Sei sulla pagina 1di 3

TODOS OS OYE SO PARA OS RSS OYE Oye uma posio sacerdotal nos candombls de nao, pessoas so escolhidas para

a exercer determinadas funes para o bom andamento da casa religiosa. Aqueles que possuem oye so chamados oloye masculino e ajoye feminino. Essas pessoas sero adosu ou no , recebem o cargo na confirmao ou em sua iniciao de acordo com sua capacidade. Essas pessoas no adosu so os verdadeiros ogan e ekedi que nascem com os sete anos como reza a tradio, h casas que raspam para esses cargos, porm, esses iniciados no possuem status dos antigos e devem contar seu tempo de iniciao tal qual um yw, portanto no de bom senso raspar e sim confirmar, destarte, afirmar que no existe ogans e ekedis para divindades como caboclos, baianos, exus, etc. Todos oye so para os rs. Os ttulos keto correspondem, sobretudo estrutura da casa com seus fundamentos, por exemplo: o t - culmiera, ise (s opa) - il Omolu e famlia, ibo, etc. A palavra oloye significa Ol = aquele que possui, oye um titulo e ajoye tambm, as ekedjis so chamadas assim nas casas grandes ou ykoroba. A palavra oloye segundo me Stella do Afonja pode ser traduzido como conselheiro, que est registrado em seu ultimo ensaio Meu Tempo Agora. Observe agora alguns ip e oye das casas antigas e de algumas casas novas srias atuais que respeitam a tradio afro-brasileira: ylrs ou yls: Possui as mesmas funes sendo que a segunda responde na ausncia da primeira, quando h as duas na casa, geralmente a yls torna - se a segunda. Com o falecimento da ylrs ela pretendente a assumir seu lugar, e se for o caso receberia a mesma cuia da falecida. Esse oye s recebe-se no odun meje, ou seja, nos sete anos, uma posio de adosu e no de algum confirmado/a ou uma ekedji. Ajibona: Me criadeira, escolhida pela ylrs para criar yw. Posteriormente esse filho fica responsvel em zelar pelo rs de sua me criadeira quando este se manifesta. No culto lesse Orumila chama-se ojubona e um cago masculino cuja funo ensinar o futuro Omo -Ifa. y Egbe: Me da comunidade tem as mesmas responsabilidades da y kker Il, ou seja, da me pequena da casa. Geralmente so escolhidas entre as egbomi mais antigas da casa e so at mais antigas do que a prpria ylrs devido antiguidade da casa. Lembrando que rs no tem idade inexistente, quem tem idade so as pessoas. ymor: Aquela que dana com a cuia no ritual do Ipade. Casas sem ibs, sem arvores, no devem possuir esse oye, sobretudo as que no rodam Ipade. No existe ymor de Ogn, Oss, Oy, etc.

As Iyamoro cuidam dos Esa (falecidos iniciados na casa com postos) e ymi Osoronga. y: Me. Um: Que pega. Oro: Obrigao. Oye s recebido nos sete anos. ydagan : Auxiliar direta da ymor. No existe Dagan para o orisa desnecessrio explicar. oye dado aos sete anos tambm. Ajiumida : Posto do culto de Oy. A= aquela Ji = que acorda um = pega = ida = a Cargos Ipos e oyes da nao ketu e subdivises nags: Ogan ( Og em ioruba), protetores civis do terreiro antigamente, hoje passa a exercer funes religiosas tambm. Entre os Ogans destacamos certas funes importantes e de mando dentro do terreiro, juntos com os sacerdotes (as) eles administram os terreiros. Alagbe : Chefe da comunidade (morada), o onilu o escolhido para tocar o atabaque denominado run, possui seu otun Alagbe e seu Osi alagbe que tocam os outros atabaques e cantam os candombls. Pejigan : Zeladores do peji e responsveis pelo il rs. Posto da etnia ketu e no jeje como se equivocam alguns desinformados. Asogun : Sacrifica os animais de quatro ps (eranko) a priori, e os outros tambm quando no h na casa seu otun e seu osi responsveis para isso. Posto proveniente do culto de Ogn na frica e sua comunidade, portanto no de bom senso haver Asoguns de outros rs e sim somente filho de Ogn fato a condio de supremacia que esse orisa possui sobre os obs sendo ele mesmo olob, ou seja, o dono da faca e louvado antes de qualquer sacrifcio para quem procede corretamente. Olob : Que vem a ser um epteto de Esu comum chamar Adbo a esse oye, possui as mesmas determinaes se for feito os atos referentes a Esu dessa condio sacerdotal. Sarapegbe : Era quem transmitia as decises da comunidade, comunicando entre os terreiros, as festas e obrigaes que seriam realizadas. Fazia os convites. Sara= o que corre, p= e comunica, egbe = as coisas da comunidade, geralmente esse posto era dado aos filhos de Ogn. Hoje esta esquecida, sobretudo nas grandes cidades. Apeja: Esquecido no Brasil por no haver sacrifcios de ces selvagens como na frica. Elemaso (Elemax): Oye referente casa de Osal, um titulo do prprio Osal como conta seu mito, h oye no culto para situaes que envolvem seu culto como o de baba mi oro, faz-se necessrio que o titulares sejam de Osal. Suas atuaes no se limitam apenas a cerimnia do pilo como muita gente pensa. Akirijeb : Pessoas que freqentam varias casas e no se fixam em nenhuma antigamente eram chamadas de akirijeb, tambm um oye da maior importncia relacionado a entregas de ebs em locais determinados.

Eperin : Posto dado aos filhos do orisa Oss, (determinado Oss) e refere-se ao seu culto especifico nas casas antigas de candombl. Oj Oba : Posto dado s pessoas de Sng, seu representante maior foi nosso saudoso Pierre Fatumbi Verger que tinha esse Oye no s do Opo Afonj. necessrio que a casa pertena a Sng at mesmo para formar os outros Oye referentes situao da casa, como mogba, maye, etc. Oju Il : O grande anfitrio da religio, sobretudo nas festas onde ficam encarregados de receber os visitantes e acomoda-los, quando se faz necessrio ele ajuda em tudo dentro da casa na ausncia dos outros Oye. O oye de Iya Efun : dado s pessoas de Osala e no muito longe para as de Iemanj. O posto de Dagan: dadas s pessoas filhas de Oy independente de ser mulher ou homen, como explicou para mim, o Ogan Agba Gilberto. H um outro posto relacionado ao ritual de Ipade chamado de Agaba Injena e para finalizar vamos esclarecer o posto de Ekeji (l-se Ekedi). Ekeji nada mais que um numeral e significa, portanto segundo/a, ela auxilia a todos e na ausncia das outras ajoiyes ela assume, algumas se destacam e so chamadas carinhosamente de mes, no s pelo filho do orisa que a suspendeu como por toda a comunidade. As ekedi so confirmadas para casa de ax ou para o orisa que a suspendeu e se for o caso dela ser ekedi do orisa do sacerdote, ele no poder por a mo e sim seu zelador, no pode o orisa confirmar ou raspar ningum, o orisa no vem para o aye para isso desnecessrio explicar um assunto to falado j . As Ekedi podem ser: Iyalaso: Cuida das roupas, Iyale, me da casa, auxiliar direta da Iyalorisa e Iya Kekere, Dej (Dere em jeje), as mais antigas, Ekedi o Ipo (cargo), depois vem o Oye especfico as condies de cada uma.

Potrebbero piacerti anche