Sei sulla pagina 1di 7

MHRobert

CAPTULO II
MICROESTRUTURAS DE SOLIDIFICAO
II.1. MICROESTUTURA DE METAIS PUROS Quando um metal lquido vazado em um recipiente, sofre resfriamento pela retirada de calor principalmente pelas suas paredes, provocando o aparecimento de um gradiente trmico no interior do lquido conforme mostrado na Figura II.1 (a). Para simplificao de anlise pode-se assumir que tal gradiente seja linear. Na mesma Figura apresentada a temperatura de transformao (T de solidificao) do metal em questo, presente em qualquer posio a partir da superfcie do molde. Como se trata de um metal puro, todo o lquido apresenta a mesma composio qumica e, portanto, a mesma temperatura de transformao. Estes perfis de temperatura real no lquido e temperatura de transformao no lquido em funo da distncia parede do molde, so tambm caractersticos dos perfis na frente de uma interface slido/lquido em um instante qualquer da solidificao.

(a)

(b)

Figura II.1. Esquemas representativos de: (a) perfil trmico no lquido frente da parede do molde ou de uma interface slido/lquido j formada; (b) formao e absoro de protuberncias na interface em crescimento slido/lquido. 19

MHRobert

A nucleao ocorre em primeiro lugar na regio do lquido submetida a condies mais favorveis (maior super-resfriamento), isto , no lquido junto s paredes do molde. Tal nucleao ocorre quando o super-resfriamento a atingido for suficiente para a formao do ncleo de raio crtico (h uma regio, prxima parede, com espessura definida, submetida T). A interface slido/lquido formada, apesar de aparentemente plana, possui, como visto no Cap.I, uma certa rugosidade associada presena de uma certa reao entre o teor de tomos j arranjados segundo a estrutura do slido e tomos no arranjados ainda pertencentes ao estado lquido. Assim, uma protuberncia pode surgir, conforme esquematizado na Figura II.1 (b), como conseqncia da deposio de tomos em plano ainda no totalmente completo, uma vez que no h posies rgidas a serem ocupadas no crescimento de interfaces do tipo difusa. Uma protuberncia assim surgida pode crescer, pois est tambm submetida a um superresfriamento. No entanto, como visto, medida que se aumenta a distncia a partir da interface, menor o super-resfriamento do lquido, portanto menor a velocidade de crescimento de uma superfcie slida a existente. Deste modo a protuberncia surgida apresenta menor velocidade de crescimento que a interface atrs dela, numa posio de lquido submetido a maior superresfriamento, o que significa que aps um certo tempo ela ser engolida e a interface volta a ser aparentemente plana. Como conseqncia do no desenvolvimento de protuberncias e a manuteno da rugosidade da interface slido/lquido num nvel reduzido, os gros ou cristais surgidos nas paredes do molde crescero com interface macroscopicamente plana at o final da solidificao. Inicialmente os gros nucleados junto s paredes do molde gros crescem lateralmente ao longo da parede do molde, isto , em regies mais resfriadas (lembrar que a taxa de crescimento proporcional ao super-resfriamento). Deste modo, ncleos crescendo lateralmente a uma maior velocidade do que para o interior do lquido, logo formam uma camada slida contnua junto parede do molde, conforme indicado na Figura II.2 (a). Uma vez formada tal camada, o crescimento se d em direo ao centro do lingote e na direo do fluxo de calor. Portanto, a solidificao progride com frente plana at o consumo total do lquido, resultando numa estrutura de gros internamente homogneos, conforme mostrado na Figura II.2 (b). As nicas descontinuidades presentes so os contornos de gros e eventuais defeitos de empacotamento cristalino.

20

MHRobert

Figura II.2. Formao da estrutura de solidificao de metais puros: (a) esquema representativo; (b) estrutura de Sn puro. II.2. MICROESTRUTURA DE LIGAS BINRIAS MONOFSICAS Quando mais de um tipo de tomo est presente no lquido, o crescimento do slido ou a adio de tomos superfcie slido/lquido formada, pode sofrer interferncia ao seu prosseguimento devido diferena de solubilidade dos tomos estranhos no metal lquido, em relao sua solubilidade no metal slido. Os tomos estranhos so considerados soluto; so os tomos dos elementos de liga em uma liga metlica. De um modo geral, a solubilidade de um elemento B num lquido de tomos do tipo A maior que a solubilidade deste elemento no slido A, uma vez que a estrutura do lquido menos compacta que a do slido. Devido a este motivo, ao surgir um ncleo slido em um lquido contendo dois diferentes tipos de tomos (liga binria), o soluto (tomos de B) expulso da regio solidificada e deve ser acomodado no lquido ao seu redor. Como a difuso atmica um processo dependente do tempo, o resultado desse excedente de soluto a formao de uma camada de lquido enriquecido de tomos B na frente da interface slida formada.

21

MHRobert

Como conseqncia da rejeio de soluto durante o progresso da solidificao, o lquido frente da interface slida apresenta um gradiente de composio qumica e, portanto, cada regio do lquido a partir da interface apresenta diferente temperatura de transformao. A solidificao ocorre, portanto, no a uma temperatura constante, como no caso de metais puros, mas numa faixa a de temperaturas, como esquematizado na Figura II.3. A partir de curvas de resfriamento obtidas para diferentes composies de um sistema de tomos A e B possvel construir diagramas aproximados de transformaes deste sistema, como indicado na Figura II.3, os quais fornecem, para qualquer combinao A+B, as temperaturas de incio e final de transformao, bem como para uma determinada temperatura, a proporo relativa de fases presentes e a composio de cada fase.

