Sei sulla pagina 1di 34

tica em Percias

O poder judicirio no pode apreciar todos os fatos jurdicos sem a colaborao de tcnicos, conhecedores de determinados assuntos. Quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou cientfico, o juiz ser assistido por perito... (Art.145 do CPC) Os peritos sero escolhidos entre os profissionais de nvel universitrio... (1).

Perito pessoa douta, hbil ou versada em determinado assunto que, nomeado por autoridade competente, dever esclarecer fato de natureza duradoura ou permanente. CPP 1 Perito / 2 Assistentes Tcnicos CPC 1 Perito/ 2 Assistentes Tcnicos

Embora a opinio do perito no se vincule do juiz. A percia como meio de prova, por seu carter cientfico tem elevada credibilidade. Na prtica a autoridade julga, em geral, de acordo, com os peritos de sua confiana.

Para ser merecedor dessa confiana e para que se alcance o objetivo fundamental da percia, a verdade tcnica, necessrio ao perito: Honestidade Dedicao e Competncia.

A prtica da percia, como meio de prova, deve se efetuar, atravs de procedimentos tcnicos inquestionveis Para tal, so dadas ao perito, autonomia profissional e liberdade de ao, podendo valer-se de diferentes fontes de prova, como documentos e pessoas.

Para o desempenho de sua funo, podem os peritos e assistentes tcnicos utilizar-se de todos os meios necessrios, ouvindo testemunhas, obtendo informaes, solicitando documentos que estejam em poder da parte ou em reparties pblicas, bem como instruir o laudo com plantas, desenhos,fotografias e outras quaisquer peas. (Art.429 do CPC)

A TODA LIBERDADE CORRESPONDE IGUAL GRAU DE RESPONSABILIDADE.

A funo primordial do perito traduzir para linguagem leiga, o conhecimento especializado requerido, sobre o fato jurdico a esclarecer. A aceitao da percia deve ser uma assuno consciente, envolvendo capacidade tcnico-cientfica, tempo disponvel e conhecimento sobre a tramitao do Processo em espcie.

O dever do perito dizer a verdade, no entanto, para isso necessrio primeiro saber encontr-la e, depois querer dizla. O primeiro um problema cientfico e o segundo um problema moral
Prof. Nrio Rojas

Aquele que compreender que no poder ser um perito honesto, seja honesto e no seja perito.
Abraham Lincoln

Os Cdigos de tica e a Percia

Cdigo de tica Profissional


CONFEA 06/11/02

3 - Princpios ticos Art. 8 - A prtica da profisso fundada nos seguintes princpios ticos... IV A profisso realiza-se pelo cumprimento responsvel e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de tcnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatria nos servios e produtos e observando a segurana de seus procedimentos.

4 Dos deveres Art. 8 - No exerccio da profisso so deveres do profissioanal: III Nas relaes com clientes... b. Resguardar o sigilo profissional, quando do interesse de seu cliente ou empregador, salvo havendo a obrigao legal da divulgao ou da informao. d. Atuar com imparcialidade e impessoalidade em atos arbitrais e periciais.

5 - Das Condutas vedadas Art.10 So condutas vedadas ao profissional: II Ante profisso a. Aceitar trabalho, contrato,emprego ou tarefa para as quais no tenha efetiva qualificao. 6 Dos direitos Art. 12 So reconhecidos direitos inerentes aos profissioanais... Destacatamente: g. recusa ou interupo de trabalho, contrato, emprego funo ou tarefa quando julgar incompatvel com sua titulao, capacidade ou dignidade pessoais.

Cdigo de tica Mdica


CFM 08/01/88 Captulo I Princpios Fundamentais. Art. 8 - O mdico no pode, em qualquer circunstncia ou sob qualquer pretexto, renunciar sua liberdade profissional, devendo evitar que quaisquer restries ou imposies possam prejudicar a eficcia e correo de seu trabalho. Art. 11 - O mdico deve manter sigilo quanto s informaes confidenciais de que tiver conhecimento no desempenho de suas funes. O mesmo se aplica ao trabalho em empresas, exceto nos casos em que seu silncio prejudique ou ponha em risco a sade do trabalhador ou da comunidade.

