Sei sulla pagina 1di 6

EDUCAO FSICA ESCOLAR

(Aulas para alunos da 3 srie/4 ano e 4 srie/ 5 ano do ensino fundamental)

AULA-1 TEMA Ginstica / exerccio CONCEITO Velocidade/batimentos cardacos


ENFOQUE DO CONCEITO As atividades fsicas que envolvem a velocidade implicam num aumento dos batimentos cardacos.

PROBLEMATIZAO-1 Como sabemos h vrias maneiras de nos locomover, dependendo da situao em que nos encontramos, precisamos andar mais rpido ou as vezes at correr, para conseguirmos realizar nossas tarefas. O nosso corpo reage igual quando estamos andando ou correndo? O que acontece? DESCRIO DA ATIVIDADE - Corrida de estafeta Material Garrafas ou cones, bambol, revistas, bola, tesouras e cola. Organizao do espao ptio ou quadra com espao para correr, pelo menos, 10 metros. Organizao dos alunos 2 colunas Desenvolvimento:- Os alunos divididos em dois grupos so dispostos em duas colunas, separadas pelo espao de 3 metros. O primeiro aluno de cada coluna ao sinal do professor, dever cumprir o trajeto j traado no cho e ao final, dever, correr at o seu grupo e tocar na mo do prximo da fila que far a mesma tarefa e assim sucessivamente. Termina a estafeta quando todos cumprirem a tarefa. Tarefas - correr em zig e zag contornando os cones; - Saltar de um bambol para o outro; - Passar dentro do arco disposto no final do circuito e...; - Correr at o primeiro da coluna, tocar a sua mo e ir para o final da coluna e o jogador imediato, repetir a ao de seu antecessor. Obs: - A atividade pode ser alterada com outros comandos partindo de sugesto de alunos.

Variao:- Com o elemento bola colocado no ltimo arco, os alunos devero percorrer o trajeto, pegar a bola, correr e entregar para o jogador imediato e ir para o final da fila. E este dever correr com a bola e colocar novamente no arco. E assim sucessivamente. PROBLEMATIZAO -2 1- Durante a estafeta, sentiram alguma mudana nos batimentos do corao? Qual? 2- Durante a atividade que envolve a velocidade o que acontece com o corao? 3- No seu cotidiano voc percebe esta alterao no seu corao? Em quais situaes? Explique? DESTAQUE DO BATE-PAPO Quando nos movimentamos devagar ou rpido nosso corpo apresenta mudanas no seu funcionamento, como no caso do corao. Na realizao de atividades que envolvem a velocidade o corao acelera, aumentando os batimentos cardacos. SISTEMATIZAO Do aluno Explique por escrito o funcionamento do corao face a atividade que envolve a velocidade .Do professor Verificar a aproximao ou distanciamento do enfoque do conceito, ou seja, a compreenso entre a realizao, de atividade fsica que envolve a capacidade de velocidade e o indicador da freqncia cardaca.

OFICINA
TEMA - GINSTICA SUB -TEMA Aferio da freqncia cardaca CONCEITO - Freqncia cardaca ENFOQUE DO CONCEITO Quando aceleramos os movimentos nossa freqncia cardaca se altera. PROBLEMATIZAO Hoje vamos entender com se comporta nossa freqncia cardaca. 1- Quem lembra como podemos medir nossa freqncia cardaca? Explique? 2- Em que partes do corpo podemos sentir a freqncia cardaca? 3- Esta semana trabalhamos vrias atividades onde tivemos que correr, saltar e etc. A freqncia cardaca foi sempre igual durante e aps as atividades? Explique? DESCRIO DA ATIVIDADE Material:- bexiga, fita crepe e garrafas dgua. Organizao do espao:- ptio ou quadra que comporte todos os alunos dispostos em uma distncia de um metro entre cada um.. Organizao dos alunos:- Em duplas Desenvolvimento Na sala de aula: Inicialmente, os alunos em duplas iro confeccionar um estetoscpio com garrafas de gua, bexiga e fita crepe com a orientao do professor. No ptio:- Em duplas iro medir a freqncia cardaca em repouso do colega e anot- la. Em seguida, cada aluno tentar escutar com o estetoscpio os batimentos do corao do colega e vice e versa registrando:. a) numero de batimentos; b) o ritmo do batimento do corao; Em seguida, realizaro uma atividade com o objetivo de elevar os batimentos cardacos.

