Sei sulla pagina 1di 2

2484

e pedidos de classificao definitiva que tenham por objecto a instalao de empreendimentos tursticos, de empreendimentos de turismo no espao rural e de casas de natureza. Centro Jurdico, 2 de Maio de 2008. A Directora, Susana Brito.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 87 6 de Maio de 2008 Artigo 3.


Cancelamento de matrcula de veculos a pedido do proprietrio

MINISTRIO DAS OBRAS PBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAES


Decreto-Lei n. 78/2008
de 6 de Maio

A instituio do novo regime de tributao automvel pela Lei n. 22-A/2007, de 29 de Junho, que aprovou o Cdigo do Imposto sobre Veculos e o Cdigo do Imposto nico de Circulao, tornou necessrio que as bases de dados de veculos e da propriedade automvel constitussem fonte segura dos elementos fundamentais do lanamento, liquidao e cobrana deste tributo. Os constrangimentos actualizao e saneamento das bases de dados de veculos deram origem constituio de um Grupo de Trabalho Interministerial para o Saneamento do Cadastro Automvel, que identificou medidas a adoptar para a consolidao das bases de dados nacionais de transportes terrestres e de propriedade automvel. Neste contexto, foi considerado conveniente que fosse estabelecido um perodo transitrio permitindo o cancelamento da matrcula de veculos destrudos ou desmantelados, cujos proprietrios no possussem o certificado de destruio definido pelo Decreto-Lei n. 292-B/2000, de 15 de Novembro, alterado, no que se refere a automveis ligeiros em fim de vida, pelo Decreto-Lei n. 196/2003, de 23 de Agosto, para efeitos de actualizao da base de dados de veculos do Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres, I. P. (IMTT, I. P.). este o objectivo do presente decreto-lei que visa estabelecer um regime transitrio, com carcter excepcional, que permita a regularizao da base de dados de veculos do IMTT, I. P., e, consequentemente, tambm, a base de dados de veculos do Instituto dos Registos e do Notariado, I. P. Para tanto, o presente decreto-lei prev igualmente condies de cancelamento oficioso de matrculas de veculos. Foram ouvidos os rgos de governo prprio das Regies Autnomas e a Comisso Nacional de Proteco de Dados. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Objecto

1 O cancelamento de matrcula de veculos que tenham sido destrudos ou desmantelados ou relativamente aos quais haja presuno de que tenham sido destrudos ou desmantelados, aps a entrada em vigor do Decreto-Lei n. 292-B/2000, de 15 de Novembro, e at publicao do presente decreto-lei, pode ser efectuado sem apresentao do certificado a que se refere o artigo 1. daquele diploma, mediante declarao do proprietrio. 2 A presuno de destruio ou desmantelamento reconhecida, para efeitos de cancelamento de matrcula, se os veculos, cuja matrcula o proprietrio pretende cancelar, no tiverem sido presentes a inspeces tcnicas, no tenha sido liquidado o respectivo imposto, seja imposto municipal sobre veculos, imposto de circulao ou imposto de camionagem, nem tenha sido efectuado o seguro de responsabilidade civil automvel. Artigo 4.
Procedimentos de cancelamento

1 O cancelamento de matrcula, previsto no artigo anterior, deve ser requerido nos servios desconcentrados do Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres, I. P. (IMTT, I. P.), ou em qualquer servio de registo com competncia para a prtica de actos de registo de veculos, durante o prazo de vigncia do presente decreto-lei. 2 O procedimento de cancelamento est sujeito a uma taxa de 30, a liquidar no acto de apresentao do pedido. 3 Por deliberao do conselho directivo do IMTT, I. P., podem ser definidos procedimentos complementares de natureza administrativa a adoptar para efeitos do cancelamento de matrcula. 4 Os pedidos dirigidos ao IMTT, I. P., podem, igualmente, ser entregues em qualquer servio de registo com competncia para a prtica de actos de registo de veculos, devendo estes servios remet-los, bem como as quantias entregues a ttulo de taxa, entidade competente para a sua apreciao no prazo mximo de cinco dias teis. Artigo 5.
Cancelamento oficioso

O presente decreto-lei estabelece um regime transitrio e excepcional para o cancelamento de matrculas de veculos que no disponham do certificado de destruio ou de desmantelamento qualificado. Artigo 2.
Prazo

O cancelamento de matrculas previsto no presente decreto-lei pode ocorrer at ao dia 31 de Dezembro de 2008, sem prejuzo do disposto no n. 1 do artigo 5.

