Sei sulla pagina 1di 51

Regulamento Interno

Unidade Local de Sade da Guarda, EPE

Guarda Maro 2010

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

ndice
Captulo I Disposies Gerais ................................................................................ Captulo II Estrutura da Organizao ....................................................................... Seco I Dos rgos .................................................................................................. Subseco I rgos Sociais ........................................................................ Subseco II rgos de Direco Tcnica ...................................................... Subseco III rgos de Auditoria Interna...................................................... Subseco IV rgos de Apoio Tcnico ..................................................................... Seco II Assessoria Tcnica......................................................................... Captulo III Da Organizao .................................................................................... Seco I Da Estrutura da Organizao .......................................................... Seco II rea da Prestao de Cuidados ....................................................... Subseco I Cuidados de Sade Pblica...................................................... Subseco II Cuidados de Sade Primrios .................................................. Subseco III Cuidados Hospitalares ............................................................ Subseco IV Cuidados Continuados ............................................................ Seco III rea de Apoio de Apoio Prestao de Cuidados ............................... Seco IV rea de Formao Ensino e Investigao .......................................... Seco V rea de Apoio Gesto Logstica e Apoio Geral ................................. Captulo IV Disposies Finais .................................................................................

______________________________________________________2

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Regulamento Interno da U.L.S. da Guarda, E.P.E.


Em execuo do disposto no artigo 19. do Decreto-Lei n 183/2008, de 04 de Setembro e nos Estatutos por ele aprovados, apresenta-se, de seguida, a proposta de Regulamento Interno da Unidade Local de Sade da Guarda, a qual estabelece os princpios de gesto e de funcionamento da mesma, a respectiva estrutura orgnica e as competncias dos servios que a integram, para ser submetido a homologao de Sua Excelncia a Sra. Ministra da Sade.

Captulo I Disposies Gerais Artigo 1. Natureza e Sede 1. A Unidade Local de Sade da Guarda EPE, adiante designada por ULSG, uma pessoa colectiva de direito pblico de natureza empresarial dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, nos termos do Decreto-Lei n 558/99, de 17 de Dezembro. 2. A ULSG tem sede no Parque da Sade da Guarda, Avenida Rainha D. Amlia 6301-857 Guarda, estando inscrita na conservatria do registo comercial da Guarda e identificada com o nmero de pessoa colectiva 508 752 000.

Artigo 2. Regime Jurdico Aplicvel A ULSG rege-se pelo disposto no presente Regulamento Interno e pela seguinte legislao: a) Regime jurdico aplicvel s entidades pblicas empresariais, previsto no Decreto-Lei n. 558/99, de 17 de Dezembro; b) Decreto-Lei n. 183/2008, de 04 de Setembro, que cria a Unidade Local de Sade da Guarda, E.P.E., e aprova os seus estatutos; c) Normas em vigor para o Servio Nacional de Sade que no contrariem os diplomas constantes na alnea anterior.

Artigo 3. Objecto 1. A ULSG tem por objecto principal a prestao de cuidados de sade primrios, diferenciados e continuados populao, designadamente aos beneficirios do Servio Nacional de Sade, aos beneficirios dos subsistemas de sade, ou entidades externas que com ele contratualizem a prestao de cuidados de sade e a todos os cidados em geral, na rea de influncia por ela abrangida, nos termos do artigo 4. do presente Regulamento Interno.

______________________________________________________1

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. Inserem-se ainda no seu objecto o desenvolvimento da investigao, da formao, do ensino e actividades de sade pblica, bem como os meios necessrios ao exerccio das competncias da autoridade de sade na rea geogrfica por ela abrangida.

Artigo 4. rea de Influncia 1. A rea de influncia da ULSG corresponde aos concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso. 2. A delimitao geogrfica de interveno referida no nmero anterior no conflitua com o princpio da universalidade do Servio Nacional de Sade, assegurando-se o princpio da liberdade de escolha, de acordo com as regras de organizao e em articulao com as redes hospitalares e de cuidados de sade primrios, continuados e de sade pblica, j definidos ou a definir.

Artigo 5. Composio 1. A ULSG composta pelas seguintes unidades: Hospital de Sousa Martins, na Guarda; Hospital Nossa Senhora da Assuno, em Seia; Centro de Sade Almeida; Centro de Sade Celorico da Beira; Centro de Sade Figueira de Castelo Rodrigo; Centro de Sade Fornos de Algodres; Centro de Sade Gouveia; Centro de Sade Guarda; Centro de Sade Manteigas; Centro de Sade Meda; Centro de Sade Pinhel; Centro de Sade Sabugal; Centro de Sade Seia; Centro de Sade Trancoso.

2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, os Centros de Sade devero formar um Agrupamento de Centros de Sade, nos termos previstos no artigo 4. do Decreto-Lei n. 28/2008 de 22 de Fevereiro, com as necessrias adaptaes. 3. Nos Centros de Sade que integram a ULSG podem ser formadas Unidades de Sade Familiar, nos termos do n. 5 do artigo 3. do Decreto-Lei 298/07, de 22 de Agosto.

______________________________________________________2

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 6. Viso A ULSG constitui-se como uma referncia na prestao de cuidados de sade de excelncia, integrados e coordenados, promovendo e desenvolvendo a formao e a investigao.

Artigo 7. Misso 1. A misso da USLG centra-se na promoo da sade e na preveno e tratamento da doena, de forma integrada, coordenada e humanizada, no tempo adequado e com eficcia, eficincia, efectividade e qualidade populao da sua rea de influncia, de acordo com as melhores prticas, procurando a obteno de ganhos em sade em parceria com os doentes e contribuindo para a sustentabilidade do SNS. 2. Desenvolve, ainda, o ensino, a investigao clnica, a formao de recursos humanos e a especializao tcnica dos seus quadros.

Artigo 8. Valores e Princpios 1. No desenvolvimento da sua actividade, a ULSG e os seus colaboradores regemse pelos seguintes Valores: a) Qualidade: excelncia dos servios prestados populao, garantindo as melhores prticas e competncias, cientificas e tcnicas; b) Humanismo: respeito pela dignidade humana, procurando cuidados de sade centrados nos doentes e nas suas necessidades, sem prejuzo dos direitos dos doentes e dos colaboradores internos; c) Integrao: oferecer uma prestao de cuidados coordenados entre todas as unidades orgnicas que acrescente valor; d) Acessibilidade: assegurar a todos os doentes os cuidados necessrios, no tempo e lugar adequados; e) Sustentabilidade: utilizao dos recursos com eficincia, atravs de um posicionamento competitivo assente no mdio/longo prazo. 2. No desenvolvimento da sua actividade, a ULSG e os seus colaboradores regemse pelos seguintes princpios: a) Legalidade; b) Igualdade; c) Proporcionalidade; d) Colaborao; e) Boa-f. ______________________________________________________3

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 9. Objectivos 1. A ULSG tem como referencial comum o primado do cidado, a conciliao das estratgias de sade (regionais e nacionais) e a optimizao dos recursos disponveis. 2. A ULSG deve prosseguir uma cultura orientadora de cuidados personalizados e de excelncia, tendo por objectivos: a) Promover a obteno de ganhos em sade, prestando servios contnuos e efectivos com valor acrescentado; b) Garantir um standard mnimo de cuidados a todos os utentes; c) Prevenir a doena e promover a sade atravs do maior enfoque na preveno, no diagnstico e tratamento precoces e na educao dos doentes; d) Alcanar a plena integrao de cuidados nas suas dimenses organizacional, clnica, administrativa, financeira, informtica, normativa e sistmica; e) Assumir uma viso holstica da prestao de cuidados partilhada e reconhecida por colaboradores, parceiros e utentes; f) Garantir o fcil acesso dos doentes aos cuidados de sade adequados e em tempo til; g) Assegurar o ajustamento da oferta de cuidados s necessidades da populao; h) Garantir a prestao de cuidados com equidade e igualdade a todos os doentes; i) Assegurar uma prestao de cuidados pautada pelo humanismo, no respeito pelos direitos dos doentes e dos profissionais; j) Garantir aos profissionais formao contnua adequada melhoria do desempenho assistencial e ao progresso e realizao profissionais; k) Potenciar uma cultura interna focada na aquisio de competncias transversais e no trabalho de equipa; l) Desenvolver o ensino e a investigao cientfica qualificados.

Artigo 10. Integrao de Cuidados 1. Tendo em vista a plena de integrao de cuidados sade pblica, primrios, hospitalares, continuados devero ser promovidas as aces necessrias para o efeito, nomeadamente: a) Garantir mdico de famlia a todos os cidados; b) Oferecer a todos os cidados cuidados de sade compreensivos, de acordo com as melhores prticas disponveis, a custos razoveis; c) Criar o Gabinete de Gesto da Doena que viabilize uma verdadeira integrao dos vrios nveis de cuidados de sade; d) Implementar programas de gesto da doena, com o objectivo de melhorar a qualidade dos cuidados, controlar a doena, e diminuir os custos; e) Implementar protocolos de referenciao entre os diferentes tipos de cuidados que garantam o atendimento atempado, efectivo e eficiente, priorizando as situaes urgentes e organizando o circuito do doente dentro da ULSG; ______________________________________________________4

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

f) Implementar o registo de sade electrnico do utente (clnico e administrativo) numa lgica de coordenao de cuidados eficiente, atravs da circulao da informao em tempo real entre os diferentes nveis de cuidados, salvaguardando a necessria e exigvel confidencialidade dos dados; g) Estimular o contacto directo entre o paciente e o profissional, nomeadamente via telefone, telemvel ou correio electrnico; h) Garantir o planeamento e gesto de altas, assentes principalmente na conciliao da medicao, na educao do doente na ps-alta e no acompanhamento clnico ps-alta; i) Introduzir planos de gesto de cuidados que fixam objectivos no tratamento dos doentes, fornecendo a sequncia de actividades e os seus respectivos tempos de concretizao para, de forma eficiente, garantir a todos os doentes um standard mnimo de cuidados; j) Desenvolver programas de formao envolvendo profissionais dos vrios nveis de cuidados, de modo a dotar a totalidade dos profissionais de competncias transversais, potenciando a comunicao horizontal e a actualizao tcnica; k) Promover e reforar o uso da Telemedicina como meio facilitador da formao e do acesso a consultas de especialidade; l) Instituir, no mbito das equipas prestadoras de cuidados e sempre que possvel, o enfermeiro de famlia.

Captulo II Estrutura Orgnica

Seco I Dos rgos Artigo 11. Enumerao dos rgos Os rgos da ULSG agrupam-se nas seguintes categorias: a) rgos Sociais; b) rgos de Direco Tcnica; c) rgo Auditoria Interna; d) rgos de Apoio Tcnico.

Subseco I rgos Sociais Artigo 12. Enumerao dos rgos Sociais So rgos Sociais da ULSG: a) O Conselho de Administrao, adiante designado de CA; b) O Fiscal nico; c) O Conselho Consultivo.

______________________________________________________5

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 13. Composio e Competncias do Conselho de Administrao 1. A composio e a competncia do Conselho de Administrao so reguladas pelos artigos 6. e 7. dos Estatutos da ULSG, anexos ao Decreto-Lei n 183/2008, de 04 de Setembro, adiante designados por Estatutos. 2. Ao Presidente do Conselho de Administrao, competem as atribuies definidas no artigo 8. dos Estatutos referidos. 3. Para alm da sua competncia especfica, o Conselho de Administrao pode atribuir a cada um dos seus membros executivos a responsabilidade directa de reas ou unidades de gesto regulamentarmente previstas, com ou sem delegao de competncias, nos termos que dispe o n 3 do art. 7. dos Estatutos, fixandose em acta os limites e condies do seu exerccio. 4. Os membros do Conselho de Administrao podem, nos termos do n 3 do artigo 7. dos Estatutos, subdelegar as suas competncias, devendo contudo dar conhecimento prvio ao Conselho de Administrao.

Artigo 14. Funcionamento, Deliberaes do Conselho de Administrao 1. O funcionamento, as deliberaes e as vinculaes do Conselho Administrao so regulados pelos artigos 11. e 12. dos Estatutos. de

2. O Conselho de Administrao rene, ordinariamente, uma vez por semana e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu Presidente, por solicitao de dois dos seus membros ou pelo Fiscal nico. 3. O Conselho de Administrao no pode deliberar sem a presena da maioria dos seus membros e estes ficam impedidos de participar da discusso de assuntos em relao aos quais possa existir conflito de interesses pessoais. 4. As deliberaes so tomadas por maioria simples, no podendo haver abstenes, tendo o presidente voto de qualidade, nos termos do n. 3 do art. 11. dos Estatutos. Podem, contudo, ser proferidas declaraes de voto. 5. As deliberaes devem ser fundamentadas, claras e precisas, indicando os destinatrios que s mesmas devem dar cumprimento, podendo ser sujeitas a pedido de clarificao quando do seu contedo no resulte indicao clara sobre o seu cumprimento. 6. De cada reunio elaborada a respectiva acta, a aprovar na reunio seguinte, contendo o resumo de todos os assuntos abordados, a deliberao aprovada e as eventuais declaraes de voto, bem como a data, o local, os elementos presentes e meno justificativa dos ausentes.

