Sei sulla pagina 1di 98

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

AULA 03
Querido (a) aluno (a), Hoje est previsto abordarmos os seguintes assuntos: Receitas extra-oramentrias. Estgios da receita pblica. Classificao econmica (receita) e por fonte de recursos. Funo e funcionamento das contas: previso e realizao da receita. Entretanto, vamos abordar alguns assuntos alm, mas que esto relacionados com a nossa aula, como Dvida Ativa, por exemplo. OK?

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A. TEORIA
Conceitos Bsicos/Algumas Classificaes/Receitas Oramentrias e Extra-Oramentrias.
De acordo com o CFC, receitas so aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuio de passivos, que resultem em aumento do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de aporte dos proprietrios da entidade. A receita pode ser estudada sob dois enfoques: o patrimonial e o oramentrio. A receita sob o enfoque patrimonial aquela reconhecida no momento de ocorrncia do fato gerador, independente de recebimento. A receita sob o enfoque patrimonial causa impacto positivo na situao lquida patrimonial ou saldo patrimonial. A receita oramentria corresponde a todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas oramentrias e operaes que, mesmo no havendo ingresso de recursos, financiam despesas oramentrias. Estas ltimas so consideradas receitas oramentrias, pois necessitam de autorizao legislativa para serem processadas. Um exemplo dessas operaes so os arrendamentos mercantis. A receita oramentria deve ser reconhecida no momento da arrecadao. A receita patrimonial deve ser reconhecida no momento de ocorrncia do fato gerador, conforme j foi falado. A primeira obedece ao regime de caixa, a segunda, da competncia. Enfoque Patrimonial Fato gerador (Competncia) Enfoque Oramentrio Arrecadao (Caixa)

Receita

A lei 4.320/64 assevera que todas as receitas arrecadadas sero classificadas como oramentrias, ainda que no previstas no oramento. Dito de outra forma: todos os ingressos oramentrios so receitas oramentrias. Ora, isso meio lgico. timo para o Estado arrecadar a mais que o previsto. Seria uma extrema burocracia se esses recursos no fossem considerados receitas e no pudessem ser usados para financiar despesas. Eu sempre cito as multas. De
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

trnsito, por exemplo. muito difcil para um ente prever quanto ser arrecadado com multas. O excesso de multas, ou melhor, o excesso de arrecadao tambm considerado receita, mesmo que no previsto no oramento. E olha que legal: esse excesso de arrecadao fonte de recurso para abertura de crdito adicional! Ou seja, se for arrecadado a mais receita, mesmo que no previsto no oramento. O emprego desse excesso de arrecadao feito por meio da abertura de um crdito adicional. Viu como tudo amarradinho?

Vimos que as receitas patrimoniais causam impacto positivo na situao lquida patrimonial. Mas as receitas oramentrias nem sempre causam impacto positivo na situao lquida patrimonial. As receitas oramentrias que causam impacto positivo na situao lquida patrimonial so chamadas de efetivas. As que no causam impacto algum, so chamadas de no efetivas. Essa diviso em efetiva e no efetiva chamada de classificao da receita quanto ao impacto na situao lquida patrimonial. Mas por que eu tenho que reconhecer como receita um fato que nem altera a situao lquida patrimonial? Podemos encontrar a resposta nos raios luminosos da lei 4.320/64, que determina o reconhecimento de fatos permutativos como receitas. A alienao de bens, a amortizao de emprstimos concedidos e a contratao de operaes de crdito so fatos permutativos, reconhecidos como receitas no efetivas por determinao de nossa lei. No entanto, estes fatos permutativos no so reconhecidos como receitas pela cincia contbil. Humm...assim como nas despesas no efetivas, temos que resolver este problema. Mas como reconhecer uma situao como receita oramentria e impedir que a mesma impacte na situao lquida patrimonial? A) Chamar o Chapolin Colorado.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

B) Chamar o Bob Esponja

C) Usar uma conta de mutao passiva no sistema patrimonial. A resposta a letra C! Viva! As mutaes permitem que eu contabilize uma situao como receita, ao mesmo tempo impede que essa situao cause impacto na situao lquida patrimonial. Vejamos os lanamentos de uma receita derivada da alienao de bens:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

D Ativo (Bancos) C Receita Oramentria No-Efetiva D Mutao Passiva C Ativo (Bem)

Sistema Financeiro

Sistema Patrimonial

Perceba como a receita lanada a crdito e a mutao lanada a dbito. As duas contas se compensam. Por isso a mutao passiva chamada tambm de mutao da receita. por isso tambm que a receita no efetiva chamada de receita por mutao. Essa situao na contabilidade geral teria apenas um lanamento, justamente por se tratar de um fato permutativo: D Ativo (Bancos) C Ativo (Bem) A receita efetiva, toda pomposa, necessita de apenas um lanamento para causar impacto na situao lquida patrimonial: D Ativo (Bancos) C Receita Oramentria Efetiva Em resumo: Receita Patrimonial causa impacto na situao lquida patrimonial. Reconhecida no momento de ocorrncia do fato gerador, independente de recebimento. Regime da competncia. Receita Oramentria todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas oramentrias e operaes que, mesmo no havendo ingresso de recursos, financiam despesas oramentrias. Todo ingresso oramentrio receita oramentria, independente de previso. A receita oramentria reconhecida na arrecadao. Regime de caixa. Quanto ao impacto: Receita efetiva causa impacto na situao lquida patrimonial. No gera mutao. Fato contbil modificativo aumentativo. Receita no efetiva no causa impacto na situao lquida patrimonial. Gera mutao passiva. Fato permutativo.
Sistema Financeiro

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Pra fechar essa parte inicial, cabe destacar que a restituio de receitas recebidas em qualquer exerccio feita por deduo da respectiva natureza de receita. Para as rendas extintas, deve ser utilizado o mecanismo de deduo at o montante de receita a anular. O valor que ultrapassar o saldo da receita a anular deve ser registrado como despesa. Entende-se por rendas extintas aquelas cujo fato gerador da receita no representa mais situao que gere arrecadaes para o ente. E as receitas extra-oramentrias? Como ficam? Essas so oriundas: Da inscrio de restos a pagar; ou Entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro. A inscrio de recursos em restos a pagar, por exigncia da lei 4.320/64, deve ser computada nas receitas extra-oramentrias do Balano Financeiro, para compensar sua incluso nas despesas oramentrias. As entradas compensatrias no ativo e no passivo financeiro esto relacionadas ao ingresso de valores de terceiros (depsitos e caues), contratao de operaes de crdito por antecipao de receita (dbitos em tesouraria), entre outros. Estes valores ingressam nos cofres pblicos, mas a ele no se incorporam. Apenas transitam pelo patrimnio do ente. Aumentam as disponibilidades (ativo), ao passo que aumentam o passivo. Na devoluo, o processo inverso: tanto o ativo, quanto o passivo diminuem. A operao, como um todo, fato contbil permutativo. No gosto dessa nomenclatura de receitas extra-oramentrias, pois h receitas que, de fato, independem da execuo do oramento e resultam em um aumento do patrimnio lquido. Exemplos: inscrio em dvida ativa, incorporao de bens (doao), etc. Eu, o CESPE e o Manual de Receita Nacional, preferimos ingressos extra-oramentrios. Assim d pra diferenciar o que receita extra-oramentria e o que ingresso extra-oramentrio. Alguns autores, a FCC e, s vezes a ESAF, consideram que este valores so receitas extra-oramentrias e no ingressos extra-oramentrios. Inclusive o Manual Tcnico do Oramento 2011 utiliza essa abordagem: Receitas Extra-Oramentrias So recursos financeiros de carter temporrio, no se incorporam ao patrimnio pblico e no integram a Lei Oramentria Anual. O Estado mero depositrio desses recursos, que constituem passivos exigveis e cujas restituies no se sujeitam autorizao
www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

legislativa. Exemplos: depsitos em cauo, fianas, operaes de crdito por antecipao de receita oramentria ARO, emisso de moeda e outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros. Vamos continuar com algumas classificaes muito cobradas... Quanto coercitividade, as receitas so divididas em: Receitas pblicas originrias arrecadadas por meio da explorao de atividades econmicas pela administrao pblica. Resultariam, principalmente, de rendas do patrimnio mobilirio e imobilirio do Estado (receita de aluguel), de preos pblicos, de prestao de servios comerciais e de venda de produtos industriais ou agropecurios. Receitas pblicas derivadas obtida pelo poder pblico por meio da soberania estatal. Decorreriam de imposio constitucional ou legal e, por isso, auferidas de forma impositiva, como, por exemplo, as receitas tributrias e as de contribuies especiais. Essa classificao doutrinria e no utilizada oficialmente na classificao da receita pblica. Quanto regularidade, as receitas so divididas em: Ordinrias obtidas regularmente pelo ente, no curso de suas atividades normais. Exemplo: tributrias. Extraordinrias obtidas excepcionalmente. Exemplo: alienao de bens.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Classificao Econmica da Receita


A receita oramentria obedece seguinte codificao segundo sua natureza, de acordo com o Manual Tcnico do Oramento 2011:

Para ajudar:

Esse cdigo busca classificar a receita identificando a origem do recurso segundo seu fato gerador. A categoria econmica da receita tem a funo de mensurar o impacto das decises do governo na economia nacional, pois permite verificar os fatos que influenciam ou no na formao do PIB. So categorias econmicas da Receita:

1 Receitas Correntes 2 Receitas de Capital

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Segundo a Lei n 4.320/1964:

Receitas correntes so as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial,


agropecuria, industrial, de servios e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em despesas correntes.

Receitas de capital so as provenientes da realizao de recursos


financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em despesas de capital e, ainda, o supervit do oramento corrente. O Supervit do Oramento Corrente, resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, no constitui item de receita oramentria. O supervit do oramento corrente, segundo determinao da lei 4.320/64, uma receita de capital, pois, geralmente, o excesso de receitas correntes usado para cobrir dficits de capital. O SOC no constitui item da receita oramentria, pois as receitas e despesas que o compem j foram apuradas e caso fossem consideradas oramentrias novamente, haveria uma duplicidade na apurao. Geralmente associamos as receitas efetivas com as receitas correntes, mas h receitas de capital efetivas, como as transferncias de capital. Geralmente associamos as receitas no-efetivas com as receitas de capital, mas h receitas correntes no-efetivas, como decorrentes do recebimento da dvida ativa. A fim de se evitar a dupla contagem dos valores financeiros objeto de operaes intra-oramentrias na consolidao das contas pblicas, a Portaria Interministerial STN/SOF 338, de 26 de abril de 2006, incluiu as Receitas Correntes Intra-Oramentrias e Receitas de Capital Intra-Oramentrias. Essas classificaes, segundo disposto pela Portaria que as criou, no constituem novas categorias econmicas de receita, mas apenas especificaes das categorias econmicas Receita Corrente e Receita de Capital. As novas naturezas de receita intra-oramentrias so constitudas substituindose o 1 nvel (categoria econmica 1 ou 2) pelos dgitos 7, se receita

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

corrente intra-oramentria e 8, se receita de capital intra-oramentria, mantendo-se o restante da codificao.

7 Receitas Correntes Intra-Oramentrias 8 Receitas de Capital Intra-Oramentrias


De acordo com o MTO 2011, operaes intra-oramentrias so aquelas realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica integrantes do oramento fiscal e do oramento da seguridade social do mesmo ente federativo; por isso, no representam novas entradas de recursos nos cofres pblicos, mas apenas remanejamento de receitas entre eles. As receitas intra-oramentrias so contrapartida de despesas catalogadas na Modalidade de Aplicao 91 (Aplicao Direta Decorrente de Operao entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes do Oramento Fiscal e do Oramento da Seguridade Social) que, devidamente identificadas, possibilitam anulao do efeito da dupla contagem na consolidao das contas governamentais. No segundo nvel encontramos a origem, que tem por objetivo identificar a procedncia dos recursos pblicos, em relao ao fato gerador dos ingressos das receitas. a subdiviso das categorias econmicas.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

No terceiro nvel temos a espcie, que detalha a origem. Por exemplo, dentro da Origem Receita Tributria (receita proveniente de tributos), podemos identificar as suas espcies, tais como impostos, taxas e contribuies de melhoria (conforme definido na CF/88 e no CTN), sendo cada uma dessas receitas uma espcie de tributo diferente das demais. A rubrica agrega determinadas espcies de receitas cujas caractersticas prprias sejam semelhantes entre si. A alnea representa o nome da receita propriamente dita. Exemplo: Imposto de Renda Pessoa Fsica. A subalnea constitui o nvel mais analtico da receita, utilizado quando h necessidade de se detalhar a alnea com maior especificidade.

Etapas da Receita Oramentria


As etapas da receita oramentria seguem a ordem de ocorrncia dos fenmenos econmicos, levando-se em considerao o modelo de oramento existente no pas e a tecnologia utilizada. So etapas da receita oramentria, segundo o Manual de Receita Nacional:

Planejamento A projeo de receitas oramentrias est baseada na srie histrica de arrecadao das mesmas ao longo dos anos ou meses anteriores (base de clculo), corrigida por parmetros de preo (efeito preo), de quantidade (efeito quantidade) e de alguma mudana de aplicao de alquota em sua base de clculo (efeito legislao).

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Projeo = Base de Clculo x (ndice de preo) x (ndice de quantidade) x (efeito legislao). Base de Clculo obtida por meio da srie histrica de arrecadao da receita e depender do seu comportamento mensal. ndice de preos o ndice que fornece a variao mdia dos preos de uma determinada cesta de produtos. Exemplos: IPCA, a variao cambial e a variao da taxa de juros. ndice de quantidade o ndice que fornece a variao mdia na quantidade de bens de um determinado seguimento da economia. Est relacionado variao fsica de um determinado fator de produo. Exemplo: PIB. Efeito legislao Leva em considerao a mudana na alquota ou na base de clculo de alguma receita, em geral, tarifas pblicas e receitas tributrias, decorrentes de ajustes na legislao ou nos contratos pblicos. Execuo (LAR) Lanamento o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Existem algumas receitas que no percorrem esta fase, conforme artigo 52 da lei 4.320/64: So objeto de lanamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato. Arrecadao a entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro. Recolhimento a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro, responsvel pela administrao e controle da arrecadao e programao financeira, observando-se o Princpio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Controle e Avaliao Esta fase compreende a fiscalizao realizada pela prpria administrao, pelos rgos de controle e pela sociedade. Segue abaixo esquema bastante elucidativo extrado do Manual de Receita Nacional:

O controle e a avaliao possuem cronologia prpria, pois podem ocorrer de modo prvio, concomitante ou posterior s etapas de planejamento e execuo. O MTO 2011 destoa do Manual de Receita Nacional quanto s fases que a receita deve cumprir. O MTO estabelece que as receitas devem obedecer aos seguintes ESTGIOS: previso, arrecadao e recolhimento. S. O lanamento seria um procedimento administrativo realizado pelo fisco, e no estgio. Eu, particularmente, prefiro a abordagem do MRN. Acho mais completa. Pra concurso, o nico empecilho ter que ficar atento ao contexto da questo. Quanto terminologia, na prtica, tanto faz usar estgios, fases, etapas, etc. No muda nada. At que todos falem esse esperanto contbil previsto para o prximo ano, coisas desse tipo iro acontecer.
www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Classificao da Receita por Fonte de Recursos