Captulo XI Percia Mdica. Art. 118 - Deixar de atuar com absoluta iseno quando designado para servir como perito ou auditor, assim como ultrapassar os limites das suas atribuies e competncia. Art. 120 Ser perito de paciente seu, de pessoa de sua famlia ou de qualquer pessoa com a qual tenha relaes capazes de influir em seu trabalho. Captulo XIV - Disposies Gerais Art. 142 O mdico est obrigado a acatar e respeitar os Acrdos e Resolues dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina.

Resoluo CFM 1488


de 11/02/98

Art. 7- Prito-mdico judicial aquele designado pela autoridade judicial, assistindo-a naquilo que a lei determina. Art. 8- Assistente tcnico o mdico que assiste s partes em litgio. Art. 9- Em aes judiciais, o pronturio mdico, exames complementares ou outros documentos podero ser liberados por autorizao expressa do prprio assistido.

Art. 10 So atribuies e deveres do perito mdico judicial e assistentes tcnicos: I examinar clinicamente o trabalhador e solicitar os exames necessrios. II O perito mdico judicial e assistentes tcnicos, ao vistoriarem o local de trabalho, devem fazer-se acompanhar, se possvel, pelo prprio trabalhador que est sendo objeto da percia, para melhor conhecimento do seu ambiente de trabalho e funo. III Estabelecer o nexo causal, considerando o exposto no artigo 2 e incisos.

Art. 2 Para o estabelecimento do nexo causal entre os transtornos de sade e as atividades do trabalhador, alm do exame clnico (fsico e mental) e os exames complementares, quando necessrios, deve o mdico considerar: I a histria clnica e ocupacional, decisiva em qualquer diagnstico e/ ou investigao de nexo causal; II - o estudo do local de trabalho; III - o estudo da organizao do trabalho; IV os dados epidemiolgicos;

V - a literatura atualizada; VI - a ocorrncia de quadro clnico ou subclnico em trabalhador exposto a condies agressivas; VII - a identificao de riscos fsicos, qumicos, biolgicos, mecnicos, estressantes e outros; VIII o depoimento e a experincia dos trabalhadores; IX - os conhecimentos e as prticas de outras disciplinas e de seus profissionais, sejam ou no da rea da sade.

Art.11 Deve o perito mdico judicial fornecer cpia de todos os documentos disponveis para os assistentes tcnicos elaborarem seus pareceres. Caso o perito mdico judicial necessite vistoriar a empresa (locais de trabalho e documentos sob sua guarda), ele dever informar oficialmente o fato, com a devida antecedncia, aos assistentes tcnicos das partes (ano, ms,dia e hora da percia). Art. 12 O mdico de empresa, o mdico responsvel por qualquer Programa de Controle de Sade Ocupacional de Empresas e o mdico participante do SESMT, no podem ser peritos judiciais, securitrios ou previdencirios nos casos que envolvam a firma contratante e/ ou seus assistidos ( atuais e passados).

Resoluo CREMESP 126


De 17/10/05 Art.2 1 vedado ao mdico do trabalho de empresa ou institiuio atuar como perito ou assistente tcnico em processo judicial ou processo administrativo envolvendo empregado/ funcionrio ou ex-empregado/funcionrio da mesma empresa. Art. 3 - Na formao de sua opinio tcnica, o mdico investido na funo de perito no fica restrito aos relatrios elaborados pelo mdico assistente do periciando. Dever, todavia, abster-se de emitir juzo de valor acerca de conduta mdica do colega, inclundo diagnsticos e procediementos teraputicos realizados ou indicados, na presena do periciando, devendo registr-las no laudo ou relatrio.

Art.4 - O exame mdico pericial deve ser pautado pelos ditames ticos da profisso, levando-se em conta que, a relao perito/periciando no se estabelece nos mesmos termos da relao mdico/paciente. 1 vedado ao mdico, na funo de perito, divulgar suas observaes, concluses ou recomendaes, fora do procedimento administrativo e processo judicial, devendo manter sigilo pericial, restringindo as suas observaes e concluses ao laudo pericial, exceto por solicitao de autoridade competente. Art. 6 - O mdico na funo de perito ou assistente tcnico, tem o direito de examinar e copiar a documentao mdica do periciando, necessria para o seu mister, obrigando-se a manter sigilo profissional absoluto com relao aos dados no relacionados com o objeto da percia.

