Sei sulla pagina 1di 7

Exerccios sobre Tocantins

Teste os seus conhecimentos: Faa exerccios sobre Tocantins e veja a resoluo comentada.
Por Wagner de Cerqueria e Francisco

Questo 1 A capital do estado do Tocantins : a) Goinia. b) Porto Velho. c) Belm. d) So Lus. e) Palmas.

ver resposta

Questo 2 Analise as afirmativas sobre as caractersticas fsicas do Tocantins e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Localizado na Regio Centro-Oeste, o territrio tocantinense possui fronteiras com estados de todas as Regies do pas. b) O clima predominante no Tocantins o tropical, com duas estaes bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa. c) O Tocantins abriga uma grande diversidade de biomas, com destaque para o cerrado, floresta Amaznica e mata de araucrias. d) A rede hidrogrfica do Tocantins bastante rica, tendo como importantes rios o Araguaia e o Tocantins.
ver resposta

Questo 3 O mapa abaixo est destacando uma unidade federativa do Brasil. Marque a alternativa que indica corretamente o estado destacado e a Regio a qual pertence.

a) Tocantins (estado) e Centro-Oeste (Regio).

b) Maranho (estado) e Nordeste (Regio). c) Gois (estado) e Norte (Regio). d) Tocantins (estado) e Norte (Regio). e) Piau (estado) e Centro-Oeste (Regio).
ver resposta

Questo 4 Analise as afirmativas a respeito da populao do Tocantins e marque a alternativa correta. a) O processo de urbanizao no estado do Tocantins tem ocorrido de forma acelerada, no entanto, a populao rural ainda maioria. b) O Tocantins apresenta elevado crescimento demogrfico, e um dos fatores responsveis por esse fenmeno o fluxo migratrio com destino ao estado. c) Com cerca de 1,3 milho de habitantes, o Tocantins o segundo estado mais populoso da Regio Norte, atrs somente do Par. d) Um aspecto social positivo do Tocantins o servio de saneamento ambiental, que atende a todas as residncias do estado. e) Tocantins um estado bastante povoado, visto que sua densidade demogrfica elevadssima.

ver resposta

Questo 5 Marque a alternativa correta sobre os aspectos econmicos do Tocantins. a) O setor industrial o principal responsvel pelo Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins. b) A atividade agrcola no Tocantins pouco desenvolvida, e a produo no suficiente para atender a demanda interna. c) Assim como os outros estados da Regio Norte, o Tocantins no possui riquezas minerais. d) A agropecuria uma atividade de fundamental importncia para a economia tocantinense, sendo responsvel pela maioria das exportaes, com destaque para a carne bovina e a soja.
ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1 Alternativa correta: letra E. a) Falso Goinia a capital do estado de Gois. b) Falso Porto Velho a capital de Rondnia. c) Falso O estado do Par tem como capital a cidade de Belm. d) Falso So Lus a capital do estado do Maranho.

e) Verdadeiro A cidade de Palmas a capital do estado do Tocantins. Palmas a mais recente capital planejada do pas.

voltar a questo

Resposta Questo 2 a) Falso O territrio tocantinense est localizado na Regio Norte do Brasil, alm de no fazer fronteira com estados das Regies Sul e Sudeste. b) Verdadeiro O Tocantins tem como clima predominante o tropical. O estado apresenta duas estaes bem definidas: uma chuvosa (entre os meses de outubro a abril) e uma seca (que se estende de maio a setembro). c) Falso O cerrado e a floresta Amaznica so biomas do Tocantins, no entanto, o estado no abriga reas de mata de araucrias, que uma cobertura vegetal tpica dos estados do Sul do Brasil. d) Verdadeiro O Tocantins banhado por vrios rios, sendo que os mais importantes so o Araguaia e o Tocantins, que juntos formam a maior bacia hidrogrfica exclusivamente brasileira.

voltar a questo

Resposta Questo 3 Alternativa correta: letra D. a) Falso O mapa est destacando o estado do Tocantins. Porm, essa unidade federativa no est localizada na Regio Centro-Oeste e sim na Regio Norte do Brasil.

b) Falso O estado do Tocantins que est destacado no mapa do Brasil. c) Falso O mapa analisado est destacando o estado do Tocantins. d) Verdadeiro O mapa em questo est destacando o estado do Tocantins, que pertence Regio Norte do Brasil. e) Falso O estado do Piau no est destacado no mapa.

voltar a questo

Resposta Questo 4 Alternativa correta: letra B. a) Falso A maioria da populao tocantinense reside em reas urbanas, cerca de 78,8%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). b) Verdadeiro Um dos fatores responsveis pelo crescimento demogrfico do Tocantins o fluxo migratrio para o estado, que recebe migrantes de diferentes Regies do pas. c) Falso O Tocantins o quarto estado mais populoso da Regio Norte, atrs do Par, Amazonas e Rondnia, respectivamente. d) Falso O Tocantins apresenta um grande dficit nos servios de saneamento ambiental, sobretudo no acesso rede de esgoto, que atende menos de 20% das residncias. e) Falso Com densidade demogrfica de apenas 4,9 habitantes por quilmetro quadrado, o Tocantins um estado pouco povoado.

voltar a questo

Resposta Questo 5 Alternativa correta: letra D. a) Falso A indstria tem participao de aproximadamente 25% no PIB tocantinense. J o setor de servios responde por 58% da riqueza estadual. b) Falso A agricultura no Tocantins uma atividade de grande importncia. A cana-de-acar, milho, soja e arroz esto entre os principais produtos de exportao do estado. c) Falso A minerao uma atividade elementar para a economia de vrios estados da Regio Norte, especialmente do Par. O Tocantins possui reservas de ouro, calcrio, entre outros minrios. d) Verdadeiro Os produtos oriundos da agropecuria respondem por cerca de 99% das exportaes do estado. Os maiores destaques so a carne bovina, a soja, a cana-deacar, o milho e o arroz.
voltar a questo

Potrebbero piacerti anche