J adianto que a FCC no curte muito a classificao da receita por fontes. Nem coloquei no resuminho. De todo jeito, vamos l! Para realizarmos um gasto (uma despesa) eu preciso de um recurso (uma receita) como contrapartida. necessrio identificar qual fonte de recurso vai cobrir determinada despesa. Pra esse troo no virar uma baguna foi criado o mecanismo Destinao de Recursos ou Fonte de Recursos. Destinao de Recursos o processo pelo qual os recursos pblicos so correlacionados a uma aplicao, desde a previso da receita at a efetiva utilizao dos recursos (execuo da despesa). Pode ser: Destinao Vinculada o processo de vinculao entre a origem e a aplicao de recursos, em atendimento s finalidades especficas estabelecidas pela norma. Destinao Ordinria o processo de alocao livre entre a origem e a aplicao de recursos, para atender a quaisquer finalidades. Derivada de convnios e contratos de emprstimos e financiamentos recursos obtidos com finalidade especfica. Por ocasio do recolhimento a receita classificada conforme sua Natureza para identificar a origem do recurso segundo seu fato gerador. E tambm identificada a Destinao dos Recursos arrecadados. Na fixao da despesa a mesma coisa, deve-se incluir, na estrutura oramentria, a Fonte de Recursos que ir financi-la. Dessa maneira, a Destinao de Recursos interliga todo o processo oramentrio-financeiro.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

O controle das disponibilidades financeiras por destinao/fonte de recursos deve ser feito desde a elaborao do oramento at a sua execuo. possvel determinar a disponibilidade para alocao discricionria pelo gestor pblico, e aquela reservada para finalidades especficas, conforme vinculaes estabelecidas. A codificao utilizada a seguinte:

Codificao para controle das DR


Dgito Nome Objetivos Identifica se os recursos se destinam contrapartida nacional e, nesse caso, indicar a que tipo de operaes emprstimos, doaes ou outras aplicaes. Divide os recursos em originrios do Tesouro ou de Outras Fontes e fornece a indicao sobre o exerccio em que foram arrecadadas, se corrente ou anterior. o cdigo que individualiza cada destinao. Possui a parte mais significativa da classificao, sendo complementado pela informao do IDUSO e Grupo Fonte. Deve ser criada em funo das particularidades de cada ente da federao e adaptada de acordo com as necessidades informativas ou de inovaes na legislao. o maior nvel de particularizao da Destinao de Recursos, no utilizado na elaborao do oramento e de uso facultativo na execuo oramentria. Tabela
0 Recursos no destinados contrapartida. 1 Contrapartida BIRD. 2 Contrapartida BID; 3 Contrapartida de emprstimos com enfoque setorial amplo. 4 Contrapartida de outros emprstimos. 5 Contrapartida de doaes. 1 Recursos do Tesouro Exerccio Corrente 2 Recursos de Outras Fontes Exerccio Corrente 3 Recursos do Tesouro Exerccios Anteriores 6 Recursos de Outras Fontes Exerccios Anteriores 9 Recursos Condicionados

IDUSO (Identificador de Uso)

Grupo de Destinao de Recursos

3 e 4

Especificao das DR

I PRIMRIAS ESPECIFICAO 00 Recursos Ordinrios XX A ser especificado pelo Ente II NO-PRIMRIAS ESPECIFICAO XX A ser especificado pelo Ente

5 em diante

Detalhamento

A ser especificado pelo Ente.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Dvida Ativa
A Dvida Ativa so os crditos a favor da Fazenda Pblica, exigveis pelo transcurso do prazo para pagamento, inscritos em registro prprio, aps apurada a sua liquidez e certeza. A presuno de certeza e liquidez relativa, pois admite prova ao contrrio. A inscrio ato de controle administrativo de legalidade e faculta ao Ente Pblico, representado pelos respectivos rgos competentes, a iniciativa do processo judicial de execuo. Trocando em midos, Dvida Ativa so as dvidas que terceiros tm para com o Estado. A competncia para a gesto administrativa e judicial da Dvida Ativa da Unio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PGFN. Nas autarquias e fundaes pblicas a competncia pertence ProcuradoriaGeral Federal PGF. obrigatrio outorgar a um rgo a competncia para apurar a liquidez e certeza dos crditos, dissociando, obrigatoriamente, a inscrio do crdito em Dvida Ativa e a origem desse crdito. A Dvida Ativa classificada em tributria e no-tributria e considerada receita oramentria do exerccio em que foi recebida. uma receita corrente no-efetiva (Outras Receitas Correntes). Uma das poucas, diga-se de passagem. Em resumo: na inscrio da Dvida Ativa reconhecida uma variao ativa extra-oramentria, juntamente com um direito, no sistema patrimonial. No recebimento, h a baixa do direito anteriormente constitudo no sistema patrimonial e reconhecida a Receita Oramentria no sistema financeiro (Receita Corrente no-efetiva). Inscrio Dvida Ativa D Ativo (direito) C Variao Ativa Extra-Oramentria
Sistema Patrimonial

Recebimento Dvida Ativa


Sistema Financeiro

D Ativo (Caixa) C Receita Corrente No-Efetiva D Mutao Passiva C Ativo (direito)


Sistema Patrimonial

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

B. QUESTES
1. (FCC/AFF/TCE SP 2010) So, dentre outras, receitas correntes as provenientes (A) do supervit do Oramento Corrente. (B) da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas. (C) da converso, em espcie, de bens e direitos. (D) de recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital. (E) de receitas tributrias. Comentrios: A classificao econmica da receita deve obedecer ao seguinte cdigo:

Esse cdigo busca classificar a receita identificando a origem do recurso segundo seu fato gerador. So categorias econmicas da Receita:
www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

1 Receitas Correntes 2 Receitas de Capital


Segundo a Lei n 4.320/1964:

Receitas correntes so as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial,


agropecuria, industrial, de servios e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em despesas correntes.

Receitas de capital so as provenientes da realizao de recursos


financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em despesas de capital e, ainda, o supervit do oramento corrente letras A at D. Aas categorias econmicas so subdivididas em:

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Logo, pela classificao apresentada, as receitas tributrias so receitas correntes. Letra E. 2. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) Conforme classificao doutrinria, quanto periodicidade, as receitas pblicas se classificam em (A) originrias e derivadas. (B) originrias e transferidas. (C) ordinrias e extraordinrias. (D) entradas e ingressos. (E) de capital e correntes. Comentrios: Quanto regularidade ou periodicidade, as receitas so classificadas em ordinrias e extraordinrias. Ordinrias obtidas regularmente pelo ente, no curso de suas atividades
www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

normais. Exemplo: tributrias. Extraordinrias obtidas excepcionalmente. Exemplo: alienao de bens. Portanto, nossa resposta a letra C. Letra C. 3. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) A receita tributria se classifica, de acordo com a Lei no 4.320/64, como (A) transferncia de capital. (B) transferncia corrente. (C) receita de capital. (D) receita corrente. (E) receita patrimonial. Comentrios: Segundo a classificao econmica, a receita se divide em duas categorias econmicas: receitas correntes e de capital. So receitas correntes: tributrias, contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios, transferncias e outras (TRICOPAIS TRANSFERNCIAS OUTRAS). So receitas de capital: operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, transferncias e outras (OPALIAMOR TRANSFERNCIAS OUTRAS). Letra D. 4. (FCC/Procurador do Estado/PGE AM 2010) A doutrina classifica as receitas pblicas em originrias e derivadas. So exemplos de receita derivada e receita originria, respectivamente, (A) emprstimo compulsrio e contribuio de interveno no domnio econmico. (B) taxa de lixo urbano e imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana. (C) imposto sobre a renda e contribuio de interveno no domnio
www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

econmico. (D) contribuio de melhoria e contribuio social. (E) taxa de lixo domiciliar e pagamento pelo consumo de energia eltrica. Comentrios: Preliminarmente, vamos relembrar alguns conceitos, que nos ajudaro responder a questo. A receita possui duas categorias econmicas: receitas correntes e de capital. Essas categorias so subdivididas em origens. So origens das receitas correntes: tributrias, contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios, transferncias e outras (TRICOPAIS TRANSFERNCIAS OUTRAS). As receitas tributrias so divididas nas seguintes espcies: impostos, taxas e contribuies de melhoria. As receitas de contribuies so divididas nas seguintes espcies: contribuies sociais, contribuies de interveno no domnio econmico (CIDE) e Contribuies de Interesse das Categorias Profissionais ou Econmicas. So origens das receitas de capital: operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, transferncias e outras (OPALIAMOR TRANSFERNCIAS OUTRAS). Quanto coercitividade, a receita se classifica em: Receitas pblicas originrias arrecadadas por meio da explorao de atividades econmicas pela administrao pblica. Resultariam, principalmente, de rendas do patrimnio mobilirio e imobilirio do Estado (receita de aluguel), de preos pblicos (tarifa), de prestao de servios comerciais e de venda de produtos industriais ou agropecurios. Receitas pblicas derivadas obtida pelo poder pblico por meio da soberania estatal. Decorreriam de imposio constitucional ou legal e, por isso, auferidas de forma impositiva, como, por exemplo, as receitas tributrias e as de contribuies especiais. Essa classificao doutrinria e no utilizada oficialmente na classificao
www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

da receita pblica. Letra A ambas so derivadas. Vejamos: Os emprstimos compulsrios esto previstos nos incisos I e II do art. 148 da CF/88 e se destinam a atender despesas referentes a calamidades pblicas, a guerras ou a investimentos pblicos de carter urgente e de relevante interesse nacional. So classificados, pela sua prpria natureza, em receitas derivadas. Quanto classificao econmica, so enquadrados como receitas de capital, operaes de crdito. Atravs das contribuies de interveno no domnio econmico (CIDE), o Estado pode interferir em determinado setor da economia, mediante finalidade especfica. So receitas correntes, de contribuies. Letras B, C e D As receitas tributrias (impostos, taxas e contribuies de melhoria) so tipicamente receitas derivadas. A CIDE j foi explicada. As contribuies sociais so destinadas ao custeio da seguridade social, que compreende a previdncia social, a sade e a assistncia social. So receitas correntes, de contribuies e derivadas. Letra E taxa receita corrente, tributria e derivada. O pagamento pelo consumo de energia eltrica considerado uma tarifa ou preo pblico. Segundo MTO 2011, preo pblico, ou tarifa, decorre da utilizao de servios pblicos facultativos (portanto, no compulsrios) que a Administrao Pblica, de forma direta ou por delegao para concessionria ou permissionria, coloca disposio da populao, que poder escolher se os contrata ou no. So servios prestados em decorrncia de uma relao contratual regida pelo direito privado. As tarifas so receitas originrias. Letra E. 5. (FCC/TCE/TCM PA 2010) Em um governo municipal, um exemplo de receita de capital aquela oriunda (A) de multas e juros de mora sobre tributos em atraso. (B) de transferncias do Fundo de Participao dos Municpios. (C) do recebimento de tributos inscritos em dvida ativa. (D) da arrecadao de Impostos sobre Servios de Qualquer Natureza. (E) de transferncias para a aquisio de equipamentos hospitalares. Comentrios:
www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Segundo a Lei n 4.320/1964: Receitas correntes so as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em despesas correntes. Receitas de capital so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em despesas de capital e, ainda, o supervit do oramento corrente. Receitas Correntes tributrias, contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios, transferncias e outras (TRICOPAIS TRANSFERNCIAS OUTRAS). Receitas de Capital operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, transferncias e outras (OPALIAMOR TRANSFERNCIAS OUTRAS). Letras A e C as receitas de multas, juros e de recebimento da dvida ativa so classificadas como outras receitas correntes. Letra B as receitas de transferncias ao Fundo de Participao dos Municpios e ao Fundo de Participao dos Estados e DF so classificadas como transferncias correntes. Letra D as receitas de impostos so receitas tributrias e, portanto, correntes. Letra E sobre as transferncias, vale a seguinte regra: se forem destinadas a despesas correntes, as transferncias so correntes. Se forem destinadas a despesas de capital, as transferncias so de capital. A aquisio de equipamentos hospitalares so despesas de capital, logo a transferncia que suporta essa despesa de capital tambm. Letra E. 6. (FCC/TCE/TCM considere: PA 2010) Em relao s receitas oramentrias,

I. O recolhimento de todas as receitas far-se- em estrita observncia ao


www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais. II. As previses de receita sero acompanhadas de demonstrativo de sua evoluo nos ltimos cinco anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referirem, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas. III. O montante arrecadado de operaes de crdito poder ser superior ao das despesas de capital desde que haja autorizao em crditos especiais aprovados pelo Poder Legislativo por maioria simples. IV. A aplicao da receita de capital derivada da alienao de bens e direitos que integram o patrimnio pblico para o financiamento de despesa corrente proibida, salvo se destinada por lei aos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores pblicos. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) IV. (C) I. (D) I e II. (E) I e IV. Comentrios: O item I est correto. Segundo lei 4.320/64, artigo 56 O recolhimento de todas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais. O item II est incorreto. LRF, artigo 12 As previses de receita observaro as normas tcnicas e legais, consideraro os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos, do crescimento econmico ou de qualquer outro fator relevante e sero acompanhadas de demonstrativo de sua evoluo nos ltimos trs anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referirem, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas . O item III est incorreto. Segundo CF/88, artigo 167, III vedada a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Este dispositivo chamado de Regra de Ouro.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

O item IV est correto. LRF, artigo 44 vedada a aplicao da receita de capital derivada da alienao de bens e direitos que integram o patrimnio pblico para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores pblicos. Letra E. 7. (FCC/TCE/TCM PA 2010) Um evento resultante da execuo oramentria e que no altera a situao patrimonial lquida (A) a inscrio de dvida ativa. (B) a variao monetria de emprstimos concedidos. (C) a reavaliao de bens mveis. (D) o pagamento de juros sobre operaes de crdito. (E) o recebimento de dvida ativa. Comentrios: Quanto ao impacto na situao lquida patrimonial, a receita classificada em efetiva e no efetiva. A receita efetiva causa impacto positivo na situao lquida patrimonial, pois deriva de fatos contbeis modificativos aumentativos. Exemplos: arrecadao de impostos (nem todos os impostos, IPTU receita no efetiva) e multas. A receita no efetiva no causa impacto na situao lquida patrimonial, pois deriva de fatos contbeis permutativos. Exemplos: alienao de bens (troca de bem por dinheiro). Nem sempre as receitas efetivas so receitas correntes. H receitas correntes no efetivas, como as decorrentes do recebimento da dvida ativa. Da nossa resposta ser a letra E. E nem sempre as receitas de capital so no efetivas. H receitas de capital efetivas, como o recebimento de transferncias de capital. Sobre a dvida ativa em especial, a mesma definida como os crditos a favor da Fazenda Pblica, exigveis pelo transcurso do prazo para pagamento, inscritos em registro prprio, aps apurada a sua liquidez e certeza. uma dvida de terceiros para com o Estado. classificada em tributria e no tributria. Podemos sintetizar sua contabilizao da seguinte maneira: Inscrio variao ativa extra-oramentria. Sistema patrimonial.
www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Recebimento receita oramentria no efetiva. Receita corrente. Outras receitas correntes. Na inscrio h o registro da dvida no sistema patrimonial. No recebimento h a baixa desse registro e a contabilizao da receita oramentria. Letra E. 8. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF classificao econmica do oramento 4 Regio 2010) A

(A) apresenta a distribuio dos recursos pblicos pelos rgos responsveis por sua gerncia e aplicao. (B) distingue as receitas oramentrias das extra-oramentrias. (C) representa o agrupamento de aes do governo em grandes reas de atuao. (D) leva em considerao os programas e subprogramas que sero executados pelo ente pblico. (E) divide as receitas e despesas em dois grandes grupos: correntes e de capital. Comentrios: A letra A trata da classificao institucional da despesa. A letra B apresenta a diviso da receita quanto dependncia da execuo do oramento. A letra C traz o conceito de funo. A letra D tentou dizer algo sobre a classificao programtica da despesa. No existe subprograma. A letra E est correta. Tanto a despesa, quanto a receita, segundo a classificao econmica, divide-se em duas categorias econmicas: correntes e de capital. Letra E.
www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

9. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio 2010) Constitui exemplo de receita extra-oramentria: (A) depsito judicial. (B) multa relativa a tributo pago com atraso. (C) receita decorrente da alienao de imveis do ente pblico. (D) receita de aluguis de imveis de propriedade do ente pblico. (E) receita de servios prestados pelo ente pblico. Comentrios: As receitas extra-oramentrias independem de autorizao legislativa para serem executadas e so oriundas: Da inscrio de restos a pagar; ou Entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro. A inscrio de recursos em restos a pagar, por exigncia da lei 4.320/64, deve ser computada nas receitas extra-oramentrias do Balano Financeiro, para compensar sua incluso nas despesas oramentrias. Veremos mais sobre este assunto em aula apropriada. As entradas compensatrias no ativo e no passivo financeiro esto relacionadas ao ingresso de valores de terceiros (depsitos e caues), contratao de operaes de crdito por antecipao de receita (dbitos em tesouraria), entre outros. Estes valores ingressam nos cofres pblicos, mas a ele no se incorporam. Apenas transitam pelo patrimnio do ente. Aumentam as disponibilidades (ativo), ao passo que aumentam o passivo. Na devoluo, o processo inverso: tanto o ativo, quanto o passivo diminuem. A operao, como um todo, fato contbil permutativo. Vamos supor que um fornecedor, para participar em um processo licitatrio, oferea como garantia uma cauo em dinheiro. A contabilidade do ente registra este fato como um incremento no ativo financeiro e no passivo financeiro. No ativo, pois se trata de um aumento das disponibilidades. No passivo, pois gerada tambm uma obrigao de devoluo. Agora vamos imaginar a seguinte situao. A administrao foi obrigada a executar metade da garantia (artigo 80 da lei 8.666/93) e devolver a outra parte. Como fica ento? A parte absorvida ser reclassificada como receita oramentria e a parte devolvida ser classificada como despesa extrawww.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

oramentria. Eu prefiro chamar as situaes apresentadas de ingressos extra-oramentrios, pois h receitas que, de fato, so extra-oramentrias, como as oriundas da inscrio da dvida ativa. Mas gosto gosto e nossa banca prefere receitas extra-oramentrias. Fique atento ao contexto da questo. Letra A a nossa resposta. Os ingressos de depsitos aumentam a disponibilidade do ente, mas no so receitas oramentrias. So valores de terceiros que o Estado como fiel depositrio. Independem da autorizao legislativa para serem processados. Caso esses depsitos sejam incorporados ao patrimnio do ente definitivamente, eles devem ser reclassificados como receitas oramentrias. Letra B O recebimento de multas, juros e dvida ativa so classificados como Outras Receitas Correntes. Letra C alienao de bens, operaes de crditos e amortizao de emprstimos so receitas de capital. Letra D receitas de aluguis so receitas correntes, patrimoniais. Letra E So receitas correntes: tributrias, contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios, transferncias e outras (TRICOPAIS TRANSFERNCIAS OUTRAS). S uma observao. A classificao econmica diz respeito apenas s receitas e despesas ORAMENTRIAS. Se a questo apresenta receitas e despesas correntes e de capital, certamente essas receitas e despesas no sero extraoramentrias. Letra A. 10. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Classificam-se como receita originria e derivada, respectivamente, (A) multa e imposto. (B) taxa e contribuio social. (C) contribuio de melhoria e multa. (D) imposto e tarifa.
www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(E) tarifa e taxa. Comentrios: Quanto coercitividade, a receita se classifica em: Receitas pblicas originrias arrecadadas por meio da explorao de atividades econmicas pela administrao pblica. Resultariam, principalmente, de rendas do patrimnio mobilirio e imobilirio do Estado (receita de aluguel), de preos pblicos (tarifa), de prestao de servios comerciais e de venda de produtos industriais ou agropecurios. Receitas pblicas derivadas obtida pelo poder pblico por meio da soberania estatal. Decorreriam de imposio constitucional ou legal e, por isso, auferidas de forma impositiva, como, por exemplo, as receitas tributrias e as de contribuies especiais. O preo pblico, ou tarifa, decorre da utilizao de servios pblicos facultativos (portanto, no compulsrios) que a Administrao Pblica, de forma direta ou por delegao para concessionria ou permissionria, coloca disposio da populao, que poder escolher se os contrata ou no. So servios prestados em decorrncia de uma relao contratual regida pelo direito privado. As letras A, B e C so todas receitas derivadas. A letra D est incorreta, pois apresenta uma receita derivada e uma originria, na ordem inversa da solicitada. A letra E apresenta uma receita originria e uma derivada, respectivamente. Com o que aprendemos, podemos sintetizar o seguinte raciocnio: Receitas tributrias (impostos, taxas e contribuies de melhoria), multa, contribuies sociais e CIDE receitas derivadas. Poder de imprio, soberano do Estado. Coero. Receitas de tarifas (ou preos pblicos) e de vendas de bens receitas originrias. Estado em situao de igualdade com o particular. Letra E. 11. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ
www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

SP 2010) As operaes de crdito por antecipao da receita oramentria, quando de sua obteno, geram lanamentos contbeis em contas de ativo (A) permanente e passivo permanente. (B) financeiro e passivo permanente. (C) permanente e passivo financeiro. (D) financeiro e passivo financeiro. (E) financeiro e receita oramentria. Comentrios: As receitas extra-oramentrias so oriundas: Da inscrio de restos a pagar; ou Entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro: valores de terceiros (depsitos, caues) e operaes de crdito por antecipao de receita (dbitos em tesouraria). A contratao de operaes de crdito por antecipao de receita, assim como os demais tipos de entradas compensatrias, gera um aumento no ativo financeiro e no passivo financeiro do ente. A despeito de ocorrer um aumento nas disponibilidades do ente, no podemos confundir essas situaes como receitas oramentrias, pois tal aumento transitrio. Letra D. 12. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) uma receita patrimonial aquela originria (A) do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana. (B) da prestao de servios de telecomunicao. (C) de dividendos recebidos. (D) de servios recreativos e culturais. (E) de restituies de convnios. Comentrios: No sei o que acontece, mas todas as bancas, sem exceo, gostam muito das receitas correntes patrimoniais. Virou moda cobrar isso. Segundo o MRN, receita patrimonial o ingresso proveniente de rendimentos
www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

sobre investimentos do ativo permanente, de aplicaes de disponibilidades em operaes de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. Conforme o MTO 2011, receitas patrimoniais so receitas provenientes da fruio dos bens patrimoniais do ente pblico (bens mobilirios ou imobilirios), ou, ainda, de participaes societrias. Quanto procedncia, so receitas originrias. Exemplos mais comuns: receitas de concesses, permisses, recebimento de dividendos, aluguis e de compensaes financeiras (royalties). A receita de compensao financeira tem origem na explorao do patrimnio do Estado, que constitudo por recursos minerais, hdricos, florestais e outros, definidos no ordenamento jurdico. Tais compensaes so devidas Unio, aos Estados e aos Municpios, de acordo com o disposto na legislao vigente, como forma de participao no resultado dessa explorao. Elas tm como finalidade recompor financeiramente os prejuzos ou danos causados (externalidades negativas) pela atividade econmica na explorao desses bens, assim como proporcionar meio de remunerar o Estado pelos ganhos obtidos por essa atividade. Letra C. 13. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Considere os dados relativos s receitas arrecadadas pela prefeitura do municpio XZR no exerccio de X1: R$ (mil) Alienao de Ttulos Mobilirios. . .......................................................................... 60 Amortizao de Financiamentos........................................................................... 20 Impostos . . ........................................................................................................... 6.000 Indenizaes e Restituies ................................................................................. 100 Operaes de Crdito Internas . . ....................................................................... 500 Receita da Dvida Ativa no Tributria. . ............................................................ 300 Receita de Contrato de Permisso de Uso. . ..................................................... 700 Receita de Servios de Comunicao............................................................... 300 Receita de Valores Mobilirios. . .......................................................................... 150 Receitas Imobilirias. . ........................................................................................... 400 Taxas . . ................................................................................................................. 1.000 Transferncias da Unio para cobrir despesas correntes.............................. 6.000 Transferncias de Instituies Privadas para cobrir despesas de capital. ...1.000 Transferncias do Estado para cobrir despesas correntes . . ........................ 5.000

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

A receita de capital foi, em milhares de reais, (A) 1.520 (B) 1.580 (C) 1.880 (D) 2.280 (E) 3.330 Comentrios: Dentre as contas apresentadas, so receitas de capital: Alienao de Ttulos Mobilirios = 60. Amortizao de Financiamentos = 20. Operaes de Crdito Internas = 500. Transferncias de Instituies Privadas para cobrir despesas de capital =1.000. Total = 1.580. As demais contas so receitas correntes. Letra B. 14. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Um determinado governo estadual recebeu de um contribuinte o valor de R$ 15.000,00, referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores (IPVA), R$ 7.500,00 pelo contribuinte ter deixado de fornecer documentos necessrios alterao do Cadastro de Contribuintes do IPVA e R$ 907,50 por juros de mora. Sendo assim, houve a arrecadao de receita tributria no valor de, em reais, (A) 23.407,50. (B) 22.500,00 e de outras receitas correntes no valor de 907,50. (C) 22.500,00 e de receita patrimonial no valor de 907,50. (D) 15.000,00 e de receita patrimonial no valor de 8.407,50. (E) 15.000,00 e de outras receitas correntes no valor de 8.407,50. Comentrios: Dos valores apresentados, apenas o IPVA receita tributria. A multa aplicada ao contribuinte, por ter deixado de fornecer os documentos necessrios alterao do Cadastro de Contribuintes, e os juros de mora so
www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

classificados como Outras Receitas Correntes. O total 8.407,50. Tem que estar na massa do sangue: Outras Receitas Correntes multas, juros e recebimento da dvida ativa. Letra E. 15. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AL 2010) Quanto ao impacto na situao lquida patrimonial, a receita oramentria pode ser classificada como: (A) Oramentria e Extra-oramentria. (B) Efetiva e No Efetiva. (C) Financeira e Patrimonial. (D) Corrente e No Corrente. (E) Originria e Derivada. Comentrios: A receita possui dois enfoques: o patrimonial e o oramentrio. A receita sob o enfoque patrimonial aquela reconhecida no momento de ocorrncia do fato gerador, independente da entrada de recursos. Afetam a situao lquida patrimonial positivamente. O exemplo clssico seria a inscrio da dvida ativa. No momento da inscrio (fato gerador), h o reconhecimento de um fato que impacta positivamente a situao lquida, a despeito de no haver recursos envolvidos. As receitas oramentrias so todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas oramentrias e operaes que, mesmo no havendo ingresso de recursos, financiam despesas oramentrias. Segundo a lei 4.320/64, todo recurso ARRECADADO receita oramentria, independente da previso oramentria. Um bom exemplo seria a arrecadao de multas. Independente da quantidade prevista (ou no), todo valor arrecadado com multas receita oramentria. No se enquadram nessa regra as operaes de credito por antecipao da receita, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias, no ativo e passivo financeiros. Quanto ao impacto na situao lquida patrimonial, a receita oramentria classificada em efetiva e no efetiva.
www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Receita efetiva impacto positivo na situao lquida patrimonial. Fato contbil modificativo aumentativo. No gera mutao. Receita no efetiva no gera impacto na situao lquida patrimonial. Fato contbil permutativo. Mutao passiva. Os valores correspondentes s receitas no efetivas s so reconhecidos como receitas oramentrias por uma exigncia legal. A lei 4.320/64 determina que a alienao de bens seja contabilizada como uma receita de capital, por exemplo. No so receitas sob o enfoque patrimonial. No so receitas sob a gide da cincia contbil. Melhor dizendo, a cincia contbil e as exigncias legais no se encontram nas receitas no efetivas. Entretanto, a contabilidade pblica tambm faz parte da cincia contbil. E agora? Como conviver com as determinaes legais e contbeis ao mesmo tempo? Simples! Mutaes! As mutaes permitem que eu registre um fato como receita oramentria, ao mesmo tempo em que impede a influncia desse registro na situao lquida patrimonial. A mutao passiva est relacionada receita no efetiva. A mutao ativa est relacionada despesa no efetiva. A contabilizao de uma alienao de bens fica assim: D Ativo (Bancos) C Receita Oramentria No-Efetiva
Sistema Financeiro

D Mutao Passiva C Ativo (Bens)

Sistema Patrimonial

Nesse caso, houve a troca de um bem por um valor. Perceba como a receita lanada a crdito e a mutao a dbito. Na contabilidade comum, tal transao assume a seguinte forma: D Ativo (Bancos) C Ativo (Bens) Na receita efetiva, os conceitos contbeis coincidem com as exigncias legais: D Ativo (Bancos) C Receita Oramentria Efetiva Letra B.
Sistema Financeiro

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

16. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AL 2010) Com base no que dispe o Manual da Receita Nacional sobre reconhecimento da Receita Oramentria, correto afirmar: (A) O reconhecimento da receita oramentria ocorre no momento do seu recolhimento, conforme artigo 35 da Lei no 4.320/1964. (B) No devem ser reconhecidos como receita oramentria os recursos financeiros oriundos de Supervit Financeiro. (C) O recebimento de recursos oriundos de despesas pagas em exerccios anteriores no deve ser reconhecido como receita oramentria. (D) A receita oramentria ser reconhecida no momento do fato gerador, antes da efetivao do correspondente ingresso de disponibilidades. (E) O reconhecimento da receita oramentria ocorre no momento do seu lanamento, conforme artigo 35 da Lei no 4.320/1964. Comentrios: O artigo 57 da lei 4.320 assevera que sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. No se enquadram nessa regra as operaes de crdito por antecipao da receita, as emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias, no ativo e passivo financeiros (Artigo 3, pargrafo nico). Na linguagem contbil-popular isso quer dizer que todo ingresso oramentrio receita oramentria, pois se um recurso for arrecadado, ele ser como receita oramentria, independente de previso. As excees so fatos extraoramentrios e, logicamente, no oramentrios: operaes de credito por antecipao da receita, emisses de papel-moeda e outras entradas compensatrias, no ativo e passivo financeiros. O reconhecimento da receita oramentria ocorre na arrecadao, conforme se depreende da leitura do artigo 35 da mesma lei. Artigo 35 Pertencem ao exerccio financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; e II - as despesas nele legalmente empenhadas.
www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

