Sei sulla pagina 1di 2

Alimentao para Diabeticos

Primeiramente preciso entender que existem alguns tipos diferentes de Diabetes, mas em todos os tipos a orientao nutricional bem parecida. RECOMENDAES GERAIS: Distribuir os alimentos em 5 a 6 refeies. Preferir os alimentos ricos em fibras como: verduras e legumes crus, frutas com casca e bagao. No deixar de fazer nenhuma refeio. Usar alimentos assados, cozidos ou grelhados. Evitar frituras. Mastigar bem os alimentos. Usar produtos dietticos com cautela e sob orientao. Ler atentamente os rtulos dos produtos industrializados, verificando se contm acar (sacarose, glicose). Beber bastante gua durante o dia. ALIMENTOS DE CONSUMO LIVRE: Alface, acelga, agrio, broto de feijo, repolho, palmito, abobrinha, aipo, chicria, coentro, cebola, cebolinha, salsa, espinafre, hortel, jil, couve, couve-flor, pimento, pepino, rabanete, tomate, maxixe, limo, mostarda, alho, chs como erva-doce, hortel, capim-santo, camomila. ALIMENTOS DE CONSUMO CONTROLADO: Arroz, macarro, farinhas, batata baroa batata doce, car, inhame, mandioca, po, po integral, torradas, biscoito de sal, cuscuz, pipoca, canjica, pamonha, tapioca (beiju), feijo, ervilha, lentilha, gro de bico, soja. Abbora, cenoura, chuchu, quiabo, vagem, beterraba. Frango, midos, ovos, carne bovina e peixes. Leite, queijos, iogurtes, requeijo. Alimentos industrializados. leo, margarina, manteiga e azeite. Caf. ALIMENTOS DE CONSUMO PROIBIDO: Acar, rapadura, mel/melado, doces em geral, caldo de cana, balas, bolos, chocolates, refrigerantes, sorvetes, bebidas alcolicas, biscoitos e pes doces.
ALIMENTOS A SEREM EVITADOS: Carne de porco e seus derivados ( banha, toucinho, lingia, salame, mortadela, presunto). Creme de leite, nata, manteiga, queijo curado. Frituras, pele de frango e couro de peixe. Coco e leite de Coco.

..outras recomendaes 1) No misturar e nem repetir os carboidratos na mesma refeio. Ex: arroz, batata, mandioca, mandioquinha, macarro, po, aveia, granola. 2) Prefira o carboidrato integral. Ex: po integral, macarro integral, aveia, granola. A fibra presente nesse alimento ajuda a liberar o acar no sangue aos poucos e controlar a sobra de acar no sangue. 3) Consumir em torno de 3 frutas por dia, mas deve ser fracionado, ou seja, uma de cada vez a cada 3 horas. De preferncia, consuma a casca junto. 4) No tomar suco de frutas concentrados. Somente 1 fruta por copo. 5) Os vegetais so importantssimo na alimentao. As folhas podem ser consumidas vontade. Em relao aos legumes cuidado com a beterraba. Nunca tome suco de beterraba. Consuma a beterraba junto com a refeio em pequena quantidade (em torno de 2 fatias finas ou 1 colher de sopa da beterraba ralada junto do almoo e jantar). 6) preciso entender a diferena entre light e diet. Uma alimento classificado como light diz que esse alimento tem reduo de pelo menos 25 % de um dos componentes. O diet significa que o alimento tem ausncia total de um nutriente. No caso dos Diabticos o termo correto o diet, por ter ausncia total de acar. Se for comprar algum alimento light precisa conferir nos ingredientes descritos no rtulo, se na composio tem acar ou no. 7) Os doces diet so boas opes para saciar a vontade de doces. Mas cuidado com a quantidade. Muitas vezes esses alimentos so mais gordurosos do que as verses normais.

8) No abuse das quantidades de adoante. A recomendao de 3 a 5 gotas por copo ou 1 sach por copo. D preferncia para os adoantes naturais (steviosdeo ou sucralose).

Potrebbero piacerti anche