______________________________________________________6

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 15. Vinculao 1. A ULSG obriga-se pela assinatura, com indicao da qualidade, de dois membros do conselho de administrao ou de quem esteja legitimado para o efeito, nos termos do n. 4 do artigo 11. do presente Regulamento Interno. 2. A fim de facilitar a execuo das deliberaes do conselho de administrao, podem as mesmas ser exaradas nos documentos a que reportam, sempre que estes existirem.

Artigo 16. Fiscal nico A funo, a nomeao, a substituio, a durao do mandato, a remunerao e as competncias do Fiscal nico, so as constantes dos artigos 15. e 16. dos Estatutos da ULSG.

Artigo 17. Natureza, Composio, Funcionamento e Mandato do Conselho Consultivo O Conselho Consultivo o rgo de consulta da ULSG, encontrando-se a composio, competncias e o modo de funcionamento descritos nos artigos 18. a 20. dos Estatutos da ULSG.

Subseco II rgos de Direco Tcnica

Artigo 18. Composio e Funcionamento 1. A Direco Tcnica composta pelo Director Clnico para os Cuidados de Sade Primrios, pelo Director Clnico para os Cuidados Hospitalares e pelo Enfermeiro Director. 2. As competncias dos Directores Clnicos constam no artigo 9. dos Estatutos da ULSG. 3. As competncias do Enfermeiro Director so as constantes do artigo 10. dos Estatutos da ULSG. 4. Os Directores Clnicos e o Enfermeiro Director respondem perante os restantes membros do Conselho de Administrao, no mbito da competncia especfica de cada um, pela coordenao e qualidade da assistncia prestada dentro das regras da boa prtica e da melhor gesto de recursos humanos. 5. Cabe aos Directores Clnicos e ao Enfermeiro Director a apresentao de propostas de actuao coordenada no domnio da Direco Tcnica, nomeadamente, ao nvel da gesto dos rgos e a sua superviso. ______________________________________________________7

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

6. Sob proposta dos Directores Clnicos e do Enfermeiro Director podem ser nomeados pelo Conselho de Administrao, at trs adjuntos dos cargos de Direco Tcnica. Por razes de fundamentada complexidade podero ser nomeados at cinco adjuntos dos cargos de Direco Tcnica. 7. Os adjuntos respondem perante os Directores Clnicos e o Enfermeiro Director, respectivamente, e a nomeao ser pelo mesmo perodo dos titulares dos cargos a que reportam.

Subseco III rgo de Auditoria Interna

Artigo 19. Auditor Interno A competncia, a durao do mandato, o regime de exerccio de funes, e a articulao com entidades exteriores do Auditor Interno, constam do artigo 17. dos Estatutos da ULSG.

Subseco IV rgos de Apoio Tcnico

Artigo 20. Comisses de Apoio Tcnico 1. As Comisses de Apoio Tcnico so rgos de carcter consultivo que tm por funo colaborar com o Conselho de Administrao, a pedido deste ou por iniciativa prpria, nas matrias da sua competncia. 2. A ULSG dispe das seguintes Comisses de Apoio Tcnico: a) Comisso de tica; b) Comisso de Humanizao, Qualidade e Segurana do Doente; c) Comisso de Controlo de Infeco Associada aos Cuidados de Sade; d) Comisso de Farmcia e Teraputica; e) Comisso Tcnica de Certificao das Condies para a Interrupo Voluntria da Gravidez; f) Comisso Mdica Hospitalar; g) Comisso Mdica de Cuidados de Sade Primrios; h) Comisso de Enfermagem; i) Comisso dos Tcnicos de Diagnstico e Teraputica; j) Comisso de Coordenao Oncolgica; k) Comisso de Segurana, Higiene e sade no Trabalho; l) Comisso de Apoio Criana e Famlia; m) Comisso de Catstrofe e Emergncia Interna. 3. A ULSG dispe ainda de uma Direco do Internato Mdico. ______________________________________________________8

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 21. Composio, Funcionamento e Mandato 1. Sem prejuzo do disposto no nmero dois do artigo dezoito, podem ser criadas pelo Conselho de Administrao outras Comisses de Apoio Tcnico que, nos termos da lei, da actividade da ULSG ou da legis artis, se justifiquem, devendo a sua estrutura, composio e funcionamento constar do Regulamento Interno. 2. Compete ao Conselho de Administrao da ULSG, sob proposta dos Directores Clnicos, nomear os Presidentes e os elementos que integram cada uma das Comisses. 3. Os mandatos das Comisses de Apoio Tcnico tm a mesma durao do mandato do Conselho de Administrao podendo, no entanto e a todo o tempo, haver lugar sua recomposio. 4. O funcionamento de cada Comisso definido em regulamento prprio, a aprovar pelo Conselho de Administrao, atendendo legislao existente.

Artigo 22. Comisso de tica A Comisso de tica rege-se pelas disposies do Decreto-Lei n 97/95, de 10 de Maio, com as alteraes introduzidas pela Lei n 46/2004, de 19 de Agosto, e pelo seu Regulamento Interno, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Artigo 23. Comisso de Humanizao, Qualidade e Segurana do Doente 1. A Comisso de Humanizao, Qualidade e Segurana do Doente tem como objectivo a promoo da humanizao, qualidade e segurana dos cuidados prestados aos cidados concebendo a aplicando normas de conduta tcnica e avaliando periodicamente a sua implementao.

2. A Comisso rege-se genericamente pelo disposto no Despacho de 15 de Dezembro, de 1992 do Secretrio de Estado da Sade e as suas competncias encontram-se previstas em regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao. 3. A Comisso de Humanizao, Qualidade e Segurana do Doente dirigida pelo Presidente do Conselho de Administrao e constituda pela Direco Tcnica, pelo responsvel do Gabinete da Qualidade, por elementos da Comisso de Controlo de Infeco Associada aos Cuidados de Sade, pelo responsvel pelo Servio de Instalaes, Equipamentos e Transportes e pelo responsvel pelos Servios de Aprovisionamento e Logstica. 4. A Comisso de Qualidade e Segurana do Doente poder estruturar a sua aco em grupos de trabalho ou subcomisses.

______________________________________________________9

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 24. Comisso de Controlo de Infeco Associada aos Cuidados de Sade 1. A Comisso de Controlo de Infeco Associada aos Cuidados de Sade rege-se pelas disposies estabelecidas na seguinte legislao: Despacho do Ministro da Sade n 14178/2007, de 04 de Julho; Despacho do Director-Geral de Sade n 18052/2007, de 14 de Agosto; Circular Normativa n 17/DSQC/DSC de 20 de Setembro de 2007; Circular Normativa n 20/DSQC/DSC de 24 de Outubro de 2007; Regulamento Interno, a aprovar pelo Conselho de Administrao. 2. A Comisso de Controlo de Infeco Associada aos Cuidados de Sade designar, para cada um dos hospitais, para o Agrupamento de Centros de Sade e para os Cuidados Continuados, um grupo operacional local para o controlo da infeco, cujo coordenador participar nas reunies da referida Comisso.

Artigo 25. Comisso de Farmcia e Teraputica 1. A Comisso de Farmcia e Teraputica rege-se pelas disposies estabelecidas no Despacho n 1083/2004, de 01 de Dezembro de 2003 e pelo previsto no seu Regulamento Interno, a aprovar pelo Conselho de Administrao. 2. A Comisso de Farmcia e Teraputica designar em cada um dos hospitais da ULSG e para o Agrupamento de Centros de Sade um grupo operacional local, cujo representante participar nas reunies da Comisso. 3. A Comisso de Farmcia e Teraputica poder estruturar a sua aco em grupos de trabalho ou subcomisses especializadas. 4. Compete Comisso de Farmcia e Teraputica: a) Actuar como rgo consultivo e de ligao entre os departamentos clnicos e o servio farmacutico; b) Elaborar adendas de aditamento ou excluso ao formulrio de medicamentos e ao manual de farmcia; c) Velar pelo cumprimento do formulrio e suas adendas; d) Pronunciar-se sobre a correco da teraputica prescrita aos doentes, quando solicitada pelos directores tcnicos, e sem quebra das normas deontolgicas; e) Apreciar com cada departamento e com o Agrupamento de Centros de Sade os custos da teraputica que periodicamente lhe so submetidos; f) Dar parecer, sobre protocolos frmaco-teraputicos a adoptar na ULSG; g) Definir e pr em prtica uma poltica de informao sobre medicamentos para os utentes da ULSG; h) Dar parecer, sobre a aquisio de novos medicamentos, ou sobre a introduo de novos produtos; i) Propor o que tiver por conveniente, dentro das matrias da sua competncia e das solicitaes que receber.

______________________________________________________10

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 26. Comisso Tcnica de Certificao das Condies para a Interrupo Voluntria da Gravidez A Comisso Tcnica de Certificao das Condies para a Interrupo Voluntria da Gravidez tem a composio e funciona de acordo com o disposto no artigo 20. da Portaria n 741-A/2007, de 21 de Junho, que regulamenta a Lei n 16/2007, de 17 de Abril, e pelo seu regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Artigo 27. Comisso Mdica para os Cuidados Hospitalares 1. A Comisso Mdica para os Cuidados Hospitalares um rgo de apoio tcnico ao Director Clnico Hospitalar da ULSG, que a ela preside, e composta pelos seus adjuntos e pelos Directores dos Departamentos. 2. Compete, designadamente, Comisso Mdica para os Cuidados Hospitalares: a) Acompanhar e avaliar o rendimento mdico dos hospitais e propor o que julgar til para a sua melhoria; b) Propor medidas que considere oportunas para o aperfeioamento cientfico do pessoal mdico hospitalar; c) Velar pela igualdade e equidade no acesso dos doentes aos cuidados hospitalares; d) Promover e avaliar o uso de protocolos clnicos na ULSG; e) Apreciar os aspectos do exerccio da medicina hospitalar que envolvam princpios da deontologia mdica de foro hospitalar; f) Dar parecer, quando consultada, sobre as queixas e reclamaes que sejam formuladas acerca da correco tcnica e profissional da assistncia prestada aos doentes nos hospitais. 3. Sem prejuzo do artigo anterior, a Comisso Mdica para os Cuidados Hospitalares rege-se pelo disposto no seu regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Artigo 28. Comisso Mdica para os Cuidados de Sade Primrios 1. A Comisso Mdica para os Cuidados de Sade Primrios um rgo de apoio tcnico ao Director Clnico dos Cuidados de Sade Primrios, que a ela preside, composta pelo Presidente do Conselho Clnico do Agrupamento de Centros de Sade, cuja designao segue o disposto no n. 2 do artigo 25. do Decreto-Lei n. 28/2008 de 22 de Fevereiro, e pelos coordenadores das unidades de sade familiares, das unidades de cuidados de sade personalizados e da unidade de sade pblica do Agrupamento de Centros de Sade. 2. Compete, designadamente, Comisso Mdica para os Cuidados de Sade Primrios: a) Acompanhar e avaliar o rendimento mdico dos Cuidados de Sade Primrios e propor o que julgar til para a sua melhoria;

______________________________________________________11

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

b) Propor medidas que considere oportunas para o aperfeioamento cientfico do pessoal mdico dos Cuidados de Sade Primrios; c) Zelar pela igualdade e equidade no acesso dos doentes aos Cuidados de Sade Primrios; d) Apreciar os aspectos do exerccio da medicina hospitalar que envolvam princpios da deontologia mdica de foro da medicina geral e familiar e de sade pblica; e) Promover e avaliar o uso de protocolos clnicos na ULSG; f) Dar parecer, quando consultada, sobre as queixas e reclamaes que sejam formuladas acerca da correco tcnica da correco tcnica e profissional da assistncia prestada aos doentes nos Cuidados de Sade Primrios. 3. Sem prejuzo do artigo anterior, a Comisso Mdica para os Cuidados de Sade Primrios rege-se pelo disposto no seu regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Artigo 29. Comisso de Enfermagem 1. A Comisso de Enfermagem o rgo de apoio tcnico ao Enfermeiro Director, que a ela preside, e composta pelos Adjuntos do Enfermeiro Director, pelos Enfermeiros Supervisores, e por cinco representantes dos Enfermeiros Chefes, eleitos pelos seus pares para esse efeito, representando dois o Hospital Sousa Martins, um o Hospital de Seia e dois o Agrupamento de Centros de Sade. 2. Compete, nomeadamente, Comisso de Enfermagem: a) Colaborar na realizao dos planos de actualizao profissional da totalidade do pessoal de enfermagem da ULSG; b) Dar parecer e colaborar na elaborao e execuo da regulamentao interna para o sector da enfermagem; c) Dar parecer sobre assuntos submetidos sua apreciao respeitantes prtica de enfermagem. 3. Sem prejuzo do artigo anterior, a Comisso de Enfermagem possui as competncias previstas no seu regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao. Artigo 30. Comisso dos Tcnicos de Diagnstico e Teraputica A Comisso dos Tcnicos de Diagnostico e Teraputica, rege-se pelo disposto no Decreto-Lei n 564/1999, de 21 de Dezembro e possui as competncias previstas no seu regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao. Artigo 31. Comisso de Coordenao Oncolgica 1. A Comisso de Coordenao Oncolgica composta pelo Director Clnico dos Cuidados de Sade Primrios, pelo Director Clnico dos Cuidados Hospitalares, e por mais trs mdicos, nomeados pelo Conselho de Administrao, sob proposta dos Directores Clnicos. ______________________________________________________12

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. Compete Comisso de Coordenao Oncolgica, designadamente: a) Promover a adopo de protocolos de actuao diagnostica, teraputica e monitorizao dos diversos tipos de doena oncolgica; b) Aprovar protocolos de actuao na prestao de cuidados paliativos oncolgicos; c) Implementar consultas multidisciplinares de deciso teraputica; d) Melhorar a acessibilidade dos doentes aos cuidados do foro oncolgico, garantindo a ausncia a ausncia de listas de espera; e) Avaliar, em conjunto com a Comisso de Farmcia e Teraputica, a introduo de novos frmacos, com base na evidncia cientfica existente e na anlise custo/benefcio; f) Promover a melhoria da referenciao de doentes e a integrao na adopo de programas conjuntos entre Cuidados de Sade Primrios, Hospitalares, Continuados e Paliativos; g) Garantir a actualizao permanente do registo oncolgico; h) Participar activamente nos projectos institucionais de cuidados continuados integrados; i) Promover e coordenar o registo obrigatrio do cancro ao nvel da ULSG de acordo com as normas legais vigentes; j) Participar na organizao de campanhas de preveno e rastreio do cancro. 3. O seu funcionamento consta de regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Artigo 32. Comisso de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho A Comisso de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho tem a composio e as competncias previstas no Decreto-Lei n 441/1991, de 14 de Novembro e demais diplomas regulamentares.

