Sei sulla pagina 1di 7

Quais os Rumos do Ecumenismo?

Michael Urban
No tenho a pretenso de escrever um tratado completo e definitivo sobre os esforos ecumnicos em andamento na atualidade. Quero apenas avaliar o assunto luz da Palavra Proftica. No recorro a ela como mera coleo das profecias registradas nas Sagradas Escrituras no Antigo e no Novo Testamento mas vejo-a como base para uma perspectiva espiritual do tempo presente, conforme Paulo escreveu: Disto tambm falamos, no em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Esprito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque lhe so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente (1 Co 2.13-14).

O que acontece hoje, aqui e agora, no mundo e no meio cristo? Qual o significado desses desenvolvimentos para os cristos verdadeiros? At que ponto o Movimento Ecumnico abre caminho para o cenrio dos tempos finais? Que reao nosso Senhor Jesus Cristo espera de ns? At onde o ecumenismo j avanou e at onde vai prosseguir?

No Que Pensamos Quando Falamos de Ecumenismo?

No contexto bblico, ecumnico significa simplesmente relativo a toda a terra habitada; universal ou apenas o mundo. Esse conceito usado, por exemplo, em Mateus 24.14: E ser pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as naes. Ento, vir o fim. O sentido bblico do termo ecumnico o da unio de todos os crentes por iniciativa do Esprito Santo. O ecumenismo que se busca hoje, ao contrrio, promove uma unio com base no que poderamos chamar de menor denominador comum (usando terminologia matemtica). Seus porta-vozes confundem a unidade dos verdadeiros crentes, como Joo a descreve (veja Jo 17.21-23), com a unio de igrejas e organizaes ou, ampliando ainda mais sua abrangncia, com a unio de todos os que de alguma forma crem em Deus ou em alguma divindade.

A Bblia, porm, enfatiza com muita clareza a exclusividade da verdadeira Igreja, fundada sobre a Palavra de Deus. Encontramos meno dessa base principalmente nos

Atos dos Apstolos: E perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes (At 2.42). Atravs de esforos e manobras polticas visando unir todas as organizaes e denominaes jamais surgir o que a Bblia chama de assemblia dos santos, a unio dos separados. A Igreja de Deus um organismo espiritual, separado e chamado para fora do mundo pelo prprio Deus por meio da obra salvadora de Jesus Cristo na cruz, com a finalidade de ser algo especial para o louvor da graa de Deus: Depois de fazer sair todas as (ovelhas) que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz... Eu sou o bom pastor; conheo as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim... Ainda tenho outras ovelhas, no deste aprisco; a mim me convm conduzi-las; elas ouviro a minha voz; ento, haver um rebanho e um pastor (Jo 10.4,14,16).

preciso adiantar que o ecumenismo no apenas uma corrente religiosa. Trata-se de um movimento mundial abrangente desde tempos imemorveis. O movimento ecumnico acontece paralelamente mudana geral de valores da sociedade humana e tem pontos de contato com as palavras mgicas do Ocidente cristo: tolerncia, paz, humanidade, justia e preservao da natureza. Ele propaga uma nova espiritualidade seja isso o que for e usa uma terminologia predominantemente religiosa. Suas fontes podem ser encontradas em movimentos polticos, culturais e sociais que buscam a globalizao em grande escala.

