Sei sulla pagina 1di 23

Consideraes iniciais: sites: www.novodireitocivil.com.br www.pablostolze.com.br: materiais de apoio. e-mail: contato@pablostolze.com.

br

ou

Ponto 1 PERSONALIDADE JURDICA

Conceito: a aptido genrica para se titularizar direitos e contrair obrigaes na rbita jurdica, vale dizer, o atributo do sujeito de direito (sentido tcnico). A qualidade do sujeito de direito. Maria Helena Diniz conceitua pessoa como ente fsico ou coletivo suscetvel de direitos e obrigaes, na acepo jurdica da palavra. Desse modo a ideia de personalidade se liga pessoa, quando sendo a pessoa sujeito de relaes jurdicas e a personalidade a possibilidade de ser sujeito, tem-se que toda pessoa dotada de personalidade. 1)Pessoa fsica ou natural: o ser humano considerado como sujeito de direitos e obrigaes O cdigo civil de 1916 e o nosso cdigo atual preferiu a nomenclatura pessoa natural. Porm, a legislao brasileira (tributria) tambm se refere a pessoa fsica quando regulamenta o imposto sobre a renda. Teixeira de Freitas criticou e chamou de ente de existncia visvel em contraposio aos seres de existncia ideal. (Argentina) Na Frana e na Itlia, utilizou-se a expresso pessoa fsica. Porm essa classificao reala apenas o aspecto material do ser humano. Pergunta de Concurso: Em que momento a pessoa fsica ou natural adquire personalidade jurdica?
Art. 2o A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro.

O cdigo civil brasileiro no contemplou no artigo 2 os requisitos da viabilidade (cdigo francs) e forma humana (cdigo espanhol), seguindo a linha do cdigo suo e alemo. Aparentemente, a resposta dada pela primeira parte do artigo 2 do CC/02, pela qual a personalidade da pessoa fsica seria adquirida a partir do NASCIMENTO COM VIDA, ou seja, a partir do funcionamento do aparelho cardiorespiratrio.

Pela resoluo n. 1/88 do Conselho Nacional de Sade, o nascimento com vida a expulso ou extrao completa do produto da concepo quando, aps a separao, respire e tenha batimentos cardacos, tendo sido ou no cortado o cordo, esteja ou no desprendida a placenta. Entretanto, a segunda parte do mesmo dispositivo reconhece a proteo dos DIREITOS DO NASCITURO, desde a concepo (direito vida; filiao arts. 1596 e 1596 do CC; integridade fsica; honra; imagem; alimentos; a uma adequada assistncia pr-natal art. 8 do ECA; a ser contemplado por doao art. 542 do CC; a ser adotado art. 1621 do CC e art. 2 do ECA), o que nos faz indagar: teria tambm o nascituro personalidade jurdica?
Art. 2 A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro.
o

Contradio: Se nascituro tem direito, no seria tambm considerado pessoa? Trata-se de uma das mais acesas polmicas da doutrina civilstica brasileira saber se o nascituro pode ou no ser considerado pessoa.

O NASCITURO

Inicialmente, vale lembrar, seguindo a doutrina do Limongi Frana, que o nascituro o ente concebido, mas ainda no nascido. Em outras palavras, o ente de vida intra uterina. J o embrio o ente de vida extrauterina, concebido in vitro.
PACTO SO JOS DA COSTA RICA: Artigo 4 - Direito vida 1. Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepo. Ningum pode ser privado da vida arbitrariamente.

OBSERVAO: Vale advertir que, o nascituro no se confunde o concepturo e o natimorto. Concepturo, tambm chamado de prole eventual, aquele que nem concebido ainda foi (importncia no campo sucessrio). J o natimorto aquele nascido morto, que dever ser registrado em livro prprio do cartrio de pessoas naturais (ver enunciado n 1 da 1 Jornada de Direito Civil). Ele no respirou.
Enunciado 1 da 1 Jornada de Direito Civil Art. 2: A proteo que o Cdigo defere ao nascituro alcana o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade, tais como: nome, imagem e sepultura.

Todo nascimento que ocorre no territrio nacional deve ser dado a registro, no local onde se deu o parto ou no da residncia dos pais, mesmo nascida morta (com requisitos do artigo 54 da Lei 6015/73) ou morrido durante o parto, hiptese esta que ter tambm o registro do bito. DICA: Aqueles embries congelados no laboratrio no os chamem de nascituro. Esses enunciados no so smulas de jurisprudncias; so postulados de doutrina. So interpretaes do cdigo civil. Art. 2: A proteo que o Cdigo defere ao nascituro alcana o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade, tais como nome, imagem e sepultura. O intrigante tema personalidade ou no do nascituro tenta ser solucionado luz de trs teorias explicativas fundamentais: a) Teoria Natalista: (Slvio Venosa; Vicente Ro; Silvio Rodrigues) Teoria tradicional em nosso Direito, a qual sustenta que a personalidade jurdica s seria adquirida, a partir do nascimento com vida, de maneira que o nascituro no seria considerado pessoa, gozando de mera expectativa de direito. OBSERVAO: Mesmo que se siga a teoria natalista, no razovel, na perspectiva do princpio da dignidade da pessoa humana, que, alm do nascimento com vida, se exija forma humana ou tempo mnimo de sobrevida, como exigia o artigo 30 do CC espanhol antes da Lei n 20, de 21 de julho de 2011.

Artculo 30 (depois) La personalidad se adquiere en el momento del nacimiento con vida, una vez producido el entero desprendimiento del seno materno. b) Teoria da Personalidade Condicional: (Serpa Lopes) Essa segunda teoria fica a meio caminho entre a natalista e a concepcionista, o nascituro seria dotado de personalidade apenas para direitos existenciais (como o direito vida; proteo pr-natal), mas apenas consolidaria a personalidade para a aquisio de direitos econmicos ou materiais, sob a condio de nascer com vida. Seria pessoa quanto ao direito da vida, s sendo pessoa completa, considerando sua personalidade plena, apenas nascendo com vida, ou seja, somente tendo direitos materiais/econmico, se nascesse com vida.