Artigo 33. Comisso de Apoio Criana e Famlia A Comisso de Apoio Criana e Famlia tem a composio e funciona de acordo com a Resoluo do Conselho de Ministros n 30/92, de 18 de Agosto e desenvolve a sua actividade em estrita colaborao com o Servio Social e os restantes servios envolvidos.

Artigo 34. Comisso de Catstrofe e Emergncia Interna 1. A Comisso de Catstrofe e Emergncia tem a seguinte composio: a) Presidente do Conselho de Administrao, que a preside; b) Direces Tcnicas; c) Director do Departamento de Urgncia e Emergncia; d) Responsvel pelos Servios de Instalaes, Equipamentos e Transportes; e) Responsvel pelos Servios de Aprovisionamento e Logstica; f) Responsvel pelo Gabinete da Qualidade. ______________________________________________________13

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. Comisso de Catstrofe e Emergncia Interna compete apoiar o Conselho de Administrao em tudo o que respeite ao bom desempenho das suas atribuies no mbito das matrias de emergncia, segurana e contingncia, designadamente: a) Promover a elaborao e manter actualizados os planos de emergncia, segurana e contingncia, programando a actuao da ULSG em situaes de risco potencial para a populao da sua rea de influncia; b) Assegurar a articulao e colaborao com os servios de proteco civil, as corporaes de bombeiros e todas as instituies intervenientes na implementao dos planos; c) Organizar aces de preveno, informao e sensibilizao dos profissionais da ULSG, de forma a garantir a sua mobilizao em situaes de catstrofe; d) Promover a realizao, pelas entidades tecnicamente competentes, de vistorias s instalaes da ULSG, tendo em vista a verificao de condies de segurana e de resposta a uma eventual catstrofe.

Artigo 35. Direco do Internato Mdico 1. A Direco de Internato Mdico, rege-se pelo disposto na Portaria n 183/2006, de 22 de Fevereiro, no Decreto-Lei n 203/2004, de 18 de Agosto, e no Decreto-Lei n. 45/2009, de 13 de Fevereiro, sendo composta pelo Director do Internato Mdico, nomeado pelo Director Clnico para os Cuidados Hospitalares, coadjuvado por mais um a trs assessores. 2. Nos termos do artigo 21. e seguintes da Portaria 183/2006, de 22 de Fevereiro, poder ser constituda uma Comisso de Mdicos Internos, representada no mximo por trs mdicos.

Artigo 36. Outros rgos O Conselho de Administrao poder, a seu tempo, constituir outros rgos de Apoio Tcnico em outras reas consideradas relevantes prossecuo dos objectivos da ULSG.

Seco II Assessoria Tcnica

Artigo 37. Gabinetes de Assessoria Tcnica 1. Os Gabinetes de Assessoria Tcnica dependem directamente do Conselho de Administrao e tm como funo coadjuvar o mesmo, por sua iniciativa ou a pedido deste, nas matrias da sua competncia.

______________________________________________________14

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. So Gabinetes de Assessoria Tcnica: a) Gabinete de Gesto da Doena; b) Gabinete de Gesto da Qualidade; c) Gabinete de Comunicao e Imagem; d) Gabinete Jurdico. e) Gabinete de Informao, Planeamento e Apoio Gesto

Artigo 38. Gabinete de Gesto da Doena 1. Compete ao Gabinete de Gesto da Doena: a) Assegurar a implementao, gesto, monitorizao, avaliao de programas de gesto da doena; b) Promover a criao de equipas multidisciplinares responsveis pela execuo dos programas de gesto da doena; c) Coordenar os recursos necessrios aos programas de gesto da doena ao longo dos vrios nveis de prestao de cuidados; d) Criar, gerir e actualizar as bases de dados, em suporte electrnico, necessrias aos programas de gesto da doena; e) Analisar em conjunto com os Cuidados de Sade Pblica as caractersticas epidemiolgicas da populao de modo a aferir as doenas em melhor posio para serem alvo de programas de gesto da doena; f) Assegurar a implementao de protocolos de referenciao entre Cuidados de Sade Primrios e Cuidados Hospitalares, com a colaborao de profissionais destes nveis de cuidados; g) Promover medidas no mbito do planeamento e gesto de altas, com a colaborao dos profissionais dos Cuidados de Sade Primrios, dos Cuidados Hospitalares e dos Cuidados Continuados; h) Fomentar o desenvolvimento de planos de gesto de cuidados que assegurem um standard mnimo de cuidados, com a colaborao dos profissionais dos quatro nveis de cuidados e dos servios de apoio necessrios; i) Propor programas de formao envolvendo profissionais dos vrios nveis de cuidados, em parceria com o servio de formao profissional; j) Promover o uso da Telemedicina entre os Cuidados de Sade Primrios e os Cuidados Hospitalares. 2. O Gabinete de Gesto da Doena dirigido por um mdico, nomeado pelo Conselho de Administrao, sob proposta conjunta dos Directores Clnicos, tendo em conta o perfil e competncias tcnicas e o seu funcionamento constar de regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Artigo 39. Gabinete de Gesto da Qualidade 1. Compete ao Gabinete de Gesto da Qualidade: a) Propor a politica geral da qualidade; b) Providenciar auditorias de qualidade e fomentar prticas baseadas na evidncia; c) Promover a gesto da qualidade aplicada a toda a cadeia de valores; ______________________________________________________15

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

d) Fomentar o desenvolvimento de projectos especiais de qualidade de carcter transversal a todos os servios da ULSG; e) Incentivar o desenvolvimento de uma cultura de garantia da qualidade e de segurana dos utentes e dos profissionais; f) Propor a estratgia de gesto do risco clnico e no clnico e desenvolver uma estrutura a garantir, atravs de uma abordagem sistemtica; g) Sugerir medidas que considere oportunas para a formao no mbito da qualidade; h) Apresentar sugestes e recomendaes relativamente ao plano de emergncia externa e interna e a necessidade de uma permanente actualizao; i) Definir um sistema de informao baseado em incidncias e ocorrncias e definir, para cada risco estratgias de monitorizao e transferncias, consoante as circunstncias; j) Desenvolver e manter operacional, um plano especifico destinado segurana de pessoas e bens. 2. O Gabinete de Gesto da Qualidade coordena a sua actividade com a comisso de qualidade e segurana e com a comisso de catstrofe e emergncia. 3. O Gabinete de Gesto da Qualidade dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao, sob proposta do Presidente, tendo em conta o perfil e competncias tcnicas e o seu funcionamento constar de regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Artigo 40. Gabinete de Comunicao e Imagem 1. Compete ao Gabinete de Comunicao e Imagem: a) Assessorar o Conselho de Administrao e os colaboradores por este indicados em matria de Comunicao Social; b) Propor medidas para a promoo da imagem da ULSG, tanto externa como internamente; c) Assegurar a normalizao dos impressos e do fardamento no mbito da ULSG, de forma a contribuir para a consolidao de uma imagem de marca; d) Promover mecanismos expeditos e eficazes de comunicao interna e externa; e) Promover a edio de documentos e informao publicada pela ULSG; f) Recolher, organizar e analisar a informao veiculada pela Comunicao Social e propor aces adequadas; g) Assegurar com prontido a resposta a questes colocadas ULSG pelos utentes ou cidados em geral; h) Criar e manter actualizados expositores informativos, localizados em locais estratgicos, sobre assuntos e decises relevantes que digam respeito a profissionais ou utentes; i) Editar periodicamente uma revista informativa, para circular em formato electrnico e em papel, divulgando quer as informaes ou decises do Conselho de Administrao, quer o trabalho desenvolvido pelos profissionais. j) Efectuar a gesto de contedos da intranet e do stio da ULSG; k) Garantir a constante actualizao da sinaltica, de forma a facilitar a identificao dos espaos e a circulao dos utentes e profissionais; ______________________________________________________16

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

l) Promover a melhoria do atendimento, nomeadamente atravs da elaborao e divulgao de um manual das boas prticas de atendimento; m) Gerir o pessoal afecto central telefnica e ao encaminhamento de doentes. 2. O Gabinete de Comunicao e Imagem dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao, sob proposta do Presidente, tendo em conta o perfil e competncias tcnicas e o seu funcionamento constar de regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Artigo 41. Gabinete Jurdico 1. Ao Gabinete Jurdico compete: a) Assegurar a assessoria jurdica ao Conselho de Administrao e aos servios que este determinar, emitindo pareceres sobre os assuntos que lhes sejam submetidos; b) Acompanhar a tramitao dos processos de averiguaes, inqurito ou disciplinares instaurados na ULSG, quando solicitado; c) Proceder recolha e compilao da documentao necessria instruo dos processos administrativos e judiciais em que esteja envolvida a ULSG ou qualquer dos seus rgos ou servios; d) Identificar os assuntos e normas publicadas no Dirio da Repblica, ou noutras publicaes oficiais, com relevncia para as actividades da ULSG e proceder sua divulgao; e) Patrocinar a ULSG nas instncias contenciosas, designadamente nas aces de efectivao da responsabilidade pelos encargos resultantes de facturao da assistncia prestada no cobrada. 2. O Gabinete Jurdico dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao, sob proposta do Presidente ou Vogal responsvel pela rea, tendo em conta o perfil e competncias tcnicas e o seu funcionamento constar de regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Artigo 42. Gabinete de Estatstica, Planeamento e Apoio Gesto 1. Compete ao Gabinete de Estatstica, Planeamento e Apoio Gesto, nomeadamente: a) Garantir a produo de informao pertinente, fivel e em tempo til, sobre a actividade da ULSG, para fins de gesto interna e para resposta s entidades superiores de tutela; b) Preparar os documentos e sistematizar a informao necessria elaborao do processo de contratualizao interna e externa; c) Acompanhar, monitorizar e avaliar a execuo dos objectivos estabelecidos em sede de processos de contratualizao interna e externa; d) Produzir regularmente informao de gesto destinada ao Conselho de Administrao e Directores de Departamentos;

______________________________________________________17

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

e) Efectuar anlises peridicas sobre evoluo dos principais indicadores de gesto e formular recomendaes sobre os desvios detectados; f) Elaborar a proposta de Plano de Aco e Relatrio de Actividades Anual da ULSG; g) Analisar a viabilidade econmico-financeira de projectos de investimento que lhe sejam submetidas pelo Conselho de Administrao; h) Preparao e controlo da execuo dos projectos de investimento objecto de financiamento externo; i) Realizar estudos de avaliao econmica no mbito de projectos desenvolvidos pela ULSG. 2. O Servio de Estatstica, Planeamento e Apoio Gesto dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao, sob proposta do Vogal responsvel pela rea, elaborada segundo critrios de qualificaes, competncia, experincia e liderana e o seu funcionamento constar de regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Captulo III Da Organizao

Seco I Da Estrutura da Organizao

Artigo 43. Tipologia dos Servios 1. A ULSG encontra-se estruturada, de acordo a natureza das suas actividades, nas seguintes reas: a) rea de Prestao de Cuidados; b) rea de Apoio Prestao de Cuidados; c) rea de Investigao, Ensino e Formao; d) rea de Apoio Gesto, Logstica e Apoio Geral. 2. A ULSG segue um modelo de gesto descentralizado e flexvel, dispondo de nveis intermdios de gesto dotados de autonomia.

Artigo 44. Unidades Organizacionais 1. A organizao interna de cada rea de actividade suportada por uma estrutura que compreende quatro tipos de unidades, nomeadamente, um agrupamento de centros de sade, departamentos, servios e unidades funcionais.