O Ecumenismo em Ofensiva no Mundo Inteiro

O ecumenismo j avanou mais do que geralmente se supe. Em ltima anlise, esse um caminho sem volta, pois o pensamento ecumnico que j se infiltrou em igrejas, denominaes e organizaes no pode mais ser corrigido ou extirpado. A nica alternativa pessoal: indivduos demonstrando determinao para se afastarem terminantemente de tudo que relacionado a esse movimento. O ecumenismo no se consumar somente quando todas as igrejas, religies e agremiaes assinarem uma declarao de f conjunta. Isso nunca vai acontecer. Um muulmano fundamentalista no celebrar a Ceia do Senhor com um cristo convicto, nem um budista adorar a Virgem Maria ao lado de um catlico. A aspirao por uma unio mundial no campo religioso, segundo o lema No haver paz no mundo sem paz entre as religies, no quer dizer que cada religio, representada por uma comisso de especialistas, trar suas crenas e que desse caldo se extrair uma f comum. Essa forma de ecumenismo, como muitos crentes a imaginam, no vivel e nem o que seus defensores e fomentadores buscam. No se trata de aproximar declaraes de f, como aconteceu com aDeclarao Conjunta Sobre a Doutrina da Justificao assinada pela Igreja Catlica e por igrejas protestantes. Esse foi apenas um tigre de papel. O ecumenismo tem pretenses muito mais revolucionrias.

No Se Busca Uma Nova F Mas Um Novo Deus

preciso criar um novo Deus, que seja adequado a todos os desejos e s condies imaginadas por todos os homens da terra. Esse ato de criao humana promovido e estimulado atravs de intensos esforos. O novo Deus, ou novo conceito de Deus, oposto ao Pai celeste, antagnico ao Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Esse novo Deus humanamente criado ser aceito por toda a humanidade por negar o verdadeiro Criador e que Seu Filho Jesus Cristo o caminho, a verdade e a vida (veja Jo 14.6). Segundo o ecumenismo, no so as declaraes de f que precisam se aproximar; o prprio Deus deve se adequar imaginao humana. justamente isso que levar adorao de um homem no final dos tempos, conforme lemos em Apocalipse 13.11-18. Aqui est a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o nmero da besta, pois nmero de homem. Ora, esse nmero seiscentos e sessenta e seis (Apocalipse 13.18).

O Telogo Walter G. Bauer Escreveu:

O cristianismo aniquila o futuro da humanidade com o nome Jesus' essa a verdade! O cristianismo mata a divindade com o nome de Deus! Por isso, esse nome no deve mais ser pronunciado, mas apenas parafraseado! Deus precisa de um novo nome para que possa ser novamente Deus; Ele o receber porque quer voltar a ser Deus entre ns, para que O reconheamos como o Deus de todos os homens, que nos faz uma s exigncia e nos impe uma nica lei: sermos todos irmos na grande famlia humana que formada por muitos povos. Toda a existncia na face da terra ter um novo parmetro, e Homem' ser o novo nome de Deus.

constrangedor transcrever essas afirmaes. Apenas o fao para mostrar como o processo de criao de uma nova idia de Deus j est mais adiantado do que imaginamos. O mesmo comprovado pela declarao da falecida Madre Teresa de Calcut, muito estimada at mesmo por alguns membros de igrejas consideradas bblicas: Quando encontramos Deus face a face e O recebemos em nossa vida, seremos melhores hindus, melhores catlicos, melhores o que quer que sejamos, pois devemos aceitar a Deus da forma como Ele existe em nossa imaginao. Ecumenismo no a compilao de doutrinas e tradies existentes, mas a criao de uma nova viso de mundo e de uma idia de Deus que abrange todas as religies. Para ilustrar, transcrevo uma citao de uma revista catlica: A unificao das religies, estimulada pelo Santo Padre Joo Paulo II e aclamada por Sua Santidade o Dalai Lama, o alvo que ser atingido em breve. Vir o dia em que o amor ao prximo, defendido to enfaticamente por Buda e Jesus Cristo, salvar o

mundo, pois haver o maior empenho conjunto para impedir a destruio da humanidade, conduzindo-a luz na qual todos cremos. Precisamos confrontar essas afirmaes com a santa e eterna Palavra de Deus. A situao acima citada descrita no Salmo 2: Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vs? Os reis da terra se levantam, e os prncipes conspiram contra o Senhor e o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laos e sacudamos de ns as suas algemas. Ri-se aquele que habita nos cus; o Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo, lhes h de falar e no seu furor os confundir. Eu, porm, constitu o meu Rei sobre o meu santo monte Sio. Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu s meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as naes por herana e as extremidades da terra por tua possesso. Com vara de ferro as regers e as despedaars como um vaso de oleiro. Agora, pois, reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juzes da terra. Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor. Beijai o Filho para que se no irrite, e no pereais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamar a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam. Salmos 2

Na verdade, o Movimento Ecumnico um movimento anticristo, mesmo que certas igrejas afirmem o contrrio. O ecumenismo atual no se preocupa com misses, em alcanar pessoas com a mensagem do Evangelho para que sejam salvas, mas busca o dilogo, segundo o lema: Creia no que eu creio e crerei na sua f.

