Sei sulla pagina 1di 4

N 17

28/FEVEREIRO/2013
PARTE INTEGRANTE DO JORNAL A NAO N 287
NO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

Nao AA Nao
CURIOSOS HOJE, CIENTISTA S AMANH

Os fins justificam os meios?

INVESTIGAO CIENTFICA

Pg. 2

CINCIA NO QUOTIDIANO

Qumica efervescente numa gasosa de limo!

Pg. 4

A comunidade cientfica vem sendo abalada por casos de fraude e de plgio em artigos cientficos publicados, como tambm em dissertaes submetidas para a obteno de grau acadmico. Nesta edio do CADERNO CINCIA, apresentado um estudo, onde se refere que a percentagem de artigos cientficos das cincias biomdicas e da vida retirados aps publicao por motivos de fraude aumentou em dez vezes desde 1975. Na seco TECNOLOGIA, destaca-se alguns dos direitos e deveres do utilizador do servio de telefonia mvel e que se encontram no regulamento sobre a qualidade do servio mvel. O regulamento foi aprovado pela Agncia Nacional de Comunicaes e j se encontra em vigor. Por fim, que tal uma gasosa de limo feita por si para refrescar e reler o CADERNO CINCIA?
A Equipa do CADERNO CINCIA

17

C2 VAMOS FALAR CINCIA


INVESTIGAO CIENTFICA

N 17 - DE 28 DE FEVEREIRO A 6 DE MARO DE 2013 N 287

Nao AA Nao

Os fins justificam os meios?


>> Cada vez com maior frequncia, os meios de comunicao
reportam casos de figuras pblicas que viram os seus graus acadmicos retirados por motivos de fraude ou de plgio. Num outro crculo, mais fechado e restrito comunidade cientfica, tais factos tambm esto a ser expostos, embaraando, em primeiro lugar, os editores das revistas cientficas que vem os seus mtodos de reviso e de avaliao contestados e as instituies financiadoras pelas suas regras que privilegiam os investigadores com maior nmero de publicaes.
ve tambm um aumento, porm mais modesto, no nmero de retraces por erro e um aumento evidente nas retraces por motivos de plgio e de publicao dupla, sendo um fenmeno recente, i.e. somente a partir de 2005. Os autores reforam ainda que este aumento em retraces de artigos cientficos por fraude no podero ser atribudos somente ao aumento do nmero de publicaes cientficas, pois a anlise levou tambm concluso que desde 1977, ano do primeiro artigo retirado na PubMed, a percentagem de retraces por fraude aumentou em dez vezes.

Editora do CADERNO CINCIA: Maggy Fragoso, PhD


Formao acadmica:  Licenciatura em Fsica, Universidade de Lisboa  Ps-graduao em Engenharia da Qualidade dos Equipamentos Mdicos, Universidade Nova de Lisboa  Ps-graduao em Fsica Mdica e Engenharia Biomdica, Universidade de Lisboa  Doutoramento em Fsica Mdica, Universidade de Londres rea de especializao profissional:  Radiologia e Radioterapia: aplicao da radiao ionizante para o diagnstico e tratamento de doenas oncolgicas.

Contactos
Sugestes e comentrios podem ser encaminhados para o CADERNO CINCIA

m conduta a maior causa dos artigos cientficos retirados, com quase metade a ser por fraude ou suspeita de fraude. Estas so algumas das concluses do estudo efectuado por Ferric Fang, Grant Steen e Arturo Casadevall e publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences na edio de 16 de Outubro de 2012. Estes autores fizeram uma reviso detalhada de todos os 2047 artigos cientficos indexados pela PubMed e que foram retirados at ao dia 3 de Maio de 2012. A PubMed uma base de dados, com mais de 25 milhes de artigos sobre tpicos das cincias biomdicas e da vida publicados desde a dcada de 1940. De acordo com este estudo, somente 21.3% dos artigos retirados foram imputados a erros, enquanto 67.4% foram atribudos m conduta, incluindo a fraude (falsificao de dados ou fabricao) ou suspeita de fraude (43.4%), publicao em mais que uma revista (14.2%) e plgio (9.8%).

blicados pela revista, no mesmo perodo. Por isso, quanto maiores forem as citaes aos artigos publicados em dada revista, maior se torna o seu factor de impacto.