______________________________________________________18

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. O agrupamento de centros de sade, doravante ACS, um servio de sade constitudo por vrias unidades funcionais, que integra todos os centros de sade e unidades de sade familiares da ULSG. 3. Os departamentos encontram-se estruturados de forma a possibilitar formas de trabalho centradas no doente, de acordo com as boas prticas de gesto clnica, e so compostos por servios e unidades funcionais homogneas, objectivando proporcionar uma resposta integrada e flexvel, e devendo constituir-se em centros de responsabilidade. 4. Os servios so constitudos por recursos humanos, e meios tecnolgicos, homogneos e especializados, numa lgica de organizao racional de trabalho, podendo actuar autonomamente ou integrados em departamentos e devendo constituir-se em centros de custo. 5. As unidades funcionais compreendem um conjunto de recursos humanos e materiais, tecnicamente definidos, que podero actuar integradas em servios, em departamentos ou autonomamente, colaborando na prestao interna de servios, e devendo constituir-se como centros de custos.

Artigo 45. Processo de Contratualizao Interna Na prossecuo dos objectivos da ULSG ser desenvolvido, como instrumento de apoio e gesto descentralizada, o processo de contratualizao interna, assente na ligao entre financiamento atribudo e resultados esperados, considerando metas de produo, acessibilidade e qualidade.

Seco II rea de Prestao de Cuidados

Artigo 46. Estrutura A rea de Prestao de Cuidados encontra-se estruturada em quatro nveis, em funo da natureza dos cuidados oferecidos: a) Cuidados de Sade Pblica; b) Cuidados de Sade Primrios; c) Cuidados de Sade Hospitalares; d) Cuidados Continuados.

______________________________________________________19

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Subseco I Cuidados de Sade Pblica

Artigo 47. Disposies Gerais 1. Os Cuidados de Sade Pblica constituem-se como uma estrutura flexvel de vigilncia e monitorizao da sade da populao abrangida pela ULSG, essenciais promoo da sade, controlo e preveno da doena. 2. A integrao com os cuidados primrios, cuidados hospitalares e cuidados continuados dever ser assegurada pelo Gabinete de Gesto da Doena, para o que contar com a colaborao de todos os nveis de cuidados.

Artigo 48. Unidade de Sade Pblica 1. A Unidade de Sade Pblica, doravante designada por USP, funciona como observatrio de sade da rea geodemogrfica da ULSG. 2. Compete Unidade de Sade Pblica, designadamente: a) Elaborar informao e planos relativos aos diferentes aspectos e domnios da sade pblica; b) Proceder vigilncia e monitorizao do estado de sade da populao e seus determinantes; c) Avaliar o impacto das vrias intervenes em sade; d) Apresentar e gerir programas de interveno no mbito da preveno, promoo e proteco da sade da populao em geral ou de grupos especficos, no quadro dos planos nacionais de sade ou dos respectivos programas ou planos regionais ou locais de sade, nomeadamente vacinao, sade ambiental, sade escolar, sade ocupacional e sade oral; e) Colaborar, de acordo com a legislao respectiva, no exerccio das funes de autoridade de sade; f) Promover e participar na formao pr-graduada e ps-graduada dos diversos grupos profissionais que integram. 3. A Unidade de Sade Pblica integra: a) O Servio Operativo Central de Sade Pblica que inclui um Ncleo de Vigilncia Epidemiolgica e Planeamento, de interveno comunitria em Sade e de gesto e execuo de Programas especficos de interveno no mbito da defesa, promoo e proteco da sade da populao ou de determinados grupos; b) O Laboratrio de Sade Pblica; c) O Gabinete de Engenharia Sanitria; d) O Servio de Sade Ocupacional; e) Os Ncleos Locais de Sade Pblica abrangendo todos os concelhos que integram a ULSG. ______________________________________________________20

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

4. A equipa da USP composta por mdicos de sade pblica, enfermeiros de sade pblica ou de sade comunitria e tcnicos de sade ambiental, integrando ainda, em permanncia ou em colaborao temporria, outros profissionais ou empresas, que forem considerados necessrios para a realizao dos seus objectivos. 5. A autoridade de sade a nvel da ULSG integra-se na cadeia hierrquica directa das autoridades de sade, nos termos do disposto na XIX da Lei n. 48/90, de 24 de Agosto, e do Decreto-Lei n.82/2009, de 2 de Abril.

Artigo 49. Coordenao da Unidade de Sade Pblica 1. O coordenador da unidade de sade pblica designado pelo Conselho de Administrao, sob proposta dos directores clnicos, de entre mdicos da especialidade de sade pblica com adequado perfil, avaliado segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana. 2. Ao coordenador da USP compete, designadamente: a) Programar as actividades da unidade, elaborando o plano anual de actividades a desenvolver com a respectiva dotao oramental previsional; b) Assegurar o funcionamento eficiente da unidade e o cumprimento dos objectivos programados, promovendo e incentivando a participao dos profissionais na gesto da unidade; c) Contribuir para a integrao de cuidados na ULSG; d) Elaborar o regulamento da USP e prop-lo, para aprovao, ao Conselho de Administrao; e) Garantir a prossecuo das competncias da USP; f) Representar a USP perante a Direco Tcnica. 3. O Coordenador da USP , por inerncia, o delegado de sade, designado nos termos da legislao aplicvel s autoridades de sade. 4. O coordenador da USP indica, de entre os profissionais de sade pblica, e sempre que solicitado, o seu representante nos rgos municipais com responsabilidade de sade.

Subseco II Cuidados de Sade Primrios

Artigo 50. Disposies Gerais 1. Os Cuidados de Sade Primrios so compostos pelas unidades referidas nas alneas c) a n) do nmero 1 e no nmero 3 do artigo 5. do presente Regulamento Interno. ______________________________________________________21

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. Os Cuidados de Sade Primrios encontram-se reunidos num Agrupamento de Centros de Sade, nos termos do Decreto-Lei n. 28/2008 e do Decreto-lei n. 102/2009, de 11 de Maio. 3. A integrao com os cuidados de sade pblica, cuidados hospitalares e cuidados continuados dever ser assegurada pelo Gabinete de Gesto da Doena, para o que contar com a colaborao de todos os nveis de cuidados.

Artigo 51. Acesso aos Cuidados de Sade Primrios Os Cuidados de Sade Primrios devem constituir o primeiro acesso dos cidados prestao de cuidados de sade na ULSG.

Artigo 52. Agrupamento de Centros de Sade O Agrupamento de Centros de Sade, doravante designado por ACS, integra as seguintes unidades: a) As Unidades de Sade Familiares; b) As Unidades de Cuidados de Sade Personalizados; c) A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados; d) A Unidade de Cuidados na Comunidade.

Artigo 53. Unidade de Sade Familiar 1. As Unidades de Sade Familiares, doravante denominadas por USF, so as unidades elementares de prestao de cuidados de sade, individuais e familiares, nos termos do disposto no Decreto-Lei n. 298/2007, de 22 de Agosto. 2. So equipas pluridisciplinares que integram mdicos, enfermeiros e pessoal administrativo, tendo por misso a prestao de cuidados de sade personalizados populao inscrita de uma determinada rea geogrfica, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e a continuidade dos mesmos. 3. A actividade da USF desenvolve a sua aco com autonomia organizativa, funcional e tcnica, numa uma lgica de integrao de cuidados e seguindo os objectivos da ULSG. 4. Aplica-se subsidiariamente ao presente Regulamento Interno, no que respeita s USF, o disposto no Decreto-Lei n. 298/2007, de 22 de Agosto.

______________________________________________________22

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 54. Unidade de Cuidados de Sade Personalizados 1. As Unidades de Cuidados de Sade Personalizados, doravante denominadas UCSP, correspondem a um servio de prestao de cuidados de sade primrios, individualizado por delimitao geogrfica do Centro de Sade que o compe. 2. So equipas pluridisciplinares formadas por mdicos, enfermeiros e pessoal administrativo no integrados em Unidades de Sade Familiares que prestam cuidados de sade personalizados, garantindo a acessibilidade, a continuidade e a globalidade dos mesmos.

Artigo 55. Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados 1. A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, doravante denominada por URAP, presta servios de consultadoria e assistncia s unidades funcionais referidas nos artigos 44. e 45., e organiza ligaes funcionais com os Cuidados Hospitalares, em todos os Centros de Sade do Agrupamento. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, salvaguarda-se a possibilidade de alocao permanente recursos a Centros de Sade cujas necessidades assim o justifiquem. 3. A equipa da unidade de recursos assistncias partilhados, composta por mdicos de especialidades hospitalares, nutricionistas, psiclogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, tcnicos de sade oral, terapeutas da fala e outros tcnicos de diagnstico ou teraputica que venham a mostrar-se necessrios prossecuo dos objectivos. 4. A URAP deve coordenar-se, atravs da partilha de recursos humanos e materiais, com a equipa de cuidados continuados integrados no sentido de oferecer servios domicilirios a pessoas em situao de dependncia funcional, doena terminal ou em processo de convalescena.

Artigo 56. Unidade de Cuidados na Comunidade 1. A Unidade de Cuidados na Comunidade, doravante denominada UCC, presta cuidados de sade e apoio psicolgico e social de mbito domicilirio e comunitrio, especialmente s pessoas, famlias e grupos mais vulnerveis, em situao de maior risco ou dependncia fsica e funcional ou doena que requeira acompanhamento prximo, e actua ainda na educao para a sade, na integrao em redes de apoio famlia e na implementao de unidades mveis de interveno, garantindo a continuidade e qualidade dos cuidados prestados.

______________________________________________________23

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. A UCC, uma unidade que assegura respostas integradas, articuladas, diferenciadas, de grande proximidade s necessidades em cuidados de sade e sociais da populao onde est inserida e rege-se pelos seguintes princpios: Cooperao; Solidariedade e trabalho de equipa; Autonomia assente na auto-organizao funcional e tcnica; Articulao efectiva com as outras unidades funcionais do ACES; Parceria com estruturas da comunidade local (Autarquias, Segurana Social, IPSS, Associaes e outras); Gesto participativa assente num sistema de comunicao e de relaes entre todos os seus profissionais, promotores de ganhos de motivao e satisfao profissional. 3. A UCC uma das unidades funcionais do ACS, desenvolvendo a sua actividade com autonomia organizativa e tcnica, em intercooperao com as demais unidades funcionais do ACS e est sediada nas instalaes de cada centro de sade, abrangendo a sua rea de influncia e intervindo no mbito comunitrio e de base populacional. 4. Compete UCC assegurar as suas funes atravs do compromisso assistencial, constitudo pela prestao de cuidados que devero fazer parte integrante da carteira de servios, contratualizado internamente com a direco do ACS. 5. A coordenao da UCC assegurada por um enfermeiro, designado de entre os enfermeiros com pelo menos a categoria de enfermeiro especialista e com experincia na respectiva rea funcional. 6. As competncias do coordenador so as constantes do Artigo 14 do Decreto-Lei de 28/2008 de 22 de Fevereiro. Artigo 57. Coordenao das Unidades Funcionais 1. Cada unidade funcional tem um coordenador, nos termos do nmero 1 do artigo 14. do Decreto-Lei n. 28/2008 de 22 de Fevereiro. 2. Ao coordenador da unidade funcional compete, designadamente: a) Programar as actividades da unidade, elaborando o plano anual de aco, a ele se associando a respectiva dotao oramental; b) Garantir o funcionamento eficiente da unidade e o cumprimento dos objectivos programados, promovendo e incentivando a participao dos profissionais na sua gesto, a intercooperao com as diferentes unidades funcionais existentes no Centro de Sade; c) Assegurar a qualidade dos servios prestados e a sua melhoria contnua, controlando e avaliando sistematicamente o desempenho da unidade; d) Promover, ouvindo os profissionais da unidade, a consolidao das boas prticas na prescrio e a observao das mesmas; e) Redigir o regulamento interno da unidade e prop-lo, para aprovao ao conselho executivo do ACS; f) Elaborar o relatrio anual de actividades; g) Representar a unidade perante o director executivo.

______________________________________________________24

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

3. O coordenador da unidade de cuidados de sade personalizados , por inerncia, director do centro de sade. 4. Compete ao director do centro de sade, para alm das competncias previstas no n. 2, as seguintes: a) Assegurar a coordenao entre as unidades funcionais, visando uma prestao de cuidados contnua e centrada no doente; b) Colaborar com os demais coordenadores na definio do plano anual de aco e respectivo oramento; c) Representar o director executivo nos contactos com a comunidade e na gesto quotidiana das instalaes e equipamentos do centro de sade. d) Assumir outras funes que lhe sejam delegadas pelo Director Executivo do ACS.

Artigo 58. rgos do Agrupamento de Centros de Sade 1. So rgos do ACS: a) O Director Executivo; b) O Conselho Executivo; c) O Conselho Clnico; d) O Conselho da Comunidade. 2. A designao, a competncia, a composio, o regime de exerccio de funes regem-se pelo disposto no Decreto-Lei n. 28/2008, de 22 de Fevereiro, com as necessrias adaptaes em face da subordinao ao poder direco, de tutela e de superintendncia do Conselho de Administrao da ULSG.