S a eliminamos as alternativas A, D e E. A receita reconhecida no fato gerador a receita sob o enfoque patrimonial. A letra B est correta. Segundo o Manual de Receita Nacional, no devemos considerar como receita: Supervit Financeiro trata-se de saldo financeiro e no de nova receita a ser registrada. O supervit financeiro pode ser utilizado como fonte para abertura de crditos suplementares e especiais. Cancelamento de despesas inscritas em Restos a Pagar consiste na baixa da obrigao constituda em exerccios anteriores, portanto, trata-se de restabelecimento de saldo de disponibilidade comprometida, originria de receitas arrecadadas em exerccios anteriores e no de uma nova receita a ser registrada. A letra C est incorreta. Ela trata do processo de restituio das despesas, previsto no artigo 38 da lei 4.320/64 Reverte dotao a importncia de despesa anulada no exerccio, quando a anulao ocorrer aps o encerramento deste considerar-se- receita do ano em que se efetivar. A receita obedece seguinte regra geral a restituio de receitas recebidas em qualquer exerccio feita por deduo da respectiva natureza de receita. Ou seja: Despesa anulada no exerccio reverte dotao. Despesa anulada aps o encerramento do exerccio receita oramentria. Receita anulada deduo da respectiva receita. Letra B. 17. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) exemplo de receita extra-oramentria: (A) depsito recebido como garantia para participao em licitao. (B) multa relativa a tributos pagos com atraso. (C) taxa cobrada pela prestao de servios pblicos. (D) receita da dvida ativa do ente pblico.
www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(E) receita de operaes de emprstimo efetuadas pelo ente pblico. Comentrios: So receitas extra-oramentrias aquelas oriundas: Da inscrio de restos a pagar; e Das entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro. Como exemplos do segundo caso, temos os valores de terceiros (depsitos e caues) e a contratao de ARO (Antecipao de Receita Oramentria). Letra A. 18. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 21 Regio 2010) A receita que compreende os recolhimentos feitos que constituiro compromissos exigveis, cujo pagamento independe de autorizao oramentria e legislativa, denomina-se (A) transferncia intergovernamental. (B) oramentria. (C) de capital. (D) corrente. (E) extra-oramentria. Comentrios: As receitas extra-oramentrias so aquelas que independem de autorizao legislativa para sua execuo. So oriundas: Da inscrio em Restos a Pagar; e Das entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro. As entradas compensatrias, ao ingressar nos cofres pblicos, aumentam o ativo financeiro (incremento das disponibilidades), ao mesmo passo que aumentam o passivo financeiro (obrigao de devoluo). Estes valores pertencem a terceiros e no ao Estado, que sobre eles apenas responde pela guarda. Na devoluo, h o movimento inverso, com a diminuio concomitante do ativo e do passivo financeiro. Tanto as entradas quanto as sadas de recursos, nesses casos, independem de autorizao legislativa. Esta
www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

ltima, quando ocorre, atravs da lei oramentria. Letra E. 19. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AM 2010) Quando uma prefeitura apura o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano e emite o documento para pagamento pelo contribuinte ocorre o estgio de (A) lanamento de uma receita extra-oramentria. (B) lanamento de uma receita tributria. (C) arrecadao de uma receita tributria. (D) lanamento de uma receita patrimonial. (E) previso de uma receita tributria. Comentrios: Segundo o Manual de Receita Nacional, so etapas da receita oramentria: Planejamento (previso); Execuo (lanamento, arrecadao e recolhimento); e Controle e Avaliao. No planejamento ocorre a previso da receita oramentria, tendo por base a srie histrica de arrecadao das mesmas ao longo dos anos ou meses anteriores (base de clculo), corrigida por parmetros de preo (efeito preo), de quantidade (efeito quantidade) e de alguma mudana de aplicao de alquota em sua base de clculo (efeito legislao). Projeo = Base de Clculo x (ndice de preo) x (ndice de quantidade) x (efeito legislao). A execuo dividida em lanamento, arrecadao e recolhimento. Quase todo mundo j vivenciou, na prtica, a fase do lanamento. justamente o caso da nossa questo. Por definio, consideramos como lanamento o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel.

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Nem todas as receitas percorrem a fase do lanamento, conforme se depreende da leitura do artigo 52 da lei 4.320/64: So objeto de lanamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato. A arrecadao corresponde entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro. O recolhimento a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro, responsvel pela administrao e controle da arrecadao e programao financeira, observando-se o Princpio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente. Para entender de vez: no lanamento, a prefeitura calcula seu IPTU e emite a guia para pagamento. Na arrecadao voc paga seu IPTU no banco. Quando este ltimo repassa o valor arrecadado para a conta da prefeitura, ocorre o recolhimento.

O controle e a avaliao compreendem a fiscalizao realizada pela prpria administrao, pelos rgos de controle e pela sociedade. Segue abaixo esquema bastante elucidativo extrado do Manual de Receita Nacional:

Cabe ressaltar que as etapas apresentadas dizem respeito apenas s receitas


www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

oramentrias. Podemos dizer que somente a receita oramentria arrecada e recolhida. Alis, todo recurso ARRECADADO receita oramentria, independente de previso oramentria. Ou seja, todo ingresso oramentrio receita oramentria. Entretanto, nem todo ingresso receita oramentria, pois h ingressos extra-oramentrios, conforme explicaremos a seguir. H recursos que independem de autorizao legislativa tanto para sua entrada, quanto para sua sada. Entradas receitas extra-oramentrias, oriundas da inscrio de restos a pagar e das entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro. Sadas despesas extraoramentrias, oriundas do pagamento de restos a pagar e das sadas compensatrias no ativo financeiro e passivo financeiro. Eu no gosto da nomenclatura receitas extra-oramentrias e despesas extraoramentrias. Eu prefiro ingressos extra-oramentrios e dispndios extraoramentrios, pois h, de fato, receitas e despesas que so extraoramentrias. Como exemplo do primeiro caso, temos a inscrio da dvida ativa e do segundo caso, as depreciaes. O Manual de Receita Nacional e o Manual de Despesa Nacional coadunam com o gosto do professor. A banca CESPE e, s vezes, a ESAF, tambm. O Manual Tcnico do Oramento 2011 adotou o termo receitas extraoramentrias, assim como a FCC. Enfim, devemos ficar atentos ao contexto da questo, tendo em vista que no h um consenso sobre o assunto. Sobre a diviso da receita em etapas, o Manual Tcnico do Oramento 2011, por incrvel que parea, de novo, diverge do Manual de Receita Nacional. Segundo aquele, a receita percorre os seguintes ESTGIOS: previso, arrecadao e recolhimento. S. O lanamento seria um procedimento administrativo realizado pelo fisco, e no estgio. Voltando para o cerne da nossa questo, como o IPTU um imposto, logo podemos classific-lo como receita oramentria, corrente e tributria. A fase citada, conforme explicamos, trata-se do lanamento. Letra B. 20. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AM 2010) De acordo com a Lei no 4.320/64, as receitas correntes so constitudas, entre outras, pelas Receitas de Contribuies. Um item classificado como Receita de Contribuio aquele oriundo de (A) contribuio de melhoria.
www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) multas e juros de mora da contribuio do salrio-educao. (C) contribuio social para o financiamento da seguridades social COFINS. (D) fundo de participao dos municpios FPM. (E) restituies de convnios. Comentrios: muito comum o candidato confundir as receitas tributrias de contribuies de melhoria com as receitas de contribuies. As contribuies de melhoria esto um nvel abaixo das contribuies. A primeira ocupa a clula das espcies, a segunda, das origens. De acordo com a classificao econmica, a receita deve obedecer seguinte codificao: C.O.E.R.AA.SS categoria, origem, espcie, rubrica, alnea e subalnea catstrofe! A origem das espcies um rubro negro alegre e submisso! Categoria corrente de capital. Origem Correntes: tributrias, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, transferncias e outras (TRICOPAIS TRANSFERNCIAS OUTRAS). De capital: operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, transferncias e outras (OPALIAMOR TRANSFERNCIAS OUTRAS). Espcie vejamos apenas o que interessa: Tributrias: impostos, taxas e contribuies de melhoria. Contribuies: contribuies sociais, contribuies de interveno no domnio econmico (CIDE) e contribuio de interesse das categorias profissionais ou econmicas. Logo, nossa resposta a letra C. Letra A receita corrente, tributria. Letra B multas, juros e recebimento da dvida ativa Outras Receitas Correntes. Letra D FPM e FPE Transferncias Correntes. Letra E Outras Receitas Correntes.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra C. 21. (FCC/Agente de Defensoria Administrador/ DPE SP 2010) As receitas pblicas podem ser classificadas, com base na Lei no 4.320/64, de acordo com a fonte de que provm, em receitas (A) correntes e de capital. (B) regulares e extraordinrias. (C) legais e ilegais. (D) brutas e lquidas. (E) permanentes e temporrias. Comentrios: Achei meio estranha. A classificao da receita por fontes obedece a uma codificao distinta das apresentadas nas alternativas. Eu entendi que a questo solicita a classificao econmica, ou da natureza da receita. Mesmo porque, com exceo das letras A e B, as outras alternativas sequer existem. A receita, segundo sua classificao econmica, divide-se em: receitas correntes e de capital. De acordo com a lei 4.320/64: Receitas correntes so as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em despesas correntes. Receitas de capital so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em despesas de capital e, ainda, o supervit do oramento corrente. A letra B representa a classificao da receita quanto regularidade. Letra A. 22. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010) uma receita por mutao patrimonial: (A) Receita proveniente da arrecadao de tributos e contribuies sociais.
www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) Receita industrial do ente pblico. (C) Receita da alienao de bens imveis do ente pblico. (D) Receita de dividendos distribudos por empresas pblicas. (E) Receita de aluguis de imveis de propriedade do ente pblico. Comentrios: Quanto ao impacto na situao liquida patrimonial, a receita oramentria se divide em efetiva e no efetiva. A primeira causa impacto positivo na situao lquida patrimonial. A segunda no causa impacto algum. Na receita efetiva, os preceitos legais e contbeis coincidem. As receitas efetivas so receitas patrimoniais. Nas receitas no efetivas no h tal alinhamento. Os fatos geradores de receitas no efetivas no so considerados receitas pela cincia contbil. So situaes geralmente oriundas de trocas, permutas. Da serem fatos permutativos. No intuito de se atender todas as exigncias, so empregadas contas de mutaes. As mutaes passivas, ou mutaes de receita, permitem que eu registre como receita (exigncia legal) uma situao que no receita pela tica contbil. Isso porque elas impedem que este fato cause impacto na situao lquida patrimonial. Ou seja, todos ficam satisfeitos: As exigncias legais pois h o registro de fatos permutativos como receitas oramentrias. Exemplos: alienao de bens, operaes de crdito, amortizao de emprstimos e recebimento da dvida ativa (um dos poucos casos de receita corrente no efetiva). A cincia contbil por no permitir que tal registro impacte a situao lquida patrimonial. Com exceo da letra C, todas as outras alternativas so receitas efetivas. As letras D e E so receitas correntes patrimoniais. Letra C. 23. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010 - Adaptada) um
www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

ingresso de recursos classificado como receita extra-oramentria o recebimento de

(A) arrecadao de foros e laudmios. (B) caues e depsitos. (C) juros sobre a dvida ativa do ente pblico. (D) emprstimos obtidos por operaes de crdito. (E) valores relativos alienao de bens do ativo permanente do ente pblico. Comentrios: As receitas extra-oramentrias no necessitam de autorizao legislativa para sua execuo e so oriundas: Da inscrio de restos a pagar; e Das entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro. Como exemplos do segundo caso, temos os valores de terceiros (depsitos e caues) e a contratao de ARO (Antecipao de Receita Oramentria). Letra A foros, laudmios, aluguis e dividendos so receitas patrimoniais. Letra C juros, multas e recebimento da dvida ativa Outras Receitas Correntes. Letras D e E receitas de capital. A classificao em corrente e de capital um atributo das receitas oramentrias. Se aparecer na prova um questo como essa, j descarte as receitas oramentrias correntes e de capital. um atalho. Letra B. 24. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010) Constitui um exemplo de receita de capital a decorrente de recebimento de (A) juros sobre valores inscritos na dvida ativa. (B) aluguis de imveis de propriedade do ente pblico. (C) recursos em virtude de operaes de crdito concedidas por terceiros. (D) taxas, pelo exerccio do poder de polcia. (E) contribuies de interveno sobre o domnio econmico.
www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Comentrios: Letra A juros, multas e recebimento da dvida ativa outras receitas correntes. Letra B aluguis, foros, laudmios e dividendos recebidos receitas correntes patrimoniais. Letra C operaes de crditos, alienao de bens e amortizao de emprstimos receitas de capital. Letra D impostos, taxas e contribuies de melhoria receitas correntes, tributrias. Letra E contribuies sociais, contribuies de interveno no domnio econmico (CIDE) e contribuio de interesse das categorias profissionais ou econmicas receitas correntes, contribuies. Letra C. 25. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) A empresa Boi Laranja S.A. presta servios de assessoria na rea de criao de gado. Para o desempenho de suas atividades, proprietria, h dez anos, de um imvel no municpio de Roxo. Em 2010 pagou o IPTU sobre esse imvel. A prefeitura dever contabilizar essa receita como (A) oramentria, de capital e patrimonial, uma vez que decorreu do patrimnio da empresa. (B) extra-oramentria, corrente e de servios, uma vez que a proprietria do imvel prestadora de servios. (C) extra-oramentria, corrente e agropecuria, uma vez que a atividade da empresa de assessoria na rea de criao de gado. (D) oramentria, corrente e tributria, uma vez que decorreu de imposto de competncia municipal. (E) oramentria, de capital e imobiliria, uma vez que decorreu do imvel pertencente empresa. Comentrios:
www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Muito fcil, n? Impostos, taxas e contribuies de melhoria so receitas correntes, tributrias. O IPTU, por ser um imposto, enquadra-se nessa classificao. A classificao em corrente e de capital exclusiva das receitas oramentrias. No existe receita extra-oramentria corrente e de capital. Letra D. 26. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) No sistema financeiro, o registro contbil de recebimentos de receitas da dvida ativa est corretamente expresso em:

Comentrios: Pra voc ver como d pra matar a questo sabendo o mnimo de lanamentos. A contabilizao da dvida ativa pode ser assim sintetizada: Inscrio variao ativa extra-oramentria. H o reconhecimento do direito e aumento da situao lquida patrimonial. O lanamento no sistema patrimonial, pois no h recurso envolvido ainda: D Ativo (direito) C Variao Ativa Extra-Oramentria
Sistema Patrimonial

Recebimento receita oramentria no efetiva. Outras Receitas Correntes. Neste momento ocorre a baixa do direito anteriormente constitudo no sistema patrimonial e a contabilizao da receita oramentria no sistema financeiro. D Ativo (Bancos) C Receita Corrente No-Efetiva D Mutao Passiva C Ativo (direito)
www.pontodosconcursos.com.br

