Sei sulla pagina 1di 8

Produto: Tolueno

N FISPQ: 0117

Reviso: 00

1. Identificao do Produto e da Empresa


Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereo: Telefone da Empresa: Fax: E-mail: Web site: Tolueno. Bandeirante Qumica Ltda. Avenida Alberto Soares Sampaio, N 1240 Capuava Mau SP. (0xx11) 4547-9999 (0xx11) 4547-9907 qtc@bbquimica.com.br http://www.bbquimica.com.br

2. Composio e Informaes sobre os ingredientes


Tipo de produto: Nome qumico comum ou genrico: Sinnimo: CAS number: Ingredientes que contribuam para o perigo: Nome Qumico Benzeno N. CAS 71-43-2 Concentrao % Mx. 0,1 Smbolo(s) F, T Frase(s) de Risco(s) R45, R11, R48/23/24/25 Substncia pura. Tolueno. Toluol; metilbenzeno. 108-88-3

3. Identificao de Perigos
Perigos mais importantes: Efeitos do produto - Efeitos adversos sade humana: Ingesto: Olhos: Pele: Inalao: - Efeitos ambientais: - Perigos fsicos e qumicos: Nocivo. Extremamente irritante. Nocivo. Extremamente irritante. Nocivo. Nvel de risco mdio para sistemas aquticos. Lquido inflamvel. Pode acumular carga esttica por fluxo ou agitao. Os vapores so mais pesados do que o ar e podem propagar-se para longas distncias at fontes de ignio e inflamar-se. Este produto classificado como inflamvel e nocivo segundo os critrios da CEE (Comunidade Econmica Europia). A ingesto e inalao dos vapores podem causar dor de cabea, nuseas, tonteira, sonolncia e confuso. Produto inflamvel.

Perigos especficos: Principais sintomas:

Pgina 1 de 8

Produto: Tolueno

N FISPQ: 0117

Reviso: 00

4. Medidas de Primeiros Socorros


Medidas de primeiros-socorros - Inalao: Remova a vtima para local fresco e arejado. Se no estiver respirando fazer respirao artificial. Se estiver com dificuldade em respirar, administrar oxignio. Procurar auxlio mdico. Lavar imediatamente o local atingido com gua corrente e sabo por pelo menos 15 minutos. Procurar auxlio mdico se a irritao persistir. Enxaguar os olhos com gua limpa por pelo menos 15 minutos, levantando as plpebras algumas vezes, para eliminar quaisquer resduos do material. Procurar um oftalmologista. No induzir o vmito. Se a vtima estiver consciente, dar gua para beber. Procurar auxlio de um mdico. Nunca d nada via oral uma pessoa inconsciente. Nas operaes de resgate utilizar equipamento autnomo de proteo respiratria.

- Contato com a pele: - Contato com os olhos:

- Ingesto:

Notas para o mdico:

5. Medidas de Combate a Incndios


Meios de extino apropriados: Meio de extino no apropriados: Perigos especficos: Mtodos especiais: P qumico seco, dixido de carbono (CO2), espuma prova de lcool. A gua isoladamente pode ser ineficiente. Lquido inflamvel. Perigoso quando exposto ao calor ou chama, seus vapores formam misturas explosivas com o ar. Se possvel combater a favor do vento. Resfriar com jato dgua as embalagens que estiveram expostas s chamas, at bem aps o fogo ter sido extinto. Proteo completa contra fogo e equipamento autnomo de proteo respiratria.

Proteo dos bombeiros:

6. Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento


Precaues pessoais - Remoo de fontes de ignio: Isolar a rea. Manter afastadas pessoas sem funo no atendimento da emergncia. Sinalizar o perigo para o trnsito, e evitar ou mandar avisar as autoridades locais competentes. Eliminar toda fonte de fogo ou calor. No fumar, no provocar fascas. No caso de transferncia do produto para recipientes de emergncia, usar somente bombas prova de exploso e aterrar eletricamente todos os elementos do sistema em contato com o produto. No efetuar transferncia sob presso de ar ou oxignio. No inalar os vapores. Utilizar os equipamentos de proteo individual adequados, conforme indicado na seo 8. Evitar que o produto atinja cursos dgua e a drenagem do solo. Recolher o mximo possvel do produto derramado para um tanque de emergncia, providenciando aterramento adequado de todos os equipamentos utilizados. Manter devidamente etiquetado e bem fechado, para posterior reciclagem ou eliminao. Absorver o lquido no recupervel com terra seca, vermiculita ou um absorvente seco. Pgina 2 de 8

- Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Precaues para o meio ambiente: - Recuperao:

- Neutralizao:

Produto: Tolueno

N FISPQ: 0117

Reviso: 00

- Disposio:

No dispor em lixo comum. A disposio final desse material dever ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislao ambiental vigente.

7. Manuseio e Armazenamento
Manuseio - Medidas Tcnicas: Preveno da exposio do trabalhador: Preveno de incndio e exploso: Precaues para manuseio seguro: - Orientaes para manuseio seguro: Armazenamento - Medidas tcnicas apropriadas: Armazenar em local limpo, seco e com ventilao natural, temperatura ambiente e presso levemente acima da atmosfrica. Conservar afastado luz solar direta, de fontes de ignio, calor e chamas. Manter recipientes firmemente fechados. cido ntrico, cido sulfrico, agentes oxidantes fortes; dicloreto de enxofre; hexafluoreto de urnio, perclorato de prata, tetranitrometano, tetraxido de nitrognio, trifluoreto de bromo. Providenciar ventilao local exaustora. Aterrar eletricamente os elementos condutores do sistema em contato com o produto. Instalar cubas ou diques de conteno. Usar ferramentas anti-faiscantes. Evitar fascas de origem eltrica, eletricidade esttica, etc. No fumar. No efetuar transferncia sob presso de ar ou oxignio. Evitar inalar os vapores. Utilizar os EPIs adequados, conforme indicados na seo 8. No comer, beber ou fumar na rea de trabalho. Usar os EPIs indicados. Manter o local bem ventilado. Manter as embalagens sempre bem fechadas quando no estiverem sendo usadas.

- Condies de armazenamento Produtos e materiais incompatveis:

- Materiais seguros para embalagens Recomendadas: Inadequadas: Ao carbono ou inoxidvel. No armazenar em recipientes de borracha e de plsticos.

8. Controle de Exposio e Proteo Individual


Medidas de controle de engenharia: Parmetros de controle especficos - Limites de exposio ocupacional: Valor limite (Brasil, Portaria MTb 3214/78, NR 15 Anexo 11): 3 Limite de tolerncia mdia ponderada (48h/semana): 78 ppm. (290 mg/m ) Grau de insalubridade: mdio. ACGIH Valor limite 3 TLV/TWA (40h/semana): 50 ppm (188 mg/m ). VR 1,5 g/g creatinina, IBMP 2,5g/g creatinina (cido hiprico). Monitoramento ambiental e pessoal em intervalos regulares. Manter o local com ventilao/exausto local ou geral, a fim de manter os nveis de exposies dentro do limite de tolerncia.

- Indicadores biolgicos: Procedimentos recomendados para monitoramento:

Pgina 3 de 8

Produto: Tolueno

N FISPQ: 0117

Reviso: 00

Equipamentos de proteo individual apropriado - Proteo respiratria: - Proteo das mos: - Proteo dos olhos: - Proteo da pele e do corpo: Medidas de higiene: Semi-mscara com filtro qumico. Equipamento autnomo de proteo respiratria no caso de ventilao insuficiente. Luvas de PVC. culos de segurana hermticos para produtos qumicos (contra respingos). Roupas de PVC, botas. Higienizar roupas e sapatos aps o uso. Mtodos gerais de controle utilizados em Higiene Industrial devem minimizar a exposio ao produto. No comer, beber ou fumar ao manusear produtos qumicos.

9. Propriedades Fsico-Qumicas
Estado fsico: Forma: Cor: Odor: pH: Lquido. Lmpido. Incolor. Caracterstico (aromtico). No aplicvel.

