Sei sulla pagina 1di 28

DOMINNCIA CEREBRAL (Especializaes hemisfricas ) hemisfricas)

Prof. Jerusa F. Salles

Hemisfrios cerebrais

Assimetria funcional hemisfrica

As reas primrias sensoriais (entrada da informao) e a rea primria motora (sada da informao) do sistema nervoso funcionam de forma idntica nos dois hemisfrios. No existe dominncia cerebral para funes elementares (sensibilidade e motricidade). cada hemisfrio tem a seu cargo os acontecimentos motores e sensoriais que ocorrem na metade oposta do corpo e do espao.

As diferenas funcionais comeam a registrar-se a partir das reas de associao (das funes mais complexas).

Assimetria funcional hemisfrica

A informao que chega ao crebro sentida como estmulo sensorial de igual forma dos dois lados do crebro, mas interpretada de forma diferente em cada um dos hemisfrios. Cada um dos hemisfrios cerebrais dominante para um conjunto de operaes distintas.

Esquerdo

HEMISFRIOS CEREBRAIS

Direito

Especializaes Hemisfricas

Hemisfrio direito: mais envolvido em tarefas de explorao visual e espacial, empenhando-se na percepo dos grandes conjuntos (no gestalt). relaciona-se com o todo (sintetizador) Posio das partes do corpo durante o movimento; relaes espaciais dos objetos.

Hemisfrio esquerdo: mais envolvido em tarefas de seleo de detalhes. analisador. Linguagem: funo de utilizar peas de informao que se combinam e que se analisam nos seus elementos constituintes.

Especializaes Hemisfricas

Existe alguma assimetria no crtex cerebral considerado mais primitivo, envolvido em tarefas mais gerais, como a memria. Leses do Hipocampo:
< <

No lado esquerdo: afetam mais a memria verbal. No lado direito do crebro: prejudicam sobretudo a memria no verbal.

Hemisfrio Cerebral Esquerdo

Responsvel pelos processos de linguagem (compreenso e produo da fala, leitura e escrita) na maioria dos dextros, mas tambm em mais da metade (2/3) dos canhotos e ambidestros. Broca (1865): 1 demonstrao cientfica de desigualdade funcional entre os dois hemisfrios. H, inclusive, diferenas anatmicas entre os dois hemisfrios cerebrais: Poro superior do crtex do lobo temporal (tratamento da informao auditiva) esquerdo maior (planum temporale, estruturas de associao temporo-parietooccipitais).

Hemisfrio Cerebral Esquerdo

Preferncia manual: utilizar uma das mos mais do que a outra na maioria das tarefas. o hemisfrio esquerdo, que dirige a motricidade fina da mo direita, constitui, para a maior da populao, o hemisfrio dominante para esta atividade.

O Hemisfrio esquerdo foi considerado, durante muito tempo, o hemisfrio dominante. Lateralidade dextra e lateralizao da linguagem no HE tratam-se de caractersticas independentes, possivelmente determinadas geneticamente.

Hemisfrio Cerebral Direito

Adultos com grandes extenses do hemisfrio esquerdo lesadas, estando afsicos, continuam a comportar-se como seres humanos; Crianas que sofreram hemisferectomias esquerdas, em idades muito precoces, podem adquirir funes cognitivas a um nvel de desempenho praticamente normal. Concluso: O hemisfrio direito participa em processos comportamentais prprios da espcie humana.

Linguagem: papel do hemisfrio direito

Prosdia do discurso (melodia, entonao, acentos, pausas): exprime o estado de humor do falante, as intenes comunicativas, como a forma interrogativa, por ex. Aprosdia: Pacientes com leso direita apresentam transtornos nestes aspectos prosdicos, em especial os emocionais (expresses faciais ou a prpria experincia emocional).

Fluncia verbal: pacientes com leso direita apresentam dificuldade em produzir palavras a partir de critrios semnticos (ex. nomear o maior nmero possvel de frutas, de animais,...).

Linguagem: papel do hemisfrio direito

Linguagem de indivduos com leso cerebral direita: cometem erros semnticos; apresentam dificuldades para captar metforas, ironias e humor; dbil qualidade emocional (tanto entonao como contedo); dificuldades para organizar logicamente uma narrao; dificuldade na compreenso da lgica de um raciocnio.

Demonstram que o hemisfrio direito tambm est


relacionado com o tratamento semntico das palavras.

Conhecimento espacial: papel do hemisfrio direito

Em certas situaes de leso hemisfrica direita, o paciente perde a capacidade de compreender o conjunto (simultaneagnosia): dificuldade em reconhecer caminhos topogrfica): leva desorientao. dificuldade para topogrficas); usar mapas (perda das (agnosia noes

dificuldade em reconhecer rostos (prosopagnosia): o indivduo incapaz de reunir o conjunto das informaes recolhidas ao olhar para um rosto (boca, nariz,...).

