Sei sulla pagina 1di 7

Tefilo de Antioquia: A F: Caminho Para a Viso

Autor: Svio Laet de Barros Campos. Bacharel-Licenciado em Filosofia Pela Universidade Federal de Mato Grosso.

1) A Purificao Necessria para Aquele que Deseja Ver a Deus


A Deus s se pode perceber com os olhos da alma e os ouvidos do corao. Para tanto, porm, estes olhos devem estar bem abertos.1 Com efeito, muitos tm olhos, mas porque so cegos, no vem o sol; o sol no deixa de existir porque o cego no o v, como tambm Deus no deixa de existir por aqueles que no o vem. Destarte, tal como o cego deve buscar a razo da sua cegueira em si mesmo, assim aquele que no v a Deus, deve encontrar em si mesmo a razo de tal obscurecimento:

Todos tm olhos, mas alguns os tm obscurecidos e no percebem a luz do sol; e no porque os cegos no vem que a luz do sol deixa de brilhar, mas os cegos devem buscar a causa em si mesmos e em seus olhos.2

O homem deve, portanto, purificar os olhos da alma de seus pecados, para poder ver a Deus.3 Sem embargo, Deus s se manifesta queles que,
1

Tefilo de Antioquia. Primeiro Livro a Autlico. 2: Acontece do mesmo modo com os

ouvidos do corao e os olhos da alma aos quais possvel ver a Deus. De fato, Deus experimentado por aqueles que podem v-lo, desde que os olhos de sua alma estejam abertos.
2 3

Idem. Op. Cit. Idem. Op. Cit: Do mesmo modo, homem, tu tens os olhos de tua alma obscurecidos por tuas

faltas e tuas ms aes. O homem deve ter a alma pura como espelho brilhante.

arrependidos das suas faltas, se purificam das suas manchas.4 Desta feita, como o espelho no pode refletir a imagem do homem se estiver enferrujado, tambm os olhos da alma no podero ver a Deus, se estiverem sujos pelo pecado.5 Por conseguinte, a purificao do homem, consiste em este arrepender-se e apartarse dos seus pecados. Entretanto, a cura do homem no depende s deste. Porquanto, o pecador deve colocar-se nas mos do mdico, que o prprio Deus, que o curar, pois, atravs do seu Verbo e da sua Sabedoria:

Mas, se quiseres, podes curar-te. Coloca-te nas mos do mdico e ele operar os olhos de tua alma e do teu corao. Quem este mdico? Deus que cura e vivifica atravs do seu Verbo e da sua Sabedoria.6

1. 2) A Transcendncia Divina

Agora bem, uma vez curado e capaz de ver a Deus, o homem no pode, porm, ver a Deus face a face neste mundo. Com efeito, Tefilo parece mesmo preservar, com maior nitidez ainda do que os seus pares, a transcendncia de Deus. De fato, Deus no pode ser visto com os olhos carnais, inexprimvel, inefvel, sem limites. Alm disso, de sabedoria infinita, inimitvel por sua bondade e indizvel em sua benevolncia.7 Desta sorte, os

Idem. Op. Cit: Com efeito, Deus no se manifesta queles que comentem essas faltas, a no

ser que antes se purifiquem de toda mancha.


5

Idem. Op. Cit: Quando o espelho fica enferrujado, no pode mais refletir a face do homem no

espelho; assim tambm, quanto h falta no homem, esse homem j no pode contemplar a Deus.
6 7

Idem. Op. Cit. 7. Idem. Op. Cit. 3: Escuta, homem: o aspecto de Deus inefvel, inexprimvel, e no pode ser

visto com os olhos carnais. Por sua glria, ele sem limites, inigualvel por sua grandeza, acima de qualquer idia por sua altura, incomensurvel por sua fora, sem igual por sua sabedoria, inimitvel por sua bondade, indizvel por sua benevolncia.

nomes que damos a Deus, ns os tiramos de suas criaturas. o caso, por exemplo, de quando o chamamos de Luz.8 Contudo, diferentemente dos epicuristas, Tefilo no associa a completa transcendncia de Deus com relao ao homem, com a indiferena daquele para com este, pois atribui a Deus o encargo de punir os homens, quando estes comentem o mal e de ser misericordioso e propcio para com aqueles que fazem o bem:

Tu me dirs: Deus fica irado Eu respondo: Sim, ele se ira contra aqueles cujas aes so ms; no entanto, ele bom, propcio e misericordioso para com aqueles que o amam e o temem; ele o educador dos fiis, o pai dos justos, o juiz e castigador dos mpios.9