Factor de impacto
Por outro lado, interessante notar que a maioria dos artigos cientficos retirados por fraude tm como origem os pases com longa tradio a nvel da investigao (e.g. Estados Unidos, Alemanha ou Japo) e so especialmente encontrados nas revistas com maior factor de impacto. Em contraste, o plgio e a publicao dupla aparecem com maior frequncia em pases que no tenham uma longa tradio em investigao e estas infraces esto muitas vezes associadas s revistas de baixo factor de impacto. O factor de impacto obtido atravs da razo entre o nmero total de citaes em anos recentes pelo nmero de artigos pu-

Peso das publicaes cientficas


Este estudo veio acima de tudo chamar a ateno para dois factos que esto a afectar a reputao da cincia como uma rea de conhecimento imparcial, reprodutvel e que trabalha com factos reais e mensurveis: A primeira a presso colocada sobre os investigadores, em particular nos grandes centros de investigao, em publicarem em grande quantidade e rapidamente resultados supostamente novos e inovadores. S assim, podero aceder a mais financiamento para prosseguirem os seus trabalhos de investigao, para alm de que muitas vezes esse financiamento assegura o seu prprio salrio. A publicao em revistas de maior factor de

Jornal A NAO CADERNO


www.anacao.cv + 238 262 8677 + 238 262 8505 cadernociencia@anacao.cv

CINCIA Cidadela CP 690 Santiago, Cabo Verde

Aumento de retraces
Segundo os autores, visvel um aumento perceptvel nas retraces por fraude ou erro durante a dcada de 1990, com um subsequente aumento dramtico em retraces atribudas fraude durante a ltima dcada. Hou-

impacto possibilita tambm a obteno de melhores posies na academia, assim como de prmios e promoes. A segunda a exposio de que o processo de reviso e de aceitao dos artigos pelas revistas cientficas no tem sido a melhor, com editores e rbitros que avaliam os manuscritos a no verificarem detalhadamente as seces de descrio metodolgica e de apresentao dos resultados. Na comunidade cientfica e nos meios de comunicao dedicados divulgao da cincia o debate est instalado. H j um movimento que apela anulao do factor de impacto como forma de medir a qualidade e importncia de uma revista e de se permitir outras locais de reposio de artigos como, por exemplo, o estabelecimento de uma biblioteca baseada num sistema de comunicao acadmico, tirando partido da tecnologia de informao, e onde o que se mede a qualidade do artigo e no da revista onde tal artigo foi publicado.

N 17 - DE 28 DE FEVEREIRO A 6 DE MARO DE 2013

A Nao Nao

N 287

TECNOLOGIA

C3

COMUNICAES MVEIS

Qualidade do servio com regulamento aprovado


>> Desde o passado dia 2 de Fevereiro,
entrou em vigor o regulamento de qualidade do servio mvel. Este regulamento traz benefcios para os utilizadores das comunicaes mveis, pois estabelece as regras quanto aos seus direitos e deveres, como tambm dos fornecedores do servio mvel terrestre.
Janice Pipa

Regulamento sobre a qualidade do servio mvel terrestre


O Conselho da Administrao da ANAC aprovou, em 24 de Julho de 2012, o regulamento sobre a qualidade do servio mvel terrestre, atravs da deliberao N 05/CA/2012, encontrando-se em vigor desde o dia 2 de Fevereiro. O regulamento determina os parmetros da qualidade do servio a ser disponibilizado pelos operadores, estabelecendo assim os requisitos mnimos de prestao e utilizao dos mesmos, independentemente da tecnologia de suporte. Os direitos e deveres do utilizador e do operador, as regras aplicveis a todos os planos tarifrios e aos servios prestados no servio de telefonia mvel, a resoluo de contratos, os preos cobrados aos utilizadores so outras normas estabelecidas no regulamento.

m Cabo Verde, o mercado do servio mvel terrestre, tambm conhecido por servio de telefonia mvel, tem vindo a crescer de forma considervel nos ltimos tempos. A implementao da tecnologia de terceira gerao impulsionou ainda mais este crescimento, ao permitir acessos de maior velocidade. Tudo isso tem-se traduzido num aumento significativo de utilizadores que requisitam no s os habituais servios de voz, SMS (short message service) e MMS (multimedia messaging service), como tambm outros novos como o acesso internet ou ao servio VoIP (voice of internet protocol). Eventualmente, este aumento crescente de utilizadores poder conduzir a uma degradao progressiva na prestao do servio de telefonia mvel. Assim, a Agncia Nacional de Comunicaes (ANAC) aprovou o regulamento sobre a qualidade do servio mvel terrestre com o estabelecimento de regras quanto aos direitos e deveres dos utilizadores e dos fornecedores, entre demais outras.