Sistema Financeiro

Sistema Patrimonial

47

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Perceba como a mutao passiva lanada a dbito e a VAEO lanada a crdito. O recebimento da dvida ativa um dos poucos casos de receita corrente no efetiva. Letra C. 27. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) De acordo com a Lei no 4.320/64, as receitas classificam-se nas categorias econmicas Receitas Correntes e Receitas de Capital. As Receitas Correntes compreendem as receitas tributria, de contribuies, (A) de servios, de operaes de crdito e alienao de bens. (B) patrimonial, agropecuria e de operaes de crdito. (C) patrimonial, de operaes de crdito e alienao de bens. (D) patrimonial, agropecuria, industrial e de servios. (E) agropecuria, industrial, de servios e alienao de bens. Comentrios: So receitas correntes: tributrias, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, transferncias e outras (TRICOPAIS TRANSFERNCIAS OUTRAS). So receitas de capital: operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, transferncias e outras (OPALIAMOR TRANSFERNCIAS OUTRAS). Letra D. 28. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) Em agosto de 200x, o Prefeito do Municpio de Passargada decretou estado de calamidade pblica em funo de um vendaval que assolou o municpio, destruindo casas, reparties pblicas e escolas. Para fazer frente a construo de obras de carter emergencial necessitou efetuar a contratao de emprstimos com instituies financeiras, com vencimento nos dois prximos exerccios. O contador do municpio dever registrar os valores recebidos das operaes de crdito como (A) despesa extra-oramentria. (B) despesa oramentria.
www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(C) receita extra-oramentria. (D) reduo de dvida fundada. (E) receita oramentria. Comentrios: No confunda operaes de crdito com operaes de crdito por antecipao de receita oramentria. As primeiras so emprstimos e contabilizadas como receitas de capital. As segundas so uma espcie de adiantamento das receitas que sero arrecadadas futuramente. Destinam-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e se classificam como receitas extraoramentrias. Letra E. 29. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) O contador do municpio de Cruz Nova, atendendo uma solicitao do prefeito, elaborou um relatrio das receitas ocorridas no perodo. O relatrio indicava a arrecadao das seguintes receitas: I. recebimento de aluguis de prdios pblicos. II. alienao de bens mveis. III. venda de produtos vegetais extrados de propriedades do governo. IV. supervit do oramento corrente. V. cobrana de dvida ativa. So classificadas como receitas correntes APENAS (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I, III e V. (D) II, III e V. (E) III, IV e V. Comentrios: Item I recebimento de aluguis, dividendos, foros e laudmios receitas correntes, patrimoniais. Item II operaes de crditos, alienao de bens e amortizao de emprstimos receitas de capital.
www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Item III venda de produtos agrcolas e pecurios receitas correntes, agropecurias. Item IV segundo a lei 4.320/64, artigo 11, 2 So Receitas de Capital as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente. 3 - O Supervit do Oramento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstrao a que se refere o Anexo n 1, no constituir item de receita oramentria. O supervit do oramento corrente, segundo determinao da lei 4.320/64, uma receita de capital, pois, geralmente, o excesso de receitas correntes usado para cobrir dficits de capital. O SOC no constitui item da receita oramentria, pois as receitas e despesas que o compem j foram apuradas e caso fossem consideradas oramentrias novamente, haveria uma duplicidade na apurao. Item V a contabilizao da dvida ativa pode ser assim sintetizada: Inscrio variao ativa extra-oramentria. Registro do direito no sistema patrimonial. Recebimento receita oramentria no-efetiva. Outras Receitas Correntes. H o reconhecimento da receita oramentria no sistema financeiro e a baixa da obrigao anteriormente constituda no sistema patrimonial. Letra C. 30. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) A receita oramentria compreende os recursos auferidos na gesto a serem computados na apurao do resultado do exerccio e desdobrados em receitas correntes e receitas de capital. Constituem receita de capital as receitas (A) tributria, de alienao de bens e patrimonial. (B) imobiliria, com valores mobilirios e agropecuria. (C) de servios, patrimonial, industrial e de contribuies rurais. (D) industrial, de operaes de crdito e de alienao de bens.
www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(E) de operao de crdito, de alienao de bens e de transferncias de capital. Comentrios: So receitas correntes: tributrias, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, transferncias e outras (TRICOPAIS TRANSFERNCIAS OUTRAS). So receitas de capital: operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, transferncias e outras (OPALIAMOR TRANSFERNCIAS OUTRAS). Letra E. 31. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) No ms de abril de 20x0, o Secretrio da Fazenda do municpio de Cruz Azul identificou e comunicou ao prefeito a insuficincia de caixa para fazer frente s despesas oramentrias do primeiro semestre. Visando dotar a prefeitura de recursos suficientes para o pagamento das despesas, o prefeito efetuou um emprstimo bancrio, com previso de liquidao, com juros e encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro do mesmo ano. A transao de recebimento dos valores monetrios dever ser registrada como (A) despesa extra-oramentria. (B) despesa oramentria. (C) receita oramentria. (D) reduo de dvida fundada. (E) receita extra-oramentria. Comentrios: As receitas extra-oramentrias so oriundas: Da inscrio de restos a pagar; e Das entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro valores de terceiros (depsitos e caues) e contratao de ARO (Antecipao de Receita Oramentria). As operaes de crdito por antecipao de receita oramentria so uma espcie de um adiantamento, solicitado pelo ente, das receitas que sero
www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

arrecadadas futuramente. Destinam-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e devem obedecer s seguintes regras: I - realizar-se-o somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio; II - devero ser liquidadas, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano; III - no sero autorizadas se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir; IV - estaro proibidas: a) enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada; b) no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. As operaes de ARO no sero computadas para efeito da Regra de Ouro, desde que liquidadas no prazo definido no item II acima. No confunda operaes de crdito (receita de capital) com operaes de crdito por antecipao de receita oramentria (receita extra-oramentria). Letra E. 32. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) Em conformidade com a Lei no 4.320/64, uma receita patrimonial aquela oriunda do recebimento (A) do imposto sobre a propriedade territorial rural. (B) da contribuio social sobre o lucro da pessoa jurdica. (C) de aluguis. (D) da alienao de bens mveis. (E) de receita da indstria de transformao. Comentrios: No sei o que as bancas viram de bonito nas receitas correntes patrimoniais. Sem brincadeira, o CESPE e a ESAF tambm cismaram com isso. Acham que enganam algum...rsrsrs

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Segundo o MRN, receita patrimonial o ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicaes de disponibilidades em operaes de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. Conforme o MTO 2011, receitas patrimoniais so receitas provenientes da fruio dos bens patrimoniais do ente pblico (bens mobilirios ou imobilirios), ou, ainda, de participaes societrias. Quanto procedncia, so receitas originrias. Exemplos mais comuns: receitas de concesses, permisses, recebimento de dividendos, aluguis, foros, laudmios e compensaes financeiras (royalties). Letra A impostos, taxas e contribuies de melhoria receitas correntes, tributrias. Letra B contribuies sociais, contribuies de interveno no domnio econmico (CIDE) e contribuies de interesse das categorias profissionais ou econmicas receitas correntes, de contribuies. Letra C aluguis, dividendos, foros, laudmios, concesses e permisses receitas correntes, patrimoniais. Letra D operaes de crdito, alienao de bens e amortizao de emprstimos receitas de capital. Letra E receita correntes, industriais. No confunda receitas correntes patrimoniais com receita sob o enfoque patrimonial. Esta reconhecida no momento de ocorrncia do fato gerador, independente de recebimento. Letra C. 33. (FCC/Analista do MP Administrao/MPE SE 2009) Os valores monetrios recebidos de operaes de crdito com a finalidade de atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro, cuja liquidao deve ocorrer, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano, constitui uma (A) despesa extra-oramentria. (B) aumento de dvida ativa. (C) receita oramentria.
www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) reduo de dvida fundada. (E) receita extra-oramentria. Comentrios: Chega a sugar. A banca quer pegar a gente com essa bobice...rsrsrs... As receitas extra-oramentrias so oriundas: Da inscrio de restos a pagar; e Das entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro valores de terceiros (depsitos e caues) e contratao de ARO (Antecipao de Receita Oramentria). As operaes de crdito por antecipao de receita oramentria destinamse a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e devem obedecer s seguintes regras: I - realizar-se-o somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio; II - devero ser liquidadas, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano; III - no sero autorizadas se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir; IV - estaro proibidas: a) enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada; b) no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal. As operaes de ARO no sero computadas para efeito da Regra de Ouro, desde que liquidadas no prazo definido no item II acima. A Regra de Ouro estabelece que as operaes de crdito no podero ultrapassar as despesas de capital, salvo algumas excees. Esta regra impede que o rgo contraia dvidas para cobrir despesas correntes. Ou seja, os emprstimos ficam vinculados a despesas como investimentos, por exemplo.

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra E. 34. (FCC/Analista do MP Administrao/MPE SE 2009) Uma receita que pode ser considerada como corrente aquela oriunda (A) da alienao de bens mveis. (B) da amortizao de emprstimos concedidos. (C) do recebimento de dvida ativa tributria. (D) de operaes de crdito. (E) de transferncias para cobrir despesas de capital. Comentrios: So receitas correntes: tributrias, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, transferncias e outras (TRICOPAIS TRANSFERNCIAS OUTRAS). So receitas de capital: operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, transferncias e outras (OPALIAMOR TRANSFERNCIAS OUTRAS). Outras Receitas Correntes recebimento da dvida ativa, juros e multas. Letra C. 35. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) Quanto natureza, a receita Pblica classificada como (A) corrente e de capital. (B) oramentria e extra-oramentria. (C) ordinria e extraordinria. (D) originria e patrimonial. (E) financeira e patrimonial. Comentrios: Questo bastante polmica. A resposta da banca a letra B. Entretanto, segundo o MTO 2011, o Manual de Receita Nacional e, alm disso, vrios autores consagrados (James Giacomoni, Heilio Kohama, Piscitelli e Timb), estabelecem que a classificao econmica da receita e da despesa o mesmo que dizer classificao da receita e da despesa segundo sua natureza. Enfim, fica como aprendizado. Caso caia uma dessas na prova, voc j sabe a resposta. A grande lio desse tipo de questo : o que importa passar. Se a
www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

banca achar que a receita e despesa, segundo sua natureza, dividem-se em bananas e abacaxis, tudo bem. Eu aceito, vou l, marco a correta e passo. Pronto! No brigue com a banca. Entre no jogo. Letra B. 36. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) Quanto regularidade, a receita pblica arrecadada permanentemente pelo tesouro do estado classifica-se como (A) derivada. (B) oramentria. (C) ordinria. (D) corrente. (E) originria. Comentrios: Quanto regularidade, as receitas se classificam em ordinrias e extraordinrias. As primeiras so arrecadadas de maneira constante, regular, pela entidade. O melhor exemplo so os impostos. As segundas so arrecadadas de modo espordico. Exemplo: receita de alienao de bens. No todo dia que a Unio sai vendendo seus carros, cadeiras e mesas usadas. Letra C. 37. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) A receita pblica obtida pelo Estado, resultante do seu poder de tributar o patrimnio da coletividade, segundo a classificao doutrinria, denomina-se (A) derivada. (B) ordinria. (C) originria. (D) patrimonial. (E) industrial. Comentrios: Quanto coercitividade, a receita se classifica em: Receitas pblicas originrias arrecadadas por meio da explorao de atividades econmicas pela administrao pblica. Resultariam,
www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

principalmente, de rendas do patrimnio mobilirio e imobilirio do Estado (receita de aluguel), de preos pblicos (tarifa), de prestao de servios comerciais e de venda de produtos industriais ou agropecurios. Receitas pblicas derivadas obtida pelo poder pblico por meio da soberania estatal. Decorreriam de imposio constitucional ou legal e, por isso, auferidas de forma impositiva, como, por exemplo, as receitas tributrias e as de contribuies especiais. O macete aqui o seguinte: as receitas derivadas so aquelas que DERIVAM do poder de imprio do Estado, da soberania estatal. Letra A. 38. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) So receitas patrimoniais: (A) extrao mineral, dividendos e contribuio de melhoria. (B) aluguel, amortizao de emprstimo e foros. (C) laudmios, alienao de bens e taxas. (D) dividendos, operaes de crdito e impostos. (E) laudmios, dividendos e participaes. Comentrios: De novo! Brincadeira! Receitas patrimoniais foros, laudmios, dividendos, participaes, remunerao de depsitos bancrios, aluguis, concesses, permisses e royalties. Letra E. 39. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) O procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel, corresponde ao estgio da receita pblica denominado (A) recolhimento. (B) arrecadao. (C) previso.
www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) lanamento. (E) fixao. Comentrios: Segundo o Manual de Receita Nacional, so etapas da receita oramentria: Planejamento (previso); Execuo (lanamento, arrecadao e recolhimento); e Controle e Avaliao. A execuo dividida em lanamento, arrecadao e recolhimento. Por definio, lanamento o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Nem todas as receitas percorrem a fase do lanamento, conforme se depreende da leitura do artigo 52 da lei 4.320/64: So objeto de lanamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato. A arrecadao corresponde entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro. O recolhimento a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro, responsvel pela administrao e controle da arrecadao e programao financeira, observando-se o Princpio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.

Letra D.

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

40. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) A receita instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado, ser classificada como (A) receita de servios. (B) taxa. (C) contribuio social. (D) contribuio de interveno no domnio econmico. (E) contribuio de melhoria. Comentrios: So receitas correntes tributrias, os impostos, as taxas e as contribuies de melhoria. Os impostos, segundo o artigo 16 do Cdigo Tributrio Nacional, so espcies tributrias cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica relativa ao contribuinte, o qual no recebe contraprestao direta ou imediata pelo pagamento. As taxas, segundo o artigo 77 do Cdigo Tributrio Nacional, cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. A contribuio de melhoria, segundo o artigo 16 do Cdigo Tributrio Nacional, cobrada pela Unio, Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. Letra E. 41. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) O supervit do oramento corrente um exemplo de receita (A) financeira. (B) de capital. (C) patrimonial.
www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) extra-oramentria. (E) intra-oramentria. Comentrios: Segundo a lei 4.320/64, artigo 11, 2 So Receitas de Capital as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente. 3 - O Supervit do Oramento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstrao a que se refere o Anexo n 1, no constituir item de receita oramentria. Perceba que a FCC (ao contrrio de outras bancas) no considera o SOC como uma receita extra-oramentria, o que, de fato, est correto. No constituir item de receita oramentria bem diferente de receita extraoramentria. Receita extra-oramentria aquela oriunda da inscrio de restos a pagar e das entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro. O SOC o resultado positivo do confronto entre receitas e despesas correntes j processadas. Este supervit no pode ser considerado como receita de capital oramentria, pois as receitas e despesas correntes que o suportam j foram processadas como oramentrias. Uma despesa, ou receita, no pode ser considerada oramentria duas vezes. s por isso. O SOC um valor que aparece ao lado das receitas de capital por determinao legal, mas est margem do oramento atual, pois j foi oramentrio um dia. Letra B. 42. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) Considere as afirmativas a seguir. I. Recolhimento a entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro. II. Arrecadao a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro, responsvel pela administrao e controle da arrecadao e programao financeira. III. Planejamento compreende a previso de arrecadao da receita oramentria constante da Lei Oramentria Anual LOA, resultante de
www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

metodologias de projeo usualmente adotadas, observada as disposies constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal LRF. Est correto o que se afirma APENAS em (A) III. (B) I. (C) I e III. (D) II. (E) II e III. Comentrios: Os itens I e II esto incorretos, pois inverteram os conceitos. muito comum as bancas tentarem confundir os candidatos com as definies de arrecadao e recolhimento. O macete o seguinte: Dos contribuintes para os agentes arrecadadores arrecadao. Dos agentes arrecadadores para a conta nica do tesouro recolhimento. O item III est correto. So etapas da receita, segundo MRN: planejamento, execuo e controle e avaliao. O planejamento est ligado previso da receita oramentria. Esta previso deve obedecer aos comandos da LRF, conforme se depreende da leitura do dispositivo abaixo (entre outros): Artigo 12 As previses de receita observaro as normas tcnicas e legais, consideraro os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos, do crescimento econmico ou de qualquer outro fator relevante e sero acompanhadas de demonstrativo de sua evoluo nos ltimos trs anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referirem, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas. Letra A. 43. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) So exemplos de receitas correntes: (A) transferncias correntes, de servios e alienao de estoques. (B) alienao de bens, patrimonial e imobiliria. (C) industrial, de servios e contribuies.
www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) impostos, taxas e operaes de crdito. (E) de servios, amortizao de emprstimos e taxas. Comentrios: Quem errar essa t no sal comigo! T me devendo uma coca-cola! rsrsrs So receitas correntes: tributrias, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, transferncias e outras (TRICOPAIS TRANSFERNCIAS OUTRAS). So receitas de capital: operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, transferncias e outras (OPALIAMOR TRANSFERNCIAS OUTRAS). Nossa resposta a letra C, pois todas as outras possuem receitas de capital: alienaes, amortizaes e operaes de crdito. S para aproveitar mais a questo, quanto s transferncias, vale a seguinte regra: Recursos recebidos para cobrir despesas correntes transferncias correntes. Recursos recebidos para cobrir despesas de capital transferncias de capital. Letra C. 44. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) As categorias econmicas da receita oramentria classificam-se em (A) Financeiras e Patrimoniais. (B) Correntes e de Investimento. (C) Tributrias e de Capital. (D) Correntes e de Capital. (E) Patrimoniais e de Resultado. Comentrios: A classificao econmica da receita deve obedecer ao seguinte cdigo:

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

So categorias econmicas da Receita: Receitas Correntes; e Receitas de Capital. Receitas correntes so as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em despesas correntes. Receitas de capital so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em despesas de capital e, ainda, o supervit do oramento corrente. Letra D. 45. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) A receita resultante
63

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

da produo estatal no campo vegetal e na produo animal denomina-se (A) ambiental. (B) servio. (C) agropecuria. (D) patrimonial. (E) florestal. Comentrios: De acordo com o MTO 2011, receitas agropecurias so receitas correntes, constituindo, tambm, uma origem de receita especfica na classificao oramentria. Quanto procedncia, trata-se de uma originria, com o Estado atuando como empresrio, em p de igualdade como o particular. Decorrem da explorao econmica, por parte do ente pblico, de atividades agropecurias, tais como a venda de produtos: agrcolas (gros, tecnologias, insumos etc.); pecurios (smens, tcnicas em inseminao; matrizes etc.); para reflorestamentos e etc. Letra C. 46. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) A operao de crdito por antecipao de receita dever ser registrada como (A) transaes oramentrias. (B) transaes extra-oramentrias. (C) receita de capital. (D) receita patrimonial. (E) receita corrente. Comentrios: As receitas extra-oramentrias so oriundas: Da inscrio de restos a pagar; e Das entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro valores de terceiros (depsitos e caues) e contratao de ARO (Antecipao de Receita Oramentria). Operaes de ARO so o mesmo que dbitos em tesouraria.