OBSERVAO: Esta segunda teoria no incisiva para afirmar ser o nascituro uma pessoa, com personalidade plena, inclusive, para efeitos patrimoniais (aproxima-se da classificao apresentada pela professora Maria Helena Diniz, segundo a qual o nascituro teria uma personalidade formal, mas somente adquiriria direitos materiais, sob a condio de nascer com vida). Na prtica jurisprudencial muito aceita. Porm, ela no responde a pergunta. O nascituro pessoa ou no? Pergunta de Concurso: E os alimentos pagos pelo pai ao nascituro? E a doao ao nascituro? So direitos materiais do nascituro. c) Teoria Concepcionista: (origem em Teixeira de Freitas; Silmara Chinelato) A teoria concepcionista, a mais completa, afirma que o nascituro dotado de personalidade jurdica, desde a concepo, inclusive, para efeitos patrimoniais. Percebemos que, aos poucos, a teoria concepcionista vai ganhando mais espao nos tribunais, inclusive, na prpria legislao brasileira, a exemplo da Lei de Alimentos Gravdicos (Lei n 11804/08) e de recentes decises do STJ, que admitiram o dano moral ao nascituro (RESP 399.028, So Paulo) e at mesmo pagamento de DPVAT pela morte do nascituro (noticirio de 15 de maio de 2011). Alimentos Gravdicos: os alimentos dados ao nascituro so irrepetveis, mesmo que ele nasa morto.
DIREITO CIVIL. DANOS MORAIS. MORTE. ATROPELAMENTO. COMPOSIO FRREA. AO AJUIZADA 23 ANOS APS O EVENTO. PRESCRIO INEXISTENTE. INFLUNCIA NA QUANTIFICAO DO QUANTUM. PRECEDENTES DA TURMA. NASCITURO. DIREITO AOS DANOS MORAIS. DOUTRINA. ATENUAO. FIXAO NESTA INSTNCIA. POSSIBILIDADE. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. I - Nos termos da orientao da Turma, o direito indenizao por dano moral no desaparece com o decurso de tempo (desde que no transcorrido o lapso prescricional), mas fato a ser considerado na fixao do quantum. II - O nascituro tambm tem direito aos danos morais pela morte do pai, mas a circunstncia de no t-lo conhecido em vida tem influncia na fixao do quantum. III Recomenda-se que o valor do dano moral seja fixado desde logo, inclusive nesta instncia, buscando dar soluo definitiva ao caso e evitando inconvenientes e retardamento da soluo jurisdicional.

O nascimento com vida apenas fato que retroage a personalidade que o nascituro j detinha.

Dano moral: nascituro perdeu a oportunidade de conhecer o pai. Sofreu dano moral enquanto nascituro. A jurisprudncia ainda no foi convencida pela concepcionista na parte em que diz respeito a possibilidade de transmitir herana se ele no nascer com vida. Porque na teoria concepcionista pura se ele pessoa, deveria transmitir. QUAL DAS TRS TEORIAS FOI ADOTADA PELO CC/02? A depender da posio do Examinador. Resposta em Concurso (neutra): Clvis Bevilqua: Segundo ele, em seus comentrios ao cdigo civil dos Estados Unidos do Brasil, editora RIO, 1975, em posio ainda atual, o cdigo civil aparentemente pretendeu adotar a teoria natalista por parecer mais prtica, embora em diversos momentos sofra influncia concepcionista. O julgamento da ADI 3510-0, referente Lei de Biossegurana no pacificou a controvrsia, pois no teve o objetivo de discutir especificamente qual a teoria adotada. O julgamento da ADI discutia a constitucionalidade perante a lei de biossegurana e no tinha por objeto dizer qual a teoria adotada pelo cdigo. No pacificou o entendimento de que a teoria natalista foi adotada.
Em concluso, o Tribunal, por maioria, julgou improcedente pedido formulado em ao direta de inconstitucionalidade proposta pelo Procurador-Geral da Repblica contra o art. 5 da Lei federal 11.105/2005 (Lei da Biossegurana), que permite, para fins de pesquisa e terapia, a utilizao de clulas-tronco embrionrias obtidas de embries humanos produzidos por fertilizao in vitro e no usados no respectivo procedimento, e estabelece condies para essa utilizao? O relator reconheceu, por outro lado, que o princpio da dignidade da pessoa humana admitiria transbordamento e que, no plano da legislao infraconstitucional, essa transcendncia alcanaria a proteo de tudo que se revelasse como o prprio incio e continuidade de um processo que desaguasse no indivduo-pessoa.

CAPACIDADE JURDICA

um conceito fundamental na teoria do direito civil. Esse conceito se desdobra na capacidade de direito ou de gozo e na capacidade de fato ou de exerccio.

A capacidade de direito uma capacidade geral, genrica, que qualquer pessoa tem. Segundo Orlando Gomes, a capacidade de direito noo que se confunde com o prprio conceito de personalidade. Quem tem personalidade, tem tambm capacidade de direito. Pois a personalidade jurdica uma aptido genrica. Exemplo: recm nascido de 20 dias. A capacidade de direito no pode ser recusada ao indivduo, sob pena de se negar sua qualidade de pessoa, despindo-o dos atributos da personalidade. J nem toda pessoa tem capacidade de fato, pois ela traduz uma aptido para pessoalmente praticar atos na vida civil. Exemplo: recm nascido e pessoa enferma mentalmente. Portanto, da anlise do artigo 1 do Cdigo Civil surge a noo de capacidade, que a maior ou menor extenso dos direitos e dos deveres de uma pessoa.
Art. 1 Toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil.
o

OBSERVAO: Vale lembrar que, o conceito de capacidade no se confunde com a denominada legitimidade, a qual, lembrando Calmon de Passos, consiste na pertinncia subjetiva para a prtica de determinados atos jurdicos. Vale dizer, mesmo sendo capaz, a pessoa pode estar impedida de praticar determinado ato jurdico por falta de legitimidade, em razo de sua posio em relao a certos bens, pessoas e interesses (artigo 1521, IV; artigo 496; artigo 1647, I; artigo 1814; artigo 580; artigo 1813 do CC). A legitimao uma forma de capacidade exigida a quem se encontrar em determinada situao. Exemplos de legitimao: Sendo assim, a capacidade pode sofrer restries legais quanto ao seu exerccio pela intercorrncia de um fator genrico como tempo (menoridade) ou por uma deficincia mental. So os incapazes. Quando se renem as duas capacidades, de direito e de fato, voc possui a capacidade civil plena; considerado capaz. Quando falta a capacidade de fato, falamos em incapacidade civil. Esta subdividida de acordo com o grau de deficincia jurdica aprecivel: a) absoluta (artigo 3), que so representados, sendo completamente privados de agir juridicmente (o representante pratica o ato em nome e no lugar do representado); b) relativa (artigo 4), que so assistidos, podendo atuar na vida civil, desde que autorizados. A incapacidade a restrio legal ao exerccio dos atos da vida civil, devendo ser encara estritamente, pois exceo. A

capacidade a regra. Os artigos 3 e 4 so de ordem pblica, pois tratam do estado de pessoas. Observao: Toda incapacidade advm de lei, de modo que no constituem incapacidade quaisquer limitaes ao exerccio dos direitos provenientes de ato jurdico inter vivos ou causa mortis. Exemplo: a gravao de inalienabilidade de bem doado. Em suma: Capacidade a medida jurdica da personalidade; a capacidade de exerccio pressupe a capacidade de direito, mas esta subsiste sem quela.