Temperaturas especficas nas quais ocorrem mudanas de estado fsico - Ponto de ebulio: - Ponto de fuso: Ponto de fulgor: Temperatura de auto-ignio: Limites de explosividade - Inferior (LEI): - Superior (LES): Presso de vapor: Densidade de vapor: Densidade: Solubilidade: 1,2 %. 7,1 %. 36,7 mmHg a 30 C. 3,2. 0,867 a 20 C. Em gua: praticamente insolvel; Em solvente orgnico: solvel em acetona, cido actico glacial, benzeno, clorofrmio, dissulfeto de carbono, etanol, ter de petrleo e ter dietlico. 2,69. 110,6 C. - 95C. 4,4 C (vaso fechado). 480 C.

Coeficiente de partio octanol/gua:

10. Estabilidade e Reatividade


Condies especficas - Estabilidade: Condies a evitar: Estvel temperatura ambiente e sob condies normais de uso. Vapores de tolueno so explosivos quando expostos a uma fonte de ignio Pgina 4 de 8

Produto: Tolueno

N FISPQ: 0117

Reviso: 00

(chama, fascas, calor). Pode reagir com agentes oxidantes fortes com risco de incndio e exploso. Ferro e cloreto frrico catalisa uma reao exotrmica entre tolueno e dicloreto de enxofre. A reao com cido ntrico extremamente violenta, especialmente na presena de cido sulfrico. Ocorre exotrmica com o cido sulfrico. A mistura com tetrxido de nitrognio explode, possibilidade a formao de impurezas. Forma com tetranitrometano uma mistura sensvel e altamente explosiva. Vigorosa reao ocorre com hexafluoreto de urnio. Reage violentamente com trifluoreto de bromo a 80C. Materiais ou substncias incompatveis: Produtos perigosos da decomposio: cido ntrico, cido sulfrico, agentes oxidantes fortes; dicloreto de enxofre; hexafluoreto de urnio, perclorato de prata, tetranitrometano, tetraxido de nitrognio, trifluoreto de bromo. Por combusto libera gases irritantes e txicos, dixido de carbono e monxido de carbono.

11. Informao Toxicolgica


Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio - Toxicidade aguda: Inalao LC50 inalao rato 49 g/m3 (4h). Contato com a pele LD50 pele coelho = 12.124 mg/kg. LD50 pele coelho = 14.100 L/kg. Ingesto LD50 oral rato = 636 mg/kg. - Efeitos locais: Inalao Os vapores do produto em altas concentraes podem ser destrutivos para o sistema respiratrio superior. Contato com a pele Os vapores do produto em altas concentraes podem ser destrutivos para a pele. Contato com os olhos Os vapores do produto em altas concentraes podem ser destrutivos para os olhos. - Toxidade crnica: - Efeitos especficos: Contato com os olhos Contato prolongado e repetido pode causar alteraes na viso. Possivelmente prejudicial fertilidade (aborto). Possvel teratognico.

12. Informaes Ecolgicas


Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto - Mobilidade: - Bioacumulao: - Ecotoxicidade: Mobilidade moderada no solo. Coeficiente de separao octanol/gua: 2,1 2,8. Efeitos sobre organismos aquticos LD50 (24h) peixe (juvenile striped bass): 0,0054 mg/L. LD50 (96h) peixe (bluegill sunfish): 24 mg/L. LC50 (48h) peixe (goldfish): 58 mg/L. LC50 (96h) peixe (pink salmon): 6,41 mg/L. LC50 (96h) peixe (striped bass): 7,3 mg/L. LC50 (96h) peixe (fathead minnow): 12,6 mg/L. Pgina 5 de 8

Produto: Tolueno

N FISPQ: 0117

Reviso: 00

EC50 (30 min) bactria (photobacterium phosphereum): 19,7 ppm. EC50 (48h) crustceo (daphnia magna): 19,6 mg/L. LC50 (24h) crustceo (palaemonetes pugio): 17,2 mg/L. LC50 (24h) crustceo (artemia salina): 33mg/L. LC50 (24h) crustceo (nitocra spinipes): 74,2 mg/L.

