Sei sulla pagina 1di 16

DIREITO ADMINISTRATIVO O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita Guimares Rosa Administrativo:

Outra professora

O Direito administrativo tem a peculiaridade de no ser uma matria codificada. Existe ainda uma certa autonomia legislativa no tratamento de uma srie de matrias administrativas entre os entes pblicos. Isto torna necessrio um marco terico muito slido. Obras que podem servir preparao: Existem duas linhas muito diversas: Cuidado com Maria Silvia e Hely Lopes. Ela melhor apenas para a graduao. Ele morreu a muitos anos, sendo difcil sua atualizao. Indica: Celso Antnio Bandeira de Melo, Curso de Direito Administrativo, Malheiros ou Jos dos Santos Carvalho Filho, Manual de Direito administrativo, lmen jris. (Celso Antnio de leitura mais difcil, porm indispensvel para concursos federais). Comprar Jos dos Santos Carvalho Filho. Livro de professores de cursinho, bom para vspera: Fernanda Marinela ou Rafael Maffini. Tem que ler jurisprudncia dos tribunais superiores: STJ STF. Recomenda ler 10 informativos de jurisprudncia por semana. O mais novo e 9 anteriores.

REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO: Conjunto de normas que exorbitam o direito comum, e que estabelecem restries e prerrogativas s relaes jurdicoadministrativas firmadas pelo poder pblico. O Regime jurdico administrativo composto de determinaes normativas especficas (que prescrevem condutas ou comportamentos) aprovadas pelo legislativo (constitucionais e legas) mas no s por elas. Alm das regras legais, integram o regime jurdico administrativo os princpios constitucionais, que deixaram de ser apenas normas programticas, so normas com a mesma fora coercitiva das regras. Os princpios podem estar expressos ou implcitos no texto constitucional. As duas categorias tem fora coercitiva negativa e positiva. Compe ainda o regime jurdico administrativo uma srie de atos normativos da administrao pblica: Regulamentos (decretos dos chefes do administrativo) e atos regulatrios (resolues, instrues, crculares, avisos, portarias, etc.) da administrao. Art, 37 da CF LIMPE Legalidade, Impessoalidade e Isonomia, Moralidade, Publicidade e Eficincia. Existem outros princpios relevantes que no esto expressos na CF: Boa-f Objetiva, motivao, segurana jurdica, proporcionalidade, subsidiariedade. 1 Legalidade: Base do regime administrativo. O Direito administrativo foi construdo sobre uma bipolaridade LEGALIDADE e SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO. Da

legalidade se extrai que o Estado deve agir de acordo com o direito que ele prprio edita, disto se extrai que o estado s pode agir secundum legem (aqui entendido no apenas o dispositivo legal, mas o DIREITO, que pode ser definido como o sistema jurdico integrado por normas administrativas principiolgicas expressas ou implcitas, por regras constitucionais e legais e por atos regulamentares e atos regulatrios). Isto ocorre para proteger o indivduo de eventual ao Estatal. Da Supremacia do interesse pblico se reconhece administrao pblica a autoridade (prerrogativas) para atendimento do interesse pblico. A Legalidade originalmente prevista passou por uma srie de evolues conceituais: 1 Legitimidade: - Para Hely Lopes Meirelles, para que o ato seja legtimo deve se submeter legalidade restrita e moralidade administrativa (CF 37). 2 Constitucionalidade: Decorre da fora coercitiva que se atribui a todas as normas constitucionais, inclusive as principiolgicas. 3 Juridicidade: vincular a administrao ao sistema jurdico (integrado por normas administrativas principiolgicas expressas ou implcitas, por regras constitucionais e legais e por atos regulamentares e atos regulatrios) (Teoria que diferencia juridicidade de legalidade no se aplica a concursos).

SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO: Primeiramente preciso destacar que o interesse pblico que tem supremacia o SOCIAL e no o da prpria adminstrao. Este interesse (o da sociedade) indisponvel como regra a administrao pblica no pode abdicar de seus interesses e direitos Claro que, em situaes excepcionais, pode-se justificar a disponibilidade patrimonial em favor de um interesse social maior. (ex. incentivo fiscal em prol de desenvolvimento e gerao de empregos).

2 Princpio da Funo Cogente: Funo: algo a se realizar. Atividade a ser exercida. Bens tm sua funo social. Agentes pblicos tm competncia, funes a cumprir, um feixe de atribuies dispostas na ordem pblica e que obrigam aquele agente. Pelo princpio da funo cogente decorre a OBRIGATORIEDADE do exerccio da competncia pelo agente pblico. No se tolera a omisso indevida, a inrcia ou o silncio indevido caracteriza ilcito. O agente pblico OBRIGADO a cumprir o feixe de atribuies dispostas na ordem pblica que constituem sua competncia. 3 Princpio da Segurana Jurdica: As relaes jurdico-administrativas demandam estabilidade, certeza, uniformidade, no se pode alternar entre simples mutao casustica e regulao petrificada. A segurana jurdica vincula os dois plos da relao jurdica administrativa: a administrao pblica e o terceiro que com ela se relaciona. A segurana jurdica impede alteraes radicais e intempestivas na estrutura do Estado, sem entretanto engess-lo. Preserva, tambm, a confiana legtima do terceiro na administrao.