INCAPACIDADE CIVIL ABSOLUTA

a proibio total do exerccio do direito pelo incapaz, acarretando, em caso de violao a nulidade do ato (artigo 166, I do Cdigo Civil). Seus direitos sero defendidos por seus representantes.
Art. 3 So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; (menores
o

impberes)

Enunciado da III Jornada de Direito Civil: 138 Art. 3: A vontade dos absolutamente incapazes, na hiptese do inc. I do art. 3, juridicamente relevante na concretizao de situaes existenciais a eles concernentes, desde que demonstrem discernimento bastante para tanto.
II - os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos; No antigo cdigo, a expresso era louco de

todo gnero. OBSERVAO: No que tange a esse inciso, vale lembrar que o reconhecimento da incapacidade absoluta (ou at mesmo relativa) pela enfermidade ou deficincia mental opera-se por meio do procedimento de interdio, regulado a partir do artigo 1177 do CPC. Proferida, publicada e registrada a sentena de interdio, qualquer ato que o incapaz pratique sem o seu curador, mesmo em perodo de lucidez, invlido. O processo de interdio inicia-se com um requerimento dirigido ao magistrado, feito pelos pais, tutor, cnjuge, qualquer parente ou, ainda, pelo Ministrio Pblico. O juiz manda citar o interditando para inspecion-lo pessoalmente acerca do quadro de seu estado mental, sendo, para tanto, assistido por especialistas. A audincia efetiva-se em segredo de justia. O decreto judicial de interdio dever ser assentado no registro das pessoas naturais e publicado pela imprensa local e pelo rgo oficial trs vezes, com intervalo de 10 dias, constando do edital os nomes do interdito e do curador, a causa da interdio e os limites da curatela. (artigo 1814 do CC). Sendo a

sentena declaratrio na parte que reconhece a molstia mental e constitutiva na parte que se referem aos efeitos. Contrato com incapaz, ainda no interditado: O cdigo brasileiro omisso. Mas a doutrina responde. Orlando Gomes, seguindo doutrina italiana, na mesma esteira da redao original do artigo 503 do cdigo civil da Frana (antes da Lei de 05 de maro de 2007), observa que o ato praticado pelo incapaz, ainda no interditado, poder ser invalidado, se concorrer trs requisitos: 1- a incapacidade de entendimento; 2- o prejuzo ao incapaz; 3a m f da outra parte (esta m f, por bvio, pode ser circunstancialmente aferida). O artigo 3, II, utiliza expresso mais abrangente ao mencionar a falta de necessrio discernimento para a prtica de atos da vida civil, mas gradua a debilidade mental no artigo 4, II e III, enquadrando no rol dos relativamente incapazes os brios habituais, os toxicmanos e os excepcionais com desenvolvimento mental incompleto. O que, sem dvida, revela prudncia legislativa, pois h hipteses de deficincia mental que acarretam apenas uma capacidade limitada, no estabelecendo um rol.
III - os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. Estado de coma; perda de memria; paralisia mental; hipnose; uso de entorpecentes e drogas alucingenas. Sero representadas por curador, porm no ser decretada sua interdio, pois esta depende de causa duradoura.

Tecnicamente, o inciso III no cuida do menor (inciso I) nem do doente mental (inciso II). Exemplo: no perodo de intoxicao fortuita (e no voluntria); estado de coma. OBSERVAO: Teoria da actio liberi causa, desenvolvida pelo Direito Penal (ver o texto de Claus Roxin no www.cienciaspenales.net), tambm se aplica ao Direito Civil, segundo observa o Grande Alvino Lima na obra da Culpa ao risco, pois justo que se responsabilize a pessoa que, voluntariamente, se coloca em estado de incapacidade. OBSERVAO: O ausente no mais tratado como absolutamente incapaz, como no antigo cdigo. tratado como hiptese de morte presumida. Lembre-se que nesse caso tambm se institui uma curatela, porm dos bens, a fim de se evitar perecimento do patrimnio e a transmisso aos herdeiros, promovendo sua utilidade coletiva. No h, portanto, incapacidade por ausncia, mas to somente uma necessidade de proteger os interesses do desaparecido, devido a sua impossibilidade material de cuidar de seus bens e interesses e a impraticabilidade jurdica de se conciliar o abandono domiciliar com a conservao dos direitos. OBSERVAO: O surdo-mudo sem tcnica nenhuma de se expressar era tratado como absolutamente incapaz (linguagem brasileira de sinais). PORM, no novo cdigo civil, pode se extrair pela

interpretao do inciso III que ele seja absolutamente incapaz, pois se, mesmo transitoriamente, uma pessoa no pode se expressar e assim considerada; quanto mais algum que, por motivo permanente, no pode se expressar; entretanto, continuam proibidos de praticar atos que dependam da audio. No entanto, dever ser analisado se o surdo-mudo consegue ou no se comunicar.

