ceucy, ainda virgem, come uma fruta proibida e o sumo dessa fruta escorre-lhe pelo ventre, fecundando-a. Dez luas passadas, nasce Jurupari. O recm-nascido desaparece como por encanto e seu choro ouvido prximo rvore do fruto proibido. Ceucy deixa-se ficar junto rvore e, durante algum tempo, sempre que adormece, sente o filho sugar-lhe o seio. Vinte anos decorrem at que ele reaparea para assumir o lugar que lhe fora reservado. Aos poucos, sua liderana vai sendo imposta aos homens, a quem fala sobre a msica, a agricultura do milho, da mandioca e da banana, e sobre o novo tempo em que eles assumiro os destinos da tribo. Essas informaes devem pertencer somente aos homens: so os segredos de Jurupari. Numa das reunies

proibidas s mulheres, Ceucy, que ouvia escondida, descoberta e recebe o castigo de morte do prprio filho. Naruna foge com as outras mulheres para o lago de guas verdes, recebendo os homens uma vez por ano. Mas Naruna no desiste de conhecer os segredos de Jurupari, que s os iniciados dominam. Este, por sua vez, aplaca a tenso dos homens prometendo que dentro em breve as mulheres voltaro. A jovem Didue, a servio de Naruna, consegue seduzir o maduro e experiente Ulri, que condenado a morrer pela traio. O segredo revelado s mulheres o conhecimento ertico de Ulri: ele agiu com uma sabedoria nova e no resumiu o amor em poucos gestos. As mulheres, ento, retornam, deixando Naruna e algumas poucas que lhe permaneceram fiis. Jurupari ensina aos homens acerca das flautas sagradas:
Minhas flautas faro os desejos ondularem como ramagens saudando o tempo, na alta copa da mata, esvaindo todo o travo das frustraes na torrente distante espumando na descida. E os homens crescero sem medo, como o trmulo pssaro parado na margem antes do ocaso.

O terceiro ato comea mostrado um outro legado de Jurupari: os adornos. Os homens vo ao encontro anual com as ltimas defensoras do matriarcado. Jurupari, pela primeira vez, vai junto. No encontro com Naruna d-se o inevitvel: ele a mata. Quando retornam, ainda sob os reflexos do incndio que consome a maloca de Naruna, Jurupari e Didue fazem amor, mas ele a adverte:
Esta ser a nossa primeira e ltima noite. Quando os sculos se consumarem eu voltarei a te encontrar e viveremos juntos. Eu mergulharei em ti e repousarei das minhas fadigas e sustos.

Pela manh, Didue transforma-se num lago. Antes, entretanto, Jurupari revelara-lhe um ltimo segredo: o Trovo Av do Mundo queria casar-se e incumbira-o de encontrar a mulher perfeita. Ele precisava continuar sua busca por uma mulher paciente, que soubesse guardar segredo e no fosse curiosa... Sem um Luiz Lana por perto, Mrcio Souza trabalhou vontade as inmeras variantes do mito de Jurupari e deu-lhe uma formatao literria condizente, amarrando-o com sua concepo anterior da criao do mundo e com outras histrias, como a das Amazonas, que seriam as guerreiras lideradas por Naruna. O mito de Jurupari uma histria verdadeira e explica a origem de vrios costumes e prticas: a msica, a agricultura, os adornos, o patriarcado. Mas sua fama de legislador deve-se aos mandamentos coligidos por D. Frederico Costa:
1 A mulher dever conservar-se virgem at a puberdade; 2 Nunca dever prostituir-se e h de ser sempre fiel ao seu marido;

3 Aps o parto da mulher, dever o marido abster-se de todo trabalho e de toda comida, pelo espao de uma lua, a fim de que a fora dessa lua passe para a criana; 4 O chefe fraco ser substitudo pelo mais valente da tribo; 5 O tuxaua poder ter tantas mulheres quantas puder sustentar; 6 A mulher estril do tuxaua ser abandonada e desprezada; 7 O homem dever sustentar-se com o trabalho de suas mos; 8 Nunca a mulher poder ver Jurupari a fim de castig-la de algum dos trs defeitos nela dominantes: incontinncia, curiosidade e facilidade em revelar segredos. (CASCUDO, 1983, p.76-77, apud COSTA, 1909, p.52-54)