Pensamentos Sedutores e Agradveis

Uma frase ecumnica repetida impensadamente por muitos cristos : A doutrina separa, a orao une. Outros adeptos do ecumenismo dizem: Devemos construir pontes e no muros. Outros, ainda, anunciam: Unidade no que relevante, liberdade no que secundrio e, acima de tudo, o amor. Todos esses pensamentos parecem muito lgicos, o que explica sua grande aceitao, principalmente por serem repetidos por lderes eclesisticos considerados fiis. Mas as trs afirmaes citadas so diametralmente opostas ao ensino bblico!

A Doutrina Separa, a Orao Une

absolutamente verdade que a Palavra de Deus produz separao, muitas vezes de maneira mais radical do que ns teramos coragem de fazer. Mas ser que podemos unir em orao o que a Palavra de Deus separa e afasta? Atravs da orao podemos suspender proibies e mandamentos claros de Deus? Podemos deixar de lado a doutrina do Novo Testamento sobre o batismo ou a Ceia do Senhor para nos unirmos em orao em torno de assuntos que consideramos mais importantes? Que atrevimento em relao santa Palavra de Deus, que nos diz na Segunda Epstola de Joo:

Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela no permanece no tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se algum vem ter convosco e no traz esta doutrina, no o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe d boas-vindas faz-se cmplice das suas obras ms (2 Jo 1.9-11). Como podemos unir em orao o que Deus claramente separou?

Devemos Construir Pontes e No Muros

Sem considerar que o tema pontes no mencionado pela Bblia e que muros aparecem em torno de trinta vezes no texto sagrado, separao um assunto recorrente no Plano de Salvao. Construir muros uma exigncia de Deus e visa distinguir amigos de inimigos (veja Is 62.6). Muros ofereciam proteo contra os inimigos e tambm, simbolicamente, diante da influncia exercida por aqueles que no criam no Deus de Abrao, Isaque e Jac (veja Is 26.1-2). Era assim na Antiga Aliana, e na Nova Aliana encontramos a ordenana de demarcar fronteiras e estabelecer os limites entre os renascidos e os que apenas dizem crer em Jesus. Paulo escreve: Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque lhe so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente (1 Co 2.14). Ser que necessria uma exortao ainda mais clara sobre a necessidade de distino entre cristos renascidos e cristos apenas nominais? J no houve demasiadas decises equivocadas e de conseqncias funestas em muitas igrejas por terem sido dominadas por pessoas que no eram crentes? Como se processa o ide de Jesus se no fundo todos crem em algum deus? A quem devo pregar o Evangelho se construo pontes, indicando que a f e a descrena nem se encontram to distantes uma da outra? A diferena que existe entre um cristo renascido e um cristo nominal no ser anulada atravs de uma ponte, mas somente pelo amor de Deus. E uma das caractersticas imutveis do amor de Deus a verdade. Por mais que desejemos, no existem pessoas semi-salvas; h apenas salvos e perdidos. Quando construmos uma ponte para as pessoas perdidas, isso acontece apenas no sentido de atra-las para o lado da verdade, de conduzi-las das trevas para a luz. Tal ponte serve apenas para salvao e no para um entendimento entre cristos nominais, dando a entender que, de alguma forma, todos acreditamos nas mesmas coisas. Quem constri esse tipo de ponte torna-se culpado em relao aos que chama de cristos sem que o sejam realmente, com base na verdade bblica.

