Sei sulla pagina 1di 3

Economia agroexportadora Ciclo do caf

Desde sua colonizao at o ano de 1930, o Brasil apresentou uma economia agroexportadora. Ou seja, o bom desempenho da economia dependia da exportao das poucas commodities agrcolas, que com o tempo variou os produtos a serem exportados para o mercado internacional em: ouro, acar, caf, borracha e outros, formando os ciclos da economia brasileira. Entre esses ciclos o que apresentou maior desenvolvimento foi o ciclo do caf. A economia agroexportadora apresentava uma elevada vulnerabilidade visto que a demanda dependia das oscilaes do crescimento mundial. Crises internacionais afetavam diretamente as exportaes, criando dificuldades para toda economia brasileira j que todas as atividades dependiam direta ou indiretamente do desempenho do setor exportador cafeeiro. Como o setor exportador cafeeiro era o setor mais produtivo e de maior dinamismo, existia uma elevada concentrao dos recursos naturais e de capital. Essa concentrao causava uma elevada desigualdade na distribuio de renda. Desigualdade essa, caracterstica do modelo agroexportador. O maior problema no sistema agroexportador adotado pelo Brasil era o descompasso entre a base produtiva e a estrutura de consumo, ou seja, a exportao uma das nicas bases que determinava a renda nacional, chamado de modelo desenvolvimento voltado para fora. No havia investimentos em bens de consumo ou tecnologia, por exemplo; tudo era importado. Deste modo, qualquer problema no balano de pagamentos (diminuio de exportaes ou guerras) poderia ocasionar uma diminuio das importaes, afetando diretamente as condies de consumo da populao.

Polticas de defesa da economia agroexportadora e seus problemas


Um dos problemas da economia agroexportadora so as oscilaes de preo do produto exportado. Quando o preo subia aumentava a lucratividade e parte desse lucro era reinvestido no prprio setor. Porm, esse reinvestimento no aumentou a remunerao dos trabalhadores empregados no setor cafeeiro, mas sim a quantidade de funcionrios, j que nessa poca (final do sc. XIX) o contingente de trabalhadores aumentou significativamente ocasionado pelo aumento do fluxo imigratrio e pelo fim da escravido. Por outro lado, quando o preo caia, tambm no havia queda nos salrios, mas sim no volume de trabalhadores. Quando isso acontecia o governo utilizava dois mecanismos muito eficientes a curto prazo, porm, no positivos a longo prazo. Eram eles: A desvalorizao cambial e a poltica de valorizao do caf.

Deteriorao dos termos de troca Termo de troca a relao entre os preos das exportaes e os preos

das importaes de um pas. Muitos autores defendem a idia de que os preos dos produtos agrcolas possuem um desempenho que tende a um menor crescimento frente aos industrializados. Logo, se um pas como o Brasil, tem suas exportaes baseadas em produtos agrcolas, ter desvantagem frente suas importaes de manufaturados. A este processo denominamos deteriorao dos termos de troca.

Desvalorizao cambial O governo desvalorizava o cmbio fazendo com que, mesmo com a queda do preo no mercado internacional, os cafeicultores mantivessem renda (na moeda nacional). Essa medida escondia os sinais que a queda do preo sinalizava, um excesso de oferta, indicando a necessidade de reverter os investimentos. Isso fazia com que houvesse cada vez mais investimentos ao setor causando uma tendncia de superproduo de caf. Essa desvalorizao cambial era feita por meio da inflao, causando um encarecimento nos produtos importados, prejudicando toda sociedade que, por conta da economia agroexportadora, dependiam das importaes.

Poltica de valorizao do caf O governo comprava caf para estocar, diminuindo a oferta e estabilizando o preo. Ento o estoque era feito no perodo de safra e liberado no perodo de entressafra. Assim, durante a safra os preos cairiam menos e durante a entressafra os preos subiriam menos. Essa poltica tambm escondia os sinais de mercado causando tendncia superproduo. Alm disso, os preos do caf eram sustentados por esta poltica, incentivando outros pases a plantar caf, aumentando assim a e concorrncia internacional. Nos ltimos anos da Repblica Velha o caf era o produto que sustentava a economia brasileira e se encontrava em constante expanso. Em 1930 a economia mundial entrou em uma das maiores crises da histria. Essa crise causou uma enorme baixa no preo do caf. O governo novamente interveio fortemente, comprando e estocando caf e desvalorizando o cmbio para proteger o setor cafeeiro, principal setor na economia do Brasil! (na poca). O setor no conseguiu repor os estoques no mercado sendo obrigado a queimar toneladas de caf durante as dcadas de 30 e 40. A crise de 1930 tambm atingiu em cheio o Brasil. O fracasso do modelo agroexportador trouxe tona a necessidade da industrializao. A industrializao, que j havia iniciado no fim do sculo XIX, se tornou meta prioritria de investimentos. Haviam 2 teorias explicando a origem da industrializao nesse perodo.

A teoria dos choques adversos acreditava que as dificuldades de se importar produtos em determinados perodos (I guerra mundial, recesso de 30) impulsionaram o desenvolvimento da industrializao. A industrializao induzida por exportaes acreditava que nos momentos de expanso da economia cafeeira, consequentemente na expanso da renda, aumentava a demanda por produtos industrializados. As ideias que, aparentemente, parecem antagnicas podem ser entendidas da seguinte forma. Nos momentos em no havia crises, a gerao de divisas permitia que fossem comprados mquinas e equipamentos do exterior (aumento da capacidade instalada) e nos momentos de crises, a produo interna aumentava com o uso daqueles equipamentos (uso da capacidade instalada).

O processo de substituio de importaes (PSI) A crise de 30 trouxe serias conseqncias para as exportaes brasileiras e o saldo do balano de pagamentos. Adicionalmente os capitais estrangeiros que na dcada anterior fluam com facilidade para o Brasil, reverteram a direo, ajudando a piorar a situao do nosso balano de pagamentos.
A resposta dada pelo governo de Vargas foi fundamental para o enfrentamento da crise. Com o apoio dado a indstria nacional, esta pode crescer e contribuir positivamente para diminuir a dependncia externa. A indstria nacional comeou a ter alguma importncia econmica a partir do final do sculo XIX. A industrializao brasileira deu-se por meio de substituio de importaes, ou seja, passamos a produzir domesticamente bens que anteriormente vinham do exterior. A indstria surgiu no Brasil como uma resposta s dificuldades de importar produtos industriais em determinados perodos. Nestes momentos, em que se diminua o valor das exportaes, grava-se um protecionismo, que aumentava a rentabilidade da indstria. Assim, passava-se a produzir internamente, com vistas a suprir a falta de importaes.

Potrebbero piacerti anche