Sei sulla pagina 1di 3

Ministrio da Educao

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN


Campus Francisco Beltro

PLANO DE ENSINO
CURSO Programa Especial de Formao Pedaggica MATRIZ

FUNDAMENTAO LEGAL Resoluo n 28/11 COGEP, de 12 de agosto de 2011 DISCIPLINA/UNIDADE CURRICULAR Psicologia da Educao CDIGO PERODO AT 50 AP 10 CARGA HORRIA (70) APS AD APCC 10

Total 70

AT: Atividades Tericas, AP: Atividades Prticas, APS: Atividades Prticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distncia, APCC: Atividades Prticas como Componente Curricular.

PR-REQUISITO EQUIVALNCIA

No h No h

OBJETIVOS - Identificar as fases do desenvolvimento humano a partir das teorias psicolgicas para compreenso dos processos comportamentais, emocionais e cognitivos do educando; - Compreender os pressupostos das principais teorias psicolgicas e suas aplicaes educao; - Entender como os processos psicolgicos relacionam-se com o processo de ensino-aprendizagem; - Analisar criticamente a importncia da Psicologia da Educao na formao do educador. EMENTA As principais teorias da psicologia aplicadas a educao escolar. Processos psicolgicos da aprendizagem, psicologia do desenvolvimento. Reflexo sobre temas contemporneos do campo da Educao. CONTEDO PROGRAMTICO ITEM EMENTA CONTEDO Implicaes do Desenvolvimento Humano nos Processos de EnsinoAprendizagem. O Ciclo Vital da Famlia; Gravidez, Parto e Puerprio; A Criana de 0 a 3 anos; A Criana Pr-Escolar, A Idade Escolar; Adolescncia; Jovens Adultos; Idade Adulta; Velhice; Morte.

Psicologia do Desenvolvimento

Psicanlise e Educao. Psicologia de Henri Wallon e Bandura. Behaviorismo, Anlise do Comportamento e Educao. Teoria das Principais Teorias da Psicologia Aplicadas a Inteligncias Mltiplas. Teoria da Trade Cognitiva. Modelo PsicoEducao Escolar Gentico de Piaget. Modelo Scio-Histrico de Vygostky.

3 4 5 6

Cognio, Percepo, Aprendizagem, Memria, Inteligncia, Pensamento e Raciocnio, Motivao, Linguagem e Emoo. Bullyng e Violncia na Escola; Indisciplina na Escola; Dificuldades de Reflexo Sobre Temas Contemporneos do Aprendizagem. Campo da Educao. Processos Psicolgicos da Aprendizagem

PROFESSOR Aline Ariana Alcntara Anacleto ANO/SEMESTRE 2013 AT 50 AP 10 CARGA HORRIA APS AD 10

TURMA

APCC

Total 70

AT: Atividades Tericas, AP: Atividades Prticas, APS: Atividades Prticas Supervisionadas, AD: Atividades a Distncia, APCC: Atividades Prticas como Componente Curricular.

DIAS DAS AULAS PRESENCIAIS Dia da semana Segunda

Tera

Quarta

Quinta

Sexta

Sbado

X PROGRAMAO E CONTEDOS DAS AULAS (PREVISO) Dia/Ms ou Contedo das Aulas Semana 25/05/2013 Apresentao da disciplina e do plano de ensino. Manh Introduo ao conceito de desenvolvimento humano e sua importncia para psicologia da educao. O ciclo vital da famlia
25/05/2013 Tarde 25/05/2013 Tarde 08/06/2013 Manh

Nmero de Aulas
5

Gravidez, parto e puerprio A Criana de 0 a 3 anos Avaliao A Criana Pr-Escolar A Idade Escolar Adolescncia Jovens Adultos Idade Adulta Velhice Morte Behaviorismo, Anlise do Comportamento e Educao Psicanlise e Educao Psicologia de Henri Wallon e Bandura Teoria das Inteligncias Mltiplas Teoria da Trade Cognitiva Modelo Psico-Gentico de Piaget Modelo Scio-Histrico de Vygostky Avaliao Cognio, Percepo, Aprendizagem, Memria, Inteligncia Pensamento e Raciocnio, Motivao, Linguagem e Emoo Dificuldades de Aprendizagem Indisciplina na Escola; Bullyng e Violncia na Escola. Avaliao

08/06/2013 Tarde

15/06/2013 Manh 15/06/2013 Tarde

22/06/2013 Manh 22/06/2013 Tarde 22/03/2013 Tarde 29/06/2013 Manh 29/06/2013 Tarde 29/06/2013 Tarde

1 4 5

PROCEDIMENTOS DE ENSINO AULAS TERICAS Sero compostas por atividades individuais e em grupos, com atividades de carter expositivo sob mediao do professor, utilizando tcnicas variadas de exposio, reflexo, estudo e discusso. Sero realizadas aulas expositivas dialogadas, estudos dirigidos e leitura de textos, dinmicas de grupos e de apresentaes, bem como utilizao de ambiente virtual de aprendizagem, com textos e atividades direcionadas as ementas. AULAS PRTICAS Desenvolvimento de atividades aplicadas referentes aos contedos tericos da ementa. Os alunos realizaro um ensaio crtico sobre uma das teorias psicolgicas aplicadas educao, como resultado de uma observao de sala de aula, procurando identificar qual teoria que se relaciona com a postura do professor da classe observada. ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS Os alunos realizaro a anlise de um filme que apresente uma das fases do desenvolvimento humano, articulando a teoria psicolgica do desenvolvimento humano com o enredo apresentado pelos personagens. ATIVIDADES A DISTNCIA No h. ATIVIDADES PRTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR No h.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAO Sero utilizados instrumentos diversificados de avaliao, com pesos e valores distintos para cada atividade avaliativa, os quais somados iro compor a mdia do aluno. A recuperao dos contedos ser gradativa e acompanhar o desenvolvimento de cada contedo da disciplina. Sero realizadas duas avaliaes individuais escritas, atividades em grupos, resenhas crticas de artigos e/ou captulos de livros e atividades prticas. As avaliaes escritas individuais juntas tero valor de 3,0 pontos; as atividades em grupos tero valor de 2,0; as resenhas tero valor de 2,0. As atividades prticas tero valor 3,0. Ser considerado aprovado por mdia o aluno que tiver freqncia igual ou superior a 75% e mdia final igual ou superior a 6,0, consideradas todas as avaliaes previstas. REFERNCIAS Referencias Bsicas: COLL, Csar; PALACIOS, Jess; MARCHESI, lvaro (Org.). Desenvolvimento psicolgico e educao. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. CASTORINA, Jos Antonio. Piaget-Vygotsky: novas contribuies para o debate. 6. ed. So Paulo: tica, 2001. CUNHA, Marcus Vincius da. Psicologia e educao. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina, 2008. Referncias Complementares: EIZIRIK, C.; KAPCZINSKI, F.; BASSOLS, A. (Org.) O Ciclo da Vida Humana: Uma Perspectiva Psicodinmica, Porto Alegre: Artmed, 2001. BELSKY, J. Desenvolvimento Humano: Experienciando o Ciclo da Vida, Porto Alegre: Artmed, 2010.

ORIENTAES GERAIS As orientaes repassadas no plano de ensino podem ser alteradas, com aviso prvio e se todos os alunos estiverem de acordo.

Assinatura do Professor

Assinatura do Coordenador do Curso

Potrebbero piacerti anche