4 Princpio da moralidade: Padro tico de honestidade, correo, lealdade, vigente no interior da administrao pblica, sob uma perspectiva dos sujeitos, dos agentes pblicos que atuam naquela seara. Investiga-se se os agentes pblicos cumpriro este padro tico. A moral a que este princpio faz referncia , por um lado interna e subjetiva. Verificao o interior da administrao e o comportamento do sujeito, do agente, mas tambm externa e objetiva Esta se verifica comparando-se atitude do homo medius, no se investiga mais a inteno do sujeito, verifica-se objetivamente a sua atitude, o padro de ao, o comportamento da administrao. Esta moralidade externa e objetiva leva boa-f objetiva. 5 Princpio da Boa-f Objetiva: exige que o administrador atue de boa-f (aspecto subjetivo) e segundo a boa-f (aspecto externo/objetivo). Boa f objetiva impede que a administrao pblica invalide atos que possuem vcios consistentes em mera irregularidade (sanvel, menor). Faz com que, em procedimentos licitativos, os licitantes hajam, obrigatoriamente, segundo ditames da boa-f. Sinceridade, colaborao recproca. Este princpio justificou que o STJ usasse a desconsiderao da personalidade jurdica de uma empresa para atingir outra pessoa jurdica. 6 Princpio da proporcionalidade: Concursando deve ter uma idia objetiva deste princpio, no preciso separ-lo de razoabilidade, por exemplo. Ele cai muito em concursos. Aparece dividida em 03 conceitos: adequao, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito. Adequao: medida estatal deve ser o meio capaz de conduzir ao fim pblico. Necessidade: Quando a medida estatal o meio mais suave, menos oneroso, menos restritivo. (dos males o menor). No se deve usar meios mais gravosos do que o necessrio, deve-se exercer apenas a fora, o esforo, o dispndio necessrio, se possvel alcanar um resultado de vrias maneiras deve se escolher sempre a menos onerosa, menos restritiva, mais suave. Proporcionalidade em sentido estrito: Equilbrio entre custos (no apenas financeiros) e benefcios.

7 Princpio da Isonomia: Tratar igualmente aos iguais e desigualmente aos desiguais. A Isonomia, originalmente, era tida de forma absoluta, prevista em Lei de maneira abstrata e formal sem a abertura de excees, aprioristicamente seria possvel sua definio. Entretanto, prender de forma predefinida o que igual ou desigual no funciona. Atualmente a isonomia deixou de ser vista de forma absoluta/formal/apriorstica e passou a ser vista de forma relativa, material e aplicada ao caso concreto. Boaventura santos: Eu tenho o direito de ser tratado igualmente todas as vezes que ser tratado diferente me inferioriza e tenho direito a ser tratado desigualmente se ter tratado igualmente me descaracteriza como pessoa. Para se alcanar uma isonomia relativa, material, e aplicada ao caso concreto, o Critrio discriminatrio deve ser razovel. (O contedo jurdico do princpio da igualdade Celso Antnio Bandeira de Melo).

Critrios: a) Uma norma administrativa no pode criar uma situao nica, deve ter por caracterstica a generalidade, no pode desequiparar de modo absoluto um nico indivduo. b) As situaes consideradas para distinguir objetos ou pessoas devem ser intrnsecas a quem ou aquilo que sofre a discriminao. Os traos diferenciadores pertencem pessoa ou objeto discriminado, no se pode discriminar com base em algo externo a quem sofre a discriminao. c) Deve haver uma correlao lgica entre o critrio diferenciador e o objetivo a ser alcanado pelo Estado. No se pode exigir algo que no esteja equilibrado com o fim pblico a ser realizado. Ex. Para um cargo que exige conhecimento jurdico pode-se exigir experincia de 3 anos? Sim. Mas para cargo tcnico poderia-se pedir doutorado na Alemanha? no. d) A desiquiparao no pode ofender o sistema constitucional. Existem outros valores, alm da isonomia, que devem ser observados pela administrao. No caso concreto, a atuao Estatal deve atender todos os interesses pblicos jurdicamente protegidos na CF. A isonomia cobra uma conduta passiva do administrador, de no discriminar indevidamente, mas cobra, tambm, uma atitude ativa de promove-la. Chamada ao afirmativa. Esta ao, entretanto, para o concursando, deve ser vista de forma tcnica, objetiva, sem excesso de paixes. concursando no quer ter razo, quer passar. Conceito de aes afirmativas: Conjunto de medidas legislaativas, administrativas e judiciais por meio das quais o Estado busca corrigir desigualdades fticas que deixam margem de insero social uma categoria que, em um estado Democrtico de Direito, faz juz integrao, a fim de que se promova a isonomia material, relativa e eficaz. Para uma anlise tcnica preciso verificar primeiro se existe uma desigualdade ftica que justifique a ao afirmativa. O Segundo passo verificar se a tcnica adotada proporcional. Quando a desigualdade tem fundamento histrico, a ao afirmativa ser transitria; quando for fundada em outros elementos como a deficincia fsica a ao dever ser contnua.