INCAPACIDADE CIVIL RELATIVA

A incapacidade relativa diz respeito queles que podem praticar por si os atos da vida civil desde que assistidos por quem o direito positivo encarregar deste ofcio, em razo de parentesco, de relao de ordem civil ou de designao judicial. O efeito da violao desta norma gerar a anulabilidade do ato jurdico, dependendo de iniciativa do lesado. zona intermediria entre a capacidade plena e a incapacidade total, uma vez que podem participar da vida jurdica.
Art. 4 So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer: I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; (menores
o

pberes)

II - os brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido;

OBSERVAO: Entretanto, o menor, entre 16 e 18 anos, no poder, para eximir-se de uma obrigao, invocar a sua idade se dolosamente a ocultou quando inquirido pela outra parte ou se, no ato de obrigar-se, espontaneamente, se declarou maior (art. 180, CC/02). Em alguns casos, o menor procede independentemente da presena de um assistente: aceitar mandato; fazer testamento; ser testemunha; casar-se com 16 anos; trabalhar com 16 anos, salvo na condio de aprendiz com 14 anos; ser eleitor facultativo. OBSERVAO: Se os brios habituais e os viciados em txicos tiverem o discernimento aniquilado por completo, a incapacidade absoluta, a depender do laudo mdico-pericial. Patologia.
III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo;

Exemplo: sndrome de

down. NOVIDADE DO CDIGO.


IV - os prdigos.

OBSERVAO: Transtorno de comportamento; compulso. Gasta desordenamente seu patrimnio, se conduzindo a mais absoluta misria. O prdigo pode ser interditado a luz do artigo 1782 do CC. Assim, todos os atos

que dizem respeito patrimonialidade devero ser praticados, assistidos pelo curador. No pode sem assistncia alienar, emprestar, dar quitao, transigir, hipotecar, agir em juzo e praticar, em geral, atos que no sejam de mera administrao. S com a interdio passa a ser relativamente incapaz. Prdigo pessoa que gasta muito. No se constitui prodigalidade o eventual gasto excessivo, na expectativa de obteno futura de lucro ou da consolidao de um patrimnio que mantenha a qualidade de vida do indivduo como aceitvel, dentro dos parmetros da razoabilidade. *Se o prdigo for casar, o curador se manifesta? Somente quanto ao regime de bens. *O que justifica interditar prdigo, se o patrimnio dele? O epicentro do direito civil, assim como em qualquer ramo do Direito em hoje dia, a dignidade da pessoa humana. Assim, h um interesse social na preservao do seu mnimo vital. Caso o prdigo seja reduzida a misria, ele bater na porta do Estado e de suas parentes (alimentos). Tambm se justifica pela proteo e reconhecimento do bem de famlia. OBSERVAO: A teoria do estatuto jurdico do patrimnio mnimo, desenvolvido pelo professor Luiz Edson Fachin, afirma que, luz do princpio da dignidade da pessoa humana, todo indivduo deve ter preservado pela lei civil um mnimo de patrimnio para que tenha vida digna.
Pargrafo nico. A capacidade dos ndios ser regulada por legislao especial. O antigo cdigo dizia que o ndio era relativamente incapacidade e denominavamnos de silvcola (aquele que vem da selva). Essa matria agora do direito constitucional.

OBSERVAO: O artigo 8 da LEI 6001/73 regula a capacidade do ndio (Estatuto do ndio), que depender do grau de civilizao. Antigamente, era considerado pelo cdigo de 1916 expressamente como relativamente incapaz. Assim sendo a determinao de sua incapacidade por legislao especial uma proteo e no uma restrio. Aquele ndio que no tem contato com a nossa sociedade, ele , em regra, considerado absolutamente incapaz, para sua proteo. Ele fala por meio da FUNA. OBSERVAO: A mulher casada, em razo do matrimnio, e no do sexo, era, no CC/16, considerada incapaz. Essa incapacidade dependia de autorizao, e no de assistncia. Na verdade, tratava-se de falta de legitimao e no de incapacidade. OBSERVAO: os falidos so capazes para os atos da vida civil, s no podem realizar atos relacionados com a massa falida.

OBSERVAO: a condenao criminal no acarreta incapacidade civil. OBSERVAO: E prefervel, chamar nascituro de NASCITURO e no socorrer do inciso I do artigo 3, dizendo que so absolutamente incapazes. Possui peculiaridade. Mas, se o examinador, quiser remet-lo ao cdigo literalmente, no tenha medo de dizer que so absolutamente incapazes. OBSERVAO: Proteo dos incapazes: 1.Representao e assistncia por genitores, tutores e curadores (processo de interdio; 2. Normas protetivas: 2.1.No corre prescrio contra absolutamente incapazes; 2.2.O mtuo feito a menor no pode ser reavido, salvo os casos do artigo 588 do CC; 2.3.Pode o interdito ou o menor recobrar dvida de jogo, que voluntariamente pagou; 2.4.Ningum pode reclamar o que, por uma obrigao anulada, pagou a um incapaz, se no provar que reverteu em proveito dele a importncia paga; 2.5.Partilha em que h incapazes no pode ser convencionada amigavelmente; 2.6.ECA. Pergunta de Concurso: O que restitucio in integrum? Pode significar apenas restituio integral do dano sofrido, muito usada no campo da responsabilidade civil. Porm, no campo da parte geral, na capacidade, h outro significado: segunda a doutrina de Clvis Bevilqua, o benefcio de restituio ou restitucio in integrum consistia no benefcio conferido aos menores ou incapazes em geral de pleitear de volta o que pagou, caso alegassem prejuzo, ainda que o ato praticado fosse formalmente perfeito. O menor pode celebrar contrato. O menor pode ter patrimnio. Benefcio que dava ao menor o privilgio de celebrar o ato, devidamente representado e sem nenhum defeito no negcio jurdico, de alegar prejuzo e, assim sendo, requerer a restituio integral. Vale lembrar que o artigo 8 do CC/16, por segurana jurdica, expressamente o proibia, proibio esta que a doutrina entende ainda em vigor, a luz do cdigo novo. O cdigo novo no diz nada. Mas o entendimento de que permanece essa proibio, por ser irrazovel e ferir a segurana jurdica. Ver no material de apoio os comentrios ao artigo 119 no Cdigo Civil. Efeitos da reduo da maioridade civil Pergunta: Quais so os principais efeitos da reduo da maioridade civil (no mbito do Direito Civil)?

Inicialmente, importante frisar, no mbito do Direito de Famlia, que o prprio STJ j consolidou entendimento (RESP 442.502/SP; RESP 739.004/DF), no sentido de que o alcance da maioridade civil no implica cancelamento automtico da penso alimentcia que exige a garantia do contraditrio (Smula 358 do STJ). O STJ entendeu que o cancelamento da penso alimentcia depende de pedido de exonerao do devedor pai e me (com contraditrio ao credor/filho). A penso alimentcia pode ser paga at a concluso de curso superior e de curso tcnico, no envolvendo curso de ps-graduao.
Smula 358, STJ: O cancelamento de penso alimentcia de filho que atingiu a maioridade est sujeito deciso judicial, mediante contraditrio, ainda que nos prprios autos.

