Sei sulla pagina 1di 7

UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E DA TERRA- CAMPUS II COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA GERAL DOCENTE - MARA

A ROJANE MATOS DISCENTES - DAIANNE SAMPAIO JAMYLLE CATHARINE ICARO DIAS ISIANE

RELATRIO

REFERENTE

SUCESSO

ECOLGICA

EM

UM

MICROECOSSISTEMA.

ALAGOINHAS, 2012

INTRODUO

Os ecossistemas, independentemente do seu tamanho ou composio, so considerados dinmicos, havendo continuamente o fluxo de matria e de energia entre as comunidades que o compem. No entanto, apesar desse dinamismo, um ambiente que no sofre aes externas mantm sua composio e aparncia praticamente constantes ao longo do tempo, graas a mecanismos reguladores da natureza (tais como competio intra e interespecfica, as relaes de predatismo e parasitismo, entre outros) que ajudam a manter o equilbrio entre as populaes e comunidades. Do contrrio, se h uma perturbao, como uma queimada, desmatamento ou aumento significativo da temperatura, observa-se uma srie de mudanas significativas na estrutura das comunidades daquele ambiente. De acordo com RICKLEFS (2010. p 350), a sequncia de mudanas iniciadas pela perturbao chamada de sucesso, e a associao de espcies atingida em ltima instncia chamada de uma comunidade de clmax. Com o constante aumento da interferncia do homem nos ecossistemas naturais, a sucesso ecolgica tem ganhado mais espao nos estudos da ecologia. Porm, observar estgios sucessionais em grandes ecossistemas pode ser uma tarefa dificultosa. Por esse motivo, para compreender os mecanismos bsicos da sucesso muitas vezes so utilizados os chamados microecossistemas, ou microcosmos, que atuam como simuladores em miniatura da natureza dos ecossistemas, e podem estar contidos em recipientes pequenos tais como um aqurio ou um bcker (ODUM & BARRETT, 2007. p. 60). Em um microecossistema pode ser vista, por exemplo, a sucesso ecolgica em comunidades de protozorios e algas, e possvel relacionar essa sucesso com fatores como a demanda biolgica de oxignio (DBO) e oxignio dissolvido (OD) (em ambientes aquticos), luminosidade, disponibilidade de nutrientes, entre outros. Logo, para quem est iniciando os estudos na rea da ecologia, a anlise de um microecossistema pode ser uma ferramenta bastante eficiente na compreenso da sucesso ecolgica.

OBJETIVO

A atividade realizada teve como objetivo o entendimento sobre microecossistemas e como se pode observar neles a sucesso ecolgica de protozorios e outros organismos, ao longo de algumas semanas.

METODOLOGIA

Os materiais utilizados para a construo do microecossistema foram: Bcker de 1000 ml; gua destilada; Folhas de gramneas; Gaze; Elsticos de borracha.

As folhas de gramneas foram recolhidas com uma tesoura e depositadas no bcker, at preencher aproximadamente a metade deste. O restante foi preenchido com gua, e a boca do bcker foi coberta com gaze. Para fixar a gaze no bcker foram utilizados elsticos de borracha. A cada dois dias foram realizadas as observaes das comunidades de protozorios, com o uso dos seguintes materiais: Microscpio ptico; Lminas e lamnulas de vidro; Pipetas de Pasteur.

Com a pipeta de Pasteur foram recolhidas gotas da gua presente no microecossistema. Essas gotas eram depositadas na lmina de vidro e cobertas pela lamnula, para observao ao microscpio.

RESULTADOS

Ao longo das observaes, foram encontradas duas espcies de Paramecium, o P. aurelia e o P. caudatum. No foram observados protozorios flagelados ou ameboides, nem outros organismos como os rotferos. Alguma alga?? A tabela abaixo mostra a quantidade de organismos encontrados ao longo dos dias de observao:

Inserir tabela aqui com os dados... No primeiro dia foram 9 Paramecium caudatum ( o maior) e 12 Paramecium aurelia Houve aumento ou diminuio? Vou colocar que houve uma sucessiva diminuio da quantidade, que na primeira semana aumentou, mas depois houve um considervel declnio nas quantidades, por conta daquela porcaria que ficou o experimento. Ento na tabela pode colocar: Dia 1 - data?? 2 - data?? 3 - data?? 4 - data?? 5 - data?? 6 - data?? 7 - data?? 8 - data?? 9 - data?? 10 - data?? 11 - data?? 12 - data?? 13 - data?? 14 - data?? Paramecium caudatum 12 14 21 19 23 20 16 17 14 10 9 12 7 8 Paramecium aurelia 9 13 17 16 21 19 14 11 5 8 6 5 4 6

15 - data?? 16 - data?? 17 - data?? 18 - data?? 19 - data?? 20 - data??

8 5 6 7 6 4

4 2 3 1 2 1

A comea a diminuir, no sei quantos dias foi, vou colocar dados pra 20 dias. Tem que ver o dia que comeou o trabalho, que eu no sei, a comea a contar ele como o primeiro dia, e vai contando um dia sim e um dia no, olhando no calendrio e lembrando-se de nunca colocar um dia de domingo. Se foi encontrada alguma alga, adicionar na parte dos resultados em vermelho que tem alguma alga? e adicionar na tabela tambm, pode dizer q encontrou essa alga (se tiver) um dia s, ou s 3 ou 4 dias, o resto bota tudo zero.

DISCUSSO

Observou-se que dos tipos de protozorios existentes, foram encontrados apenas ciliados. Provavelmente isso ocorreu pelo fato de que os ciliados so muito mais abundantes que flagelados e amebides, e tambm muito mais resistentes, e por isso so encontrados mais facilmente em ambiente terrestre. O gnero Paramecium em particular bastante comum, e foi encontrado em grandes quantidades nas amostras. O P. caudatum maior em tamanho do que o P aurelia, e esse fator foi utilizado para diferenciar as duas espcies. Pde ser visto um gradual declnio na quantidade de organismos encontrados. Uma possibilidade que tenha ocorrido um declnio na quantidade de oxignio dissolvido, j que houve um aumento muito grande de bactrias (e fungos??a professora falou algo a respeito de ter fungos na gua?) no bcker. Em alguns dias isso pde ser observado pelo aparecimento de um odor desagradvel e forte na soluo. Aps alguns dias apareceram

tambm larvas de insetos no microecossistema. Checar todas as informaes desse 2 pargrafo da discusso. Ao longo do trabalho realizado, foi possvel observar as variaes ocorridas no microecossistema, e compreender um pouco do que a sucesso ecolgica e como ela ocorre.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ODUM, P.E.; BARRET, G.W. Fundamentos de Ecologia. 5. ed. So Paulo: Thomson, 2007. RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. 6. ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan, 2010. RUPPERT, E. E., FOX, R. S., BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 6ed. So Paulo: Roca, 1996.

ANEXO

Paramecium caudatum

Paramecium aurelia

Paramecium caudatum (maior) e Paramecium aurelia (menor)

Fonte: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Potrebbero piacerti anche