8 Princpio da Publicidade: Pode se falar em publicidade em sentido amplo e restrito. Em sentido amplo fala-se em dvulgao nos rgos oficiais de publicidade e em sentido restrito na comunicao direta aos interessados que podem ser atingidos pela ao administrativa. A publicidade em sentido restrito busca a cincia do 3 que pode ser atingido pelo ato da administrao. Em alguns casos a publicidade condio de existncia do ato, em outros condio de eficcia, isso varia de acordo com a disciplina de cada ato. A Publicidade um instrumento de efetividade do regime administrativo pois viabiliza o controle dos comportamentos administrativos, que o Poder Pblico tenha as suas aes fiscalizadas e controladas (pelo MP, pela sociedade incluindo os meios de comunicao).

9 Princpio da impessoalidade: exige que a ao do administrador se d a saldo de preferncias subjetivas/pessoais, vedado a perseguio ou o favorecimento indevidos. O administrado no tem nome nem sobrenome, e a administrao no tem rosto. 10 Princpio da eficincia: Quando includa discutia-se como forma de Maximizao de resultados foco da administrao pblica deve ser atingir metas. Deixa-se uma administrao burocrtica weberiana (excessivamente preocupada com a legalidade e com o controle de meios) em busca de uma administrao gerencial. Eficcia, na cincia da administrao atingir os resultados (aspectos externos ao) enquanto eficincia o equilbrio na ao realizada, que um aspecto interno ao comportamento, o uso equilibrado dos meios empregados na ao. Em verdade, o que deve ser buscado a EFETIVIDADE: agir com equilbrio /legalidade nos meios e, assim, atingir os resultados. Seria uma combinao da eficincia com a eficcia na cincia administrativa.

O Regime jurdico administrativo deve ser observado em razo da JURIDICIDADE, Princpio que obriga as relaes jurdico-administrativas a observar as normas constitucionais, legais e por atos regulamentares e atos regulatrios.

Conceito de servio pblico: Prestao estatal que v satisfazer uma necessidade coletiva. No h uma lista precisa. H servios que, com o decorrer do tempo, tornamse pblicos, ou perdem sua relevncia social. Exemplo, servio de bonde e telefonia celular. Enfim, o servio pblico muito mutvel, depende do contexto histrico, social em que a coletividade vive. Conceito: utilidade ou comodidade material que serve para satisfazer uma necessidade coletiva, utilizada singularmente por cada indivduo , que o Estado assume como responsabilidade sua (podendo ser prestada direta ou indiretamente atravs de particulares) e submetido a um regime pblico (ainda que parcialmente pblico). O servio pblico est sujeito a todos os princpios gerais do direito administrativo, e ainda a alguns particulares: Princpios do servio pblico (art. 6 da Lei 8987/95 (lei de leitura obrigatria)). Princpio da eficincia (estudado anteriormente) Princpio da continuidade (j estudado) O servio pblico no pode ser interrompido, deve ser prestado de forma contnua, ininterrupta. Direito de greve deve ser exercido mas no pode interromper o servio. Exceptio inadimplenti contractus no aplicada imediatamente, apenas aps 90 dias. Usurio inadimplente pode ter o servio cortado mediante prvia comunicao (em nome da supremacia do