Subseco III Cuidados Hospitalares

Artigo 59. Disposies Gerais 1. Os Cuidados Hospitalares integram as prestaes de cuidados de sade disponveis no Hospital de Sousa Martins, Guarda e no Hospital de Nossa Senhora da Assuno, Seia. 2. A integrao com os cuidados de sade pblica, cuidados primrios e cuidados continuados dever ser assegurada pelo Gabinete de Gesto da Doena, devendo todos os nveis de cuidados colaborar com este.

Artigo 60. Acesso aos Cuidados Hospitalares O acesso aos Cuidados Hospitalares dever ser preferencialmente programado, exceptuando as situaes de urgncia/emergncia, nas quais o acesso se dever efectuar, sempre que possvel, atravs do INEM, aps prvia triagem pelo Centro de Orientao de Doentes Urgentes (C.O.D.U.-112). ______________________________________________________25

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 61. Organizao Os Cuidados Hospitalares encontram-se organizados em departamentos, servios e unidades funcionais.

Artigo 62. Estrutura Organizacional 1. Os Cuidados Hospitalares comportam os seguintes departamentos: Departamento de Medicina; Departamento de Cirurgia; Departamento de Urgncia e Emergncia Departamento da Sade da Criana e da Mulher; Departamento de Pneumocardiologia; Departamento de Psiquiatria e Sade Mental.

2. O Departamento de Pneumocardiologia constitudo por: Servio de Pneumologia; Servio de Cardiologia; Unidade de Exames Especiais de Pneumocardiologia da Guarda; Unidade de Exames Especiais de Pneumocardiologia de Seia; Centro de Diagnstico Pneumolgico. 3. O Departamento de Medicina constitudo por: Servio de Medicina da Guarda; Servio de Medicina de Seia; Servio de Neurologia; Unidade de AVCs; Servio de Gastrenterologia; Unidade de Oncologia; Unidade da Dor; Unidade de Hospital de Dia. 4. O Departamento de Cirurgia constitudo por: Servio Cirurgia Geral da Guarda; Unidade Cirrgica de Seia; Servio de Oftalmologia; Servio de Ortopedia; Servio de Otorrinolaringologia; Unidade de Exames Especiais de Otorrinolaringologia; Servio de Dermatologia. 5. O Departamento de Urgncia e Emergncia Servio de Urgncia Geral da Guarda; Unidade Bsica de Urgncia de Seia; Unidade de Cuidados Intensivos; Servio de Anestesiologia; VMER; SIV. ______________________________________________________26

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

6. O Departamento de Sade da Criana e da Mulher constitudo por: Servio de Ginecologia; Servio de Obstetrcia; Unidade de Urgncia Obsttrica; Servio de Pediatria; Servio de Pedopsiquiatria; Unidade de Urgncia Peditrica; Unidade de Neonatologia. 7. O Departamento de Psiquiatria e Sade Mental constitudo pelos: Servio de Psiquiatria; Servio de Psicologia Clnica. 8. Podero ser criados, extintos ou reorganizados novos departamentos, servios e unidades, por deliberao do Conselho de Administrao.

Artigo 63 Servios e Unidades Funcionais no integradas em Departamentos 1. Para alm dos servios e unidades funcionais integrados em departamentos e identificados no nmero anterior, fazem, ainda, parte dos Cuidados Hospitalares os seguintes servios: a) Patologia Clnica; b) Imagiologia; c) Medicina Fsica e Reabilitao; e as seguintes unidades funcionais: a) b) c) d) Bloco Operatrio Central; Consulta Externa; Cirurgia Ambulatrio da Guarda; Cirurgia Ambulatrio de Seia.

2. Estes servios e unidades funcionais tm uma gesto prpria e autnoma dos Departamentos, colaborando com estes numa lgica de prestao interna de servios.

Artigo 64 Direco do Departamento 1. A Direco do Departamento deve ser atribuda a uma estrutura pluridisciplinar, composta por um mdico, um enfermeiro e um gestor. 2. O mandato do rgo de Direco do Departamento coincide com a vigncia do mandato do Conselho de Administrao, sem prejuzo do mesmo poder ser feito cessar com fundamento em mera convenincia de servio, nomeadamente por no apresentao do plano de actividades, incumprimento grave e sem justificao atendvel dos objectivos contratualizados com o Conselho de Administrao, ou falta de observncia da lei ou dos regulamentos aprovados pelo Conselho de Administrao. ______________________________________________________27

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

3. O director nomeado pelo Conselho de Administrao, sob proposta do director clnico para os cuidados hospitalares, de entre os mdicos com perfil e qualificao adequados, segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana. 4. O enfermeiro nomeado pelo Conselho de Administrao, sob proposta do enfermeiro director, de entre os enfermeiros com perfil e qualificao adequados, segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana. 5. O gestor nomeado pelo Conselho de Administrao, de entre profissionais com perfil e qualificao adequados, segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana.

Artigo 65. Competncias da Direco do Departamento Compete Direco do Departamento, no contexto de uma gesto descentralizada e flexvel, e dentro das orientaes estratgicas e operacionais estabelecidas pelo Conselho de Administrao, designadamente: a) Planear e executar os seus objectivos especficos de explorao, tendo como referncia as linhas estratgicas da ULSG; b) Monitorizar mensalmente o cumprimento dos objectivos e reportar a anlise dos resultados obtidos ao Conselho de Administrao; c) Encontrar desvios e corrigi-los, de forma atempada, tomando para o efeito as medidas necessrias; d) Fomentar a valorizao dos Recursos Humanos atravs da actualizao tcnica e do aumento das sinergias obtidas com a comunicao horizontal; e) Contribuir para a integrao de cuidados, estabelecendo processos multidisciplinares; f) Promover e exercer uma poltica de melhoria contnua da qualidade, nas vertentes da estrutura, dos processos e dos resultados, nomeadamente atravs da identificao e resoluo de problemas; g) Garantir que as actividades desenvolvidas respondem s necessidades e expectativas dos doentes; h) Manter um sistema eficaz de controlo do consumo de recursos; i) Providenciar uma adequada gesto dos recursos com base em padres de qualidade, eficincia e efectividade; j) Assegurar uma comunicao eficaz e fcil com os vrios colaboradores.

Artigo 66. Competncias do Director do Departamento Compete ao Director do Departamento coordenar a aco dos servios e unidades funcionais que o compem, visando assegura o funcionamento eficiente e coordenado dos servios e a boa gesto dos recursos disponveis, e em especial: a) Promover a elaborao da proposta de contrato-programa, bem como os documentos que o compem, designadamente o plano de aco e o oramento do departamento, e submet-la a aprovao do Conselho de Administrao.

______________________________________________________28

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

b) Redigir e submeter ao Conselho de Administrao o Regulamento Interno do departamento; c) Acompanhar a execuo e assegurar o cumprimento dos planos de aco, do oramento e do Regulamento Interno, promovendo as alteraes e correces necessrias; d) Elaborar os relatrios intercalares e finais de execuo do plano de aco e do oramento do departamento e submet-los ao vogal executivo para posterior aprovao do Conselho de Administrao; e) Estabelecer a ligao com os rgos de administrao da ULSG e com os restantes responsveis nos vrios nveis de cuidados. f) Propor as nomeaes dos directores de servios e dos responsveis pelas unidades funcionais; g) Sugerir a admisso de recursos humanos nos termos previstos no contratoprograma e participar nos respectivos processos de seleco ou colocao; h) Incentivar, coordenar e programar o desenvolvimento da investigao tcnico-cientifica; i) Contribuir para a integrao clnica de cuidados, nas suas vertentes clnica, administrativa, financeira e de informao; j) Assegurar a todos os profissionais a actualizao de conhecimentos, quer no exterior da ULSG, quer no seu interior atravs da multidisciplinaridade; k) Promover a transparncia da gesto e o conhecimento, por todos os colaboradores, dos objectivos e do funcionamento do departamento e da ULSG; l) Implementar as medidas necessrias maximizao da capacidade do departamento, designadamente atravs da utilizao partilhada de recursos, do aproveitamento de equipamentos e infra-estruturas, e da diversificao do horrio de trabalho; m) Avaliar as reclamaes dos utentes e determinar as medidas adequadas de resposta; n) Exercer o poder disciplinar sobre todo o pessoal independentemente do regime de trabalho que o liga ULSG; o) Desenvolver no departamento instrumentos de melhoria contnua da qualidade e promover auditorias clnicas, em colaborao com o Gabinete da Qualidade; p) Promover o registo e codificao de toda a produo realizada, com vista ao seu lanamento estatstico e facturao; q) Exercer as demais competncias que lhe sejam delegadas pelos rgos de administrao ou direco tcnica.

Artigo 67. Competncias do Enfermeiro Responsvel do Departamento Compete ao Enfermeiro Responsvel do departamento garantir uma prtica de enfermagem de acordo com as melhores prticas e assegurar a gesto eficiente dos recursos, e em especial: a) Supervisionar os cuidados de enfermagem, garantindo a mxima eficincia e qualidade, e promovendo a sua constante melhoria e actualizao; b) Promover, coordenar e adoptar standards mnimos de cuidados de enfermagem a aplicar a todos os doentes em funo da sua patologia; c) Participar na avaliao da qualidade dos cuidados de enfermagem; d) Colaborar na elaborao do plano de aco anual do departamento; ______________________________________________________29

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

e) Promover a integrao clnica de cuidados, no que respeita prtica de enfermagem do departamento; f) Garantir e avaliar a utilizao eficiente de recursos, com especial relevo para o controlo dos consumos; g) Participar na escolha de material e equipamento a adquirir para a prestao de cuidados; h) Contribuir no estabelecimento de critrios relevantes mobilidade interna do pessoal de enfermagem; i) Colaborar na distribuio de enfermeiros no departamento, atendendo s necessidades e competncias profissionais; j) Avaliar ou colaborar na avaliao dos enfermeiros do departamento de acordo com a legislao em vigor; k) Propor as competncias de enfermagem exigidas em funo dos cuidados a prestar; l) Contribuir para a definio de prioridades na investigao tcnico-cientifica; m) Colaborar na elaborao de protocolos com estabelecimentos de ensino de enfermagem; n) Programar as actividades de enfermagem, definindo nomeadamente as obrigaes especficas dos enfermeiros e do pessoal auxiliar, que com eles colabora; o) Assegurar a todos os profissionais a actualizao de conhecimentos, quer no exterior da ULSG, quer no seu interior atravs da partilha de saberes entre os enfermeiros do departamento, bem como dos vrios nveis de cuidados.

Artigo 68. Competncias do Gestor do Departamento Ao Gestor do departamento compete em colaborao com o Director assegurar o funcionamento eficiente e coordenado dos servios e a boa gesto dos recursos disponveis, e em especial: a) Preparar a proposta de contrato-programa do departamento; b) Acompanhar a execuo oramental do departamento e assegurar a conformidade e controlo dos nveis de custos e proveitos; c) Colaborar na elaborao do plano anual do departamento, bem como dos relatrios intercalares de execuo do plano de aco e do oramento; d) Promover, em colaborao com os rgos de administrao da ULSG, as medidas necessrias plena integrao de cuidados, nas suas vertentes clnica, administrativa, financeira e de informao; e) Identificar oportunidades de maximizao da capacidade instalada e resolver ou propor a resoluo de problemas, de forma a melhorar o nvel de proveitos, a produtividade e reduzir os custos do departamento; f) Promover a actualizao tcnica dos profissionais no clnicos do departamento; g) Fomentar uma politica de informao transparente e rigorosa na gesto do departamento; h) Realizar estudos de avaliao econmica que suportem o processo de tomada de deciso; i) Garantir a observncia dos objectivos globais do departamento, assim como das leis, dos regulamentos e das normas aplicveis; j) Exercer outras competncias que lhe sejam delegadas pelos rgos de administrao. ______________________________________________________30

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 69. Direco do Servio 1. A direco do servio deve ser atribuda pelo Conselho de Administrao a um profissional com perfil adequado, segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana, sob proposta do director do departamento respectivo ou, quando este no exista, sob proposta do director clnico dos cuidados hospitalares. 2. Compete ao director do servio assegurar o funcionamento efectivo, eficiente e coordenado do servio, e em especial: a) Definir a organizao da prestao de cuidados de sade e emitir orientaes, na observncia das normas emanadas pelas entidades competentes; b) Elaborar o plano anual de actividades e oramento do servio; c) Analisar mensalmente os desvios verificados face actividade esperada e s verbas oramentadas, corrigi-los ou, se necessrio, propor medidas correctivas ao director do departamento ou quando este no exista ao director clnico dos cuidados hospitalares; d) Assegurar a produtividade e eficincia dos cuidados de sade prestados e proceder sua avaliao sistemtica; e) Promover a aplicao dos programas de controlo de qualidade e de produtividade, zelando por uma melhoria contnua de qualidade dos cuidados de sade; f) Garantir a organizao e constante actualizao dos processos clnicos, designadamente atravs da reviso das decises de admisso e de alta mantendo um sistema de codificao correcto e atempado das altas clnicas; g) Propor ao director clnico dos cuidados hospitalares ou ao director do departamento, quando necessrio a realizao de auditorias clnicas; h) Tomar conhecimento e determinar as medidas adequadas em resposta a reclamaes apresentadas pelos utentes; i) Assegurar a gesto adequada dos recursos humanos, incluindo a avaliao interna do desempenho global dos profissionais, dentro dos parmetros estabelecidos; j) Redigir o regulamento interno do servio e prop-lo, para aprovao, ao director do departamento ou quando este no exista ao director clnico dos cuidados hospitalares; k) Exercer o poder disciplinar sobre todo o pessoal independentemente do regime de trabalho que o liga ao hospital; l) Promover a manuteno de um sistema de controlo interno eficaz destinado a assegurar a salvaguarda dos activos, a integridade e fiabilidade do sistema de informao e a observncia das leis, dos regulamentos e das normas aplicveis, assim como o acompanhamento dos objectivos globais definidos; m) Garantir o registo atempado e correcto da contabilizao dos actos clnicos e providenciar pela gesto dos bens e equipamentos do servio; n) Representar o servio perante o director clnico dos cuidados hospitalares ou o director do departamento. o) Assegurar a gesto adequada e o controlo dos consumos dos produtos mais significativos, nomeadamente medicamentos e material clnico.