1 Consideram-se desaparecidos os veculos e so canceladas oficiosamente as respectivas matrculas, decorridos seis meses sobre o pedido de apreenso do veculo feito pelo proprietrio para efeitos de regularizao da propriedade, sem que tenha havido apreenso ou regularizao da propriedade por eventuais possuidores. 2 Para efeitos do nmero anterior apenas so considerados os pedidos de apreenso efectuados at 31 de Dezembro de 2008. 3 So ainda canceladas oficiosamente as matrculas de veculos matriculados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000 que no tenham sido submetidos a inspeco peridica obrigatria aps 1 de Janeiro de 2003. 4 O cancelamento oficioso de matrculas, efectuado nos termos dos nmeros anteriores, no prejudica a vali-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 87 6 de Maio de 2008 dade dos contratos de seguro de responsabilidade civil automvel. 5 A reposio da matrcula dos veculos referidos no n. 3, que seja requerida no prazo de seis meses a contar da data do cancelamento da matrcula, carecendo da aprovao em inspeco extraordinria a realizar nos centros de inspeco tcnica de veculos da categoria B, no est sujeita a pagamento de taxa ao IMTT, I. P. Artigo 6.
Comprovao dos requisitos

2485

REGIO AUTNOMA DA MADEIRA


Presidncia do Governo Decreto Regulamentar Regional n. 10/2008/M
Aprova a orgnica da Direco Regional de Administrao Educativa

1 Para efeitos de confirmao dos elementos relevantes para o cancelamento de matrculas, no requerimento previsto no n. 1 do artigo 4., o interessado deve apresentar comprovativo vlido de que no tenha sido liquidado o respectivo imposto, seja imposto municipal sobre veculos, imposto de circulao ou imposto de camionagem, nem de que tenha sido efectuado o seguro de responsabilidade civil automvel. 2 dispensada a apresentao do comprovativo referido no nmero anterior quando o interessado preste consentimento para a consulta da informao em causa no requerimento que inicia o procedimento, sendo este consentimento vlido apenas para este procedimento. 3 Mediante o consentimento do titular do requerimento, o IMTT, I. P., fica autorizado a aceder informao referida no n. 1 junto do Instituto de Seguros de Portugal (ISP) e da Direco-Geral dos Impostos (DGCI). 4 aplicvel subsidiariamente dispensa de consulta referida no n. 2 o regime de proteco de dados previsto no Decreto-Lei n. 114/2007, de 19 de Abril, bem como na Lei n. 67/98, de 26 de Outubro. 5 O IMTT, I. P., pode celebrar protocolos com as entidades a que se refere o n. 3, assim como com a Associao Portuguesa de Seguradores, que regulem os procedimentos de consulta s respectivas bases de dados. Artigo 7.
Regies Autnomas

O disposto no presente decreto-lei aplica-se s Regies Autnomas dos Aores e da Madeira, sem prejuzo de as competncias cometidas ao IMTT, I. P., serem exercidas pelos correspondentes servios e organismos das administraes regionais com idnticas atribuies e competncias. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 6 de Maro de 2008. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Fernando Teixeira dos Santos Alberto Bernardes Costa Manuel Antnio Gomes de Almeida de Pinho Mrio Lino Soares Correia. Promulgado em 23 de Abril de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 24 de Abril de 2008. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

O Decreto Regulamentar Regional n. 5/2007/M, de 23 de Julho, procedeu reestruturao do Governo da Regio Autnoma da Madeira. O Decreto Regulamentar Regional n. 1/2008/M, de 17 de Janeiro, que criou a nova estrutura da Secretaria Regional de Educao e Cultura, estatui no seu articulado que a natureza, a misso, as atribuies e a organizao interna do organismo referido na alnea f) do n. 1 do artigo 5. constariam de decreto regulamentar regional. Neste contexto, o presente decreto regulamentar regional aprova a estrutura orgnica da Direco Regional de Administrao Educativa, que objecto de reestruturao, adoptando, em termos de estrutura interna, o modelo estrutural misto, num quadro de simplificao, desburocratizao e modernizao administrativa, com vista a responder aos novos desafios que se pem Administrao Pblica da Regio. Tendo como referncia estruturante a escola, ncleo e cerne da poltica educativa, esta Direco Regional tem por misso a concepo e coordenao da execuo das polticas de desenvolvimento de recursos humanos docentes e no docentes dos estabelecimentos de educao/ensino e de departamentos da Secretaria Regional de Educao e Cultura, o apoio tcnico descentralizao da administrao do sistema educativo regional, a harmonizao da poltica geral da funo pblica com as medidas a adoptar em sede da rea de recursos humanos das escolas, bem como o apoio tcnico-normativo formulao destas polticas. Nestes termos: O Governo da Regio Autnoma da Madeira decreta, nos termos da alnea d) do n. 1 do artigo 227. e do n. 6 do artigo 231. da Constituio da Repblica Portuguesa, das alneas c) e d) do artigo 69. e do n. 1 do artigo 70. do Estatuto Poltico-Administrativo da Regio Autnoma da Madeira, aprovado pela Lei n. 13/91, de 5 de Junho, na redaco dada pela Lei n. 130/99, de 21 de Agosto, com a alterao introduzida pela Lei n. 12/2000, de 21 de Junho, conjugados com o Decreto Regulamentar Regional n. 5/2007/M, de 23 de Julho, a alnea f) do n. 1 e o n. 2 do artigo 5. da orgnica aprovada pelo Decreto Regulamentar Regional n. 1/2008/M, de 17 de Janeiro, e com o Decreto Legislativo Regional n. 17/2007/M, de 12 de Novembro, o seguinte: Artigo 1. aprovada a estrutura orgnica da Direco Regional de Administrao Educativa, publicada em anexo ao presente diploma, do qual faz parte integrante. Artigo 2. O presente decreto regulamentar regional entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao.

Potrebbero piacerti anche