Sobre o oitavo mandamento, que tambm o eplogo da pea, Stradelli o apresenta como o desfecho da aventura humana de Jurupari, numa misso que lhe fora atribuda pelo Sol: procurar a mulher perfeita, que no tivesse nenhum daqueles defeitos (CASCUDO, 1967, p. 58, apud STRADELLI, 1890). A despeito do ttulo, que pode levar o leitor incauto a pensar na Lisstrata, de Aristfanes, Jurupari, a guerra dos sexos um texto dramtico, de alta densidade potica, perpassado de um erotismo sutil, que, quando necessrio, se escancara, sem cair na vulgaridade. O sexo mostrado como um ndice de civilidade, muito alm da mera funo reprodutora. Jurupari, por outro lado, uma personagem atormentada, desprovida de humanidade, centrada na sua misso, como um heri grego consciente de seu destino, previamente traado pelos deuses.

Das histrias verdadeiras passamos a uma histria falsa, A maravilhosa histria do sapo Tar-Bequ (SOUZA, 1997, 153-195), pela qual o prprio Mrcio Souza diz ter uma predileo especial (SOUZA, 1984, p. 42). Tar-Bequ, encenada pela primeira vez em 1975, encerra um paradoxo na sua prpria estrutura: embora em ritmo de comdia, trata-se de uma tragdia, ou, segundo o prprio autor, uma comdia moral para crianas, concebida de acordo com a tradio do povo Tucano. A opo pelo tom de comdia confirma a recomendao aristotlica de que estas tratem de pessoas inferiores; no, porm, com relao a todo vcio, mas sim por ser o cmico uma espcie do feio (ARISTTELES,1988, p. 23-24). Tar-Bequ traz animais antropomorfizados como personagens, com exceo de Cainham, o Pai do Mato, um ente com poderes sobrenaturais. Em outra oportunidade, comentando o texto de A maravilhosa histria do Sapo Tar-Bequ, chamei a ateno para a inverso dos postulados europeus, onde bruxas ms transformam gente em bicho. Na pea de Mrcio Souza, um sapo

transforma-se no guerreiro Tar-Bequ e um cip metamorfoseado na Moa Juruti. O final, trgico, repe a ordem original, quebrando a hegemonia do final feliz das fbulas europeias. A aproximao entre as lendas tucanas e conhecidas passagens da mitologia grega os mitos de Prometeu, no episdio do roubo do fogo, e de Orfeu e Eurdice, na descida Maloca dos Mortos , nos remete novamente a Mircea Eliade, ao referir-se s mitologias primitivas:
Elas foram transformadas e enriquecidas ao longo dos tempos, sob a influncia de outras culturas superiores, ou graas ao gnio criador de certos indivduos excepcionalmente dotados. (...) Apesar de suas modificaes ao longo do tempo, os mitos dos primitivos refletem ainda uma condio primordial. Alm disso, nas sociedades primitivas os mitos esto ainda vivos e fundamentam e justificam todos os comportamentos e atividades humanas. (ELIADE, 1986, p. 12)

