Sei sulla pagina 1di 2

1-Cientistas sul-coreanos clonam pela primeira vez um cachorro, utilizando uma clula obtida da orelha do pai gentico.

Os cientistas tiraram material gentico da clula e o colocaram em um vulo esvaziado do seu ncleo, posteriormente estimulado para que se dividisse e virasse um embrio dentro da me adotiva, da raa Labrador. O animal clonado, da raa Afgham, recebeu o nome de Snuppy , e nasceu 60 dias aps. ("Folha de S. Paulo", 03.08.2005.) A partir do texto e do que se conhece sobre clonagem, podemos afirmar corretamente que: a) possvel obter clulas-tronco embrionrias usandose clulas diferenciadas de um adulto. b) usando o mesmo pai gentico, possvel obter um outro clone que seja fmea. c) o clone gerado ter o gentipo Afgham e o fentipo Labrador e ser do sexo masculino. d) o ncleo do vulo inserido em uma clula de orelha anucleada origina uma fmea Labrador. e) o ambiente celular do Labrador alterou a expresso genotpica do ncleo transplantado. 2- A expectativa em torno da utilizao das clulastronco decorre do fato de estas clulas a) incorporarem o genoma do tecido hospedeiro. b) eliminarem os genes causadores da doena no tecido hospedeiro. c) alterarem a constituio gentica do tecido hospedeiro. d) fundirem-se com o tecido hospedeiro, eliminando as possibilidades de rejeio imunolgica. e) sofrerem diferenciao que as torna parte integrante e funcional do tecido hospedeiro. 3- H vinte anos, casos incomuns de anemia comearam a chamar a ateno dos pesquisadores. Ao invs de adultos jovens, como habitualmente, eram os idosos que apresentavam uma expressiva reduo na taxa de hemoglobina. Mais intrigante: a anemia dos idosos no cedia ao tratamento convencional. Analise as hipteses apresentadas pelos cientistas para tentar explicar esses casos incomuns. I. A origem do problema estava relacionada degenerao do bao, que nesses idosos deixou de produzir glbulos vermelhos. II. A origem do problema estava na produo de glbulos vermelhos a partir de clulas-tronco da medula ssea.

III. A origem do problema estava na produo de glbulos vermelhos pela medula espinhal. Considerando hipteses plausveis, isto , aquelas possveis de serem aceitas pela comunidade cientfica, esto corretas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. 4- Em maro de 2005, foi promulgada a Lei de Biossegurana, que autoriza a pesquisa com clulastronco obtidas a partir de embries humanos remanescentes de tratamentos de infertilidade armazenados por pelo menos trs anos. Sobre essas clulas, considere as seguintes afirmaes. I - A clonagem de clulas-tronco embrionrias pode ser utilizada com fins teraputicos ou reprodutivos. II - uma clula-tronco deve ter o poder de se renovar indefinidamente pela diviso celular. III - As clulas-tronco retm o potencial de dar origem a clulas-filhas mais especializadas. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 5 - Clulas-tronco so clulas indiferenciadas que tm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares. Para que ocorra tal diferenciao, as clulas-tronco tero necessariamente que alterar: a) o nmero de cromossomos. b) a quantidade de genes nucleares. c) a quantidade de genes mitocondriais. d) o padro de atividade dos genes. e) a estrutura de genes especficos por mutaes. 6-A pesquisa com clulas-tronco tem-se tornado de grande importncia para recuperao de rgos lesionados que no tm capacidade de regenerao de suas clulas. As clulas-tronco tm grande poder de regenerao porque: a) tm todos os seus genes funcionando.

b) todos os seus genes esto desligados. c) tm alto grau de especializao. d) so pouco especializadas. e) no se reproduzem com facilidade. 7-UMA CLULA QUE MUDOU DE TIME O bilogo Jerry Borges relata um surpreendente resultado obtido por cientistas da Universidade de Guelph, no Canad: eles mostraram que gametas femininos podem ser formados a partir de clulas da pele. Publicado na "Nature Cell Biology", o estudo desafia um pilar da biologia do desenvolvimento. (Fonte: "Cincia Hoje online", 21 de abril de 2006.) Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. a) A tcnica descrita poderia ser til para a produo de gametas em mulheres que no possuem ovrios. b) Os gametas femininos originados de clulas da pele de um mesmo indivduo devem apresentar um mesmo patrimnio gentico. c) O sucesso do processo descrito dependeu da induo de meiose em uma clula somtica. d) Em condies normais, as crianas do sexo feminino apresentam, em seus ovrios, ovcitos no incio da primeira diviso meitica. 8- Atualmente existem inmeros estudos sobre o desenvolvimento dos tratamentos de indivduos com clulas tronco, principalmente para tecidos cujas clulas no so capazes de se multiplicar, regenerando parte do tecido morto de um rgo afetado pela morte dessas clulas. Dentre os tecidos animais que NO se regeneram porque suas clulas adultas e maduras no so capazes de reproduzir, encontramos os tecidos: a) nervoso e muscular. b) nervoso e epitelial. c) sanguneo e sseo. d) sseo e muscular. e) epitelial e muscular. 9- Com relao ao uso de clulas-tronco na biotecnologia, que tem sido objeto de muita polmica, principalmente no mbito da justia, da tica e da religio, assinale o que for correto. (01) Clulas-tronco so clulas indiferenciadas, com potencialidade para dar origem aos mais diversos tipos de clulas especial izadas que formam os tecidos do organismo. (02) So exemplos de clulas-tronco as clulas da medula ssea vermelha, que produzem as clulas

sanguneas (os linfides produzem os linfcitos e as mielides do origem aos demais leuccitos e s hemcias). Elas tambm podem ser obtidas a partir do sangue do cordo umbilical conservado sob resfriamento, para eventual uso teraputico pelo doador, no futuro. (04) As clulas-tronco embrionrias constituem a chamada massa celular interna da blstula (blastocisto), que d origem ao embrio. Elas tm maior capacidade de diferenciao, so totipotentes e podem originar todos os tecidos corporais. (08) As clulas-tronco podem ser usadas em vrios procedimentos de neoformao de tecidos em rgos com degeneraes, necrose e leses. Para isso, precisam receber tratamento especial para orientar a diferenciao em determinado tipo de tecido. (16) Em 2005, foi aprovada no Brasil a lei da biossegurana. Ela permite o uso, mediante autorizao dos pais, de embries de at cinco dias que estejam congelados h mais de trs anos, considerados inviveis em termos de possibilidade de desenvolvimento e, portanto, descartados pelas clnicas de fertilizao. Resultado:
10- Clulas-tronco so clulas indiferenciadas que tm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares. Para que ocorra tal diferenciao, as clulas-tronco tero necessariamente que alterar a) o nmero de cromossomos. b) a quantidade de genes nucleares. c) a quantidade de genes mitocondriais. d) o padro de atividade dos genes. e) a estrutura de genes especficos por mutaes.

Potrebbero piacerti anche