Segundo o presidente da ANAC, David Gomes, o novo regulamento determina as grandes regras relativas ao atendimento e informao. Est concentrado na prestao de informaes essenciais aos utilizadores, nomeadamente preos, tarifrios e atendimento. Da que estabelecemos as regras claramente em matria de voz. Defendemos tambm a facturao detalhada, onde os utilizadores podero ver o que consumiram. A partir de agora, os utilizadores podem efectuar as devidas reclamaes no s junto ao operador como tambm encaminh-las para a ANAC, a autoridade reguladora, e demais outras entidades governamentais ou organismos de defesa do consumidor. No entendimento de que so muitos os utilizadores do servio mvel que desconhecem os seus direitos e deveres, recomendada a leitura detalhada do regulamento, a fim de os conhecer e evitar possveis constrangimentos. Pela sua importncia e pertinncia, o CADERNO CINCIA apresenta uma parte desses direitos e deveres (ver caixas).

Direitos do utilizador
Factura detalhada O utilizador pode exigir do operador a factura detalhada relativa aos 30 dias imediatamente anteriores ao seu pedido. Pode tambm requerer que lhe seja enviado, periodicamente e por via electrnica, a factura detalhada com frequncia igual ou superior a um ms. Reclamaes O operador deve receber as reclamaes e responder ou solucionar no prazo de 10 dias teis. Se assim o entender, o utilizador pode encaminhar as reclamaes para a ANAC e demais outras entidades governamentais ou organismos de defesa do consumidor. Portabilidade do nmero Esta uma facilidade que possibilita ao utilizador manter o seu nmero de telemvel, independentemente do operador de servio de comunicaes ou da rea de prestao do servio. Publicidade por SMS O utilizador do servio mvel pode solicitar a desactivao imediata de SMS publicitrio do prprio operador. Por outro lado, e sem o prvio consentimento do utilizador, no receber SMS de carcter publicitrio de outras entidades que no a do operador. Roaming Aps a sua solicitao, o utilizador deve ser informado pelo operador sobre quando o servio roaming foi activado como tambm sobre quais as condies de funcionamento do servio. Chamadas recebidas O utilizador no pode ser responsvel pelo pagamento das chamadas recebidas, salvo se forem chamadas a cobrar no destino ou em servio roaming.

Deveres do utilizador
 Comunicar imediatamente ao seu operador qualquer alterao das informaes pessoais prestadas no registo inicial.  Utilizar adequadamente o servio mvel, com respeito pelas limitaes tecnolgicas.  Cumprir as obrigaes fixadas no contrato de prestao do servio mvel.  Levar ao conhecimento pblico e do operador as irregularidades de que tenha conhecimentos referentes ao servio de telefonia mvel.  Indemnizar o operador por todo e qualquer dano ou prejuzo que originar.

C4

CINCIA NO QUOTIDIANO

N 17 - DE 28 DE FEVEREIRO A 6 DE MARO DE 2013 N 287

Nao AA Nao

LIMO E BICARBONATO DE SDIO

Qumica efervescente!
H dias que apetece uma limonada fresca. Ou ento uma gasosa. E que tal fazeres a tua gasosa de limo? Basta espremeres alguns limes, juntares gua e um pouco de bicarbonato de sdio. Ento, mos obra!
Material necessrio:  um copo;  limes;  gua;  uma colher de ch de bicarbonato de sdio;  acar, caso queiras adoar a bebida. O que fazer: 1.  Espremer o sumo de alguns limes para o copo. nas lojas. As bolhas que se formaram quando adicionaste o bicarbonato de sdio ao sumo de limo so dixido de carbono e isto mesmo que encontras nas bebidas gasosas que compras! Obviamente, os fabricantes destas bebidas adicionam outros ingredientes, como adoantes, porm o princpio o mesmo desta tua bebida caseira. Tudo isto se deve reaco qumica entre um cido (o limo) e uma base (o bicarbonato de sdio). Desafio: Onde mais o bicarbonato de sdio pode ser utilizado? As suas aplicaes so inmeras!

2.  Deitar no copo a mesma quantidade de gua. 3.  Misturar a colher de ch de bicarbonato de sdio. 4.  Adicionar um pouco de acar, no caso de se querer a bebida mais doce. O que aconteceu: A mistura que criaste dever ter ficado com bolhas e a saber como as gasosas que se compra

DESCOBERTA
Sopa de Letras

Envia as solues para o e-mail cadernociencia@anacao.cv e, no prximo nmero, apresentaremos a lista dos que descobriram as solues. Desafio: ter o teu nome publicado em todos os nmeros do caderno!

Descobre as palavras relacionadas com o tema investigao cientfica: os fins justificam os meios?. Podem estar em qualquer direco: horizontal, vertical ou diagonal. Algumas palavras tambm podem estar escritas de trs para frente.

Solues da edio N 16
Sopa de Letras

Apoio
www.anac.cv
Urbanizao de Ponta Preta Caixa Postal n 124 - Santa Maria Ilha do Sal - CABO VERDE Tel.: +238 242 17 12 - Fax: +238 242 17 05 info@aguaspp.com

Potrebbero piacerti anche