Ver no material de apoio diversas decises do STJ atinentes participao do Ministrio Pblico em processos que envolvam pagamento de penso alimentcia. Legitimidade ou no do rgo para recorrer da deciso do juiz sobre a exonerao do pai. Vale acrescentar ainda no mbito do Direito Previdencirio que benefcios pagos pela lei previdenciria devero observar o seu limite etrio, e no o do cdigo civil (Nota SAJ 42/03 e Enunciado n. 3 da 1 Jornada de Direito Civil). Norma especial deve ser observada. Emancipao: Com 18 anos de idade se atinge a maioridade jurdica plena. Pergunta de Concurso: necessrio aguardar s 24 horas do dia do aniversrio ou o primeiro instante do dia ser considerado? Segundo Washington de Barros Monteiro, a maioridade civil atingida no primeiro instante do dia em que se comemora o aniversrio. Por meio da emancipao, instituto tambm presente em outros sistemas no mundo (a exemplo do artigo 133 do Cdigo de Portugal), antecipam-se os efeitos da plena capacidade civil e, segundo o nosso direito, a emancipao poder ser: a)voluntria (artigo 5, nico, I, 1 parte, CC/02): A emancipao voluntria aquela concedida pelos pais, ou por um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico (lavrada em cartrio), independentemente da homologao do juiz e desde que o menor tenha no mnimo 16 anos completos. A eventual discusso ou discordncia entre os pais ser dirimida pelo juiz. bvio que o emancipado deve participar, pois o efeito do ato emancipatrio recai sobre ele ( recomendvel), mas ele (menor) no tem poder de autorizar os pais a emancip-lo, pois um ato dos pais.

O fato de um dos pais ter a guarda no d a ele o exclusivo arbtrio de emancipar o filho, porque a guarda de um deles no retira do outro o poder familiar, a no ser que exista alguma sentena que lhe destitua/suspenda o poder familiar. O ato conjunto. Apenas se o outro for falecido ou no tiver mais o seu poder familiar, extinto judicialmente, que poder ser um ato unilateral. OBSERVAO: Lembra-nos, Silvio Venoso, em artigo titulado A responsabilidade dos pais pelos filhos menores que, no caso da emancipao voluntria, na linha de entendimento do prprio STF (RTJ 62/108), a responsabilidade dos pais pelo ilcito causado pelo menor emancipado persiste at que alcance 18 anos, para que a vtima no corra o risco de ficar irressarcida. No caso da emancipao voluntria que depende da vontade dos pais, para se evitar fraudes, a responsabilidade dos pais perante seus filhos persiste at os 18 anos, mesmo sendo esses emancipados. b)judicial (artigo 5, nico, I, 2 parte, CC/02): a emancipao judicial, segundo o cdigo civil, aquela concedida pelo juiz, ouvido o tutor, desde que o menor tenha no mnimo 16 anos completos. Menor sob tutela, como no caso de menor rfo. A emancipao ato do juiz, concedido ao menor sob tutela e no do tutor. O tutor pode pedir essa emancipao. Quem pode pedir? Em tese o MP ou o prprio menor tutelado vai at ao juiz e formula o pedido (diz que j economicamente estvel) e seu tutor se recusa formulao do pedido, assim o juiz vai nomear advogado curador para o menor tutelado, de modo que este formular o pedido formalmente. As emancipaes voluntria e judicial devero ser registradas em livro prprio no domiclio do menor.
Art. 9 Sero registrados em registro pblico: II - a emancipao por outorga dos pais ou por sentena do juiz;
o

c)legal (artigo 5, nico, II a V, CC/02): as formas de emancipao legal, como a prpria expresso sugere, derivam diretamente da lei e so as seguintes: c.1) casamento (tanto o homem como a mulher adquire a capacidade nbil aos 16 anos de idade artigo 1517, CC/02; porm, em caso de gravidez, poder ser, POR EXCEO, autorizado o casamento, com idade inferior artigo 1520, CC/02); Pergunta de concurso: J vimos que o casamento emancipa, mas em caso de divrcio, o ato emancipatrio prejudicado? O divrcio, por projetar efeitos para o futuro, no retorna a situao de incapacidade. Diferente a hiptese

de o casamento ser invalidado, caso em que, ressalvado a hiptese de putatividade, a sentena opera efeitos retroativos, restituindo o estado anterior de coisas e assim a parte retornar ao estado de incapacidade, mesmo antes emancipado (Zeno Veloso, Tartuce, Simo). Maria Helena Diniz discorda. Ela afirma que independentemente de anulao ou divrcio, o emancipado no retorna ao estado de incapacidade. Se voc se divorcia, nunca mais ser solteiro; ser divorciado. Agora se o casamento anulado, o estado civil volta a ser solteiro, porque a sentena de invalidade cancela o registro de casamento e a parte retorna ao estado anterior. c.2) o exerccio de emprego pblico efetivo: Logicamente que, na prova dissertativa, em um raciocnio lgico, o exerccio de um cargo pblico tambm emanciparia e pode ser defendido nessa linha. Muito difcil, na prtica, pois os editais exigem no mnimo 18 anos. Um exemplo ocorre na carreira militar. Quem exercer funo pblica em cargo de confiana, em comisso, ou interinamente, ou, ainda, em razo de contrato temporrio no adquirir capacidade. c.3) colao de grau em curso de ensino superior: h notcias excepcionais extraordinrias nesse sentido. No a aprovao do vestibular que emancipa por fora de lei. c.4) tambm ocorrer a emancipao legal pelo estabelecimento civil ou comercial ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com 16 anos completos tenha economia prpria, conseguindo manter-se com os rendimentos auferidos. Trs situaes: d.1. menor titular de um estabelecimento civil; d.2. menor titular de um estabelecimento comercial (ou empresarial, no caso de provas discursivas); d.3. menor empregado em uma relao subordinada. A emancipao legal, advinda de casamento, emprego pblico, colao de grau e estabelecimento civil ou comercial, independe de registro para a produo de efeitos jurdicos. A diferena entre estabelecimento civil e comercial tema do direito empresarial. O chamado estabelecimento civil caracterizado pelo exerccio de um ofcio, de uma prestao de servio. Exemplo: Professor de violo. J como exemplo de estabelecimento de atividade empresarial, tem-se o Box em feira de compra e revenda de produtos. A capacidade para emprego (laboral) advm aos 16 anos de idade, pela constituio, pois abaixo disso ele aprendiz.