Figura II.3. Curvas de resfriamento simples (T x t ) e diagrama de fases para um sistema binrio monofsico. (a) solubilidade de B maior no lquido do que no slido; (b) solubilidade de B menor no lquido do que no slido. A relao entre a composio qumica do slido (Cs) e a composio qumica do lquido (Cl) presentes em uma determinada temperatura durante e a solidificao dada pelo parmetro coeficiente de partio, K, definido como: K = Cs / Cl 22 (II.1)

MHRobert

Sistemas A+B onde a solubilidade de B maior no lquido A do que no slido A apresentam valores de K < 1; enquanto sistemas onde a solubilidade de B menor no lquido A do que no slido A apresentam valores de K > 1. Neste ltimo caso, o prosseguimento da solidificao implica na formao de uma camada de lquido empobrecida do elemento B, junto interface slido/lquido. Como resultado da rejeio ou absoro de soluto a partir do slido em crescimento durante a solidificao, a estrutura resultante apresenta gradientes de composio - chamada segregao. Para ligas onde K > 1, o centro de gros apresenta maior teor do elemento de liga do que o seu contorno e, de maneira inversa, ligas que apresentam valores de K < 1, os seus gros solidificados apresentam menor concentrao do soluto no centro do que em seus contornos. A presena de tomos de soluto em um metal lquido tem fundamental papel na morfologia de crescimento e na microestrutura final de fundidos. Como j comentado, para sistemas com K < 1 o primeiro slido formado apresenta a concentrao mnima de B e formada uma camada de lquido na frente da interface enriquecida de soluto. Isto significa que produzido um gradiente de composio no lquido decrescente a partir da interface slida, como indicado na Figura II.4 (a). Como conseqncia de tal gradiente composicional, a temperatura de solidificao depender da distncia da interface, conforme indicado na Figura II.4 (b). (Ver diagrama de fases de ligas binrias com K< 1, apresentado na Figura II.3 (a) onde se observa que o aumento do teor de B na liga produz reduo do valor da sua temperatura de solidificao). Na Figura II.4 (b) mostrada a variao real da temperatura do lquido devido extrao de calor pelo molde. Pode-se notar que h uma regio de lquido junto interface slida que apresenta um decrscimo no super-resfriamento previsto para metais puros. Este fenmeno chamado super-resfriamento constitucional ou decrscimo constitucional (devido constituio ou composio) no super-resfriamento. A presena desse fenmeno possibilita a estabilizao e crescimento de protuberncias que eventualmente apaream na interface, uma vez que sua extremidade estar submetida a uma maior velocidade de crescimento que sua base, pois: Ti+x > Tx Vi+x > Vi (II.1)

Neste caso, a interface slida deixa, portanto, de ser macroscopicamente plana para apresentar pontas, como apresentado na Figura II.5. Da mesma forma que na superfcie slido/lquido original, pode haver tambm degenerao na superfcie lateral da protuberncia em crescimento (regio A na Figura II.5), gerando novas pontas, e assim sucessivamente, resultando numa estrutura totalmente ramificada, chamada dendrtica. A estrutura resultante de metais solidificados desta maneira apresentada na Figura II.5 (b): gros (macroestrutura) constitudos, microscopicamente, por formaes dendrticas. Dendritas originadas de um mesmo ncleo tm as orientaes cristalogrficas desse ncleo; assim, um gro caracterizado como uma regio com dendritas orientadas numa mesma direo. Gradientes de composio existem em qualquer seo de uma dendrita ou gro, por efeito da rejeio ou absoro de soluto pelo slido em crescimento durante e solidificao (efeito da diferena de solubilidade de tomos B no lquido e slido A, como visto).

23

MHRobert

(a)

(b)

Figura II.4. Gradientes trmicos e de composio no lquido da interface de solidificao, para ligas com K < 1. (a) perfil de soluto; (b) perfis de temperaturas.

Figura II.5. Crescimento dendrtico: (a) esquema representativo; (b) estrutura resultante. 24

MHRobert

As variaes de composio ou micro-segregao (pois ocorrem em escala microscpica) no interior de dendritas pode ser quantificada pelo ndice de micro-segregao Is , dado por: Is = Cmax / Cmin (II.2)

Cmax e Cmin so as composies mxima e mnima, respectivamente, ao longo de uma linha que vai do centro de um ramo dendrtico ao centro do ramo vizinho, como indicado na Figura II.6. possvel eliminar a micro-segregao aps a solidificao, atravs de tratamentos trmicos apropriados, que promovem a difuso atmica e a eliminao de gradientes composicionais. Estes tratamentos so chamados tratamentos de homogeneizao e seus efeitos so apresentados tambm na Figura II.6.

(1)

(2)

Figura II.6. Micro-segregao. (1) estrutura como fundida; (b) estrutura homogeneizada.

25

Potrebbero piacerti anche