interesse pblico e da continuidade da prestao do servio aos usurios que pagam, mas depende de prvia comunicao). Princpios novos Princpio da generalidade: O Servio deve ser prestado coletividade como um todo erga omnes. No se pode desprestigiar grupos, bairros, etc. Princpio da Regularidade: O servio pblico deve sempre respeitar um padro de qualidade. P. Atualidade: Deve ser prestado de acordo com o estado da tcnica, de acordo com as tcnicas mais modernas. P. Segurana: Ele no pode colocar em risco a vida, a sade e a integridade dos administrados. P. Modicidade: Deve ser prestado da forma mais barata possvel, tarifas mdicas. P. Cortesia: deve ser prestado de forma corts, o servidor deve ser educado. Artigos 21 a 26 da CF, estabelece a diviso de competncia na prestao de servios. A CF estabelece um rol apenas exemplificativo de diviso de competncias. No caso de no estar definido na Constituio deve-se partir para a legislao infraconstitucional, distribuda de acordo com o mbito de interesse. Se de interesse nacional a competncia da Unio, se regional do Estado, se local do Municpio. Servio de funeral, interesse local, competncia do municpio. Quando o particular presta um servio pblico deve se verificar a que ttulo ele recebeu a autorizao para tanto. Podem haver quatro situaes diferentes para o servio pblico: 1 o Estado tem a obrigao de prestar o servio pblico com exclusividade no pode haver prestao por particulares ex. Correios e telgrafos (monoplio estatal) A empresa de correios e telgrafos tem o tratamento de fazenda pblica Este um servio exclusivo pois o art. 21, X determina a competncia da unio sem estabelecer a possibilidade de transferncia (Discusso da ADPF 46 no STF). 2 A prestao obrigatria, mas sem exclusividade pelo Estado. Exemplo: ensino e sade. A CF permite a atividade do particular sem necessidade de qualquer concesso pelo Estado, o particular um titular direto da CF. Se o particular presta o servio de sade ou educao, o servio continua na qualidade de servio pblico. Estar sujeito a um regime parcialmente pblico. Seria possvel Mandado de Segurana em face do dirigente de uma Universidade ou Hospital particular? Sim? (discordo, verificar jurisprudncia) o MS oponvel contra autoridade entendida como agente pblico, o particular que presta servio pblico est sujeito a regime pblico, exerce funo pblica, agente pblico em sentido amplo, logo autoridade sujeita a MS. A professora reconhece que existe controvrsia, mas afirma que a posio majoritria no sentido de que se admite o MS. 3 Estado tem a obrigao de prestar, mas tambm tem a obrigao de transferir, CONCESSO OBRIGATRIA ex. Servio de rdio e televiso. Previso 223 CF. Trata-

se de outorga ou delegao? uma delegao, mas a CF usa a palavra outorga, entretanto a doutrina afirma que isto se trata de uma impropriedade da CF, um uso equivocado do termo. O Estado no d a titularidade, d apenas a execuo do servio. 4 Servio de prestao obrigatria pelo estado, mas de transferncia facultativa. A prestao obrigatria, mas pode ser feita de forma direta ou indireta conforme a discricionariedade estatal. Ex. transporte coletivo, telefonia. O servio pblico pode ser prestado de forma centralizada ou descentralizada neste caso com transferncia para outras pessoas jurdicas. Nos casos de transferncia obrigatria ou facultativa (3 e 4) que se admite a possibilidade de descentralizao.

Classificao dos servios pblicos Duas mais importantes, que realmente aparecem em provas de concurso. Quanto essencialidade: Servio prprio e imprprio. (este conceito de Hely Lopes Meirelles, que morreu em 1990, antes de muitas mudanas na estrutura do servio, a doutrina moderna afirma que esta classificao desatualizada.) Servio prprio, tambm conhecido como Servio Pblico propriamente dito aquele essencial, indispensvel para a sociedade, no admite delegao ex. segurana nacional. Servio imprprio, tambm chamado de servio de utilidade pblica, o servio no essencial, secundrio, e que admite delegao (ex. energia eltrica, transporte coletivo, telefonia). No bate a sistemtica pois transporte coletivo, energia eltrica, telefonia so essenciais, mas tambm so delegados, logo no se encaixam perfeitamente em nenhuma categoria. Para Maria Silvia (posicionamento minoritrio), o servio prprio o servio pblico de verdade, o imprprio a atividade empresarial, comercial e industrial do Estado. Esta classificao no acolhida pelo resto da doutrina pois, se atividade industrial, comercial, no servio pblico atividade econmica. A de Hely cai em concursos, a de Maria Silvia no. 2 Classificao de acordo com os destinatrios: Gerais e individuais. Servio geral prestado coletividade como um todo, no sendo possvel individualizar, medir ou calcular o quanto cada um utiliza, chamado tambm de servio indivisvel (Ex. segurana pblica) deve ser mantido pela receita geral do Estado, basicamente resultado da arrecadao dos impostos. Servio individual, tambm conhecido como especfico ou divisvel aquele em que h um destinatrio determinado, podendo ser medido o quanto cada um utiliza o servio ( ex. energia eltrica domiciliar, transporte coletivo, telefonia fixa ou celular, gua) mantido atravs da arrecadao de taxas e tarifas os individuais compulsrios (considerado mais importante, essencial coletividade) mantido por taxas, paga-se pelo simples fato do servio estar sua disposio, mesmo que voc no o utilize (taxa mnima, ex. gua, saneamento bsico. Taxa um tributo vinculado a uma contra-prestao estatal); os individuais facultativos (no essenciais) s h pagamento se realmente houver utilizao do servio (ex. transporte coletivo, telefonia) so mantidos pela arrecadao de tarifas ou preos pblicos, que no tm natureza tributria. Problemas:

Iluminao pblica: Deveria ser servio geral, logo mantido por impostos, receita geral. No Brasil cobravam-se taxas (Taxa de iluminao pblica TIP) Sumula 670 do supremo Taxa de iluminao pblica inconstitucional. Foi feita emenda constitucional e passou a ser cobrado uma contribuio para tentar proteger a arrecadao. O Supremo no declarou isto inconstitucional, embora muito criticado pela doutrina. Taxa dos bombeiros: servio geral, deveria ser mantido pela receita geral. O valor cobrado normalmente pequeno e, em virtude disso, no costuma levantar discusses. Taxa do buraco: cobrada por buracos tapados na via pblica, novamente, servio geral, com taxas inconstitucionais cobradas. Telefonia, transporte coletivo: So tarifas, no poderia haver cobrana de assinatura como ocorre com a telefonia no Brasil, h muitas aes na justia, vrias conseguiram liminares e no pagam assinatura. Nos tribunais superiores a matria ainda no foi definida. A justificativa das empresas que se trata de uma relao contratual, pactuada pelas partes.

Delegao: Pode ser por lei, contrato ou ato unilateral. Por Lei s empresas pblicas e s sociedades de economia mista, j vista na descentralizao, uma forma de delegao legal.

Delegao contratual: Concesso, permisso e autorizao de servio pblico, no confundir com os mesmos termos para utilizao de bem pblico, primeiro por que o objeto diferente e segundo por que a natureza jurdica diferente permisso de servio contrato, de utilizao de bem pblico ato unilateral. Concesso de servio pblico: 1 forma de delegao contratual de servio pblico que ns estudaremos. Desde 1995 existe o instituto na Lei 8987/95, em 2004 foi proposto um novo projeto de lei, das PPPs o congresso definiu que as PPPs so formas de concesso de servio pblico, mas sem extinguir a forma antiga. Para diferenci-las a antiga (da Lei 8987/95) foi chamada de concesso comum e as PPPs de concesso especial. Esta terminologia s ser encontrada na Lei das PPPs e no na Lei 8987/95. Concesso de servio comum: Prevista na Lei 8987/95 Transferncia de servio (s execuo delegao) uma delegao de servio pblico por que transfere apenas a execuo do servio, a administrao retm a titularidade. A administrao direta (poder concedente unio, estados, municpios ou distrito federal dependendo da competncia do servio) delega a execuo a um particular (pessoa jurdica ou consrcio de empresas, no se admite a concesso de servios a pessoa fsica). A concesso se formaliza atravs de um contrato administrativo (com licitao: modalidade de concorrncia obrigatria submetida s regras da Lei 8.666 mas tambm a regras especficas como as da Lei 8987/95 tipos de licitao preo, tcnica, preo+tcnica e tarifa de usurio [diferena] outra diferena, o procedimento pode ser invertido, primeiro escolhe-se a proposta para depois analisar

os documentos = igual ocorre no prego. 3 peculiaridade: referente seleo da proposta possvel ocorrer de forma igual do prego, com a presena de lances verbais. *nada impede que seja tudo igual 8666, mas possvel usar dessa forma diferente) O prazo do contrato deve ser determinado e previsto na Lei especfica do servio, possvel a prorrogao desde que esteja dentro do limite da Lei. Ex. Lei prev prazo de 10 anos. Se o contrato de 10 anos no possvel prorrogao, se o prazo do contrato de cinco anos, possvel a prorrogao. Na prtica no acontece prorrogao com freqncia, por que os contratos so fixados no limite da lei na maioria dos casos. preciso, ainda, uma autorizao legislativa especfica para que a Concesso seja feita. A lei 8987/95 define apenas o instituto, a lei do servio que tem de autorizar expressamente a concesso. A lei 8987/95 uma lei geral de concesses. No caso de merenda escolar, pintura de uma escola, se Estado delega um servio a um particular e este servio no for prestado com qualidade o usurio do servio poder acionar o Estado que, por sua vez, poder exercer o direito de regresso em relao ao Particular. So contratos administrativos simples. No caso de telefonia e transporte coletivo, o usurio aciona diretamente a empresa. Surge vnculo jurdico direto entre usurio e empresa, neste caso h concesso de servio. Quando se trata de contrato de prestao de servios a empresa presta o servio por conta e risco do Estado. Nos casos de concesso desloca-se a relao jurdica e a empresa assume responsabilidade direta em relao ao usurio. Ver 37 6 da CF ele vale para concessionrias? Sim. A responsabilidade da Concessionria segue a regra deste artigo, em regra estar sujeita a responsabilidade objetiva. Deve ser destacado que, em caso de insolvncia da concessionria o Estado poder ser chamado a responder por prejuzos por ela causados a responsabilidade do Estado subsidiria. Em 2006 o STF proferiu uma deciso que caiu duas vezes em concursos CESPE no ano passado, mas ainda uma deciso isolada, no uma posio pacfica. (empresa de transporte coletivo... O nibus bate em um carro... Quem est no nibus usurio, quem est no carro no usurio. O Supremo decidiu que o artigo 37, 6 aplicvel empresa em face dos usurios e no em face dos no-usurios. Para os usurios a responsabilidade objetiva, para os demais subjetiva. A Professora no concorda.) A concessionria ser remunerada atravs da arrecadao de tarifas dos usurios. A poltica tarifria (valor, reajuste, ndice, periodicidade, etc.) definida na licitao. O cumprimento desta poltica tarifria ser fiscalizada pela administrao. O servio tem que respeitar o princpio da modicidade ser o mais barato possvel. Seria possvel que o Estado colaborasse na reduo do custo contribuindo com recursos pblicos? Custo 1.000,000,00 700.000,00 tarifas e 300.000,00 Estado? Sim,

