Sei sulla pagina 1di 2

A f move leituras

A Tor dos judeus a mesma coisa que o Antigo Testamento dos cristos? Os budistas tm algum livro sagrado?
Leandro Sarmatz

Nas ltimas semanas, o Alcoro esteve entre as obras mais vendidas nas livrarias de todo o mundo. O "sucesso" no Ocidente deve-se ao desejo das pessoas de compreender os fundamentos do Islamismo, a religio que mais cresce no planeta. E, com isso, entender melhor como agem e pensam 1,3 bilho de muulmanos. Algumas das religies mais influentes e com maior nmero de fiis tambm transmitem seus ensinamentos atravs da cultura escrita em obras que so fonte de sabedoria, doutrina e prazer intelectual. A seguir, cinco resenhas que confrontam os ensinamentos dos cinco livros sagrados mais importantes.

lsarmatz@abril.com.br O Alcoro, livro fundador da religio islmica, teria sido composto a partir das revelaes de Deus a Maom, mediadas pelo arcanjo Gabriel. A palavra vem do rabe qurn (leitura), e todo muulmano deve conhec-lo profundamente em rabe, lngua que contm os ensinamentos originais do profeta Maom. A primeira compilao do Alcoro teria aparecido em 650 d.C. Organizado em 114 textos as suras , formado por textos longos, seguidos de captulos mais breves. O Alcoro prega que Deus nico e onipotente. As mensagens principais contidas no livro sagrado so justia, bondade, generosidade e igualdade entre os homens, no importando raa, cor ou condio social. Todos os preceitos podem ser considerados universais, uma vez que neles podem se guiar tanto um lder poltico quanto o cidado comum. Outra fonte de doutrina do Isl a suna, conjunto de preceitos que derivam dos hadith ("ditos e feitos"). So os ensinamentos de Maom sobre uma srie de questes espirituais e terrenas. O Bhagavad Gita o livro mais influente da religio hindu. O ttulo significa "cano do Senhor", e a obra faz parte do monumental Mahabhrata, o maior pico j escrito, com 100 000 estrofes. O Bhagavad Gita narra os momentos anteriores a uma batalha na ndia antiga e apresenta as indagaes de Arjuna, um jovem guerreiro, que se questiona sobre o sentido da vida em dilogos com Krishna. Impelido a uma luta fratricida contra parentes e amigos, Arjuna hesita, enquanto Krishna lhe apresenta uma filosofia conciliatria. Escrito em snscrito, o Bhagavad Gita no um tratado sistemtico, apesar de pregar que o verdadeiro Eu no o corpo fsico, mas a alma. Concentra-se na devoo, no ascetismo e na busca humana por emancipao pessoal. A teoria do karma, fundamental para a compreenso do Hindusmo, j aparece no Bhagavad Gita. O livro teria aparecido pela primeira vez no sculo III a.C. E to importante para os seguidores da religio hindu que se acredita que a leitura dos versos capaz de aniquilar todos os pecados.

A Bblia o livro que fundamenta o Cristianismo, religio que surgiu dos ensinamentos de Jesus Cristo, e, ao longo da histria, acabou formando novos ramos, como as Igrejas protestantes e ortodoxas. Todas as religies abrigadas pelo Cristianismo so unificadas em torno das revelaes de Jesus, da crena em um nico Deus e da f na chegada do reino de Deus. A Bblia formada pelo Antigo Testamento judaico e pelo Novo Testamento, que contm os Evangelhos (a doutrina de Cristo) e outros livros aparecidos depois do nascimento de Jesus. O Novo Testamento, que encerra a maior parte da mensagem de Cristo, apareceu a partir do final do sculo I. Nessa poca, os alicerces principais da Igreja crist j estavam erguidos principalmente a universalidade da f e sua unidade filosfica. A mensagem da Bblia de fraternidade, humildade e simplicidade. A doutrina que dela se originou prega que o homem, criado por Deus ser espiritual, todo-poderoso e senhor de todas as coisas , est em absoluta liberdade para aceitar ou rechaar a salvao. Vrios livros so essenciais para a religio budista, mas o Dhammapada (algo como "caminho da virtude" na lngua pli) pode ser considerado o conjunto de ensinamentos bsicos do Budismo. Isso se deve ao fato de ser a coletnea de provrbios que o prprio Siddharta Gautama o Buda teria proferido durante 45 anos de pregao espiritual. Escrito numa linguagem simples e sinttica, o Dhammapada condena com nfase os auto-sacrifcios e o ascetismo. Mostra que apenas os prprios indivduos podem se ajudar, e que a interferncia dos Budas serve apenas como um sinal de orientao. Por conta disso, o esforo pessoal um dos fundamentos do credo budista. A autoria do Dhammapada nunca foi completamente estabelecida, mas a mensagem corresponde ao esprito dos ensinamentos de Siddharta, que viveu entre os anos 560 e 480 a.C. Trata de temas como amizade, pensamento, castigo, severidade e maldade. Parte fundamental da obra dedicada bondade em relao a todos os seres e pregao da no-violncia. A Tor (ou Pentateuco) o conjunto de livros bblicos que constituem o patrimnio do Judasmo. Formada por Gnesis, xodo, Levtico, Nmeros e Deuteronmio, todos do Antigo Testamento, que contempla outros livros tambm, a Tor encerraria, de acordo com a tradio judaica, o texto diretamente transmitido por Deus a Moiss. Os livros contam a criao do mundo, as origens do povo judeu, o exlio e a escravido no Egito, o xodo dos judeus da terra dos faras e a revelao das palavras divinas a Moiss, no Monte Sinai. A Tor tambm inaugurou, entre as religies ocidentais posteriores, a crena em apenas um nico Deus. Escrita num estilo cheio de imaginao, com muitas metforas e situaes dignas dos melhores romances, a Tor no obra de um nico autor nem seus livros foram compostos num mesmo perodo. A coleo de comentrios e preceitos que envolvem a Tor foi compilada em outro importante conjunto de textos da religio judaica: o Talmud, espcie de "cdigo civil" para a vida concreta (e espiritual) do povo judeu.

Potrebbero piacerti anche