Unidade no Que Relevante, Liberdade no Que Secundrio e, Acima de Tudo, o Amor

Essa frmula de Agostinho (citada livremente) aparentemente lgica, mas tambm apresenta dois problemas:

Primeiro, ela passa a impresso de que a mensagem bblica se divide em partes relevantes e secundrias, importantes e sem importncia, em princpios bsicos, que devem ser seguidos por todos os cristos, e doutrinas secundrias que cada um pode interpretar como quiser. Isso acabou conduzindo a uma frmula que se tornou popular nos ltimos anos: O que importa Jesus, o resto no interessa. Essa afirmao dissocia a pessoa de Jesus Cristo de Seus ensinamentos e da misso que nos deu. O alvo de muitas iniciativasinterconfessionais a converso e no o ensino. O objetivo evangelstico justifica, por assim dizer, os meios, e reduz as diferenas ao menor denominador comum. A frmula de Agostinho apresenta outro problema: quem decide o que relevante e o que secundrio? E como possvel que acima disso tudo esteja o amor de Deus? um grave erro adotar levianamente certas frmulas, lemas e ditados que at parecem profundos e espirituais mas, no final, diluem as verdades absolutas do Evangelho. Esse o outro tpico que quero salientar neste artigo.

O Movimento Ecumnico Usa os Mtodos da Seduo

caracterstica bsica da seduo no ser evidente nem facilmente detectvel. Os enganadores formulam seus postulados usando terminologia espiritual, religiosa e bblica, mas de significado diferente. Eles encobrem e disfaram habilmente suas intenes e seus propsitos e difcil decifrar o que se esconde nas entrelinhas de certas declaraes ou atrs de fatos apresentados de maneira positiva. Um marco no caminho em busca da unio das igrejas foi a assinatura da Declarao Conjunta Sobre a Doutrina da Justificao, a respeito da qual o Vaticano comentou: Em Augsburgo acontece hoje um fato do maior significado. Os representantes da Igreja Catlica e da Federao Luterana Mundial assinam uma declarao a respeito de um dos principais temas que colocou em antagonismo catlicos e luteranos: a doutrina sobre a justificao pela f... Esse um marco no dificultoso caminho da restaurao da plena unidade entre os cristos... Confiemos o caminho ecumnico intercesso maternal da Santa Virgem.
O Jornal Frankfurter Allgemeine Comentou a Respeito:

uma flagrante distoro dos fatos e do texto considerar o documento revolucionrio, como se ele contivesse uma mudana na conhecida reivindicao absolutista de Roma. A doutrina da justificao continua sendo um dos critrios imprescindveis e no o critrio imprescindvel. O prprio comentrio do jornal problemtico. Simplificando, ele diz que a assinatura do documento pelas igrejas no mudou absolutamente nada no fato da Igreja Catlica continuar reivindicando ser a nica que salva! O movimento ecumnico percorre a trilha do engano e da seduo, pois o alvo de Satans confundir o maior nmero possvel de crentes. Ele sabe o que a histria eclesistica comprova: a seduo um meio mais eficaz de diluir e enfraquecer as

convices espirituais do que a perseguio. Em outras palavras: o cristianismo no precisa ser eliminado ou erradicado . Basta neutraliz-lo. Com a nova idia globalizada de Deus o cristianismo no desaparecer, mas ser esvaziado ficando sem Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida. A reivindicao de Jesus de ser o Salvador de todos os homens a base do Evangelho e ao mesmo tempo o que mais incomoda o Movimento Ecumnico. Notas: 1. Walter G. Bauer, Ende und Wende des Christentums , pp. 23ss. 2. D. Doig, Mutter Teresa , p. 156. 3. Revista Die Katholische Welt, 6/89, p. 140. 4. Joo Paulo II em 31/10/99 em Roma (Osservatore Romano de 5/11/99). 5. Frankfurter Allgemeine Zeitung , 31/05/99, p. 6.

Autor: Michael Urban Fonte: Comunho Crist Brasilia

Potrebbero piacerti anche