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Letra B. 47. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) oramentria efetiva aquela que proporciona aumento Receita

(A) real do saldo patrimonial, porque no existe um aumento do passivo permanente nem uma reduo do ativo permanente. (B) do saldo patrimonial, pois ocorre um aumento do passivo permanente. (C) efetivo do saldo patrimonial, porque ocorre um aumento do passivo permanente e uma reduo dos ativos no financeiros. (D) parcial do saldo patrimonial, devido a uma reduo do passivo permanente e um aumento dos ativos no financeiros. (E) do saldo patrimonial e reduo dos ativos no financeiros. Comentrios: A receita ORAMENTRIA, quanto ao impacto na situao lquida patrimonial, divide-se em efetiva e no efetiva. A receita efetiva causa impacto positivo na situao lquida patrimonial. A receita no efetiva no causa impacto algum, pois, na sua contabilizao, os diversos lanamentos se compensam. A receita no efetiva est relacionada a fatos permutativos. A venda de um bem, o recebimento de uma amortizao referente a um emprstimo concedido e a contratao de operaes de crdito so exemplos desse tipo de receita. Em todos os casos, h a movimentao das contas ativo permanente e passivo permanente. Quando vendo um bem, dou baixa do mesmo no ativo permanente. Quando contrato uma operao de crdito, registro a dvida, o emprstimo contrado, no passivo permanente. Logo, nossa resposta a letra A. Letra A. 48. (FCC/Analista Superior Contador/INFRAERO 2009) As receitas referentes s operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social classificam-se como (A) transferncias internas. (B) extra-oramentrias.
www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(C) transferncias financeiras. (D) intra-oramentrias. (E) cotas financeiras. Comentrios: Muito bom! As operaes intra-oramentrias ocorrem dentro do mesmo ente, ao passo que as operaes intergovernamentais ocorrem entre entes diferentes. Um bom exemplo de operao intra-oramentria quando o Ministrio da Fazenda paga a Imprensa Nacional pra colocar algum artigo no Dirio Oficial da Unio (DOU). O Ministrio processa uma despesa intraoramentria, ao passo que a IN aufere uma receita intra-oramentria. Ou seja, s haver despesa intra-oramentria se ocorrer uma receita intraoramentria e vice-versa.

Como fazemos para identificar se uma receita ou despesa intraoramentria? Muito simples! No processamento da receita, devemos substituir o primeiro algarismo (categoria econmica) por 7 (receita corrente intraoramentria) ou 8 (receita de capital intra-oramentria). Na despesa o processo tambm bem tranqilo. s contabilizarmos o fato na modalidade de aplicao 91 (Aplicao Direta Decorrente de Operao entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social). Esta classificao impede a dupla contagem dos gastos. No podemos confundir tambm operaes intra-oramentrias com descentralizaes de recursos. Nestas, ocorre uma movimentao de parte do oramento, mantido o programa de trabalho. Ou seja, se o Ministrio do Meio Ambiente tem que executar um programa na cidade mineira de Barbacena e no possui nenhuma unidade por l, ele pode descentralizar recursos para que a Escola Agrcola local (Ministrio da Educao) execute por ele. Ou seja, a nica diferena que a execuo da despesa oramentria ser realizada por outro rgo ou entidade.
www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

No caso da receita, as classificaes intra-oramentrias no so novas categorias econmicas, mas apenas um detalhamento das receitas correntes e de capital. So receitas oramentrias normais, mas que provm de um rgo pertencente ao mesmo oramento. Letra D. 49. (FCC/TCE Tcnica Administrativa/TCE GO 2009) As receitas se classificam, conforme a Lei no 4.320/64, de acordo com as categorias econmicas em (A) investimentos e transferncias. (B) correntes e de capital. (C) tributria e no-tributria. (D) de custeio e correntes. (E) originrias e derivadas. Comentrios: Fala srio! Rsrsrs So categorias econmicas da Receita: Receitas Correntes; e Receitas de Capital. Receitas correntes so as receitas tributrias, de contribuies, patrimonial, agropecuria, industrial, de servios e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em despesas correntes. Receitas de capital so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em despesas de capital e, ainda, o supervit do oramento corrente. Letra B. 50. (FCC/Tcnico Superior Administrador/PGE RJ 2009) As receitas oramentrias no Brasil so classificadas por categoria econmica, de
www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

acordo com o artigo 11 da Lei n 4.320/64, em (A) Receitas Tributrias e Receitas Patrimoniais. (B) Receitas Correntes e Operaes de Crdito. (C) Receitas Oramentrias e Receitas Extra-Oramentrias. (D) Receitas Correntes e Receitas de Capital. (E) Receitas Tributrias e Receitas de Servio. Comentrios: So categorias econmicas das receitas as receitas correntes de capital. Letra D. 51. (FCC/Tcnico Superior Anlise Contbil/PGE RJ 2009) O recebimento pelo Estado de valores inscritos em dvida ativa corresponde a uma (A) reduo de dvida fundada. (B) receita extra-oramentria. (C) despesa extra-oramentria. (D) despesa oramentria. (E) receita oramentria. Comentrios: Resuminho de dvida ativa: so valores que terceiros devem ao Estado. A inscrio em dvida ativa ocorre aps a apurao da certeza e liquidez do dbito. Esta certeza e liquidez so relativas, pois admitem prova ao contrrio. A inscrio fato contbil modificativo aumentativo, variao ativa extraoramentria. O recebimento fato permutativo, receita corrente no-efetiva, Outras Receitas Correntes. Se voc souber isso, d pra matar 80% a 90% das questes de dvida ativa. Letra E. 52. (FCC/Tcnico Superior Anlise Contbil/PGE RJ 2009) Uma receita que pode ser considerada como de capital aquela oriunda (A) do recebimento de multas. (B) da amortizao de emprstimos concedidos. (C) da arrecadao tributria. (D) da explorao do patrimnio pblico.
www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(E) de transferncias para cobrir despesas correntes. Comentrios: A j virou piada! So categorias econmicas das receitas as receitas correntes e de capital. So receitas correntes: tributrias, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, transferncias e outras (TRICOPAIS TRANSFERNCIAS OUTRAS). So receitas de capital: operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos, transferncias e outras (OPALIAMOR TRANSFERNCIAS OUTRAS). Letra A juros, multas e recebimento da dvida ativa Outras Receitas Correntes. Letra B receita de capital. a nossa resposta. Letra C receitas correntes, tributrias. Letra D receitas correntes, patrimoniais. Letra E transferncias para cobrir despesas correntes so transferncias correntes. Transferncias para cobrir despesas de capital so transferncias de capital. Letra B. 53. (FCC/Analista Judicirio Cincias Contbeis/TJ AP 2009) Um funcionrio da Secretaria de Fazenda de uma prefeitura determina a base de clculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a alquota a ser aplicada no ano corrente, bem como identifica a pessoa devedora e inscreve o dbito desta. Neste momento, a receita encontra-se em seu estgio de (A) lanamento. (B) arrecadao. (C) previso. (D) adiantamento. (E) liquidao.

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Comentrios: No linguajar contbil-popular quando a prefeitura apura quem deve o IPTU, inscreve o dbito e emite o boleto de cobrana, est percorrendo a fase do lanamento. Quando o cidado, concurseiro ou no, paga seu IPTU no banco, foi processada a fase da arrecadao. Quando o banco recolhe esses recursos junto conta (nica) da prefeitura, ocorreu o recolhimento. Lanamento, arrecadao e recolhimento so fases da EXECUO da receita. Nem todas as receitas percorrem a fase do lanamento. Letra A. 54. (FCC/Analista Judicirio Cincias Contbeis/TJ AP 2009) Considere os dados relativos s receitas oramentrias arrecadadas pela Prefeitura Modelo no exerccio de X1: R$ (mil) Alienao de Bens Imveis 30 Amortizao de Financiamentos 10 Dvida Ativa 80 Impostos 3.000 Indenizaes e Restituies 50 Operaes de Crdito Internas 100 Receita de Servios Recreativos e Culturais 100 Receitas Imobilirias 200 Taxas 500 Transferncias da Unio para cobrir despesas correntes 5.000 Transferncias do Estado para cobrir despesas correntes 3.000 A Receita Corrente foi de, em milhares de reais, (A) 11.850. (B) 11.800. (C) 11.730. (D) 11.940. (E) 11.930. Comentrios: Alienao de Bens Imveis 30 Receita de Capital. Amortizao de Financiamentos 10 Receita de Capital.
www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Dvida Ativa 80 Receita Corrente Outras Receitas Correntes. Impostos 3.000 Receita Corrente Tributria. Indenizaes e Restituies 50 Receita Corrente Outras Receitas Correntes. Operaes de Crdito Internas 100 Receita de Capital. Receita de Servios Recreativos e Culturais 100 Receita Corrente Servios. Receitas Imobilirias 200 Receita Corrente Receitas Patrimoniais. Taxas 500 Receita Corrente Receitas Tributrias. Transferncias da Unio para cobrir despesas correntes 5.000 Receita Corrente Transferncias Correntes. Transferncias do Estado para c obrir despesas c orrentes 3.000 Receita Corrente Transferncias Correntes. Agora s somar. Como o professor sangue bom, vou ajudar na continha: 80 + 3.000 + 50 + 100 + 200 + 500 + 5.000 + 3.000 = 11.930. Letra E. 55. (FCC/Analista Judicirio Contador/TJ AP 2009) Considere os saldos das contas extradas do Balancete de Verificao da Prefeitura XYZ, referentes s receitas arrecadadas em determinado ms: Imposto sobre servios de qualquer natureza.............................. R$ 100.000,00 Imposto Predial, Territorial e Urbano............................................... R$ 150.000,00 Receita de produo vegetal. ........................................................ R$ 30.000,00 Receita de Contribuies sociais. .................................................... R$ 50.000,00 Transferncia de Convnios para Construo de Hospital. ....... R$ 250.000,00 Alienao de bens mveis. .............................................................. R$ 75.000,00 Amortizao de emprstimos ........................................................ R$ 300.000,00 Operaes de crdito internas. ..................................................... R$ 350.000,00 De acordo com essas informaes, o valor das receitas correntes , em R$, (A) 280.000,00
www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) 330.000,00 (C) 580.000,00 (D) 630.000,00 (E) 680.000,00 Comentrios: Imposto sobre servios de qualquer natureza - R$ 100.000,00 receita corrente, tributria. Imposto Predial, Territorial e Urbano - R$ 150.000,00 receita corrente, tributria. Receita de produo vegetal - R$ 30.000,00 receita corrente, agropecuria. Receita de Contribuies sociais - R$ 50.000,00 receita corrente, contribuies. Transferncia de Convnios para Construo de Hospital - R$ 250.000,00 receita de capital, transferncias de capital. Alienao de bens mveis- R$ 75.000,00 receita de capital. Amortizao de emprstimos - R$ 300.000,00 receita de capital. Operaes de crdito internas - R$ 350.000,00 receita de capital. Vamos somar? 100.000 + 150.000 + 30.000 + 50.000 = 330.000. Letra B. 56. (FCC/Analista Judicirio Auditor/TJ PI 2009) O recebimento de depsitos ou caues de terceiros pelo ente pblico constitui uma receita (A) corrente. (B) de capital. (C) extra-oramentria. (D) por mutao patrimonial. (E) patrimonial. Comentrios: O recebimento de depsitos, caues, a contratao de operaes de
www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

crdito por antecipao de receita oramentria (dbitos em tesouraria) so receitas extra-oramentrias. Letra C. 57. (FCC/Analista Judicirio Auditor/TJ PI 2009) Constitui receita de capital de um ente pblico: (A) juros de ttulos e valores mobilirios. (B) receita industrial. (C) receita patrimonial. (D) amortizao de emprstimos concedidos. (E) multas e juros de mora sobre tributos. Comentrios: Letras A e E juros, multas e recebimento da dvida ativa Outras Receitas Correntes. Letras B e C origens da receita corrente. Letra D operaes de crdito, amortizao de emprstimos e alienao de bens receitas de capital. Letra D. 58. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TJ oramentria por mutao aquela que SE 2009) A receita

(A) provoca aumento do saldo patrimonial da entidade, pois decorre de uma variao positiva do ativo no financeiro. (B) gera uma reduo do saldo patrimonial da entidade, pois decorre de uma variao negativa do ativo no financeiro. (C) implica na reduo do saldo patrimonial da entidade, pois decorre de uma variao negativa do ativo financeiro. (D) implica no aumento saldo patrimonial da entidade, pois decorre de uma variao negativa do passivo financeiro. (E) no implica no aumento do saldo patrimonial da entidade, pois este recebimento decorre de um aumento do passivo permanente ou de uma
www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

reduo do ativo permanente. Comentrios: A receita no efetiva, ou por mutao patrimonial, a espcie de receita oramentria que no causa impacto na situao lquida patrimonial ou saldo patrimonial da entidade. A receita no efetiva decorre de fatos permutativos ligados ao aumento do passivo permanente (contratao de operaes de crdito) ou reduo do ativo permanente (alienao de bens). Os conceitos de ativo e passivo permanente sero ampliados em aula oportuna. Letra E. 59. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TJ SE 2009) uma receita oramentria efetiva: (A) operaes de crdito. (B) alienao de imobilizado. (C) impostos. (D) caues em garantia. (E) antecipao de receita oramentria. Comentrios: Letras A e B receitas de capital, no efetivas. Letra C receita corrente, tributria, efetiva. Letras D e E receitas extra-oramentrias. Nem sempre as receitas correntes so receitas efetivas. H receitas correntes no efetivas, como as decorrentes do recebimento da dvida ativa. Nem sempre as receitas de capital so no efetivas. H receitas de capital efetivas, como as decorrentes do recebimento das transferncias de capital. Letra C. 60. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TJ SE 2009) exemplo de receita extra-oramentria: (A) venda de ativos. (B) amortizao de emprstimos concedidos.
www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(C) antecipao de receita oramentria. (D) prestao de servios. (E) operaes de crdito. Comentrios: Receita extra-oramentria: Inscrio de restos a pagar; e Entradas compensatrias no ativo e no passivo (caues, depsitos e antecipao de receita oramentria = dbitos em tesouraria). Letra C.