ATIVIDADE:-Ginstica aerbica coreografada; HISTRIA DO TARZAN.

ATIVIDADE - Ginstica aerbica Historia do Tarzan


(Fonte-Curso deDana na escola ENAF/2003- Prof Murilo RJ (Coreografia do Tarzan)

Coreografia do Tarzan
Msica -To nem ai - Luka -

1- Tarzan segura o cip:- Mos unidas acima da cabea como se estivesse segurando um cip, desloca com passo lateral, 4 tps para a esquerda, 4 tps para a direita. - 8 tps 2- Tarzan exibido gira no lugar,com os braos abertos para esquerda e direita 8 tps 3- Repetir mais uma vez. o 1 e 2 iniciando pela direita.- 16 tps. 4-Tarzan bate a cara na arvore Imitar uma topada na arvore, flexionar as pernas e colocar as mos no cho, ficar bem mole imitando um desmaio. - 8 tps 5-Tarzan com convulso - levanta balanando os ombros e anda de costas. - 8 tps 6-Leo lambe o rosto do Tarzan para acord-lo. Balana os braos alternados frente com passos uni passo.alternando braos e pernas. - 16 tps 7-Tarzan desloca para frente, imitando postura de fora. Ante-braos flexionados na altura do ombro e mos em punho 8 tps 8-Tarzan, para trs gritando o grito de guerra(oooo)do Tarzan, bater no peito com os punhos alternados. 8 tps 9- Jane atacada pelas formigas. Girar no lugar e chutar a perna para o lado, ora com a esquerda ora com direita 4 tps, para a esquerda, 4 tps, para direita.- 8 tps.. 10-Jane tenta matar as formigas que sobem pelo corpo, Jane gira mexendo os braos como trenzinho saltitando no lugar, dando um giro completo para a esquerda e para direita. Braos flexionados junto ao corpo, movimento alternando e saltitar no lugar. 8 tps 11- Jane limpa as formigas, movimento de macumba. 8 tps 12- Tarzan vem salvar Jane, desloca para frente. Repetir figura 7. - 8 tps. 13 - Imitar a chita chegando (andar como macaco) 16 tps 14 - ndio no batuque avisando a tribo a chegada do Tarzan, Jane e Chita. Pernas separadas imitar bater num bumbo.Comear pela esquerda repicando as mos at a direita.- 16 tps. 15-Jane e Tarzan chegam no cip - 4 tps para esquerda, 4 tps para direita. - 8 tps. 16-Tarzan com fora 4 tps. 17-Tarzan com grito de guerra. - 4 tps.

DESTAQUE DA ATIVIDADE PARA O PROFESSOR Para assimilao dos tempos, primeiramente sentir os tempos das frases musicais, atravs de palmas; Aps, mapear a msica em frases musicais , criar movimentos corporais de acordo com o tema (histria infantil, filmes, esportes etc),aproveitando o fio condutor que o tema sugerir; Adequar estas criaes s divises das frases musicais, montando assim uma coreografia que passe a idia do enredo escolhido. Aps a atividade, faro uma nova aferio dos batimentos cardacos em duplas, pelo pulso e com a ajuda do estetoscpio confeccionado por eles diretamente no corao; comparar o ritmo dos batimentos cardacos, antes e aps atividade. Aguardar 5 minutos e aferir tudo novamente. SISTEMATIZAO Professor: Conversa com os alunos a respeito da percepo da alterao dos batimentos cardacos antes e aps da atividade; solicitando aos alunos que registrem esta percepo. Alunos:-A) Registraro a percepo a cerca dos batimentos cardacos; B) elaborao de um grfico do batimento cardaco com as medidas do repouso, aps a atividade e depois de 5 minutos de descanso. C) Os alunos iro concluir sobre a relao entre o movimento e a freqncia cardaca.

Ficha de Registro 1: Freqncia Cardaca Repouso Aps a Atividade Aps o descanso

Ficha de Registro 2: Grfico: FC

Tempo

Ficha de Registro 3: Concluso:

Oficina Pedaggica PCOP Educao Fsica

Potrebbero piacerti anche