1 - Poder o mdico investido nessas funes solicitar ao mdico assistente, as informaes e os esclarecimentos necessrios ao exerccio de suas atividades. 2 - O diretor tcnico ou diretor mdico e o mdico responsvel por Servios de Sade, pblicos ou privados, devem garantir ao mdico perito e assistentes tcnicos todas as condies para o bom desempenho de suas atividades, bem como o acesso aos documentos que se fizerem necessrios, inclusive deles obter cpias, desde que com anuncia do periciando ou seu representante legal.

Art. 7 1 - dever do perito judicial e dos assistentes tcnicos conferenciarem e discutirem o caso sub judice, diponibilizando, um ao outro, todos os documentos sobre a matria em discusso, aps o trmino dos procedimentos periciais e antes de protocolizarem os respectivos laudos ou pareceres. 2 - dever do perito comunicar aos assistentes tcnicos, oficialmente, e com antecedncia mnina de 10 (dez) dias, a data a hora e o local da realizao de todos os procedimentos periciais.

Art. 5 -O mdico na funo de perito no deve aceitar qualquer tipo de constrangimento, coao, presso, imposio ou restrio que possam influir no desempenho de sua atividade, que deve ser realizada com absoluta iseno, imparcilaidade e autonomia, podendo recusar-se a prosseguir no exame, fazendo constar no laudo o motivo de sua deciso. Art. 8 O atestado ou relatrio mdico solicitado, autorizado pelo paciente ou seu representante legal, para fins de percia mdica, deve conter apenas informaes sobre o diagnstico, os exames complementares, a conduta terapeutica proposta e as conseqncias sade do seu paciente.

Art. 9 - O mdico, na funo de perito nomeado ou de assistente tcnico, faz jus aos honorrios periciais, que no devem ser vinculados ao resultado do processo judicial, procedimento administrativo e/ ou ao valor da causa.

Perito
Auxiliar da Justia Estranho s Partes Domnio do fato a ser analisado

Atender com Presteza

Perito
- Imparcialidade - Relacionamento cordial com as

partes. - Descrever suas convices (Tcnicas e cientficas)

O Perito deve ser sempre tcnico no assunto a esclarecer e a sua atuao se forra de funo oficial.
Prof. Flamnio Fvero

Cdigo de tica do Perito Judicial Mitermeyer 1970


1 Recusar o assdio sob qualquer forma. 2- Silenciar sobre informaes contidas nos autos do processo. 3- No revelar segredos aos quais teve acesso em razo de seu ofcio. 4- No divulgar o resultado da percia antes do protocolo do laudo. 5- Manter a mxima imparcialidade durante os trabalhos periciais.

6 Abster-se de informaes impertinentes e irrelevantes percia. 7- No encerrar os trabalhos periciais enquanto persistirem dvidas acerca do objeto. 8 Observar com zelo os prazos da justia, honrando sua nomeao. 9 - Evitar envolvimento ou contendas, seja com as partes, advogados, funcionrios da justia, seja com assistentes tcnicos, dispensando tratamento cerimonioso e profissional para todos. 10 No se prevalecer da funo exorbitando do poder.

Condutas
(Henrique Barreto Prguer)

a) Examinar previamente se tem

competncia para o caso o que chamado. b) Usar de pacincia e doura para ouvir os circunstantes. c) Sagacidade para dar justo valor aos comemorativos. d) Imparcialidade para poder dizer somente a verdade.

e) Fidelidade, a mais escrupulosa, na

descrio do que tiver observado. f) Usar no relatrio, estilo simples e claro, evitar termos de duplo sentido, pois seu fim fazer-se entendido e esclarecer. g) No afirmar seno o que puder demonstrar cientificamente. h) No ultrapassar jamais a esfera de suas atribuies. i) Nunca sacrificar os interesses da justia ao esprito de classe ou ao orgulho profissional.

Potrebbero piacerti anche