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

C. RESUMINHO
Conceitos Bsicos/ Algumas Classificaes/ Receitas Oramentrias e ExtraOramentrias. Receita sob enfoque patrimonial aquela reconhecida no momento de ocorrncia do fato gerador, independente de recebimento. Aumenta a situao lquida patrimonial. Regime da competncia. Receita sob o enfoque oramentrio Todos os ingressos disponveis para cobertura das despesas oramentrias e operaes que, mesmo no havendo ingresso de recursos, financiam despesas oramentrias. A receita oramentria reconhecida na arrecadao. Regime de caixa. Podem afetar ou no a situao lquida patrimonial: Receita Oramentria Efetiva no momento do seu reconhecimento aumenta a situao lquida patrimonial da entidade. Fato contbil modificativo aumentativo. Geralmente associamos as receitas efetivas com as receitas correntes, mas h receitas de capital efetivas, como as transferncias de capital. Receita Oramentria No-Efetiva aquela que no altera a situao lquida patrimonial no momento do seu reconhecimento. Fato contbil permutativo. Gera mutao passiva. Geralmente associamos as receitas no-efetivas com as receitas de capital, mas h receitas correntes no-efetivas, como decorrentes do recebimento da dvida ativa. Todas as receitas arrecadadas so receitas oramentrias, mesmo que no previstas no oramento. Ou seja, todos os ingressos oramentrios so receitas oramentrias. As entradas compensatrias no ativo e passivo esto excludas dessa regra (antecipao de receita oramentria e as emisses de papel moeda). A restituio de receitas recebidas em qualquer exerccio feita por deduo da respectiva natureza de receita. Para as rendas extintas, deve ser utilizado o mecanismo de deduo at o montante de receita a anular. O valor que ultrapassar o saldo da receita a anular deve ser registrado como despesa. As receitas extra-oramentrias so oriundas:
www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Da inscrio de restos a pagar; ou Entradas compensatrias no ativo financeiro e no passivo financeiro: ingresso de valores de terceiros (depsitos e caues) e contratao de operaes de crdito por antecipao de receita (dbitos em tesouraria). Quanto coercitividade: Derivadas so DERIVADAS do poder soberano ou de imprio do Estado. Originrias o Estado no utiliza seu poder de imprio e se encontra no mesmo nvel que o particular. Quanto regularidade: Ordinrias obtidas regularmente. Extraordinrias obtidas excepcionalmente. Classificao Econmica da Receita Codificao: C.O.E.R.AA.SS CATstrofe! A ORIGEM das ESPCIEs um RUBRo negro ALegre e SUBmisso! Categorias econmicas: Receitas Correntes e de Capital. Receitas Correntes (Origens) TRICOPAIS transferncias outras
1 Tributrias 2 Contribuies 3 Patrimoniais 4 Agropecurias 5 Industriais 6 Servios 7 Transferncias 9 Outras

Receitas de Capital (Origens) OPALIAMOR transferncias outras


1 Operaes de Crdito 2 Alienao de bens 3 Amortizao de Emprstimos
www.pontodosconcursos.com.br

77

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

4 Transferncia 5 Outras

O Supervit do Oramento Corrente receita de capital e no constitui item de receita oramentria. As classificaes intra-oramentrias visam a evitar a dupla contagem dos gastos por ocasio das operaes intra-oramentrias. Para cada receita intraoramentria h uma despesa intra-oramentria. As receitas intra-oramentrias no constituem novas categorias econmicas de receita, mas especificaes das categorias econmicas corrente e capital. 7 Receitas Correntes Intra-Oramentrias 8 Receitas de Capital Intra-Oramentrias Etapas da Receita Oramentria Planejamento (previso de arrecadao); Execuo (lanamento, arrecadao e recolhimento); e Controle e Avaliao. Planejamento Previso/ Projeo = Base de Clculo x (ndice de preo) x (ndice de quantidade) x (efeito legislao). Lanamento Procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Artigo 52 lei 4.320/64: So objeto de lanamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato. Arrecadao a entrega pelos contribuintes ou devedores aos agentes arrecadadores ou bancos. Recolhimento Transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro. Unidade de caixa. Conta nica.

www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Dvida Ativa Crditos a favor da Fazenda Pblica, exigveis pelo transcurso do prazo para pagamento, inscritos em registro prprio, aps apurada a sua liquidez e certeza. A presuno de certeza e liquidez relativa, pois admite prova ao contrrio. obrigatrio dissociar o rgo responsvel pela inscrio e rgo de origem. rgo responsvel pela inscrio na Unio PGFN. Autarquias e Fundaes Pblicas PGF. Classificao Tributria e no-tributria. A inscrio da dvida ativa fato contbil modificativo aumentativo. Variao ativa extra-oramentria. O recebimento receita corrente no efetiva. Outras Receitas Correntes. Fato permutativo. Contas preferidas da FCC: Receitas patrimoniais foros, laudmios, dividendos, participaes, remunerao de depsitos bancrios, aluguis, concesses, permisses e royalties. Outras receitas correntes juros, multas e recebimento da dvida ativa Receitas correntes, tributrias impostos, taxas e contribuies de melhoria. Receitas correntes, contribuies contribuies sociais, contribuies de interveno no domnio econmico (CIDE) e contribuio de interesse das categorias profissionais ou econmicas.

www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

D. QUESTES SEM OS COMENTRIOS


1. (FCC/AFF/TCE SP 2010) So, dentre outras, receitas correntes as provenientes (A) do supervit do Oramento Corrente. (B) da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas. (C) da converso, em espcie, de bens e direitos. (D) de recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital. (E) de receitas tributrias. 2. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) Conforme classificao doutrinria, quanto periodicidade, as receitas pblicas se classificam em (A) originrias e derivadas. (B) originrias e transferidas. (C) ordinrias e extraordinrias. (D) entradas e ingressos. (E) de capital e correntes. 3. (FCC/Procurador de Contas/TCE AP 2010) A receita tributria se classifica, de acordo com a Lei no 4.320/64, como (A) transferncia de capital. (B) transferncia corrente. (C) receita de capital. (D) receita corrente. (E) receita patrimonial. 4. (FCC/Procurador do Estado/PGE AM 2010) A doutrina classifica as receitas pblicas em originrias e derivadas. So exemplos de receita derivada e receita originria, respectivamente, (A) emprstimo compulsrio e contribuio de interveno no domnio econmico. (B) taxa de lixo urbano e imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana. (C) imposto sobre a renda e contribuio de interveno no domnio
www.pontodosconcursos.com.br

80

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

econmico. (D) contribuio de melhoria e contribuio social. (E) taxa de lixo domiciliar e pagamento pelo consumo de energia eltrica. 5. (FCC/TCE/TCM PA 2010) Em um governo municipal, um exemplo de receita de capital aquela oriunda (A) de multas e juros de mora sobre tributos em atraso. (B) de transferncias do Fundo de Participao dos Municpios. (C) do recebimento de tributos inscritos em dvida ativa. (D) da arrecadao de Impostos sobre Servios de Qualquer Natureza. (E) de transferncias para a aquisio de equipamentos hospitalares. 6. (FCC/TCE/TCM considere: PA 2010) Em relao s receitas oramentrias,

I. O recolhimento de todas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais. II. As previses de receita sero acompanhadas de demonstrativo de sua evoluo nos ltimos cinco anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referirem, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas. III. O montante arrecadado de operaes de crdito poder ser superior ao das despesas de capital desde que haja autorizao em crditos especiais aprovados pelo Poder Legislativo por maioria simples. IV. A aplicao da receita de capital derivada da alienao de bens e direitos que integram o patrimnio pblico para o financiamento de despesa corrente proibida, salvo se destinada por lei aos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores pblicos. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) IV. (C) I. (D) I e II. (E) I e IV.

www.pontodosconcursos.com.br

81

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

7. (FCC/TCE/TCM PA 2010) Um evento resultante da execuo oramentria e que no altera a situao patrimonial lquida (A) a inscrio de dvida ativa. (B) a variao monetria de emprstimos concedidos. (C) a reavaliao de bens mveis. (D) o pagamento de juros sobre operaes de crdito. (E) o recebimento de dvida ativa. 8. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF classificao econmica do oramento 4 Regio 2010) A

(A) apresenta a distribuio dos recursos pblicos pelos rgos responsveis por sua gerncia e aplicao. (B) distingue as receitas oramentrias das extra-oramentrias. (C) representa o agrupamento de aes do governo em grandes reas de atuao. (D) leva em considerao os programas e subprogramas que sero executados pelo ente pblico. (E) divide as receitas e despesas em dois grandes grupos: correntes e de capital. 9. (FCC/Tcnico Judicirio Contabilidade/TRF 4 Regio 2010) Constitui exemplo de receita extra-oramentria: (A) depsito judicial. (B) multa relativa a tributo pago com atraso. (C) receita decorrente da alienao de imveis do ente pblico. (D) receita de aluguis de imveis de propriedade do ente pblico. (E) receita de servios prestados pelo ente pblico. 10. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Classificam-se como receita originria e derivada, respectivamente, (A) multa e imposto. (B) taxa e contribuio social. (C) contribuio de melhoria e multa. (D) imposto e tarifa.
www.pontodosconcursos.com.br

82

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(E) tarifa e taxa. 11. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) As operaes de crdito por antecipao da receita oramentria, quando de sua obteno, geram lanamentos contbeis em contas de ativo (A) permanente e passivo permanente. (B) financeiro e passivo permanente. (C) permanente e passivo financeiro. (D) financeiro e passivo financeiro. (E) financeiro e receita oramentria. 12. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) uma receita patrimonial aquela originria (A) do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana. (B) da prestao de servios de telecomunicao. (C) de dividendos recebidos. (D) de servios recreativos e culturais. (E) de restituies de convnios. 13. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Considere os dados relativos s receitas arrecadadas pela prefeitura do municpio XZR no exerccio de X1: R$ (mil) Alienao de Ttulos Mobilirios. . .......................................................................... 60 Amortizao de Financiamentos........................................................................... 20 Impostos . . ........................................................................................................... 6.000 Indenizaes e Restituies ................................................................................. 100 Operaes de Crdito Internas . . ....................................................................... 500 Receita da Dvida Ativa no Tributria. . ............................................................ 300 Receita de Contrato de Permisso de Uso. . ..................................................... 700 Receita de Servios de Comunicao............................................................... 300 Receita de Valores Mobilirios. . .......................................................................... 150 Receitas Imobilirias. . ........................................................................................... 400 Taxas . . ................................................................................................................. 1.000 Transferncias da Unio para cobrir despesas correntes.............................. 6.000 Transferncias de Instituies Privadas para cobrir despesas de capital. ...1.000 Transferncias do Estado para cobrir despesas correntes . . ........................ 5.000 A receita de capital foi, em milhares de reais,
www.pontodosconcursos.com.br

83

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(A) 1.520 (B) 1.580 (C) 1.880 (D) 2.280 (E) 3.330 14. (FCC/Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas/SEFAZ SP 2010) Um determinado governo estadual recebeu de um contribuinte o valor de R$ 15.000,00, referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores (IPVA), R$ 7.500,00 pelo contribuinte ter deixado de fornecer documentos necessrios alterao do Cadastro de Contribuintes do IPVA e R$ 907,50 por juros de mora. Sendo assim, houve a arrecadao de receita tributria no valor de, em reais, (A) 23.407,50. (B) 22.500,00 e de outras receitas correntes no valor de 907,50. (C) 22.500,00 e de receita patrimonial no valor de 907,50. (D) 15.000,00 e de receita patrimonial no valor de 8.407,50. (E) 15.000,00 e de outras receitas correntes no valor de 8.407,50. 15. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AL 2010) Quanto ao impacto na situao lquida patrimonial, a receita oramentria pode ser classificada como: (A) Oramentria e Extra-oramentria. (B) Efetiva e No Efetiva. (C) Financeira e Patrimonial. (D) Corrente e No Corrente. (E) Originria e Derivada. 16. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AL 2010) Com base no que dispe o Manual da Receita Nacional sobre reconhecimento da Receita Oramentria, correto afirmar: (A) O reconhecimento da receita oramentria ocorre no momento do seu recolhimento, conforme artigo 35 da Lei no 4.320/1964. (B) No devem ser reconhecidos como receita oramentria os recursos financeiros oriundos de Supervit Financeiro. (C) O recebimento de recursos oriundos de despesas pagas em exerccios anteriores no deve ser reconhecido como receita oramentria.
www.pontodosconcursos.com.br

84

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) A receita oramentria ser reconhecida no momento do fato gerador, antes da efetivao do correspondente ingresso de disponibilidades. (E) O reconhecimento da receita oramentria ocorre no momento do seu lanamento, conforme artigo 35 da Lei no 4.320/1964. 17. (FCC/Analista Judicirio Contadoria/TRF 4 Regio 2010) exemplo de receita extra-oramentria: (A) depsito recebido como garantia para participao em licitao. (B) multa relativa a tributos pagos com atraso. (C) taxa cobrada pela prestao de servios pblicos. (D) receita da dvida ativa do ente pblico. (E) receita de operaes de emprstimo efetuadas pelo ente pblico. 18. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRT 21 Regio 2010) A receita que compreende os recolhimentos feitos que constituiro compromissos exigveis, cujo pagamento independe de autorizao oramentria e legislativa, denomina-se (A) transferncia intergovernamental. (B) oramentria. (C) de capital. (D) corrente. (E) extra-oramentria. 19. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AM 2010) Quando uma prefeitura apura o valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano e emite o documento para pagamento pelo contribuinte ocorre o estgio de (A) lanamento de uma receita extra-oramentria. (B) lanamento de uma receita tributria. (C) arrecadao de uma receita tributria. (D) lanamento de uma receita patrimonial. (E) previso de uma receita tributria. 20. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TRE AM 2010) De acordo com a
www.pontodosconcursos.com.br

85

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Lei no 4.320/64, as receitas correntes so constitudas, entre outras, pelas Receitas de Contribuies. Um item classificado como Receita de Contribuio aquele oriundo de (A) contribuio de melhoria. (B) multas e juros de mora da contribuio do salrio-educao. (C) contribuio social para o financiamento da seguridades social COFINS. (D) fundo de participao dos municpios FPM. (E) restituies de convnios. 21. (FCC/Agente de Defensoria Administrador/ DPE SP 2010) As receitas pblicas podem ser classificadas, com base na Lei no 4.320/64, de acordo com a fonte de que provm, em receitas (A) correntes e de capital. (B) regulares e extraordinrias. (C) legais e ilegais. (D) brutas e lquidas. (E) permanentes e temporrias. 22. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010) uma receita por mutao patrimonial: (A) Receita proveniente da arrecadao de tributos e contribuies sociais. (B) Receita industrial do ente pblico. (C) Receita da alienao de bens imveis do ente pblico. (D) Receita de dividendos distribudos por empresas pblicas. (E) Receita de aluguis de imveis de propriedade do ente pblico. 23. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010 - Adaptada) um ingresso de recursos classificado como receita extra-oramentria o recebimento de

(A) arrecadao de foros e laudmios. (B) caues e depsitos. (C) juros sobre a dvida ativa do ente pblico. (D) emprstimos obtidos por operaes de crdito. (E) valores relativos alienao de bens do ativo permanente do ente pblico.
www.pontodosconcursos.com.br