mas isto facultativo, no obrigatrio. *Na PPP o recurso pblico obrigatrio, esta uma diferena entre PPP e concesso comum. Propagandas nos veculos de transporte coletivo. Est autorizado por Lei, desde que esteja prevista na Licitao, como forma de abater na tarifa do usurio. Em busca da modicidade possvel buscar-se receitas alternativas como a propaganda no nibus mas elas devem estar previstas na licitao e no contrato celebrado entre administrao e concessionria. possvel transferncia de contrato? Como regra no, o contrato administrativo personalssimo. Para que possa ocorrer subconcesso, no Brasil exige-se: 1 que seja de apenas partes do contrato, no pode ser da totalidade; 2 Tem que estar prevista esta possibilidade no Edital ou no Contrato; 3 Tem que ter a anuncia da administrao. 4 A empresa que vai receber a anuncia tem que preencher os requisitos da licitao, demonstrando sua idoneidade. Problema: Art. 26 da Lei 8987/95 Afirma que possvel a subconcesso desde que precedida de concorrncia. Isto, na verdade, no subconcesso, uma nova concesso, o artigo 26, segundo a doutrina, no tem como ser aplicado. A transferncia do controle acionrio da empresa concessionria possvel, mas o Estado deve tomar cuidado com empresas laranjas, de fachada. Extino da concesso comum: 1 Pelo transcurso do prazo extino pelo advento do termo contratual. 2 de forma unilateral no caso de interesse pblico (encampao) mediante indenizao dos prejuzos sofridos ou por caducidade, caso de descumprimento de clusula contratual, onde o contratado quem tem que indenizar. 3 resciso amigvel ou consensual 4 Resciso judicial quando o contratado no quer mais. 5 Anulao - No caso de ilegalidade. 6 Extino de pleno direito decorre de circunstncias estranhas vontade das partes. DUAS COISAS QUE MAIS CAI SOBRE CONCESSO CONCEITO E EXTINO Concesso de servio especial: Prevista na lei 11.079/04 Permisso de Servio pblico: Prevista na Lei 8987/95 Autorizao de servio pblico: prevista na

Rdio amador, um servio, mas no pblico, pois no representa uma necessidade coletiva.

PERDI UMA AULA Aposentadoria Emenda constitucional 20 Princpio da reciprocidade

Requisitos para a aposentadoria (cai muito em concursos) O servidor pode se aposentar com aposentadoria integral ou proporcional. Integralidade no foi revogada pela emenda 41? Ser visto na seqencia.

1 Modalidade: Aposentadoria por invalidez permanente. Em regra o servidor ter proventos proporcionais. Se ele se aposentar por doenas do servio ganha direito a proventos integrais. 2 Modalidade Aposentadoria compulsria Ocorrer aos 70 anos, como regra com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. 3 Modalidade Aposentadoria voluntria Ocorrer a pedido do servidor e poder ser com aposentadoria proporcional integral dependendo do caso. Para ser integral o servidor ter que ter pelo menos (dez) anos de servio pblico e 05 (cinco) anos no cargo exercido e, sendo homem, anos de idade e 35 anos de contribuio. Para as mulheres, cinco anos a menos: anos de idade e 30 de contribuio. ou 10 60 55

Para se aposentar com proventos proporcionais, basta que tenha 65 anos o homem e 60 anos a mulher. 4 modalidade - especial A CF prev a aposentadoria especial para o professor, mas permite a criao de outras, que ainda no foram regulamentadas, como as atividades de risco e deficientes fsicos. A aposentadoria especial para o professor, aps a emenda 20 s permite aposentadoria por PI proventos integrais se o professor quiser se aposentar com proventos proporcionais, ter que se valer dos requisitos gerais.

