Sei sulla pagina 1di 27

Separao de misturas heterogneas

Slido Slido
1. TAMISAO OU PENEIRAO 2. LEVIGAO 3. IMANTAO OU SEPARAO MAGNTICA 4. DISSOLUO FRACIONADA 5. FLOTAO 6. CATAO 7. SUBLIMAO

1. Tamisao ou Peneirao
Slidos de diferentes tamanhos. Ex: Areia fina + areia grossa

Densidade diferentes. EXEMPLO: usado para a extrao de ouro nos garimpos. O ouro encontrado juntamente com uma poro de terra ou areia. Para separ-los tritura-se as substncias em um recipiente prprio e aplica-se uma corrente de gua a ela. A parte menos densa carregada pela gua (terra, areia), enquanto amais densa fica depositada no fundo do recipiente.

2. Levigao

3. Separao Magntica
Usado para separar metais ferromagnticos; Empregado em usinas, indstrias ferros-velhos, etc. Exemplo: pregos e sal

im

limalha

areia

4. Dissoluo Fracionada
Dois ou mais slidos. EXEMPLO: como seria possvel separar a mistura de sal e areia do mar? Adiciona-se gua na mistura, o sal ir se dissolver e a areia no. Com o auxilio de um filtro de papel, filtra-se o sistema, a areia fica na retida, separando-se da gua salgada. Se quisermos o sal puro, s aquecer a gua at que ela se evapore, o sal ficar depositado no fundo do recipiente.

Areia e sabo em p, como separar? I submete-se os ingredientes a uma dissoluo, coloque-os numa vasilha e acrescenta-se gua. A parte mais densa (o sabo em p) dissolve-se na gua e flutua, enquanto que a parte mais densa (areia) fica submersa no fundo da vasilha. Empregada na minerao para separar os minrios de suas impurezas. A rocha a ser explorada submetida a uma triturao e adiciona-se leo. As partculas do minrio retiradas da rochas, fixamse ao leo. Se acrescentar gua ao conjunto, as partculas fixadas no leo vo para a superfcie e as impurezas ficam no fundo do recipiente.

5. Flotao

slido-slido;

6. Catao

substncias so separadas manualmente com uma pina, colher, ou outro objeto auxiliador; utilizada na separao de gros bons e ruins de feijo, separao dos diferentes tipos de materiais que compem o lixo: vidro,metais, borracha, papel, plsticos, etc, para serem destinados reciclagem.

7. Sublimao
Basta aquecer a mistura ou soluo temperatura adequada e recolher os vapores que, quando arrefecem, se vem submetidos a uma sublimao regressiva, ou seja, passam diretamente de gs a slido.

Misturas Heterogneas Slido Lquido

1.Decantao 2.Centrifugao 3.Filtrao 4.Sifonao

1. Decantao
dois lquidos ou de um lquido e de um slido, aproveitando a sua diferena de densidade. um lquido de um slido de maior densidade deixa-se repousar durante certo tempo, para o slido se depositar no fundo do recipiente. Inclina-se o recipiente com cuidado at se verter o lquido sem que o slido seja arrastado. Utilizada para separar lquidos que no se misturam. Para isso, coloca-se a mistura a ser separada num funil de separao. Quando a superfcie de separao das camadas lquidas estiver bem ntida, abrese a torneira e deixa-se escoar o lquido da camada inferior, conforme o desenho:

2. Centrifugao
Os slidos possuem uma dimenso muito pequena, no so teis nem a filtragem nem a decantao. O pequeno tamanho das partculas slidas provoca uma obstruo dos poros do filtro, tornando a filtragem muito lenta . Por outro lado, a pequena dimenso das partculas faz com que sejam retidas pelo lquido, de modo que podem demorar muito tempo a depositar-se no fundo do recipiente, tornando ineficaz a decantao. Neste caso, introduz-se a mistura em tubos de ensaio que, colocados numa centrifugadora, giram em posio quase horizontal a grande velocidade, aumentando assim a rapidez com que se deposita o slido compactado no fundo do tubo. Verte-se o lquido que sobrenada e fica completa a separao.

3. Filtrao
Permite separar slidos de lquidos. Passando caf

4. Sifonao
Um processo usado para separar as fases da mistura heterognea slido/lquido e lquido/lquido.

Separao de misturas homogneas


Slido- liquido ou liquido-liquido 1. Evaporao 2. Destilao Simples 3. Destilao Fracionada

1. Evaporao
Deixa-se evaporar o liquido. Exemplo: secagem da roupa no varal, ciclo da chuva

2. Destilao simples - Cristalizao


usada para separar misturas homogneas em que a diferena entre o ponto de ebulio dos componentes bastante acentuada.

