Sei sulla pagina 1di 3

SIMULADO - PROVA 4 PRODUO ORAL Nvel Superior

DURAO APROXIMADA: 20 MINUTOS

TEMPO DE DURAO 20 MINUTOS Nesta atividade o candidato deve desenvolver uma argumentao, defendendo a sua opinio, elencando exemplos, fatos, evidncias. Para apoiar a proposta, o candidato tem disponveis dois textos que apresentam o tema sobre aquecimento global. Voc deve ler os textos disponibilizados, destacar as ideias principais, a fim de utilizlas na sua argumentao. A partir do que proposto pelos textos, voc dever concordar ou discordar, contrapondo a sua opinio, seus exemplos e argumentos. Para essa preparao voc tem 15 minutos. Aps, voc deve fazer sua apresentao. Voc dispe de 5 minutos para apresentar. Ao final da apresentao, o entrevistador far algumas perguntas sobre o tema desenvolvido.

Texto 1 Aquecimento Global

Todos os dias acompanhamos na televiso, nos jornais e revistas as catstrofes climticas e as mudanas que esto ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanas to rpidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos ltimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de at 40 graus centgrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o nmero de desertos aumenta a cada dia, fortes furaces causam mortes e destruio em vrias regies do planeta e as calotas polares esto derretendo (fator que pode ocasionar o avano dos oceanos sobre cidades litorneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas so unnimes em afirmar que o aquecimento global est relacionado a todos estes acontecimentos. Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global est ocorrendo em funo do aumento da emisso de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustveis fsseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (oznio, dixido de carbono, metano, xido nitroso e monxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difcil disperso, causando o famoso efeito estufa. Este fenmeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiao infravermelha emitida pela Terra, dificultando a disperso do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas tambm colaboram para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a disperso do calor, o resultado o aumento da temperatura global. Embora este fenmeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, j se verifica suas consequncias em nvel global.

Disponvel em: http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm

Texto 2 As causas do aquecimento global so muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade cientfica que atribui esse fenmeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra est numa fase de transio natural, um processo longo e dinmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequncia desse fenmeno. No entanto, as principais atribuies para o aquecimento global so relacionadas s atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa atravs do aumento na queima de gases de combustveis fsseis, como petrleo, carvo mineral e gs natural. A queima dessas substncias produz gases como o dixido de carbono (CO2), o metano (CH4) e xido nitroso (N2O), que retm o calor proveniente das radiaes solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alteraes climticas so os desmatamentos e a constante impermeabilizao do solo. (...)
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Aquecimento Global. Disponvel em: http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm

Potrebbero piacerti anche