A fbula de Tar-Bequ plena de aventura e suspense. Atendendo a um pedido insistente do sapo, Cainham acaba por ceder e transforma-o num guerreiro. Mas um homem solitrio no est completo: Cainham, ento, de um cip, de tamanho entre o queixo e os ps de Tar-Bequ, faz surgir a Moa Juruti. Tudo estaria muito bem se Juruti, cansada de comer carne crua, no exigisse do noivo que lhe trouxesse o fogo, guardado pelo Urubu-Rei, caso contrrio o casamento no se consumaria. O ex-sapo no resiste ao desafio da amada. Fingindo-se de morto, uma deliciosa carnia de gente, Tar-Bequ levado pelo vaidoso Urubu-Rei at a casa deste, acima das nuvens, para que sua cozinheira, Dona Mucura, possa com ele preparar um repasto ao patro. Aps cegar o Urubu-Rei com pimenta, Tar-Bequ apossa-se do fogo e montado no ex-guardio foge de volta para casa, ameaando queimar-lhe as penas do rabo. Mas a Mucura tem seus contatos e consegue no s descobrir tudo sobre Tar-Bequ como chegar antes casa onde Juruti esperava ansiosamente pelo noivo. maneira da madrasta de Branca de Neve, Dona Mucura se disfara e inocula em Juruti um conhecido veneno coca-cola , desacordando-a e sequestrando-a em seguida. Ao chegar em casa e no encontrando Juruti, Tar-Bequ pede ajuda a Cainham, que, com seus poderes, descobre que a jovem encontra-se prisioneira do Urubu-Rei e da Mucura, na Maloca dos Mortos. Acompanhado de Dona Surucucu, prima de Cainham, descendente da vigsima gerao da cobra-trovo que trouxe no ventre os avs-primeiros para a terra, Tar-Bequ, com o disfarce de um amigo do Urubu-Rei, penetra na Maloca dos Mortos, com uma restrio explcita: em hiptese alguma a palavra no poder ser pronunciada. Depois de muito caxiri, que embebeda no s o Urubu-Rei e Dona Mucura, mas tambm a aliada Surucucu, Tar-Bequ

discute com Juruti sobre se devem ou no levar a cobra junto com eles. Juruti insiste que sim, Tar-Bequ se nega. Juruti volta a insistir e Tar-Bequ grita a plenos pulmes a palavra proibida. Como castigo por violar a interdio, Tar-Bequ retorna forma de sapo e Juruti se transforma num p de taj. As palavras finais de Cainham encerram a comdia com um travo de iniludvel tristeza:
Pobre Juruti! Pobre Tar-Bequ! Nenhum lamento para eles necessrio. (....) No sapo que poreja, vejam um amante desesperado. Ele, o sapo, lerdo e pesado, um amante cheio de perseverana. E nelas, nas folhas dos tajs, a amada no saciada. O resto essa poeira que acompanha nas margens do rio o caminho de nossos desejos.

Representando a sabedoria ancestral, Cainham, diligente protetor da natureza, o repositrio de todas as tradies, melhor dizendo, de todos os conhecimentos de sua gente. A sua linguagem a nica a manter-se sempre em alta tenso potica, deixando claro ao pblico/leitor a sua ascendncia sobre os demais, mocinhos ou viles. Ao subnomin-lo como Pai do Mato, Mrcio Souza toma emprestado um ttulo usualmente empregado para nomear espritos malignos, como o Curupira, ou monstros, como o Mapinguari. Fazendo uma inevitvel analogia com o percurso histrico da Me dgua que de serpente traioeira mudou-se em lnguida ninfa, graas s contaminaes que o imaginrio popular sofreu ao longo dos sculos , muito simptico reconhecer no sbio e ponderado Cainham o antes temvel Pai do Mato. Sem dvida, um ttulo de nobreza. O lado cmico da histria garantido pelas interferncias crticas civilizao, com gagues relacionadas a acontecimentos recentes, de domnio da plateia, sempre olhados como movimentos do colonizador no sacro espao do mito. Assim, os tempos mtico e atual se cruzam e se interpenetram, num movimento articulado, garantindo para este o riso e para aquele a reflexo. Tar-Bequ sustenta-se em duas colunas mestras: o roubo do fogo, quando o heri leva a melhor, e a ida Maloca dos Mortos, onde sua pretenso de virar gente se esvanece. Quanto ao simbolismo do fogo assim como em Jurupari, quando o incndio da maloca de Naruna representava a purificao, o comeo de uma nova era , aqui ele tem dois significados complementares, essenciais metamorfose pretendida por TarBequ:

1 exprime o seu desejo de conhecimento, pois no basta moldar um feixe de nervos feito gente para isso ser gente, como j o alertara Cainham; 2 simboliza o desejo sexual reprimido dos noivos, pois preciso ter o fogo em casa para que o casamento seja levado a termo e se perpetue; por outro lado, a carne assada ou cozida um ndice de civilidade, tanto quanto a instituio do casamento. Em ambos os casos, o fogo iluminao, metfora do conhecimento humano, sempre em mutao. O mito de Prometeu aqui representado ilustra a humana vontade de intelectualidade (BACHELARD, 1990, p. 104); isto , a vontade de saber, de ir alm do conhecido, sem temer a barreira imposta por pais, mestres ou governantes. A descida Maloca dos Mortos, que evoca de modo direto o mito de Orfeu e Eurdice, recorrente na literatura universal, desde Homero. A Maloca dos Mortos guarda uma relao direta com o inferno cristo de Dante e com os Infernos visitados por Ulisses e Eneias, na Odissia e na Eneida, respectivamente. A simbologia clara: se o sapo conseguisse sair daquele lugar interdito aos humanos carregando o fogo, ele teria merecido sua nova condio de homem, pois Cainham o prevenira, logo no incio da aventura, que ele no seria aceito por nenhuma comunidade de homens por no ter nascido de mulher. O fracasso de Tar-Bequ um signo da queda cotidiana do homem, o que no necessariamente o triunfo do Mal; antes, ele deixa-se vencer por si mesmo, pela sua falta de qualidades, sua incompletude. Demasiado humano.

O teatro mtico de Mrcio Souza uma amostra da riqueza e diversidade dos mitos amaznicos. Uma das finalidades deste trabalho era mostrar as relaes interculturais entre os mitos nativos e os mitos universais no apenas gregos e latinos, mas tambm judaico-cristos. Onde termina a originalidade e comea a contaminatio, no cabe aos Estudos Literrios identificar talvez Antropologia. Importante tambm era demonstrar que os textos servem de veculo para a representao espetacular de rituais, costumes, origens do artesanato, da msica, do patriarcado e at de tcnicas agrcolas como preconizado pela Etnocenologia, uma disciplina bem posterior elaborao dos textos (GREINER; BIO, 1999). Mrcio Souza inscreve-se, hoje, entre os grandes dramaturgos deste pas, ainda que sob o risco de ser tachado de regionalista por uma crtica cosmopolitamente provinciana. Sem entrar nos meandros tericos, posso garantir que o regionalismo

uma questo de perspectiva: como diz Aldisio Filgueiras, parceiro constante de Mrcio Souza, Manaus no longe; longe o Rio de Janeiro, So Paulo, Tquio, Paris... O dramaturgo Mrcio Souza universal na medida em que suas peas refletem a intricada relao entre o homem contemporneo, com suas prticas e hbitos sociais e mentais, e as perspectivas histricas mais diversificadas do tempo mtico temporalidade mais banal; da leitura dos jornais de hoje, por exemplo. A floresta amaznica de Mrcio Souza to universal quanto as provncias de Balzac e de Gogol e os sertes de Graciliano Ramos e de Guimares Rosa, no que esses autores transcendem a mera geografia para se inserir como repositrios das mais recnditas experincias humanas.

REFERNCIAS ARISTTELES. Potica. In: A potica clssica. Traduo: Jaime Bruna, 2. ed. So Paulo: Cultrix, 1988. BACHELARD, Gaston. Fragmentos de uma potica do fogo. Trad. Norma Telles, So Paulo: Brasiliense, 1990. CASCUDO, Luis da Camara. Dicionrio do folclore brasileiro. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, So Paulo: EDUSP, 1988. _____________. Geografia dos mitos brasileiros. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, So Paulo: EDUSP, 1983. _____________. Em memria de Stradelli. 2. ed. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 1967. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de smbolos. Traduo: Vera da Costa e Silva et al. 2. Ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1990. ELIADE, Mircea. Aspectos do mito. Traduo: Manuela Torres, Lisboa: Edies 70, 1986. GREINER, Christine; BIO, Armindo (Org). Etnocenologia: textos selecionados. So Paulo: Annablume, 1999. KRGER, Marcos Frederico. Amaznia: mito e literatura. Manaus: Valer / Governo do Estado do Amazonas, 2003. KUMU, Umsin Panln; KENHRI, Tolam. Antes o mundo no existia. Introduo e texto final: Berta Ribeiro. So Paulo: Cultura, 1980. GRIMAL, Pierre. Dicionrio da mitologia grega e romana. Trad. Victor Jabouille, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992. SOUZA, Mrcio. O palco verde. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984. _____________. Teatro I. So Paulo: Marco Zero, 1997.

Potrebbero piacerti anche