-A soluo aquecida no balo de destilao. -Aumentando-se a temperatura da soluo, esta chega a ebulio, e o vapor forado a passar pelo condensador. - Dentro do balo so adicionadas algumas pedrinhas de porcelana, que, devido a alta porosidade fornecem uma grande superfcie de contado para as microbolhas que se formam na soluo, controlando-as, evitando um excesso de turbulncia na ebulio.

3.Destilao Fracionada
- empregada quando a diferena entre os pontos de ebulio dos lquidos da mistura menor do que 80C; - um aparelho mais sofisticado e um pouco mais de tempo so necessrios. Exemplo: ar atmosfrico; petrleo; nos alambiques onde se retira o lcool mosto (garapa da cana), suco da cana que passa por um processo de decomposio por microorganismos de fermentao.

EXEMPLO: Separao dos componentes do petrleo. O petrleo uma substncia oleosa, menos densa que a gua, formado por uma mistura de substncias. O petrleo bruto extrado do subsolo da crosta terrestre e pode estar misturado com gua salgada, areia e argila. - Por decantao separa-se a gua salgada; - por filtrao a areia e a argila; - Aps, submetido a um fracionamento para separao de seus componentes, por destilao fracionada. As principais fraes obtidas na destilao do petrleo so: frao gasosa, na qual se encontra o gs de cozinha; frao da gasolina e da benzina; frao do leo diesel e leos lubrificantes, e resduos como a vaselina, asfalto e pixe.

Processo de Extrao
1) Descobrindo onde est o petrleo: Para isso, existe a ssmica. Um navio percorre milhares de quilmetros rebocando cilindros com ar comprimido e dispara rajadas de tempos em tempos. como uma exploso, que gera ondas sonoras que batem no solo e voltam; 2) Os hidrofones, rebocados pelo navio, recebem as ondas sonoras e as decodificam, transformando-as em imagens, representaes das camadas do solo atravs delas os especialistas descobrem se h petrleo incrustado entre as rochas e, se houver, onde est. A perfuram o poo para tentar chegar ali; 3) Perfurao comea com a instalao do BOP no poo. um conjunto de vlvulas para controlar a presso da perfurao e impedir que o leo vaze. Quando a perfurao termina, o BOP trocado por uma estrutura parecida com uma rvore de natal, que controla a extrao;

4) No incio da perfurao so usadas brocas largas, com cerca de 20 polegadas (50 cm) de dimetro. Elas so feitas de ao e, na ponta, tm pedacinhos de diamante, o minrio mais duro que existe. Durante a perfurao elas so resfriadas por uma lama especial, que, alm de lubrificar, leva pedaos de rocha para a superfcie, onde so analisados; 5) As perfuraes so interrompidas para troca de brocas ou injeo de cimento, que reveste o duto, sustentando as paredes do poo. Isso feito assim: o cimento desce pelo tubo por onde passa a broca e sobe pelos vos laterais, formando a parede. Em seguida, uma broca menor continua a perfurao; 6) O petrleo de Tupi est em uma camada geolgica acumulada antes do sal: o pr-sal. Para chegar l, o desafio atravessar a espessa camada de sal pastoso, que se movimenta e pode at tapar os poos. A sada fazer uma perfurao horizontal. Assim, evita-se furar vrios poos verticais para explorar todo o pr-sal, que tem s 120 m de espessura;

7) Quando se alcana o leo, um minicanho usado para provocar uma exploso entre as rochas. Em seguida, gases ou lquidos so injetados para abrir as fissuras formadas. por essas fissuras que o petrleo e o gs natural chegam ao poo. A partir da, eles sobem graas presso do reservatrio natural; 8 ) Para minimizar a diferena de temperatura entre o petrleo que sobe (63 C) e a gua do oceano (2 C), o tubo flexvel que liga o poo at a plataforma de produo tem revestimento trmico e temperatura controlada por fios eltricos e fibra ptica. Tudo isso para evitar que surjam cogulos, capazes de entupir a tubulao; 9) Antes de chegar ao continente, o petrleo de Tupi mais leve e valioso do que o explorado atualmente no Brasil ser processado e armazenado em navios plataforma. Se a construo de oleodutos ligando essas embarcaes ao continente ficar cara demais, provvel que o transporte seja feito com navios mesmo

Potrebbero piacerti anche