______________________________________________________31

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 70. Coordenao das Unidades Funcionais 1. A coordenao das unidades funcionais atribuda pelo Conselho de Administrao a um profissional com perfil adequado, segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana, sob proposta do director do departamento respectivo ou quando este no exista do director clnico dos cuidados hospitalares. 2. Ao coordenador da unidade funcional compete, designadamente: a) Orientar e organizar a prestao dos cuidados de sade, elaborando o plano anual de actividades a desenvolver com a respectiva dotao oramental previsional; b) Assegurar o funcionamento eficiente da unidade e o cumprimento dos objectivos programados, promovendo e incentivando a participao dos profissionais na gesto da unidade e a intercooperao com as unidades funcionais existentes na ULSG; c) Garantir a qualidade dos servios prestados e a sua melhoria contnua, controlando e avaliando sistematicamente o desempenho da unidade; d) Promover, ouvindo os profissionais da unidade, a consolidao das boas prticas na prescrio e a observncia das mesmas; e) Elaborar o regulamento interno da unidade e prop-lo, para aprovao, ao director do departamento ou quando este no exista ao director clnico dos cuidados hospitalares; f) Autorizar a realizao de despesas, quando necessrias para evitar rupturas na prestao de cuidados de sade; g) Representar a unidade perante o director clnico dos cuidados hospitalares ou o director do departamento.

Subseco IV Cuidados Continuados

Artigo 71. Disposies Gerais Os Cuidados Continuados pretendem garantir a prestao de cuidados de sade e apoio social a pessoas que, independentemente da sua idade, deles necessitem na sua recuperao, reabilitao e reintegrao, bem como garantir o bem-estar e a qualidade de vida a doentes em situao irreversvel ou crnica progressiva.

Artigo 72. Estrutura Organizacional 1. As Unidades de internamento em Cuidados Continuados da ULSG so: a) Unidade de Convalescena; b) Unidade de Longa Durao e Manuteno; c) Unidade de Cuidados Paliativos. ______________________________________________________32

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. As equipas hospitalares prestadoras de cuidados continuados so: a) Equipas de Gesto de Altas; b) Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos. 3. As equipas prestadoras de cuidados no domiclio so: a) Equipas de cuidados continuados integrados; b) Equipas comunitrias de suporte em cuidados paliativos. 4. O ingresso e a mobilidade na Rede Nacional de Cuidados Continuados seguem o postulado nos artigos 32. e 33. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho. 5. A integrao com os cuidados de sade pblica, cuidados primrios e cuidados hospitalares dever ser assegurada pelo Gabinete de Gesto da Doena, devendo com este todos os nveis de cuidados colaborar.

Artigo 73. Equipa Coordenadora Local 1. equipa coordenadora local, doravante designada por ECL, no mbito das competncias previstas no art.11. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho, compete designadamente: a) Assegurar a integrao com as unidades e equipas da Rede a nvel local; b) Coordenar os fluxos de referenciao dos utentes na Rede mantendo diariamente informada a respectiva equipa coordenadora regional sobre o ingresso e mobilidade dos utentes e sobre a gesto interna da Rede a nvel local; c) Apreciar a avaliao clnica e social e os objectivos teraputicos constantes da proposta de admisso elaborada pela equipa de gesto de altas ou pelo mdico, enfermeiro ou assistente social do centro de sade, de modo a determinar, num perodo no superior a 48 horas, a admisso ou readmisso numa das unidades ou equipas da Rede; d) Assegurar, sob prvia autorizao da equipa coordenadora regional, sempre que excedido o perodo de internamento mximo, previsto para a unidade ou equipa da Rede e aps reavaliao da situao, a continuidade do utente na respectiva unidade ou equipa da Rede; e) Assegurar, aps a alta dos utentes, e consoante os casos, a sua admisso em outra unidade ou equipa da Rede ou a preparao do regresso ao seu domiclio. 2. A ECL constituda de modo pluridisciplinar, integrando, pelo menos, do sector da sade, um mdico e um enfermeiro, e do sector da segurana social, um assistente social e, sempre que necessrio, um tcnico da autarquia local, designado pelo respectivo Presidente da Cmara Municipal. 3. Os elementos que constituem a ECL so nomeados por um perodo de trs anos, renovvel, consoante as reas de interveno, pelo Conselho de Administrao da ULSG, sob proposta da direco tcnica, pelo presidente do conselho directivo do ISS, IP, sob proposta dos directores do CDSS, e pelo presidente da cmara municipal. 4. A ECL est sedeada nas instalaes dos servios centrais da ULSG, que assegurar os meios necessrios para o desempenho das suas competncias. ______________________________________________________33

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 74. Unidade de Cuidados de Convalescena 1. A unidade de convalescena, doravante denominada por UC, uma unidade de internamento que presta tratamento e superviso clnica, continuada e intensiva, e cuidados clnicos de reabilitao, na sequncia de internamento hospitalar originado por situao clnica aguda, recorrncia ou descompensao de processo crnico. 2. A UC tem por finalidade a estabilizao clnica e funcional, a avaliao e a reabilitao integral da pessoa com perda transitria de autonomia potencialmente recupervel e que no necessita de cuidados hospitalares de agudos. 3. A UC destina-se a internamentos com previsibilidade at 30 dias consecutivos, por cada admisso. 4. A UC encontra-se sedeada nas instalaes do Hospital de Seia, e usufrui para o desempenho dos seus servios de recursos humanos, do mesmo hospital, total ou parcialmente alocados. 5. A UC assegura os servios previstos no artigo 14. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

Artigo 75. Unidade de Longa Durao e Manuteno 1. A unidade de longa durao e manuteno, doravante designada por ULDM, uma unidade de internamento, de carcter temporrio ou permanente, com espao fsico prprio, para prestar apoio social e cuidados de sade de manuteno a pessoas com doenas ou processos crnicos, com diferentes nveis de dependncia e que no renam condies para serem cuidadas no domiclio. 2. Tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situao de dependncia, favorecendo o conforto e a qualidade de vida. 3. A ULDM destina-se a internamentos com previsibilidade superior a 90 dias consecutivos, 4. A ULDM pode proporcionar o internamento, por perodo inferior ao previsto no nmero anterior, em situaes temporrias, decorrentes de dificuldades de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador, at 90 dias por ano. 5. A ULDM encontra-se sedeada nas instalaes do Centro de Sade da Meda, e usufrui para o desempenho dos seus servios de recursos humanos, do mesmo Centro de Sade, total ou parcialmente alocados. 6. A ULDM assegura os servios previstos no artigo 18. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

______________________________________________________34

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 76. Unidade de Cuidados Paliativos 1. A unidade de cuidados paliativos, doravante designada por UCP, uma unidade de internamento para acompanhamento, tratamento e superviso clnica a doentes em situao clnica a doentes em situao clnica complexa e de sofrimento, decorrentes de doena severa ou avanada, incurvel e progressiva, nos termos do consignado do Programa Nacional de Cuidados Paliativos do Plano Nacional de Sade. 2. A UCP encontra-se sedeada nas instalaes do Hospital de Seia, e usufrui para o desempenho dos seus servios de recursos humanos, do mesmo hospital, total ou parcialmente alocados. 3. A UCP assegura os servios previstos no artigo 20. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

Artigo 77. Equipas de Gesto de Altas 1. As Equipas de Gesto de Altas, doravante designadas por EGA, regem-se pelo disposto no Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho, competindo-lhes a preparao e gesto de altas dos doentes que requerem seguimento dos seus problemas de sade e sociais, quer no domiclio, quer em articulao com as unidades de convalescena e as unidades de mdia e longa durao existentes na rea de influncia da ULSG. 2. As EGA esto sedeadas nas instalaes dos hospitais da ULSG, que asseguram os meios necessrios para o desempenho das suas competncias. 3. s equipas de gesto de altas compete, designadamente: a) Colaborar com as equipas teraputicas hospitalares de agudos para a programao de altas hospitalares; b) Promover a articulao com as equipas coordenadoras distritais e locais da Rede; c) Promover a articulao com as equipas prestadoras de cuidados continuados integrados dos centros de sade do seu mbito de abrangncia; 4. As EGA so constitudas de modo multidisciplinar, integrando, no mnimo, um mdico, um enfermeiro e uma assistente social em cada unidade hospitalar.

Artigo 78. Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos 1. A equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos, doravante designada por EIHSCP, tem como finalidade prestar aconselhamento diferenciado em cuidados paliativos aos servios hospitalares da ULSG, podendo prestar cuidados directos e orientao do plano individual de interveno aos doentes internados em estado avanado ou terminal para os quais seja solicitada a sua actuao. ______________________________________________________35

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. A EIHSCP constituda de modo multidisciplinar, integrando, no mnimo, um mdico, um enfermeiro e um psiclogo. 3. A EIHSCP est integrada na Unidade de Cuidados Paliativos. 4. A EIHSCP assegura os servios previstos no artigo 26. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

Artigo 79. Equipa de Cuidados Continuados Integrados 1. A equipa de cuidados continuados integrados, doravante denominada por ECCI, uma equipa multidisciplinar da responsabilidade dos cuidados de sade primrios e das entidades de apoio social para a prestao de servios domicilirios de cuidados mdicos, de enfermagem, de reabilitao e de apoio social ou outros, a pessoas em situao de dependncia funcional, doena terminal ou em processo de convalescena, com rede de suporte social, cuja situao no requer internamento mas que no podem deslocar-se de forma autnoma. 2. A ECCI apoia-se nos recursos humanos e materiais disponveis no mbito de cada Centro de Sade e do servio social da Segurana Social, conjugados com os outros servios comunitrios, nomeadamente as autarquias. 3. A ECCI assegura os servios previstos no artigo 28. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

Artigo 80. Equipa Comunitria de Suporte em Cuidados Paliativos 1. A equipa comunitria de suporte em cuidados paliativos, adiante ECSCP, um ncleo especializado da UCP, que tem por finalidade prestar apoio e aconselhamento diferenciado em cuidados paliativos s ECCI e s unidades de internamento de mdia e longa durao e manuteno. 2. A ECSCP constituda de modo multidisciplinar, integrando, no mnimo, um mdico e um enfermeiro, com formao em cuidados paliativos. 3. A ECSCP assegura os servios previstos no artigo 30. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

Artigo 81. Coordenao dos Cuidados Continuados 1. O coordenador dos cuidados continuados designado pelo Conselho de Administrao, sob proposta dos directores clnicos, de entre mdicos com perfil adequado, segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana. ______________________________________________________36

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. Ao coordenador dos Cuidados Continuados compete, designadamente: a) Programar as actividades dos Cuidados Continuados, elaborando o plano anual de actividades a desenvolver com a respectiva dotao oramental previsional e submeter a aprovao do Conselho de Administrao; b) Assegurar o funcionamento eficiente dos Cuidados Continuados e o cumprimento dos objectivos programados, promovendo e incentivando a participao dos profissionais na sua gesto; c) Contribuir para a integrao de cuidados na ULSG; d) Representar os Cuidados Continuados perante a Direco Tcnica. e) Redigir e submeter ao Conselho de Administrao o Regulamento Interno dos Cuidados Continuados; f) Acompanhar a execuo e assegurar o cumprimento do plano de actividades, com especial ateno acessibilidade, qualidade e segurana dos cuidados prestados, atravs da apresentao de relatrios intercalares; g) Propor a celebrao de convenes com instituies pblicas e privadas para a prossecuo dos seus objectivos; h) Garantir um standard mnimo de recursos humanos e materiais nas instituies prestadoras de prestadoras de cuidados; i) Elaborar protocolos de referenciao de doentes a serem preenchidos pelos clnicos aquando da apresentao da proposta de ingresso na rede, evitando a subjectividade da mesma; j) Propor, sempre que necessrio, a realizao de auditorias s instituies prestadoras de cuidados continuados pblicas e privadas.

