Sei sulla pagina 1di 4

Projeto Radix Biblioteca Virtual de Estudos da Comunicao e Sade. http://www.projetoradix.com.

br

COMUNICAO EM SADE PBLICA Patrcia Logulo1

A cobertura vacinal ao menos no caso do Estado de So Paulo, onde a vacinao no feita rotineiramente em domiclio depende do comparecimento aos postos de sade da rede pblica ou clnicas privadas de vacinao. A vacinao requer vontade ou, ao menos, aceitao por parte do indivduo ou sua famlia: , segundo Manciaux, preveno primria passiva aceita e, s vezes, procurada24. A criana brasileira deve ser levada, pela me ou responsvel, sete vezes ao posto de sade antes de completar cinco anos de idade e tomar 19 doses de vacinas, sendo 14 aplicadas em injees e cinco por via oral, em gotas (vacina Sabin), sem contar a vacina contra febre amarela, que tem indicao especfica para algumas regies. A vacinao da criana depende, portanto, da adeso da me ou responsvel ao ato de vacinar. No entanto, coberturas vacinais no Brasil e no Estado de So Paulo abaixo do esperado nas Campanhas Nacionais de Multivacinao e o registro de casos mesmo aps campanhas anuais sugerem que esta adeso no seja satisfatria ou que algo esteja bloqueando o acesso vacina ou ao posto. De fato, a epidemia de 1997 teve como principal fator preditor em todas as faixas etrias a no-vacinao2. Quando se considera que, para aprimorar a adeso uma atitude voluntria do usurio do sistema de sade necessrio persuadir sobre a importncia, o baixo risco e o benefcio da vacina, faz-se necessrio observar se esta comunicao tem sido eficiente ou satisfatria. evidente que diversos fatores comunicacionais, socioeconmicos, estruturais do sistema de sade e at psicolgicos cursam com a motivao para vacinar, bem como para a adeso a qualquer medida de promoo da sade (por exemplo, adeso a tratamento antihipertensivo, adeso a uma nutrio saudvel etc.). Existem inmeros exemplos que provam que a adeso multifatorial. Classicamente a gravidez na adolescncia tem preocupado os especialistas mesmo nos pases e regies em que problemas estruturais como a falta de mtodos anticoncepcionais disponveis sejam insignificantes. A impresso geral de que a adolescente de hoje sabe como prevenir a gravidez, tem acesso aos mtodos, considera que uma gravidez to cedo seja um problema... e ainda assim no utiliza a camisinha ou a plula e engravida, muitas vezes na primeira relao sexual.

Professora Doutora da USP e Unicamp. Jornalista atuante na rea da Sade h cinco anos. Mestranda na Faculdade de Medicina da USP e ps graduanda em Jornalismo Cientfico na Unicamp.

Projeto Radix Biblioteca Virtual de Estudos da Comunicao e Sade. http://www.projetoradix.com.br

Num trabalho de grupo em que adolescentes foram entrevistadas depois de terem engravidado ou dado luz, observou-se que as meninas conheciam o risco, mas no fizeram nada a respeito. Elas diziam: Eu sei que eu posso ficar grvida, mas no h nada a fazer mesmo. Da mesma maneira age o obeso, que sofre com a prpria forma fsica alterada mas no inicia a dieta mesmo quando bem orientado e auxiliado. Em suma, os indivduos sabem o que fazer, mas no fazem. Fica claro que necessrio elaborar uma maneira de promover, efetivamente, uma mudana de comportamento, alm da simples (e de qualidade) divulgao de informao. Aprimorar a persuaso envolve tcnicas apuradas de comunicao. Neste sentido, a comunicao em sade pblica deve ser um ato planejado , no apenas realizado sob a demanda de informao da populao. H que se estudar o veculo, a credibilidade da fonte da informao e a mensagem propriamente dita. Veculo o meio ou canal utilizado para informar os indivduos, por exemplo: a imprensa escrita, o jornal, materiais impressos, cartas, telefonemas, os agentes de sade comunitrios, familiares, amigos e os veculos de comunicao de massa, notadamente a televiso e o rdio. Alguns experimentos tm tentado avaliar se um veculo mais eficaz que outro. Um trabalho que serve como exemplo foi uma novela de rdio levada ao ar no Afeganisto, onde foram divulgadas informaes sobre sade e saneamento bsico, um projeto da BBC de Londres. Assim que foi iniciado o projeto, ocorreu um grande aumento de audincia da rdio e os organizadores consideraram que ao menos o papel de entreter o pblico havia sido cumprido. As mensagens eram baseadas na cultura e nas tradies locais e, algum tempo depois, um concurso entre os ouvintes revelou que seu conhecimento sobre sade havia aumentado significativamente. No entanto, sabedores de que a utilizao de um veculo exclusivo pode ser falha pois nenhum veculo alcana 100% da populao , os organizadores implementaram o projeto no apenas via rdio, mas tambm por uma revista impressa em quadrinhos. Da mesma forma, outros veculos, mesmo que no sejam de massa, podem ser considerados: cartazes e a comunicao interpessoal feita pelo agente comunitrio, por exemplo. Ou estas duas ltimas mais panfletos e assim por diante. No entanto, nada adianta preparar campanhas comunicacionais eficazes, at perfeitas, se o sistema no provm uma infra-estrutura adequada. Se chegar ao posto de sade e l no obtiver a vacina que procura, ou se chegar ao posto que acabou de fechar as portas, ou ainda se no tiver nibus para esse transporte, o indivduo no pode, efetivamente, aderir. Assim, necessrio pensar na qualidade da mensagem, mas tambm na infra-estrutura adequada se empreender uma campanha de sade que gere uma demanda, seja ela qual for.