86

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

24. (FCC/Agente de Defensoria Contador/DPE SP 2010) Constitui um exemplo de receita de capital a decorrente de recebimento de (A) juros sobre valores inscritos na dvida ativa. (B) aluguis de imveis de propriedade do ente pblico. (C) recursos em virtude de operaes de crdito concedidas por terceiros. (D) taxas, pelo exerccio do poder de polcia. (E) contribuies de interveno sobre o domnio econmico. 25. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) A empresa Boi Laranja S.A. presta servios de assessoria na rea de criao de gado. Para o desempenho de suas atividades, proprietria, h dez anos, de um imvel no municpio de Roxo. Em 2010 pagou o IPTU sobre esse imvel. A prefeitura dever contabilizar essa receita como (A) oramentria, de capital e patrimonial, uma vez que decorreu do patrimnio da empresa. (B) extra-oramentria, corrente e de servios, uma vez que a proprietria do imvel prestadora de servios. (C) extra-oramentria, corrente e agropecuria, uma vez que a atividade da empresa de assessoria na rea de criao de gado. (D) oramentria, corrente e tributria, uma vez que decorreu de imposto de competncia municipal. (E) oramentria, de capital e imobiliria, uma vez que decorreu do imvel pertencente empresa. 26. (FCC/ACE Inspeo Governamental/TCM CE 2010) No sistema financeiro, o registro contbil de recebimentos de receitas da dvida ativa est corretamente expresso em:

www.pontodosconcursos.com.br

87

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

27. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) De acordo com a Lei no 4.320/64, as receitas classificam-se nas categorias econmicas Receitas Correntes e Receitas de Capital. As Receitas Correntes compreendem as receitas tributria, de contribuies, (A) de servios, de operaes de crdito e alienao de bens. (B) patrimonial, agropecuria e de operaes de crdito. (C) patrimonial, de operaes de crdito e alienao de bens. (D) patrimonial, agropecuria, industrial e de servios. (E) agropecuria, industrial, de servios e alienao de bens. 28. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) Em agosto de 200x, o Prefeito do Municpio de Passargada decretou estado de calamidade pblica em funo de um vendaval que assolou o municpio, destruindo casas, reparties pblicas e escolas. Para fazer frente a construo de obras de carter emergencial necessitou efetuar a contratao de emprstimos com instituies financeiras, com vencimento nos dois prximos exerccios. O contador do municpio dever registrar os valores recebidos das operaes de crdito como (A) despesa extra-oramentria. (B) despesa oramentria. (C) receita extra-oramentria. (D) reduo de dvida fundada. (E) receita oramentria. 29. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) O contador do municpio de Cruz Nova, atendendo uma solicitao do prefeito, elaborou um relatrio das receitas ocorridas no perodo. O relatrio indicava a arrecadao das seguintes receitas: I. recebimento de aluguis de prdios pblicos. II. alienao de bens mveis. III. venda de produtos vegetais extrados de propriedades do governo. IV. supervit do oramento corrente. V. cobrana de dvida ativa. So classificadas como receitas correntes APENAS (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I, III e V. (D) II, III e V.
www.pontodosconcursos.com.br

88

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(E) III, IV e V. 30. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) A receita oramentria compreende os recursos auferidos na gesto a serem computados na apurao do resultado do exerccio e desdobrados em receitas correntes e receitas de capital. Constituem receita de capital as receitas (A) tributria, de alienao de bens e patrimonial. (B) imobiliria, com valores mobilirios e agropecuria. (C) de servios, patrimonial, industrial e de contribuies rurais. (D) industrial, de operaes de crdito e de alienao de bens. (E) de operao de crdito, de alienao de bens e de transferncias de capital. 31. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) No ms de abril de 20x0, o Secretrio da Fazenda do municpio de Cruz Azul identificou e comunicou ao prefeito a insuficincia de caixa para fazer frente s despesas oramentrias do primeiro semestre. Visando dotar a prefeitura de recursos suficientes para o pagamento das despesas, o prefeito efetuou um emprstimo bancrio, com previso de liquidao, com juros e encargos incidentes, at o dia 10 de dezembro do mesmo ano. A transao de recebimento dos valores monetrios dever ser registrada como (A) despesa extra-oramentria. (B) despesa oramentria. (C) receita oramentria. (D) reduo de dvida fundada. (E) receita extra-oramentria. 32. (FCC/ACE Oramento e Finanas/TCE GO 2009) Em conformidade com a Lei no 4.320/64, uma receita patrimonial aquela oriunda do recebimento (A) do imposto sobre a propriedade territorial rural. (B) da contribuio social sobre o lucro da pessoa jurdica. (C) de aluguis. (D) da alienao de bens mveis. (E) de receita da indstria de transformao. 33. (FCC/Analista do MP Administrao/MPE SE 2009) Os valores monetrios recebidos de operaes de crdito com a finalidade de atender
www.pontodosconcursos.com.br

89

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro, cuja liquidao deve ocorrer, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano, constitui uma (A) despesa extra-oramentria. (B) aumento de dvida ativa. (C) receita oramentria. (D) reduo de dvida fundada. (E) receita extra-oramentria. 34. (FCC/Analista do MP Administrao/MPE SE 2009) Uma receita que pode ser considerada como corrente aquela oriunda (A) da alienao de bens mveis. (B) da amortizao de emprstimos concedidos. (C) do recebimento de dvida ativa tributria. (D) de operaes de crdito. (E) de transferncias para cobrir despesas de capital. 35. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) Quanto natureza, a receita Pblica classificada como (A) corrente e de capital. (B) oramentria e extra-oramentria. (C) ordinria e extraordinria. (D) originria e patrimonial. (E) financeira e patrimonial. 36. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) Quanto regularidade, a receita pblica arrecadada permanentemente pelo tesouro do estado classifica-se como (A) derivada. (B) oramentria. (C) ordinria. (D) corrente. (E) originria. 37. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) A receita pblica obtida pelo Estado, resultante do seu poder de tributar o patrimnio da coletividade, segundo a classificao doutrinria, denomina-se (A) derivada.
www.pontodosconcursos.com.br

90

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) ordinria. (C) originria. (D) patrimonial. (E) industrial. 38. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) So receitas patrimoniais: (A) extrao mineral, dividendos e contribuio de melhoria. (B) aluguel, amortizao de emprstimo e foros. (C) laudmios, alienao de bens e taxas. (D) dividendos, operaes de crdito e impostos. (E) laudmios, dividendos e participaes. 39. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) O procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel, corresponde ao estgio da receita pblica denominado (A) recolhimento. (B) arrecadao. (C) previso. (D) lanamento. (E) fixao. 40. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) A receita instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado, ser classificada como (A) receita de servios. (B) taxa. (C) contribuio social. (D) contribuio de interveno no domnio econmico. (E) contribuio de melhoria. 41. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) O supervit do oramento corrente um exemplo de receita (A) financeira.
www.pontodosconcursos.com.br

91

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(B) de capital. (C) patrimonial. (D) extra-oramentria. (E) intra-oramentria. 42. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) Considere as afirmativas a seguir. I. Recolhimento a entrega, realizada pelos contribuintes ou devedores, aos agentes ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Tesouro. II. Arrecadao a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro, responsvel pela administrao e controle da arrecadao e programao financeira. III. Planejamento compreende a previso de arrecadao da receita oramentria constante da Lei Oramentria Anual LOA, resultante de metodologias de projeo usualmente adotadas, observada as disposies constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal LRF. Est correto o que se afirma APENAS em (A) III. (B) I. (C) I e III. (D) II. (E) II e III. 43. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) So exemplos de receitas correntes: (A) transferncias correntes, de servios e alienao de estoques. (B) alienao de bens, patrimonial e imobiliria. (C) industrial, de servios e contribuies. (D) impostos, taxas e operaes de crdito. (E) de servios, amortizao de emprstimos e taxas. 44. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) As categorias econmicas da receita oramentria classificam-se em (A) Financeiras e Patrimoniais. (B) Correntes e de Investimento. (C) Tributrias e de Capital.
www.pontodosconcursos.com.br

92

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(D) Correntes e de Capital. (E) Patrimoniais e de Resultado. 45. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) A receita resultante da produo estatal no campo vegetal e na produo animal denomina-se (A) ambiental. (B) servio. (C) agropecuria. (D) patrimonial. (E) florestal. 46. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) A operao de crdito por antecipao de receita dever ser registrada como (A) transaes oramentrias. (B) transaes extra-oramentrias. (C) receita de capital. (D) receita patrimonial. (E) receita corrente. 47. (FCC/Analista do MP contabilidade/ MPE SE 2009) oramentria efetiva aquela que proporciona aumento Receita

(A) real do saldo patrimonial, porque no existe um aumento do passivo permanente nem uma reduo do ativo permanente. (B) do saldo patrimonial, pois ocorre um aumento do passivo permanente. (C) efetivo do saldo patrimonial, porque ocorre um aumento do passivo permanente e uma reduo dos ativos no financeiros. (D) parcial do saldo patrimonial, devido a uma reduo do passivo permanente e um aumento dos ativos no financeiros. (E) do saldo patrimonial e reduo dos ativos no financeiros. 48. (FCC/Analista Superior Contador/INFRAERO 2009) As receitas referentes s operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social classificam-se como

www.pontodosconcursos.com.br

93

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

(A) transferncias internas. (B) extra-oramentrias. (C) transferncias financeiras. (D) intra-oramentrias. (E) cotas financeiras. 49. (FCC/TCE Tcnica Administrativa/TCE GO 2009) As receitas se classificam, conforme a Lei no 4.320/64, de acordo com as categorias econmicas em (A) investimentos e transferncias. (B) correntes e de capital. (C) tributria e no-tributria. (D) de custeio e correntes. (E) originrias e derivadas. 50. (FCC/Tcnico Superior Administrador/PGE RJ 2009) As receitas oramentrias no Brasil so classificadas por categoria econmica, de acordo com o artigo 11 da Lei n 4.320/64, em (A) Receitas Tributrias e Receitas Patrimoniais. (B) Receitas Correntes e Operaes de Crdito. (C) Receitas Oramentrias e Receitas Extra-Oramentrias. (D) Receitas Correntes e Receitas de Capital. (E) Receitas Tributrias e Receitas de Servio. 51. (FCC/Tcnico Superior Anlise Contbil/PGE RJ 2009) O recebimento pelo Estado de valores inscritos em dvida ativa corresponde a uma (A) reduo de dvida fundada. (B) receita extra-oramentria. (C) despesa extra-oramentria. (D) despesa oramentria. (E) receita oramentria. 52. (FCC/Tcnico Superior Anlise Contbil/PGE RJ 2009) Uma receita que pode ser considerada como de capital aquela oriunda (A) do recebimento de multas. (B) da amortizao de emprstimos concedidos. (C) da arrecadao tributria. (D) da explorao do patrimnio pblico. (E) de transferncias para cobrir despesas correntes.
www.pontodosconcursos.com.br

94

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

53. (FCC/Analista Judicirio Cincias Contbeis/TJ AP 2009) Um funcionrio da Secretaria de Fazenda de uma prefeitura determina a base de clculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a alquota a ser aplicada no ano corrente, bem como identifica a pessoa devedora e inscreve o dbito desta. Neste momento, a receita encontra-se em seu estgio de (A) lanamento. (B) arrecadao. (C) previso. (D) adiantamento. (E) liquidao. 54. (FCC/Analista Judicirio Cincias Contbeis/TJ AP 2009) Considere os dados relativos s receitas oramentrias arrecadadas pela Prefeitura Modelo no exerccio de X1: R$ (mil) Alienao de Bens Imveis 30 Amortizao de Financiamentos 10 Dvida Ativa 80 Impostos 3.000 Indenizaes e Restituies 50 Operaes de Crdito Internas 100 Receita de Servios Recreativos e Culturais 100 Receitas Imobilirias 200 Taxas 500 Transferncias da Unio para cobrir despesas correntes 5.000 Transferncias do Estado para cobrir despesas correntes 3.000 A Receita Corrente foi de, em milhares de reais, (A) 11.850. (B) 11.800. (C) 11.730. (D) 11.940. (E) 11.930. 55. (FCC/Analista Judicirio Contador/TJ AP 2009) Considere os saldos das contas extradas do Balancete de Verificao da Prefeitura XYZ, referentes s receitas arrecadadas em determinado ms:
www.pontodosconcursos.com.br

95

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

Imposto sobre servios de qualquer natureza.............................. R$ 100.000,00 Imposto Predial, Territorial e Urbano............................................... R$ 150.000,00 Receita de produo vegetal. ........................................................ R$ 30.000,00 Receita de Contribuies sociais. .................................................... R$ 50.000,00 Transferncia de Convnios para Construo de Hospital. ....... R$ 250.000,00 Alienao de bens mveis. .............................................................. R$ 75.000,00 Amortizao de emprstimos ........................................................ R$ 300.000,00 Operaes de crdito internas. ..................................................... R$ 350.000,00 De acordo com essas informaes, o valor das receitas correntes , em R$, (A) 280.000,00 (B) 330.000,00 (C) 580.000,00 (D) 630.000,00 (E) 680.000,00 56. (FCC/Analista Judicirio Auditor/TJ PI 2009) O recebimento de depsitos ou caues de terceiros pelo ente pblico constitui uma receita (A) corrente. (B) de capital. (C) extra-oramentria. (D) por mutao patrimonial. (E) patrimonial. 57. (FCC/Analista Judicirio Auditor/TJ PI 2009) Constitui receita de capital de um ente pblico: (A) juros de ttulos e valores mobilirios. (B) receita industrial. (C) receita patrimonial. (D) amortizao de emprstimos concedidos. (E) multas e juros de mora sobre tributos. 58. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TJ oramentria por mutao aquela que SE 2009) A receita

(A) provoca aumento do saldo patrimonial da entidade, pois decorre de uma variao positiva do ativo no financeiro. (B) gera uma reduo do saldo patrimonial da entidade, pois decorre de uma
www.pontodosconcursos.com.br

96

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

variao negativa do ativo no financeiro. (C) implica na reduo do saldo patrimonial da entidade, pois decorre de uma variao negativa do ativo financeiro. (D) implica no aumento saldo patrimonial da entidade, pois decorre de uma variao negativa do passivo financeiro. (E) no implica no aumento do saldo patrimonial da entidade, pois este recebimento decorre de um aumento do passivo permanente ou de uma reduo do ativo permanente. 59. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TJ SE 2009) uma receita oramentria efetiva: (A) operaes de crdito. (B) alienao de imobilizado. (C) impostos. (D) caues em garantia. (E) antecipao de receita oramentria. 60. (FCC/Analista Judicirio Contabilidade/TJ SE 2009) exemplo de receita extra-oramentria: (A) venda de ativos. (B) amortizao de emprstimos concedidos. (C) antecipao de receita oramentria. (D) prestao de servios. (E) operaes de crdito.

www.pontodosconcursos.com.br

97

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PUBLICA TRF 1 REGIO PROFESSOR IGOR OLIVEIRA

E. GABARITO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 E C D E E E E E A E D C 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 B E B B A E B C A C B C 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 D C D E C E E C E C B C 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 A E D E B A C D C B A D 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 B D E B A E B C D E C C

Todo curso eu deixo esses dois vdeos para os alunos. So fantsticos. Imagine se essas duas pessoas ficassem em casa e no tivessem coragem de encarar o desafio? Imagine o talento desperdiado? Conosco assim tambm. Se voc no encarar, se voc deixar seu sonho no passado, talvez voc no tenha foras ou tempo para resgat-lo depois. Raa pessoa! http://www.youtube.com/watch?v=BHl5kJ4_lII&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=xRbYtxHayXo&feature=related Tamu junto! Abs! Igor.

www.pontodosconcursos.com.br

98

Potrebbero piacerti anche