Tendo economia prpria e perdendo esse emprego, no volta incapacidade, pois isso geraria insegurana jurdica. Como se prova que est emancipado nessas situaes? Pode se d incidentalmente em qualquer processo e o juiz se pode convencer. Em tese, ele poderia inclusive ajuizar uma ao declaratria de emancipao (o juiz apenas reconheceria/declararia), mas no h necessidade, pois essa hiptese de emancipao deriva de lei. O que se entende por economia prpria? O salrio mnimo? O que era sistema aberto no direito civil? O que seria princpio da operabilidade? O que seria conceito aberto e indeterminado? Respostas: O que se entende por economia prpria? Como se sabe o moderno direito civil adotou um sistema normativo aberto permeado de clusulas gerais e conceitos abertos ou indeterminados. A luz do princpio da operabilidade (um dos vetores normativos do novo cdigo civil, segundo Miguel reale ver referncia de texto no material de apoio), economia prpria um conceito vago ou fludico, assim como a expresso justa causa, a ser preenchido pelo juiz segundo as circunstncias do caso concreto. Para melhor operar/aplicar o cdigo, esse foi permeado de conceitos abertos a ser preenchidos na atividade hermenutica. OBSERVAO: Os dois outros princpios regentes do CC/02, segundo o filsofo Miguel Reale, so os princpios da socialidade (o cdigo prestigia a funo social) e o princpio da eticidade (o cdigo prestigia a boa f como valor fundamental). A diferena entre conceito aberto e clusula geral dever ser vista na teoria geral do contrato (leitura: Judith Martins-Costa). Questes especiais envolvendo menor antecipado: O professor Paulo Sumariva, no artigo A lei de falncias e a imputabilidade penal sustenta que o menor antecipado poder falir e, caso configurado crime falimentar, responder por ato infracional segundo o ECA. A emancipao antecipa os efeitos da capacidade civil e no da capacidade penal. O professor Lus Flvio Gomes, por sua vez, sustenta a possibilidade de priso civil, j que apenas meio coercitivo de pagamento e no seria uma priso de natureza penal propriamente. Porm, obviamente, no estar na mesma cela dos criminosos.

Em regra, se emancipado perde a penso alimentcia. Mas depende da anlise do caso. Por que o menor emancipado no pode dirigido? Finalmente, bom lembrar que a emancipao no autoriza a conduo de veculos, na medida em que o artigo 140, inciso I do CTB exige que o condutor seja penalmente imputvel.
Pargrafo nico. Cessar, para os menores, a incapacidade: I - pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; II - pelo casamento; III - pelo exerccio de emprego pblico efetivo; IV - pela colao de grau em curso de ensino superior; V - pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria.

Convm lembrar que dever ser feita a averbao das sentenas que puserem termo interdio, da cessao ou mudana de internaes e da cessao de ausncia pelo aparecimento do ausente.

EXTINO DA PESSOA FSICA OU NATURAL

Como se sabe, nos termos do artigo 6 do Cdigo Civil, a extino da pessoa fsica ou natural opera-se por meio da morte REAL. A morte marca o fim da pessoa fsica ou natural. O marco utilizado hoje para medicina para fixao da morte a morte enceflica, dado o seu carter de irreversibilidade (ver resoluo 1.826/2007 do Conselho Federal de Medicina). H ainda resqucios de morte civil no artigo 1816 do CC, segundo o qual so pessoais os efeitos da excluso da herana por indignidade. Os descendentes do herdeiro excludo sucedem, como se ele morto fosse. A morte civil era um fato extintivo da personalidade em condenados a penas perptuas e religiosos professos; conquanto vivos, eram considerados mortos na seara jurdica.
Art. 6 A existncia da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucesso definitiva.
o

Vale acrescentar ainda que, nos termos da Lei de Registros Pblicos (Lei n 6015/73), artigos 77 e seguintes, o bito deve ser declarado por um

profissional da medicina e, em sua falta, excepcionalmente, por duas testemunhas, quando se instaura um procedimento para se ouvi-las. Regra = O mdico deve declarar o bito a vista do cadver e em mos dessa declarao o notrio registra. H outros critrios, como a morte cardiorespiratria; a parada da energia celular. Mas para o concurso, utiliza-se a morte enceflica.

MORTE PRESUMIDA: estabelecida no artigo 6, 2 parte do CC. O Cdigo Civil Brasileiro reconhece duas situaes bsicas de morte presumida: 1) Em caso de ausncia, quando aberta a sucesso definitiva dos bens do ausente; OBSERVAO: A ausncia ocorre quando a pessoa desaparece do seu domiclio sem deixar notcia ou representante que administre seus bens. Tratase de um procedimento regulado a partir do artigo 22 do CC/02 e detalhadamente explicado no texto complementar do material de apoio 01. A nomeao do curador aos bens do ausente dar-se- mesmo que ele tenha deixado procurador, porm este se recuse a administrar o patrimnio ou no queira continuar o mandado ou ainda no possua poderes suficientes. H um livro prprio no cartrio que dever ser registrada a sentena declaratria de ausncia no domiclio anterior do ausente.
DA AUSNCIA Seo I Da Curadoria dos Bens do Ausente Art. 22. Desaparecendo uma pessoa do seu domiclio sem dela haver notcia, se no houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministrio Pblico, declarar a ausncia, e nomear-lhe- curador. Art. 23. Tambm se declarar a ausncia, e se nomear curador, quando o ausente deixar mandatrio que no queira ou no possa exercer ou continuar o mandato, ou se os seus poderes forem insuficientes. Art. 24. O juiz, que nomear o curador, fixar-lhe- os poderes e obrigaes, conforme as circunstncias, observando, no que for aplicvel, o disposto a respeito dos tutores e curadores. Art. 25. O cnjuge do ausente, sempre que no esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da declarao da ausncia, ser o seu legtimo curador.

