Sei sulla pagina 1di 4

Princpio da monarquia A famlia imperial japonesa mantm-se de forma contnua no trono desde o princpio do perodo monrquico, no sculo VI d.C..

Segundo o ponto de vista religioso, os imperadores traam sua ancestralidade at o reinado dos deuses sobre a terra, dos quais seriam descendentes e o Imperador Jinmu. ------------------------------------------------Feudalismo Incorporado A acumulao de grandes extenses de terra e plantao em mos de particulares possibilitou a ascenso dos administradores locais, os Daimyo. medida que suas terras eram removidas das listas de impostos, aumentava a renda dessa classe social. Gradualmente, os administradores comearam a repelir a interferncia de funcionrios provinciais e centrais, e criaram foras prprias para manter a ordem em suas reas. Assim, o sculo foi de completa desordem. Os aristocratas de Kyoto no tinham poder algum para fazer cumprir as ordens fora da capital e do estado, j que os antigos exrcitos haviam degenerado e os novos tinham-se tornado uma espcie de asilo onde os nobres bem relacionados ocupavam sinecuras. Em alguns lugares, o prprio povo armava-se para proteger-se. Os "oficiais de pacificao" designados pelo poder central pouco podiam fazer, pois no contavam com o apoio local. Acelerou-se a fragmentao do poder. Em1156 uma disputa sucessria trouxe os guerreiros rurais para a capital, onde se estabeleceram. As grandes ligas de guerreiros eram chefiadas por famlias que se consideravam de ascendncia imperial. Era prtica enviar os filhos mais novos do imperador ao campo, quando no havia mais lugar para eles na corte; por determinao dos cdigos, deviam mudar de nome aps seis geraes; assim, no sculo X, os guerreiros se afiliaram a duas grandes ligas, lideradas pelas famlias Minamoto e Taira, que se diziam imperiais. A luta irrompeu em Kyoto em 1156 e 1159. A primeira guerra - a da era Hogen - foi provocada por uma disputa sucessria, aps a morte do imperador Toba, que tentou levar ao trono seu quarto filho Goshirakawa em vez de permitir que seu filho mais velho,

Konoe, permanecesse como imperador. Venceram os partidrios de Goshirakawa e os lderes da oposio foram executados. Goshirakawa reinou at 1158, quando se retirou, comeando a segunda guerra. ------------------------------------------------Unificao No sculo XVI ainda perdurava a desordem e a desfragmentao no Japo, que chegou a ter, de 1335 a 1392, duas cortes imperiais. Mas, ao final do sculo XVI, alcanara substancial unificao, ou pelo menos a pacificao. Isso foi obra de trs grandes generais: Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu. Homens de grande capacidade militar criaram uma base estvel para o exrcito da administrao Tokugawa, que durou at 1867. Do sculo XVII ao sculo XIX, o Japo permaneceu isolado do resto do mundo. O pas passava por uma poltica de isolamento chamada Sakoku ("Pas fechado"). Durante esse tempo foi governado pelo cl Tokugawa. Devido a esse isolamento, o Japo no se industrializou junto com o resto do mundo e permaneceu na sociedade feudal do regime de Xogunato. Nesse perodo, a capital era Edo, a Tquio de hoje. (Perodo Edo o perodo que vai de 1603 a 1867, que caracteriza o governo Tokugawa). ------------------------------------------------Motivos do isolamento No podemos deixar de citar as relaes comerciais mantidas com os Pases Baixos. Ao contrrio dos portugueses, que queriam tambm catequizar os japoneses, os neerlandeses tinham apenas inteno comercial com o pas do sol nascente. O Japo, alm de ter sido governado por uma ditadura feudal que adotou uma poltica de isolamento, tambm teve outro motivo crucial para ter permanecido isolado at a dcada de 1850: Interesses econmicos mundiais: O Japo s sofreu sua modernizao no perodo em que ela aconteceu por causa da interveno dos Estados Unidos.

O interesse dos Estados Unidos em criar laos com o Japo estava ligado necessidade de hegemonia dos EUA: Eles queriam aliados em pontos estratgicos da sia e do Pacfico. Antes disso, no contexto econmico do mundo, o que movimentava o comrcio eram as especiarias, matrias primas, produtos vegetais tropicais e terras virgens. O Japo, sendo um pas de territrio pequeno, formado por montanhas e plancies estreitas e com poucas terras cultivveis, no atraa os comerciantes nem as potncias colonialistas como os pases tropicais. (Havia sim certa presso para o comrcio, pois o Japo era um ponto estratgico, com mercado consumidor em potencial). Outro motivo dele ter se isolado e do governo Tokugawa ter fechado o pas foi para proteger a hegemonia que o cl (Tokugawa) tinha e para manter a estabilidade que o Japo havia alcanado. Como assim? As potncias europeias, em suas conquistas pelo mundo (de ordem religiosa, poltica, econmica, etc.) estavam envolvendo a sia nesses conflitos. Lutavam para alcanar o "monoplio de relao comercial" (numa espcie de pacto colonial) com pases como o Japo. Com o Japo j unificado e "em paz", os Tokugawa precisavam acabar com a vulnerabilidade do Japo, ou seja, tir-lo do meio desse campo de batalha. Assim, expulsavam comerciantes e catequizadores e at proibiram a prtica do cristianismo (que ameaava a ordem vigente). Por isso, mais ou menos de 1637 a 1868, a Terra do Sol Nascente ficou isolada do resto do mundo. No perodo em que voltou a se abrir, o governo do cl Tokugawa acabou, e o Japo deixou de ter o Xogunato para voltar aos moldes de Imprio. Essa transio em que o Japo se modernizou e houve um choque entre a cultura feudal japonesa e a cultura capitalista ocidental ficou conhecida como Revoluo Meiji. ------------------------------------------------Imperialismo Japons

Em 1868 foi restaurado o poder imperial no Japo, subtraindo aos xoguns o poder feudal que existia desde o sculo XII. Subiu ao trono o jovem imperador Mitsuhito, conhecido pelo nome de Meiji. A Era Meiji (1868-1912), como ficou conhecida, representou um perodo de grandes mudanas na histria do Japo. Completadas as reformas internas, o governo decidiu-se a alcanar uma condio de igualdade com as potncias ocidentais. Uma reforma dos tratados, com vistas a extinguir os privilgios judiciais e econmicos desfrutados pelos estrangeiros, foi tentada desde o incio, mas as potncias envolvidas recusaram-se a tratar do assunto at que as instituies legais japonesas se equiparassem s ocidentais. Os assuntos asiticos ocuparam lugar secundrio da poltica externa dos primeiros anos, mas j no incio da dcada de 90 tornava-se clara a preponderncia chinesa na Coreia, o que alarmava Tquio. Em 1894, uma rebelio na Coreia foi esmagada com apoio dos chineses. O Japo enviou tropas ao pas vizinho e, cessada a crise, recusou-se a retir-las. As hostilidades sino-japonesas comearam no mar, e depois a luta transferiuse para a Coreia. Vitorioso em todas as batalhas, o Japo imps um tratado humilhante ao adversrio, mas as potncias europeias se recusaram a aceitar Tquio como scio na partilha das riquezas da China. Alemanha, Frana e Rssia foraram os japoneses a devolver a pennsula de Liaotung, tomada China, em troca de uma indenizao. Em 1889, a Rssia forou a China a ceder-lhe a referida pennsula, com sua importante base naval de Port Arthur.

Potrebbero piacerti anche