Seco III rea de Apoio Prestao de Cuidados

Artigo 82. Estrutura A rea de Apoio Prestao de Cuidados encontra-se organizada nos seguintes Servios: Servio Farmacutico; Servio de Alimentao, Nutrio e Diettica; Servio de Esterilizao; Servio de Gesto de Doentes; Unidade Hospitalar de Gesto de Inscritos para Cirurgia; Gabinete do Utente; Servio Social; Servio de Assistncia Religiosa.

______________________________________________________37

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 83. Servio Farmacutico 1. O servio farmacutico dirigido por um licenciado em cincias farmacuticas, nomeado pelo Conselho de Administrao como director do servio, ao qual compete assegurar a uniformidade nos procedimentos, racionalizar recursos e propor a definio de uma poltica comum de aquisio e gesto do medicamento na ULSG. 2. Ao servio farmacutico compete, nomeadamente: a) Gerir a Farmcia Hospitalar, assegurando a gesto e conservao de existncias, o controlo de stocks mnimos e de garantia, a encomenda, recepo e armazenamento de medicamentos; b) Assegurar a distribuio interna, pelas unidades e servios da ULSG, dos produtos necessrios e adequados aos cuidados a prestar, no momento oportuno e ao menor custo, privilegiando a distribuio em dose unitria aos doentes internados; c) Controlar a dispensa de medicamentos, posologia, durao de teraputica e estabelecer comparaes com outras unidades; d) Promover a informao interna peridica sobre consumo de medicamentos; e) Garantir a informao farmacutica e a prestao de assistncia medicamentosa s unidades da ULSG; f) Garantir a melhoria da qualidade e segurana do circuito do medicamento, prevenindo erros de prescrio, administrao e registo; g) Preparar e produzir medicamentos manipulados, citotxicos e alimentao parentrica, segundo as normas de qualidade e segurana aplicveis; h) Participar em comisses tcnicas de avaliao de medicamentos ou em grupos de trabalho no domnio dos produtos farmacuticos; i) Colaborar na investigao e no ensino das suas reas especficas, designadamente atravs da colaborao nos ensaios clnicos autorizados na ULSG e na preparao e aperfeioamento dos profissionais; j) Organizar e manter os registos administrativos, contabilsticos e estatsticos estabelecidos; k) Garantir o cumprimento das instrues vigentes quanto aos estupefacientes, psicotrpicos, derivados do plasma, pedidos de autorizao de utilizao especial, entre outros; l) Dispensar medicamentos em ambulatrio de acordo com a lei vigente. 3. O servio farmacutico composto por um servio sedeado no Hospital de Sousa Martins e por uma unidade sedeada no Hospital de Nossa Senhora da Assuno. 4. O director do servio farmacutico contar com a colaborao e apoio de um profissional de gesto devidamente qualificado, a designar pelo Conselho de Administrao, sob proposta do Vogal responsvel pela rea.

______________________________________________________38

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 84. Servio de Alimentao, Nutrio e Diettica 1. O Servio de Alimentao, Nutrio e Diettica tem por finalidade principal contribuir para a optimizao da nutrio e do suporte metablico dos doentes, competindo-lhes tambm: a) Garantir o funcionamento da consulta de nutrio e diettica na ULSG; b) Participar nos processos de contratao de fornecimento externo da alimentao a doentes e funcionrios; c) Avaliar a composio das ementas fornecidas aos utentes e ao pessoal da ULSG; d) Participar nos processos de aquisio dos produtos alimentares e dietticos; e) Controlar os processos de requisio das dietas e respectivo fornecimento; f) Controlar a composio e qualidade dos alimentos consumidos na ULSG, por doentes e funcionrios; g) Participar em programas e aces multidisciplinares desenvolvidas nas reas da preveno da doena, promoo da sade, reabilitao e educao alimentar; 2. O Servio de Alimentao, Nutrio e Diettica composto pelas unidades sedeadas no Hospital de Sousa Martins, no Hospital de Nossa Senhora da Assuno e no ACS. 3. O Servio de Alimentao, Nutrio e Diettica dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana.

Artigo 85. Servio de Esterilizao 1. O Servio de Esterilizao tem como finalidades: a) Assegurar o processamento de todos os dispositivos mdicos reutilizveis necessrios prestao de cuidados no mbito da ULSG, segundo as normas que garantam a qualidade tcnica e a optimizao de recursos; b) Assegurar a distribuio dos dispositivos mdicos desinfectados ou esterilizados aos servios utilizadores da ULSG, nas quantidades estabelecidos, observados os padres de qualidade e os prazos determinados; c) Promover as aces necessrias correcta circulao, manipulao e tratamento dos dispositivos mdicos contaminados; d) Promover as aces necessrias correcta circulao, armazenamento e utilizao dos dispositivos mdicos esterilizados; e) Manter actualizada a estatstica da actividade desenvolvida, de modo a garantir a correcta imputao aos diferentes centros de custo da ULSG f) Colaborar com a Comisso de Controlo de Infeco na preveno e controlo das infeces; g) Colaborar na formao dos profissionais de sade de forma contnua e articulada. ______________________________________________________39

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. O servio de esterilizao composto pelas unidades sedeadas no Hospital de Sousa Martins e no Hospital de Nossa Senhora da Assuno. 3. O servio de esterilizao da ULSG dirigido por um profissional de enfermagem nomeado pelo Conselho de Administrao sob proposta do enfermeiro director, efectuada segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana.

Artigo 86. Servio de Gesto de Utentes 1. Compete ao Servio de Gesto de Utentes, doravante designado por SGU, nomeadamente: a) Garantir um registo correcto e exaustivo dos actos relativos ao percurso do doente na ULS e assegurar a cobrana das taxas moderadoras; b) Assegurar o processo de pr-facturao, corrigindo oportunamente as situaes que evidenciem desconformidades; c) Organizar e manter actualizado o sistema de informao sobre o estado clnico dos doentes, incluindo os casos de bito; d) Assegurar a recepo de pedidos de relatrios clnicos e o seu processamento; e) Instruir os processos para assistncia mdica noutra instituio de sade, nacional ou estrangeira; f) Organizar e manter actualizado o arquivo activo de processos individuais dos utentes e o arquivo central dos inactivos; g) Organizar o sistema de visitas aos doentes internados; h) Assegurar o processamento da informao relativamente aos Grupos de Diagnstico Homogneo; i) Organizar o transporte dos doentes em ambulncia e assegurar o controlo da respectiva facturao; j) Efectuar o reembolso de despesas com transporte aos doentes; k) Recepcionar os pedidos de consultas e exames e praticar os actos administrativos necessrios realizao dos mesmos pelos doentes, quer estes sejam efectuados dentro da ULSG ou no exterior, garantindo o retorno da informao ao requisitante; l) Assegurar a gesto e controlo dos termos de responsabilidade relativos a actos a efectuar no exterior; m) Organizar e gerir o secretariado clnico e os gabinetes de consulta; n) Assegura a coordenao dos processos administrativos relacionados com o atendimento, transporte e referenciao dos doentes no mbito das unidades que compem a ULSG; o) Assegurar a guarda e gesto de esplios; p) Preparar os processos de bito e tratar dos demais procedimentos administrativos relacionados com bitos e funerais. 2. O SGU composto pelas unidades sedeadas no Hospital de Sousa Martins, no Hospital de Nossa Senhora da Assuno e no ACS e nos Cuidados Continuados e inclui as unidades de Arquivo Clnico e de Codificao e Auditoria. 3. O Servio de Gesto de Doentes dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao sob proposta do Vogal da rea, elaborada segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana. ______________________________________________________40

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 87. Unidade Hospitalar de Gesto de Inscritos para Cirurgia 1. A Unidade Hospitalar de Gesto de Inscritos para Cirurgia, adiante designada por UHGIC, centraliza a gesto de inscritos para cirurgia da ULSG, tendo as respectivas competncias previstas na Portaria n. 45/2008, de 15 de Janeiro. 2. A UHGIC composta por uma unidade funcional, sedeada no Hospital de Sousa Martins, com um ncleo operacional descentralizado no Hospital de Nossa Senhora da Assuno. 3. A UHGIC coordenada por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana.

Artigo 88. Gabinete do Utente 1. Ao Gabinete do Utente compete promover a participao informada e responsvel dos cidados, detentores de direitos e deveres, numa lgica de mediao e dilogo. 2. Compete, em especial, ao Gabinete do Utente, nomeadamente: a) Informar os utentes dos seus direitos e deveres enquanto utentes da ULSG; b) Proceder recepo centralizada, registo e tratamento de todas as reclamaes, sugestes e agradecimentos, independentemente da via de acesso utilizada e no mbito do programa SIM CIDADO; c) Apoiar e facilitar o acesso dos Utentes aos meios legais disponveis, nomeadamente a transcrio da informao clnica, se for caso disso; d) Potenciar a anlise e tratamento das reclamaes como indicador til para a monitorizao das boas prticas clnicas e de gesto global; e) Incentivar as equipas e prestadores de cuidados em geral, a acolher e resolver disfunes causadoras de reclamaes; f) Desenvolver uma aco pr activa com os profissionais e servios hospitalares, tendo em vista a correco das disfunes detectadas; g) Verificar as condies de acesso dos doentes aos cuidados de sade; h) Verificar regularmente o grau de satisfao dos utentes da ULSG; i) Organizar canais de comunicao com todos os nveis de cuidados da ULSG; j) Promover a divulgao da existncia do prprio Gabinete. 3. O Gabinete do Utente composto pelas unidades sedeadas no Hospital de Sousa Martins, no Hospital de Nossa Senhora da Assuno, no ACS e nos Cuidados Continuados. 4. O Gabinete do Utente coordenado por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana. ______________________________________________________41

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 89. Servio Social 1. Compete ao Servio Social, nomeadamente: a) Contribuir para a humanizao e qualidade dos servios da ULSG; b) Assegurar o apoio psicossocial dos utentes da ULSG e exercer funes de estudo, concepo e adaptao de mtodos tcnico-cientficos nesta rea; c) Articular com as redes sociais de suporte as necessidades dos utentes da ULSG; d) Prevenir, evitar e minimizar casos em que a alta clnica possa no coincidir com a alta social; e) Assegurar a estatstica do servio de acordo com as normas em vigor. 2. O Servio Social composto pelas unidades sedeadas no Hospital de Sousa Martins, no Hospital de Nossa Senhora da Assuno e no ACS. 3. O Servio Social dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana.

Artigo 90. Servio de Assistncia Religiosa 1. Em cada uma das unidades hospitalares integradas na ULSG existe um servio religioso, que visa prestar apoio religioso e espiritual aos doentes, particularmente aos internados e o seu funcionamento constar de regulamento, a aprovar pelo Conselho de Administrao. 2. No cumprimento das disposies constitucionais e legais sobre liberdade religiosa, na ULSG permitido o livre acesso dos ministros de todos os cultos aos doentes internados, de acordo com opo expressa pelos mesmos.

Seco IV rea de Formao, Ensino e Investigao

Artigo 91. Estrutura A rea de Formao, Ensino e Investigao encontra-se organizada nas seguintes unidades: a) Unidade de Formao; b) Unidade de Ensino, Investigao e Biblioteca.

______________________________________________________42

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 92. Unidade de Formao 1. A unidade de formao uma unidade funcional que tem como objectivo promover o desenvolvimento profissional, a disseminao das boas prticas e a motivao dos profissionais da ULSG. 2. Compete unidade de formao, nomeadamente: a) Identificar, em colaborao com os servios, as necessidades de formao de todos os profissionais da ULSG; b) Elaborar o plano de formao da ULSG, bem como o respectivo oramento; c) Oferecer, de forma individualizada, a todos os profissionais condies de evoluo e aperfeioamento profissional; d) Elaborar os processos de candidatura a financiamento externo; e) Organizar e acompanhar as aces de formao internas; f) Gerir o auditrio e outros espaos destinados formao; g) Avaliar os resultados e o impacto das aces de formao; h) Elaborar o relatrio de actividades de formao internas e externas i) Divulgar os resultados da formao; j) Promover a recolha, guarda, conservao e a acesso a consulta da informao cientfica e tcnica com interesse para a misso e objectivos da ULSG.

Artigo 93. Unidade de Ensino, Investigao e Biblioteca 1. A Unidade de Ensino e Investigao e Biblioteca uma unidade funcional a quem compete, nomeadamente: a) Desenvolver as condies adequadas de articulao interinstitucional no mbito do ensino pr e ps graduado em que participa a ULSG; b) Acompanhar as actividades de ensino que decorram na ULSG; c) Dinamizar e apoiar a elaborao de projectos de investigao, em particular daquela que se relacione com as prioridades assistenciais da ULSG; d) Estabelecer parcerias com entidades pblicas ou privadas para prossecuo dos seus objectivos; e) Elaborar o relatrio anual de actividades da Unidade; f) Promover a divulgao regular da actividade de ensino e investigao em curso na ULSG; g) Efectuar o levantamento das necessidades de aquisio de fontes de informao; h) Assegurar o correcto cumprimento do disposto na lei de proteco de dados pessoais, bem como do estipulado no cdigo de direito de autor e dos direitos conexos; i) Implementar e gerir servios de informao em suporte electrnico com acesso via intranet ou internet; j) Desenvolver e gerir as bases de dados documentais existentes na ULSG.

