Sei sulla pagina 1di 4

IDENTIFICAR AS CARACTERISTICAS DA INSTITUIO/ UNIDADE

Tipo da organizao: Mercado Ramo Comercial/ Imobilirio/ Construtora Nmero de funcionrios: Colaboradores: 238, em altas temporadas podem chegar at 250. Negcio/ Atividade Principal: disponibiliza vendas de cestas bsicas ou grandes volumes para atender as necessidades das empresas. Posio no Mercado/ Posio Econmica Financeira: Horrio dos funcionrios rea administrativa: 8h s 18h. Parte operacional: trabalha por escala. Espao fsico: Super. Mercado de grande porte. Planos de expanso: Tornar-se Hiper Mercado, aumentar o estabelecimento no prprio local, com algumas casas de alugueis que so da construtora Precito. Historia: Fundado em Abril de 1982 por dois scios portugueses, o supermercado Precita comeou com 100 funcionrios. Antes pertencia um empresrio Japons, no foi um mercado construdo desde inicio e vendido a esses portugueses . Mas com esses scios este supermercado se expandiu em 28 check uts na loja. Os donos que so donos tambm da Imobiliria e construtora, trabalho com CNPJ diferentes. Os funcionrios tem plano de carreira e a maioria gos lideres e gestores so os que comearam junto com a empresa. Misso e Valores Empresarias: Misso de garantir elevado nvel de satisfao aos clientes internos e externos atravs de melhores produtos e servios com qualidade, na constante busca do crescimento da empresa no ramo supermercadista.

Objetivos e Politicas Gerais: A Poltica da Empresa satisfazer continuamente as exigncias e


necessidades de seus clientes atravs da excelncia de seus produtos e servios, preo, atendimento e segurana. Sendo assim a empresa tem a seguinte poltica:

Valorizar o ser humano, enquanto cliente e colaborador; Promover o desenvolvimento de seu pessoal atravs de programas de treinamento; Buscar as inovaes para atuar no mercado;

Utilizao da tecnologia para melhor atender seus clientes; Prestar sempre os melhores servios para seus clientes, buscando a excelncia no atendimento.

Censo Organizacional: Numero de funcionrios por reas aproximadamente de 2 a 3 no mximo. Escolaridade: rea administrativo: todos so formados ou esto cursando, a parte operacional alguns concluram o Ensino Mdio, Distribuio da mo de obra: Parte administrativa tem menor quantidade de pessoas, maior concentrao est na parte operacional. Distribuio da Mo de obra: visualmente aparenta estar conforme o cronograma existente, a parte operacional e de atendimento ao cliente a parte da empresa mais visada. Principais fatos que caracterizam o estilo de gesto e superviso praticadas na organizao em geral: Gesto organizadas por pessoas que participaram do plano de carreira da empresa, ento os gestores e coordenadores passaram por cada rea existente, at que chegasse ao cargo de chefe ou supervisores. Existe um acompanhamento e somente a parte administrativa tem reunies entre colaboradores. Processos Sociais ( Sistema de gesto de pessoal: recrutamento, seleo, treinamento, desenvolvimento de pessoal, avalio, plano de carreira, benefcios, segurana e higiene) politicas, normas, regulamentos, comunicao. A viso profissional da empresa segundo o entrevistado, que o ambiente mercado oferece a comunidade carente oportunidade de trabalho remunerado conforme o piso salarial o termo usado pelo entrevistado que l por pessoas sero legais l um passa tempo para aqueles que tem suas necessidades, porm que deseja buscar crescimento buscam se especializar e buscar outras empresas para crescimento e plano de carreira, os equipamentos so mais braais, pois na maioria dos funcionrios no tem as tcnicas, habilidades e conhecimento para as novas tecnologias que existem nos supermercados. Dentre outros mercados segundo pesquisas apresentadas pela empresa e por pesquisa entre a clientela, o Supermercado Precita o melhor da regio, por sua organizao. No existe psiclogo no local, apenas selecionares que cursaram Gesto em Recursos Humanos, o que existe uma psicloga que uma vez por semana frequenta o local para dar um apoio. No local existem seis seguranas que ficam prximos as portas e andando pelo local. Pelo que o entrevistado disse no h tantos roubos que ocorrem neste estabelecimento. Bruno o entrevistado tem uma viso de futuro admirvel, pois anda fazendo pesquisas sobre motivao para apresentar a seu chefe. Participou de algumas palestra que abordava colaboradores motivados e mesmo sendo to jovem apresentou garra para superar as expectativas dos scios donos do supermercado. Os clientes so os moradores do bairro e prximo a regio. A concorrncia so os mercados menores que existem prximo ao Supermercado Precita. Pesquisa: Bruno juntamente com uma equipe elabora uma pesquisa de satisfao do cliente, pois conforme a politica da empresa, cliente sempre tem razo.

Sindicato dos comerciantes semanalmente passam no local, entrevistam os funcionrios do o apoio que eles precisam, do assistncias como mdica, odontolgicas e outras para aqueles que precisam. Sala de reunio com televiso de TV LCD, computadores de ultima gerao, porm sala que no to utilizada. As impresses dos holerites so feitos por impressoras matricial, existem dois funcionrios que buscam promover a tecnologia da informao e esto em busca para desenvolver os colaboradores. Bruno 20 anos. Encarregada da rea de recursos humanos h quatro anos. Cursou Gesto de Recursos Humanos. Busca propor ao Supermercado Precita a mesma viso e valores que existe na empresa Magazine Luiza, pois conforme pesquisou, percebeu que l os colaborados so mais motivados e mais felizes e tem planos de implantar esse projeto no Precita. Tem planos futuros de ser palestrante e trabalhar com desenvolvimentos de pessoas. E fazer um especializao em curso de libras. Trabalha na rea de planejamento estratgico e pagamentos DP. Cursa a segunda graduao. salrios so de acordo com o piso salarial. Segundo gestor ( Bruno): o salario no ruim. Na parte Administrativa existe os setores de : Contabilidade, Tesouraria, Nutrio, Imobiliria e Psicloga terceirizada ( uma vez por semana). Sentido do trabalho para Bruno legal, v que ele tem grande importncia para empresa, e fica contente com os resultados. Porm sente que seu servio marginalizado e que por fazer os pagamentos, todos conferem o servio que ele faz, desde a faxineira at os scios da empresa. Ele disse que para acertos no h elogio, porm para erros h muitas cobranas . Diz que alguns funcionrios vestem a camisa da empresa, porm outros no esto to motivados para isso.

Potrebbero piacerti anche