Para a aposentadoria especial somente vale o magistrio (no inclui funes administrativas como direo) no ensino infantil, fundamental ou mdio. No existe especial para professores universitrios. A regra para a aposentadoria especial do professor 05 anos a menos do que a regra geral, o seja, para homens 55 anos de idade e 30 anos de contribuio. Para mulheres 50 anos de idade e 25 anos de contribuio. Regras transitrias Quando foi estabelecida a EC n. 20, os servidores que j tinham condies de se aposentar, e que no aposentaram por qualquer razo, podero faz-lo perante as regras anteriores, pois trata-se de direito adquirido. Os servidores que j estavam na Administrao, mas que ainda no preenchiam as condies para se aposentar, esto sujeitos s regras de transio para percepo de proventos integrais: Para homens: 53 anos de idade, com 35 anos de contribuio, sendo 5 anos de efetivo exerccio no cargo em que vai se aposentar, mais 20% de pedgio. Para mulheres: 48 anos de idade, mais 30 de contribuio, sendo 5 anos de efetivo exerccio no cargo em que vai se aposentar, mais 20% de pedgio.

Para percepo de proventos proporcionais, os requisitos so: Para homens: 53 anos de idade, mais 30 de contribuio, 5 anos de efetivo exerccio no cargo em que vai se aposentar e 40% de pedgio. Para mulheres: 48 anos de idade, mais 25 de contribuio, 5 anos de efetivo exerccio no cargo em que vai se aposentar e 40% de pedgio.

Pedgio: consiste no exerccio da atividade por 20% ou 40% a mais do tempo que faltava para aposentadoria pelo regime anterior. Ex.: faltavam 10 anos para aposentar-se; assim ter de trabalhar 2 ou 4 anos a mais. Para os que ingressarem na Administrao aps a emenda, a aposentadoria ser regida pelas novas regras da Constituio. Foi criado nesta poca, tambm, o abono de permanncia, que tinha natureza de iseno da contribuio se o servidor j podia se aposentar e no se aposentou. Aps, estudar melhor este tpico.

ESTE QUADRO DE REQUISITOS E PRAZOS CAI MUITO EM CONCURSOS, VER ARTIGO 40 DA CONSTITUIO!

Sobre a emenda 41 e a 47. Cria a contribuio dos inativos. Mediante um acordo no congresso no foram includas emendas na 41, todas elas foram posteriormente transformadas na emenda 47 para permitir uma aprovao mais rpida da emenda 41. A emenda 41/03 no altera tempo de idade e requisitos acima vistos para a aposentadoria, tratou de outros tpicos. Os 5 principais so: 1 - Alterou o princpio da integralidade: O servidor tinha o direito a ganhar, quando aposentado, tudo que ele ganhava na atividade. Se ganhava 10.000,00 aposentava com 10.000,00. Este princpio foi revogado. A regra passou a ser o princpio da mdia da vida laboral. Faz-se uma mdia da remunerao do servidor em sua vida inteira para calcular o valor de sua aposentadoria. S serve para calcular a mdia da vida laboral a remunerao do servidor que teve incidncia de contribuio. 2 Princpio da paridade entre servidores ativos e inativos . No existe mais a paridade aps a emenda 41, surge o princpio da preservao do valor real. Em tese deveria se preservar o poder de compra da aposentadoria. 3 foi criado o teto de proventos . o teto do aposentado. Passa a ser o teto geral do INSS, hoje R$ 2.894,28. (Ver portaria 142/2007 do INSS, muda todo ano). Este teto no ser aplicado aos servidores enquanto no for criado o regime complementar. 4 Contribuio dos inativos. Inativos tem que pagar impostos. A alquota de 11%, mas estados e municpios podem estabelecer alquota maior, h estados cobrando at 17%. 11% sobre o que ultrapassar o teto do regime geral. 5 Abono de permanncia: O abono de permanncia deixou de ser iseno, passou a ser renda incide o Imposto de Renda.

TIVE MUITAS CONFUSES EM APOSENTADORIA, ESTUDAR MELHOR NO FUTURO .

Responsabilidade Civil do Estado: Tema fcil na primeira fase, mas que cai muito na segunda fase e de forma mais complicada. Pode cair no concurso de procuradorias e AGU de forma intensa. Pode cair na magistratura, principalmente na federal. Pode cair tambm na prova da defensoria pblica. Fundamento Terico para a responsabilidade do Estado: Se existe uma ordem jurdica una onde todos os que causam prejuzos devem indenizar, nada mais justo que o Estado tambm indenize os prejuzos por ele causados. Sempre que a administrao, ao exercer sua atividade, gerar benefcios para a coletividade causando prejuzos para um administrado, dever ele indenizar estes prejuzos pelo princpio da isonomia. (cuidado com esta questo.)