1o Em falta do cnjuge, a curadoria dos bens do ausente incumbe aos pais ou aos descendentes, nesta ordem, no havendo impedimento que os iniba de exercer o cargo. 2o Entre os descendentes, os mais prximos precedem os mais remotos. 3o Na falta das pessoas mencionadas, compete ao juiz a escolha do curador. Seo II Da Sucesso Provisria Art. 26. Decorrido um ano da arrecadao dos bens do ausente, ou, se ele deixou representante ou procurador, em se passando trs anos, podero os interessados requerer que se declare a ausncia e se abra provisoriamente a sucesso. Art. 27. Para o efeito previsto no artigo anterior, somente se consideram interessados: I - o cnjuge no separado judicialmente; II - os herdeiros presumidos, legtimos ou testamentrios; III - os que tiverem sobre os bens do ausente direito dependente de sua morte; IV - os credores de obrigaes vencidas e no pagas. Art. 28. A sentena que determinar a abertura da sucesso provisria s produzir efeito cento e oitenta dias depois de publicada pela imprensa; mas, logo que passe em julgado, proceder-se- abertura do testamento, se houver, e ao inventrio e partilha dos bens, como se o ausente fosse falecido. 1o Findo o prazo a que se refere o art. 26, e no havendo interessados na sucesso provisria, cumpre ao Ministrio Pblico requer-la ao juzo competente. 2o No comparecendo herdeiro ou interessado para requerer o inventrio at trinta dias depois de passar em julgado a sentena que mandar abrir a sucesso provisria, procederse- arrecadao dos bens do ausente pela forma estabelecida nos arts. 1.819 a 1.823. Art. 29. Antes da partilha, o juiz, quando julgar conveniente, ordenar a converso dos bens mveis, sujeitos a deteriorao ou a extravio, em imveis ou em ttulos garantidos pela Unio. Art. 30. Os herdeiros, para se imitirem na posse dos bens do ausente, daro garantias da restituio deles, mediante penhores ou hipotecas equivalentes aos quinhes respectivos. 1o Aquele que tiver direito posse provisria, mas no puder prestar a garantia exigida neste artigo, ser excludo, mantendo-se os bens que lhe deviam caber sob a administrao do curador, ou de outro herdeiro designado pelo juiz, e que preste essa garantia. 2o Os ascendentes, os descendentes e o cnjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiros, podero, independentemente de garantia, entrar na posse dos bens do ausente.

Art. 31. Os imveis do ausente s se podero alienar, no sendo por desapropriao, ou hipotecar, quando o ordene o juiz, para lhes evitar a runa. Art. 32. Empossados nos bens, os sucessores provisrios ficaro representando ativa e passivamente o ausente, de modo que contra eles correro as aes pendentes e as que de futuro quele forem movidas. Art. 33. O descendente, ascendente ou cnjuge que for sucessor provisrio do ausente, far seus todos os frutos e rendimentos dos bens que a este couberem; os outros sucessores, porm, devero capitalizar metade desses frutos e rendimentos, segundo o disposto no art. 29, de acordo com o representante do Ministrio Pblico, e prestar anualmente contas ao juiz competente. Pargrafo nico. Se o ausente aparecer, e ficar provado que a ausncia foi voluntria e injustificada, perder ele, em favor do sucessor, sua parte nos frutos e rendimentos. Art. 34. O excludo, segundo o art. 30, da posse provisria poder, justificando falta de meios, requerer lhe seja entregue metade dos rendimentos do quinho que lhe tocaria. Art. 35. Se durante a posse provisria se provar a poca exata do falecimento do ausente, considerar-se-, nessa data, aberta a sucesso em favor dos herdeiros, que o eram quele tempo. Art. 36. Se o ausente aparecer, ou se lhe provar a existncia, depois de estabelecida a posse provisria, cessaro para logo as vantagens dos sucessores nela imitidos, ficando, todavia, obrigados a tomar as medidas assecuratrias precisas, at a entrega dos bens a seu dono. Seo III Da Sucesso Definitiva Art. 37. Dez anos depois de passada em julgado a sentena que concede a abertura da sucesso provisria, podero os interessados requerer a sucesso definitiva e o levantamento das caues prestadas. Art. 38. Pode-se requerer a sucesso definitiva, tambm, provando-se que o ausente conta oitenta anos de idade, e que de cinco datam as ltimas notcias dele. Art. 39. Regressando o ausente nos dez anos seguintes abertura da sucesso definitiva, ou algum de seus descendentes ou ascendentes, aquele ou estes havero s os bens existentes no estado em que se acharem, os sub-rogados em seu lugar, ou o preo que os herdeiros e demais interessados houverem recebido pelos bens alienados depois daquele tempo. Pargrafo nico. Se, nos dez anos a que se refere este artigo, o ausente no regressar, e nenhum interessado promover a sucesso definitiva, os bens arrecadados passaro ao domnio do Municpio ou do Distrito Federal, se localizados nas respectivas circunscries, incorporando-se ao domnio da Unio, quando situados em territrio federal.

H trs fases distintas na ausncia:

1) O juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do MP, certificando-se da veracidade do fato, arrecadar os bens do ausente, especificando-os e entregando-os a um curador que nomear. O curador ser nomeado observando a seguinte ordem: a. cnjuge ou companheiro no separado; b. pais; c. descendentes, preferindo os mais prximos; d. curador dativo escolhido pelo juiz. o rgo judicante que, baseado no caso, ditar os limites e poderes sob os quais o curador atuar relativamente aos bens do ausente. O curador, sob compromisso, inventariar os bens do desaparecido e administr-los-. O intuito da lei foi preservar os bens do ausente, impedindo seu perecimento. A curatela perdura, em regra, 1 ano, perodo no qual o juiz ordenar a publicao de editais de 2 em 2 meses. 2) Sucesso Provisria: Passado 1 ano da arrecadao ou, se deixou algum representante ou procurador, em se passando 3 anos, podero os interessados requerer a sucesso provisria. Interessados so aqueles que possuem sob os bens do ausente direitos dependente de sua morte (usufruturio vitalcio/aplice de seguro de vida/legado), ou os herdeiros legtimos ou testamentrios, tendo o MP legitimidade subsidiria, caso esses interessados no requeiram no prazo legal. Aquele que requereu pedir a citao pessoal dos demais herdeiros e do curador e, por edital, o do ausente, para oferecerem artigos de habilitao. A sentena que determinar a abertura da sucesso provisria produzir efeitos somente 180 dias depois de sua publicao pela imprensa e ser averbada no assento de ausncia. Assim que transitar em julgado, ter-se- a abertura do testamento, se houver, e proceder-se- ao inventrio e partilha dos bens como se o ausente fosse morto. Porm no h transmisso da propriedade dos bens do ausente, possuindo o efeito de imisso de posse, pois uma sucesso provisria, assegurando-se ao ausente, caso retorne, a devoluo de seus bens. Tanto assim que os herdeiros para serem herdeiros provisrios, ante a precariedade de seu direito, daro garantias de sua restituio mediante penhores, hipotecas equivalentes ao quinho recebido. A exceo com relao aos herdeiros necessrios , porque h presuno de que zelaro pelos quinhes provisrios. Se ficar comprovado que sua ausncia foi voluntria e injustificada, perder ele em favor dos sucessores provisrios, sua parte nos frutos e rendimentos, compensando-os pela administrao feita. Se dentro de 30 dias do trnsito em julgado da sentena que manda abrir a sucesso provisria no aparecer nenhum interessado que requeira o inventrio, o MP provocar o juiz a ordenar a arrecadao dos bens e a herana ser considerada jacente. 3) Sucesso Definitiva:

Dez anos depois do trnsito em julgado da sentena da abertura da sucesso provisria, sem que o ausente aparea, ou cinco anos depois das ltimas notcias daquele que conta com 80 anos de idade, ser declarada a morte presumida do desaparecido a requerimento de qualquer interessado, convertendo-se a sucesso provisria em definitiva e levantando-se as caues prestadas. Portanto, os sucessores adquiriro o domnio e a disposio dos bens recebidos, porm, sua propriedade ser resolvel se o ausente regressar nos 10 anos seguintes abertura definitiva, caso em que s poder requerer ao juiz a entrega dos bens no estado em que se encontrarem, respeitando assim direitos de terceiros. Entretanto, se regressar aps esses 10 anos, no ter direito a nada. Se aps esse 10 anos o ausente no retornar e nenhum interessado promover a sucesso definitiva, os bens sero arrecadados como vagos passando propriedade do municpio ou DF, a depender da localizao e incorporando-se ao domnio da Unio, quando situados em territrio federal, que ficaro obrigados a aplic-los em fundaes destinadas ao ensino.
Art. 1.571. A sociedade conjugal termina: 1 O casamento vlido s se dissolve pela morte de um dos cnjuges ou pelo divrcio, aplicando-se a presuno estabelecida neste Cdigo quanto ao ausente. (No h
o

necessidade de se requerer o divrcio). Se realizado o novo casamento, morto presumido vier aparecer, o segundo matrimnio nulo ser, mas produzir, por analogia, os efeits do casamento putativo. 2) A morte presumida tambm poder se d, FORA DA SITUAO DE AUSNCIA, nas hipteses do artigo 7 do CC/02.
Art. 7o Pode ser declarada a morte presumida, sem decretao de ausncia:

(ante as circunstncias em que se deu o acidente: naufrgio, incndio, inundao, desastre, sequestro)
I - se for extremamente provvel a morte de quem estava em perigo de vida; II - se algum, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, no for encontrado at dois anos aps o trmino da guerra. Pargrafo nico. A declarao da morte presumida, nesses casos, somente poder ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguaes, devendo a sentena fixar a data provvel do falecimento.

Essas hipteses de morte presumida no estavam no cdigo antigo. Nelas existem indcios concretos de risco de morte.

E se voltar? O procedimento naturalmente demora (o procedimento se chama de justificao), ento difcil a volta. O registro da morte presumida lavrado no livro de bito. A sentena declaratria de morte presumida, apesar de ter eficcia contra todos, no far coisa julgada material. Finalmente, vale lembrar que o STF editou a smula n 331, afirmando ser legtima a incidncia do imposto de transmisso causa mortis no inventrio por morte presumida. smula n 331, STF: legtima a incidncia do imposto de transmisso "causa mortis" no inventrio por morte presumida. Esse imposto pago quando a herana (os bens) do de cujus transmitida aos herdeiros, no interessa se morte real ou presumida. O que comorincia? Morte simultnea. A comorincia consiste na situao em que duas ou mais pessoas falecem na mesma ocasio sem que se possa identificar a ordem cronolgica dos bitos, caso em que se consideram simultaneamente mortos (artigo 8, CC/02). Traduz uma presuno de morte simultnea. S sendo aplicada tal presuno se a questo da prova no oferecer a ordem cronolgica dos bitos.
Art. 8o Se dois ou mais indivduos falecerem na mesma ocasio, no se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-o simultaneamente mortos.

Morrer na mesma ocasio significa que morreram no mesmo lugar? Em geral, no mesmo lugar de fato. Mas, em tese, o CC no diz que a comorincia ser aplicada no mesmo lugar. Exemplo: Pai e filho enfartaram ao mesmo tempo, s que o pai em Tquio e o filho em Salvador. A expresso na mesm ocasio no requer que o evento morte se tenha dado na mesma localidade; basta que haja inviabilidade na apurao exata da ordem cronolgica dos bitos. Na prtica, a presuno de morte simultnea (regra da comorincia) significa que sero abertas cadeias sucessrias autnomas e distintas, de maneira que um comoriente nada transmite ao outro. (ver AI 598569952/TJRS). Inventrio. Comorincia. Indenizao decorrente de seguro de vida. Tendo o casal e os filhos falecido simultaneamente, vtimas de acidente automobilstico, no se operou sucesso entre aqueles, nem entre aqueles e estes. Assum, a indenizao decorrente de aplice de seguro de vida em grupo, em que os consortes constavam reciprocamente como beneficirios, de ser paga de forma rateada aos herdeiros de ambos. Agravo improvido (TJRS, 7 Cm. Cv., AI 598569952, Rel. Ds. Maria Berenice Dias, j. 17-3-1999).

Esse artigo tem importncia na repercusso de transmisso de direitos, pois se os comorientes so herdeiros entre si no haver transferncia de direitos, ou seja, um no suceder o outro. No se pode dizer que pelo fato de ser idoso e no saudvel tenha morrido antes de jovem e saudvel. No h essa presuno no cdigo. O que premorincia? No se confunde com comorincia, pois nada tem a ver com morte simultnea. Trata-se de expresso que caracteriza a situao de pr-morte, com implicaes no mbito sucessrio. Exemplo: Os filhos de Joo so pr-mortos a ele. Ser visto no Direito Sucessrio.

Potrebbero piacerti anche