13. Consideraes Sobre Tratamento e Disposio


Mtodos de tratamento e disposio - Produto: Tratamento: No descartar diretamente em sistemas de esgotos e cursos dgua. Destruio/eliminao: Incinerar em instalao autorizada. Descontaminao/limpeza: No reutilizar as embalagens. completamente antes da incinerao. Destruio/eliminao: Incinerar em instalao autorizada. Esvazia-las

- Embalagem usada:

14. Informaes Sobre Transporte


Regulamentaes nacionais e internacionais Terrestre: N. ONU: Classe de risco: N. de risco: Grupo de embalagem: Nome apropriado para embarque: Fluviais: - N. ONU: - Classe de risco: - N. de risco: - Grupo de embalagem: - Nome apropriado para embarque: Martimo: - UN: - Classe de risco: - Grupo de embalagem: Areo: - UN: - Classe de risco: 1294 3 33 II TOLUENO GGVSee / IMDG-Code 1294 3 33 IATA/ICAO 1294 3 PP8 - ADR GGVE/GGVS RID 1294 3 33 II TOLUENO

Pgina 6 de 8

Produto: Tolueno

N FISPQ: 0117

Reviso: 00

15. Regulamentaes
Informaes sobre riscos e segurana: Frases de risco: R11: Substncia inflamvel. R20: Nocivo quando inalado. R48/23/24/25: Txico-risco de efeitos graves para a sade em caso de exposio prolongada por inalao, em contato com a pele e por ingesto. S02: Manter longe do alcance de crianas. S16: Manter longe de fontes de ignio proibido fumar! S25: Evitar contato com os olhos. S29: No deixar entrar no sistema de esgoto. S33: Tomar providncia contra carga eletrosttica. Xn: nocivo. F: inflamvel.

Frases de segurana:

Smbolo:

Regulamentao de transporte terrestre de produtos perigosos - Ministrio dos Transportes Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho Normas Regulamentadoras - NRs OSHA, ACGIH IATA, ADR, IMDG

16. Outras Informaes


Referncias bibliogrficas: Legenda: FISPQ fornecedores Manual de autoproteo - manuseio e transporte rodovirio de produtos perigosos PP8 (ed. 2006) Manual de segurana e medicina do trabalho - Atlas - n.16 - 36 ed. IPCS - International Programme and Chemical Safety NR-15 - Portaria 3214/78, MTb (NR-15, anexo XI) Reativos.Diagnstica Produtos qumicos; 1990/91, Meck Merck Index, 9 edio Condensed Chemical Dictionary, 13 adio, Hawleys

LD50: dose letal para 50% da populao infectada LC50: concentrao letal para 50% da populao infectada CAS: chemical abstracts service TLV-TWA: a concentrao mdia ponderada permitida para uma jornada de 8 horas de trabalho TLV-STEL: o limite de exposio de curta durao-mxima concentrao permitida para uma exposio contnua de 15 minutos ACGIH: uma organizao de pessoal de agncias governamentais ou instituies educacionais engajadas em programas de sade e segurana ocupacional. ACGIH desenvolve e publica limites de exposio para centenas de substncias qumicas e agentes fsicos. PEL: concentrao mxima permitida de contaminantes no ar, aos quais a maioria dos trabalhadores pode ser repetidamente exposta 8 horas dia, 40 horas por semana, durante o perodo de trabalho (30 anos), sem efeitos adversos sade. OSHA: agncia federal dos EUA com autoridade para regulamentao e cumprimento de disposies na rea de segurana e sade para indstrias e negcios nos USA. CE: Comunidad Europea.

Pgina 7 de 8

Produto: Tolueno

N FISPQ: 0117

Reviso: 00

As informaes desta FISPQ representam os dados atuais e refletem o nosso melhor conhecimento para o manuseio apropriado deste produto sobre condies normais e de acordo com a aplicao especfica na embalagem e/ou literatura. Qualquer outro uso do produto que envolva o uso combinado com outro produto ou outros processos de responsabilidade do usurio.

Controle de reviso Reviso 00 Descrio Emisso inicial Data 19/05/2008.

Pgina 8 de 8

Potrebbero piacerti anche