1.3) As Trs Ordens de Conhecimento Acerca das Coisas Divinas


No obstante no possa ver a Deus tal como ele neste mundo, o homem no ignora totalmente. Na verdade, h trs ordens de conhecimento das coisas divinas: o da f, que se baseia na revelao, o da razo que aquele que parte das criaturas e o da viso, que o que teremos na glria. Comecemos pela via das criaturas. Tal modo como a alma no pode ser vista no homem porque invisvel, assim tambm nesta vida no podemos ver a Deus com os nossos olhos carnais. No entanto, assim como no ignoramos a existncia da alma, pois a percebemos pela sua atividade no corpo, da mesma forma poderemos perceber a Deus pela sua providncia e pelas suas obras.10

8 9

Idem. Op. Cit: Se eu o chamo Luz, uma de suas criaturas que nomeio (...). Idem. Op. Cit. Idem. Op. Cit. 5: Do mesmo modo como a alma no pode ser vista no homem, pois ela

10

invisvel para os homens, mas pode ser imaginada por causa dos movimentos do corpo, assim tambm com Deus: ele no pode ser visto pelos olhos humanos, mas pode ser visto e imaginado pela sua providncia e pelas suas obras.

Porquanto, se o sol, simples criatura, no pode ser visto pelo homem, devido a sua luz ser muito intensa, que diremos de Deus, cuja glria inefvel?11 Ora bem, ao mesmo tempo, como no reconhecer a atividade da Sua providncia? De fato, quando algum v um navio, logo conclui que nele existe um piloto. Por conseguinte, da mesma maneira impossvel negar que um universo to bem ordenado, no seja governado por um soberano. Mas enfim, a verdade que no vemos a Deus. De forma que cabe a questo: como dar como patente o que no se v?12 Em verdade, mesmo dentro das realidades humanas, cremos no que no vemos. De maneira que embora no conheamos o soberano, sabemos que ele existe por suas leis e decretos que vigoram, bem como pelos funcionrios que esto ao seu servio. Ora, se se cr na existncia de tais realidades terrenas sem as ver, como no crer na existncia de Deus, se nos so to atestveis as suas obras e o seu poder?13 De modo que parece que Tefilo d primazia f, pois crendo com o corao, antes de tudo, que se compreende com a razo. Ou seja, antes de qualquer coisa mesmo das prprias provas da existncia de Deus deve-se crer, visto que se crendo que as demonstraes se tornaro evidentes. Ademais, a f o verdadeiro caminho para a viso. De sorte que se cremos agora, nos tornaremos imortais depois, e imortais finalmente, poderemos ver o imortal face a face, aps a ressurreio:

11

Idem. Op. Cit: Se o sol, que o menor elemento existente, no pode ser fixado pelo olhar

humano, pois muito quente e muito forte, como no ser muito mais impossvel ao homem mortal ver face a face a glria inefvel de Deus?
12

Idem. Op. Cit: Quando algum v no mar um navio com todo o seu apetrecho, que singra e

se aproxima do porto, evidente que pensa que h um piloto que o dirige; do mesmo modo, deve-se pensar que existe um Deus, que governa tudo, embora os olhos carnais no o vejam, porque ele no circunscrito.
13

Idem. Op. Cit: Alm disso, cr-se que um soberano terrestre existe, embora ningum o veja:

suas leis, seus editos, seus funcionrios, suas autoridades, suas esttuas, o tornam conhecido. E tu no queres reconhecer Deus pelas suas obras e manifestaes de seu poder?

Antes de tudo, porm, entrem em teu corao a f e o temor de Deus e ento compreenders isso. Quando dispuseres a mortalidade e te revestires da incorruptibilidade, vers a Deus de maneira digna. Com efeito, Deus ressuscitar a tua carne imortal, juntamente com a tua alma. Ento, tornado imortal, vers o imortal, contanto que agora tenhas f nele.14

14

Idem. Op. Cit. 7.

BIBLIOGRAFIA
TEFILO. Primeiro Livro a Autlico. Trad. Ir. Ivo Storniolo, Euclides M. Balancin. Rev. Honrio Dalbosco. So Paulo: PAULUS, 1995. In:

APOLOGISTAS, Padres. Coleo Patrstica. Trad. Ivo Storniolo e Euclides M. Balancin. 2 ed. Rev. Honrio Dalbosco. So Paulo: PAULUS, 1995. p. 215 a 227.

PUECH, A. Les Apologites Grecs du IIe Sicle de Notre re. Paris, 1912. p. 207-227. In: APOLOGISTAS, Padres. Coleo Patrstica. Trad. Ivo Storniolo e Euclides M. Balancin. 2 ed. Rev. Honrio Dalbosco. So Paulo: PAULUS, 1995.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Potrebbero piacerti anche