______________________________________________________43

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Seco V rea de Gesto, Logstica e Apoio Geral

Artigo 94. Estrutura A rea de Gesto, Logstica e Apoio Geral encontra-se organizada pelos seguintes servios: Servios Financeiros; Servio de Recursos Humanos; Servio de Aprovisionamento e Logstica; Servio de Instalaes, Equipamentos e Transportes; Servio de Sistemas e Tecnologias de Informao e Comunicao;

Artigo 95. Servios Financeiros 1. Compete aos servios financeiros assegurarem o funcionamento dos sistemas de contabilidade patrimonial, oramental e de custos, nos termos definidos no Plano Oficial de Contabilidade do Ministrio da Sade (POCMS), e de acordo com os diplomas que regulamentam o regime de gesto financeira das entidades publicas empresariais. 2. Os servios financeiros estruturam-se nas seces de Contabilidade Geral, Contabilidade Analtica, Facturao e Cobranas e de Tesouraria. 3. Compete seco de Contabilidade Geral, nomeadamente: a) Realizar as operaes de abertura, encerramento e prestao de contas; b) Proceder contabilizao de todos os documentos, inerentes a custos, proveitos, activos, passivos e capitais prprios; c) Elaborar a informao econmica e financeira para os fins internos e externos dando cumprimento aos deveres de informao peridica; d) Dar cumprimento s obrigaes fiscais da organizao; e) Elaborar o oramento nos termos definidos pelo rgo de gesto; f) Elaborar a informao de controlo de execuo oramental, dando cumprimento aos deveres de informao peridica, nos termos da lei; g) Assegurar a coerncia e correco da informao econmico-financeira. 4. Compete seco de Contabilidade Analtica, nomeadamente: a) Elaborar e manter actualizada a contabilidade analtica; b) Uniformizar e aperfeioar o sistema de imputao de custos/proveitos; c) Garantir a coerncia e correco da contabilidade analtica. 5. Compete seco de Facturao e Cobranas, nomeadamente: a) Emitir a facturao pelos servios prestados e servios complementares b) Diligenciar pela cobrana dos actos em dvida junto das entidades financeiramente responsveis, previamente ao contencioso; c) Propor o procedimento de cobrana contenciosa de crditos depois de esgotados os procedimentos normais de cobrana; d) Propor ao Conselho de Administrao a classificao das dvidas como de cobrana duvidosa, a constituio de provises e a anulao de dvida. ______________________________________________________44

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

6. Compete seco de Tesouraria, nomeadamente: a) Efectuar o controlo geral de disponibilidades; b) Proceder a todos os pagamentos e recebimentos; c) Gerir previsionalmente a tesouraria, aplicando os saldos disponveis, nos termos das orientaes do rgo de gesto. 7. Os Servios Financeiros so dirigidos por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao sob proposta do Vogal responsvel pela rea, elaborada segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana.

Artigo 96. Servio de Recursos Humanos 1. Compete ao Servio de Recursos Humanos, nomeadamente: a) Assegurar o processamento de vencimentos; b) Proceder ao registo e controlo das faltas e licenas; c) Planear as necessidades de recursos humanos, com base nas orientaes do Conselho de Administrao, e colaborar no processo de oramentao dos mesmos; d) Proceder ao levantamento e descrio das funes e nmero de trabalhadores por posto de trabalho; e) Propor a mobilidade de trabalhadores como forma de racionalizao dos recursos humanos; f) Manter actualizado o registo da imputao da carga horria semanal dos profissionais aos diferentes centros de custos; g) Assegurar as actividades inerentes ao recrutamento, seleco e acolhimento de pessoal; h) Proceder elaborao dos contratos individuais de trabalho, sua renovao e cessao, bem como inscrio dos trabalhadores em qualquer organismo do Estado; i) Assegurar a realizao do processo de avaliao de desempenho; j) Assegurar o cumprimento de todas as obrigaes legais em matria de recursos humanos; k) Informar todos os processos da rea dos recursos humanos para deciso superior; l) Articular-se e apoiar o Servio de Formao e o Servio de Sade Ocupacional; m) Elaborar o Balano Social da ULSG; n) Participar na representao da ULSG em comisses e grupos de trabalho de acordo com as suas competncias; o) Assegurar a uniformidade de critrios na aplicao das leis e regulamentos no mbito da ULSG 2. O Servio de Recursos Humanos dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao sob proposta do Vogal responsvel pela rea, elaborada segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana.

______________________________________________________45

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 97. Servio de Aprovisionamento e Logstica 1. Compete ao Servio de Aprovisionamento e Logstica, nomeadamente: a) Propor, executar e controlar o plano e oramento de compras; b) Desenvolver os processos de aquisio dos bens, servios e empreitadas necessrios ao bom funcionamento da ULSG, garantindo a sua gesto administrativa; c) Propor a composio das comisses de escolha, bem como avaliar as respectivas propostas garantindo a aplicao dos critrios de seleco previamente definidos; d) Proceder sistematicamente avaliao, negociao e seleco de fornecedores de forma a obter as melhores condies de fornecimento para a instituio, e) Diligenciar no sentido da normalizao de produtos no mbito da ULSG e controlar a entrada de novos produtos no consumo hospitalar f) Desenvolver uma adequada poltica de gesto econmica de stocks, designadamente definindo e controlando os pontos de encomenda, bem como os nveis de segurana; g) Actualizar o inventrio anual e proceder ao clculo anual das respectivas amortizaes em colaborao com os servios financeiros; h) Proceder recepo, conferncia e armazenamento dos bens entregues; i) Organizar e gerir os armazns; j) Proceder reviso contnua do mestre de artigos, bem como definir e uniformizar as nomenclaturas e cdigos dos produtos; k) Proceder regularmente aos artigos sem movimento e registar e identificar os que estejam fora do prazo de validade l) Estabelecer circuitos adequados de distribuio interna, reposio e devoluo, com os servios utilizadores; m) Proceder a revises peridicas dos nveis e perfis de consumo dos servios, bem como a evoluo dos consumos, tendo em vista identificar oportunidades de reduo de custos; n) Proceder a contagens fsicas peridicas nos stocks dos centros de custo; o) Avaliar a prestao dos servios no mbito dos contratos de outsourcing. p) Assegurar uma atempada conferncia de facturas; q) Garantir o registo e actualizao permanente do inventrio; r) Assegurar o bom funcionamento da reprografia. 2. O Servio de Aprovisionamento e Logstica dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao sob proposta do Vogal responsvel pela rea, elaborada segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana.

Artigo 98. Servio de Instalaes, Equipamentos e Transportes 1. Ao Servio de Instalaes, Equipamentos e Transportes, doravante designado como SIET, compete: a) Promover, assegurar, acompanhar, avaliar e fiscalizar a elaborao de projectos, a realizao de obras; ______________________________________________________46

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

b) Organizar e manter o arquivo tcnico dos edifcios, das instalaes tcnicas especiais, do equipamento geral e mdico e das viaturas; c) Estudar e programar a manuteno dos edifcios, das instalaes tcnicas especiais, do equipamento geral e mdico e das viaturas; d) Assegurar a adequada manuteno e assistncia tcnica a bens, equipamentos, viaturas, edifcios e instalaes da ULSG; e) Manter actualizada uma base de dados informtica da manuteno e reviso de equipamentos e viaturas; f) Elaborar e difundir, em articulao com o Servio de Sade Ocupacional, manuais de procedimentos de utilizao de instalaes tcnicas especiais e equipamentos, de acordo com as regras de segurana e qualidade aplicveis e as instrues dos fabricantes e fornecedores; g) Assegurar em articulao com o Servio de Sade Ocupacional as actividades necessrias ao bom funcionamento e manuteno dos sistemas de apoio de emergncia; h) Organizar e manter actualizado o sistema de sinalizao interno; i) Assegurar a manuteno da central telefnica; j) Assegurar os servios de jardinagem e de limpeza dos jardins. k) Gerir a frota da ULSG. l) Manter registo estatstico das actividades desenvolvidas pelo servio, que permita imputar aos servios utilizadores os correspondentes custos. 2. O SIET dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao sob proposta do Vogal responsvel pela rea, elaborada segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana.

Artigo 99. Servio de Informao, Sistemas e Tecnologias de Informao e Comunicao 1. Ao Servio de Informao, Sistemas e Tecnologias de Informao Comunicao, doravante designado como SISTIC compete, nomeadamente: e

a) Assegurar a operacionalidade, manuteno e segurana do parque informtico e da rede de informao e comunicao da ULSG, bem como as ligaes s redes exteriores, designadamente rede de informao da sade; b) Instalar ou promover a instalao de novos equipamentos informticos e de infra-estruturas, particularmente de rede e cablagem, procedendo s aces necessrias ao seu correcto funcionamento; c) Analisar e dar parecer sobre as necessidades de equipamento informtico expressas pelos departamentos e servios, numa perspectiva de rentabilizao, racionalizao e oportunidade; d) Gerir os contratos de manuteno dos equipamentos e das aplicaes informticas; e) Apoiar o utilizador na explorao das aplicaes informticas, das tecnologias de informao e comunicao da ULSG; f) Promover, em articulao com os servios de formao, aces de formao aos utilizadores, de forma a contribuir para uma utilizao mais eficiente das aplicaes informticas existentes; ______________________________________________________47

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

g) Introduzir medidas tcnicas e organizativas de segurana da informao e comunicao que impeam a sua destruio, perda acidental, alterao, difuso ou acesso no autorizados; h) Assegurar a explorao das aplicaes de suporte ao sistema de informao da ULSG, bem como a sua insero no desenvolvimento do sistema de informao do Servio Nacional de Sade; i) Organizar e manter registos cadastrais de todos os equipamentos informticos instalados na ULSG; j) Orientar e coordenar o planeamento do sistema de informao e comunicao da ULSG; k) Definir a infra-estrutura tecnolgica de suporte s estratgias para as tecnologias de informao e comunicao a utilizar na ULSG; l) Configurar os sistemas de informao e comunicao de forma homognea e coerente em toda a ULSG, de acordo com as configuraes que vierem a ser definidas; m) Assegurar o desenvolvimento e introduo de tecnologias web (internet e intranet) na ULSG. 2. O SISTIC dirigido por um profissional nomeado pelo Conselho de Administrao sob proposta do Vogal responsvel pela rea, elaborada segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana.

Captulo IV Disposies Finais

Artigo 100. Regulamentos e manuais de procedimentos 1. As regras de organizao e de funcionamento dos rgos, agrupamento de centros de sade, departamentos, servios e unidades funcionais devem constar em regulamentos prprios, a aprovar pelo Conselho de Administrao. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior e sempre que a sua funo o exija, devero existir tambm manuais de procedimentos prprios, a aprovar pelo Conselho de Administrao.

Artigo 101. Apoio social voluntrio O apoio social voluntrio funciona nos termos das bases do enquadramento jurdico do voluntariado, conforme a Lei n 71/98, de 3 de Novembro, regulamentada pelo Decreto-Lei n 389/99, 30 de Setembro.

______________________________________________________48

______________________________U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 102. Relaes com a Comunidade Provedor do Utente 1. Sem prejuzo da relao privilegiada decorrente da existncia do Gabinete do Utente, a ULSG praticar formas actuantes de convivncia com a comunidade que integra, designadamente com unidades de sade privadas, instituies e servios da rea da segurana social, autarquias locais, instituies acadmicas, escolas de formao profissional, instituies particulares de solidariedade social e outras entidades nacionais e internacionais de interesse pblico. 2. Ser institudo o cargo de Provedor do Utente, com funes de relacionamento privilegiado com a comunidade e competncias a definir em regulamento prprio da provedoria numa ptica de complementaridade s funes e competncias definidas para o Gabinete do Utente. 3. O Provedor ser nomeado pelo Conselho de Administrao, sob proposta conjunta dos presidentes de Cmara dos trs maiores concelhos da rea de influncia da ULSG, de entre figuras no colaboradores da ULSG, de reconhecido mrito e relevo pblico, de preferncia com qualificao e experincia na sade.

Artigo 103. Regulamentao Complementar Compete ao Conselho de Administrao a regulamentao e definio de normas complementares ou interpretativas que se mostrem necessrias para aplicao do presente Regulamento Interno, nos termos da lei.

Artigo 104. Remisses As remisses para os diplomas legais e regulamentares feitas no presente Regulamento Interno considerar-se-o efectuadas para aqueles que venham a regular, no todo ou em parte, as matrias em causa.

Artigo 105. Reviso O presente Regulamento interno poder ser revisto pelo Conselho de Administrao sempre que julgado conveniente, dependendo sempre de aprovao de Sua Excelncia a Ministra da Sade, nos termos do disposto no art. 19. do Decreto-Lei n. 183/2008, de 4 de Setembro.

Visto e aprovado em Conselho de Administrao em 11 Maro de 2010.

______________________________________________________49

Potrebbero piacerti anche