A responsabilidade do Estado se traduz numa obrigao, atribuda ao Poder Pblico, de compor os danos patrimoniais causados a terceiros por seus agentes pblicos tanto no exerccio das suas atribuies quanto agindo nessa qualidade. Evoluo da Responsabilidade do Estado: 1 Teoria: No incio vigorava a teoria da irresponsabilidade do Estado , neste momento quem ditava a verdade, dizia o certo e o errado, era o monarca, por isso existia o ditado O Rei no erra nunca e por isso no existia responsabilidade civil do Estado. 2 Teoria: Estado enquanto sujeito responsvel em situaes especficas: Num primeiro momento o Estado se apresenta como responsvel apenas em situaes pontuais. No uma responsabilidade plena do Estado. O Brasil, segundo a teoria majoritria, no passou pela primeira teoria, j comeou, enquanto Estado, neste segundo momento. 3 Teoria: Responsabilidade Subjetiva do Estado: Foi acolhida pelo CC/1916, em seu art. 15. O Estado passa a responder mediante a comprovao de culpa que poderia recair sobre o agente ou sobre o servio. A culpa recaa sobre o agente quando era possvel sua identificao; caso contrrio, incidia sobre o servio (numa segunda fase). Nessa hiptese ocorria a chamada culpa annima ou do servio. A culpa pela prestao do servio era identificada pela expresso faute du service, traduzida como culpa ou falta do servio. 4 Teoria: Responsabilidade objetiva (Teoria Publicista) O Estado responde pelos danos causados com base no conceito de nexo de causalidade na relao de causa e efeito existente entre o fato ocorrido e as conseqncias dele resultantes. No se cogita a necessidade de aquele que sofreu o prejuzo comprovar a culpa ou o dolo, bastando apenas a demonstrao do nexo de causalidade. A responsabilidade objetiva possui duas variantes: Responsabilidade objetiva com base no risco integral: o Estado obrigado a indenizar qualquer prejuzo sofrido por terceiros, ainda que no tenha dado causa a ele. Pela teoria do risco integral, o Estado no pode invocar em sua defesa as chamadas excludentes de responsabilidade. Responsabilidade objetiva com base no risco administrativo: o Estado s responde pelos prejuzos, causados a terceiros, que tenha provocado. permitido ao Estado invocar em sua defesa as excludentes de responsabilidade. Responsabilidade Civil do Estado no Brasil Est atualmente prevista no art . 37, 6 da CF. ( 6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa ).

Ela poder ser contratual ou extracontratual. Esto submetidos Responsabilidade Extracontratual do Estado: as pessoa jurdicas de direito pblico (administrao direta, autarquias e, agncias reguladoras, consrcios pblicos, associaes pblicas, conselhos de classe como a OAB) e as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico (concessionrias, permissionrias, empresas pblicas e as sociedades de economia mista quando prestadoras de servios pblicos). A Responsabilidade do Estado poder ser primria (quando um agente pblico causa o dano) ou subsidiria, quando o dano causado pelo agente de outra personalidade jurdica (Autarquia) no Brasil acolhe-se a responsabilidade subsidiria e no a solidria. (Ver melhor).

Ato Danoso / conduta danosa: a) Ato Comissivo: ao - Responsabilidade objetiva com todos os aspectos anteriores, acolhe-se excludente, responsabilidade do risco administrativo como regra comportando excees, etc.

b) Ato omissivo: omisso: Atualmente, segundo a posio majoritria da doutrina e da jurisprudncia, responsabilidade subjetiva (existe divergncias) Na prova, entretanto, na dvida, responda objetiva (pro-vtima), a chance de acertar maior segundo a professora. Requisitos especficos para verificar responsabilidade de ato omissivo : Dever legal Havia dever legal de agir? O Estado tinha condies de evitar o dano? (CESPE Preso pratica suicdio com lenis da cadeia ou roupas do colega ou batendo a cabea na parede O ESTADO NO RESPONDE H o dever de fiscalizar, mas no evitvel Preso se suicdio por arma que passou pela segurana fraca O ESTADO RESPONDE dever de agir e dano evitvel. Pessoa morre no hospital pblico por atendimento mdico ruim O ESTADO RESPONDE morre por uma doena incurvel, apesar dos esforos adequados dos mdicos O ESTADO NO RESPONDE) O Estado responde dentro da reserva do possvel, dentro do que possvel, se o Estado no faz algo por ser impossvel, o Estado no responde o STF, entretanto contrabalana este princpio com o da garantia do mnimo essencial. c) Conduta de risco situao em que o Estado cria o risco, gera o risco. uma conduta comissiva. Responsabilidade objetiva.

Potrebbero piacerti anche