Projeto Radix Biblioteca Virtual de Estudos da Comunicao e Sade. http://www.projetoradix.com.br

Ainda assim, providenciada a infra-estrutura e idealizada a campanha informativa, a histria mostra que o indivduo pode, ainda aderir de maneira insatisfatria. Justificam grandes verbas principalmente as campanhas cujo tema principal seja motivo de morte, de incapacitao ou de altos custos de ateno terciria em sade. Essas campanhas tm sido prioridade no mundo todo e representam coisas das quais as pessoas tm medo: medo de morrer do cncer provocado pelo tabaco, medo de sofrer um infarto por obstruo por placa gordurosa nas artrias, medo de contrair uma doena contagiosa grave. Essas campanhas apelam para o medo. A psicologia ensina que podem acontecer duas coisas quando o indivduo depara-se com o perigo de ficar doente. Nmero 1 Ele pode agir contra aquela ameaa e lutar contra ela. Nmero 2 Ele pode ficar paralisado, to assustado que no faz nada, ou foge. Quando age, o indivduo sabe que tem instrumentos na mo para lutar contra aquela ameaa. Foi informado disso. Foi convencido de que esses instrumentos so eficazes, acessveis. Quando no age, fica paralizado por acreditar que nada pode fazer contra aquela ameaa. Ele pra e reza: nesse momento, est lidando com o prprio medo e no contra a ameaa. Assim, uma campanha que seja veiculada pra uma campanha de sade pblica deve convencer do poder da medida que est se propondo e tambm convencer do poder do indivduo de atuar em benefcio prprio, a idia de que agir funciona, exemplo: a gravidez na adolescncia. Quando, numa interveno comunicacional, informado que o anticoncepcional e a camisinha esto disposio da adolescente e que, se esse recurso no for utilizado a gravidez quase uma certeza, seu discurso muda: ela diz que no quer ficar grvida, no o melhor momento para isso, acredita que se usar plula isso vai proteg-la de uma gravidez indesejada, v que agir funciona e age em benefcio prprio. Essa atitude comunicacional abrangeu o risco voc pode, sim, ficar grvida , informou sobre a existncia da arma para combat-lo plulas, camisinhas e de sua disponibilidade no posto de sade mais prximo, gratuitamente e eficcia 80 e 99% de eficcia na preveno da gravidez. A mensagem, portanto, que desenhada para aprimorar a adeso ou a mudana de comportamento em sade pblica deve se apoiar nesse trip: risco, disponibilidade de instrumento para combat-lo e sua eficcia.

Referncias bibliogrficas 1. Witte K. Preventing teen pregnancy through persuasive communications: realities, myths, and the hard-fact truths. Journal of Community Health 1997;22(2):137-154 2. Gebreel AO, Butt J. Making health messages interesting. World Health Forum 1997;18:32-4.

Projeto Radix Biblioteca Virtual de Estudos da Comunicao e Sade. http://www.projetoradix.com.br

3. McDivitt J, Zimicki S, Hornik RC. Explaining the impact of a communication campaign to change vaccination knowledge and coverage in Philippines. Health Communication 1997; 9(2): 95-118. 4. Cutts FT, Rodrigues LC, Colombo S, Bennett S. Evaluation of factors influencing vaccine uptake in Mozambique. International Journal of Epidemiology 1989;18(2):427-33. 5. Quick RE, Gerber ML, Palacios AM, Beingolea L, Vargas R, Mujica O, Moreno D, Seminario L, Smithwick EB, Tauxe RV. Using a knowledge, attitudes and practices survey to supplement findings of an outbreak investigation: cholera prevention measures during the 1991 epidemic in Peru. International Journal of Epidemiology 1996;25(4):872-8. 6. Sharf BF. The present and future of health communication scholarship: overlooked opportunities. Health Communication 1999;11(2):195-9. 7. OKeefe GJ, Boyd HH, Brown MR. Who learns preventive health care information from where: cross-channel and repertoire comparisons. Health Communication 1998; 10(1): 25-36.

Potrebbero piacerti anche