Funes perceptivo-mnsicas: papel do hemisfrio direito

Reconhecimento de rostos: Processamento visual de anlise dos elementos constituintes (olhos azuis, nariz afilado,...) e integrao destes elementos (hemisfrio direito); comparar com a memria prvia para vermos se familiar ou no. no 1 caso, procuraremos o nome da pessoa (lobo temporal do hemisfrio esquerdo), que nico para aquele rosto.

O Reconhecimento de rostos um processo interativo: quando duas pessoas conhecidas se encontram, modificam a expresso.

Aspectos afetivos: papel do hemisfrio direito

Processamento neuropsicolgico de rostos: atravs dele que recolhemos e enviamos informao fundamental sobre estados afetivos.

Teste para avaliao dos aspectos afetivos em lesionados cerebrais: julgar uma situao retratada em um desenho como sendo capaz de provocar alegria, tristeza ou ser indiferente. Pacientes com leso hemisfrica direita tm dificuldade em julgar o contedo emocional das cenas.

Aspectos afetivos: papel do hemisfrio direito

Leses frontais direitas: provocam, normalmente, uma perturbao profunda de personalidade e da afetividade; pacientes manifestam desinibio do humor e dificuldade em julgar o humor dos outros, criando problemas de relao.

Aspectos afetivos: papel do hemisfrio direito

Leso hemisfrio direito: indivduo revela indiferena afetiva: Anosognosia: o indivduo perde a conscincia de sua paralisia (esquerda) e de outras afeces de que ele possa estar atingido. a indiferena afetiva manifestada no comportamento gestual, na mmica facial e na linguagem.

Conhecimento do prprio corpo: papel do hemisfrio direito


Leses hemisfricas direitas: Agnosia para a metade esquerda do corpo: o doente nega o defeito motor e alguns perdem o sentido de pertena de seus membros paralisados (no reconhecem como seus os membros do lado esquerdo), o que pode lev-los a comportamentos quase delirantes ou alucinatrios. Neglect (Negligncia): incapacidade de descrever, responder ou orientar-se para um estmulo novo/significativo, apresentado no lado oposto ao da leso cerebral (ex. desenho)
<

envolve mecanismos atencionais.

Atividade construtiva: papel do hemisfrio direito

Tarefa: reproduzir um desenho (casa, cubo ou flor). HE: anlise e seleo dos elementos constituintes do modelo. HD: anlise global (gestalt).

Leso hemisfrio direito (regies parieto-occipitais): muitas vezes, a pessoa reconhece os elementos do desenho, mas no a forma geral. apraxia construtiva: manifestada pela inaptido para copiar o desenho de um cubo ou para juntar fragmentos de um desenho geomtrico para reconstituir um modelo.

Cooperao entre os hemisfrios Cerebrais

Os dois hemisfrios cerebrais funcionam de maneira integrada. Esta comunicao possibilitada pelo Corpo Caloso. Cada ponto do crtex de um hemisfrio cerebral encontra-se conectado com um ponto homlogo do outro hemisfrio.

O Corpo Caloso

Comunicao entre os hemisfrios cerebrais: o Corpo Caloso


O corpo caloso

transporta informao relevante para a atividade cognitiva; comissura mais importante que pe em conexo os 2 hemisfrios cerebrais; sensvel, no seu desenvolvimento, estimulao do meio e aquisio de competncias (plasticidade do corpo caloso).
Ex. CC de msicos que usavam as 2 mos para tocar instrumento era diferente do de indivduos no msicos.

Isso resulta em aumento da quantidade de informao no crebro e aumento do nmero de estratgias para lidar com a informao (maior conectividade).

Leso no Corpo Caloso

Epilepsia: nos casos gravssimos, se faz seco de corpo caloso (calosotomia). Leso (seco) na parte anterior do Corpo Caloso (passam fibras que conectam os lobos frontais) provocam: agrafia da mo esquerda distrbios psquicos caracterizados por: < apatia, < pensamento pobre, < movimentos pobres, < instabilidade de humor, < perda de ateno e < fatigabilidade fcil.

Bases Biolgicas da lateralizao Cerebral

Lateralizao do crebro dos primatas: o crebro do macaco parece comportar-se de maneira simtrica, principalmente para funes espaciais (hemisfrio direito humano). o processo de assimetria funcional hemisfrica est presente em muitos primatas (preferncia do uso de uma das mos na atividade motora).

Bases Biolgicas da lateralizao Cerebral

Assimetrias morfolgicas do Crebro humano: rea de Wernicke mais desenvolvida do lado esquerdo
(Geschwind, 1968).

assimetrias microscpicas numa rea do crtex auditivo associativo: mais vasta esquerda (Galaburda). assimetrias morfolgicas semana de gestao). presentes no feto (29

Mecanismos Biolgicos da dominncia Cerebral


Teorias:

Aspectos genticos Teoria de Geschwind: baseia-se no postulado de que a dominncia cerebral est fundamentalmente ligada existncia de assimetrias anatmicas em geral e de que em particular a dominncia do hemisfrio esquerdo para a linguagem tem um lao essencial com a assimetria do Planum temporale.

Potrebbero piacerti anche