Sei sulla pagina 1di 27

Sistema Financeiro Nacional

Meta da aula

Apresentar a estrutura do Sistema Financeiro Nacional e as principais caractersticas das instituies que o compem.

objetivos

Esperamos que, aps o estudo do contedo desta aula, voc seja capaz de:
1

caracterizar agentes superavitrios e deficitrios dentro da estrutura do sistema financeiro e as instituies bancrias e no bancrias; diferenciar as instituies que compem o subsistema normativo; definir os papis das instituies que constituem o Sistema Financeiro Nacional.

AULA

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

INTRODUO

Voc chegou ao segundo mdulo do estudo que apresentar o Sistema Financeiro Nacional e abordar as quatro subdivises estabelecidas para o Mercado Financeiro. Como voc j viu, o Sistema Financeiro representa um grupo de instituies que se dedica ao trabalho de proporcionar condies satisfatrias para a manuteno de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores. O Mercado Financeiro se refere ao ambiente no qual so processadas essas transaes; abrange as operaes com moedas e ttulos e as instituies que as promovem. Este segundo mdulo composto de duas aulas: Aula 3 Sistema Financeiro Nacional e Aula 4 Mercados Financeiros. A Aula 3 apresenta a estrutura do Sistema Financeiro Nacional e as principais caractersticas das instituies que o compem. Para o seu melhor acompanhamento, o contedo foi organizado em trs tpicos. O primeiro apresenta o conceito, a funo social e econmica e as divises do Sistema Financeiro Nacional. Em seguida, a aula aborda o subsistema normativo, as instituies que o compem e suas principais atribuies. E, por fim, o tpico trs, que apresenta os intermedirios financeiros comumente chamados subsistemas operativos. Bom estudo!

CONHECENDO O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


De acordo com Fortuna (2002, p.15), um conceito bastante abrangente de Sistema Financeiro pode ser o de um conjunto de instituies que se dedicam, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condies satisfatrias para a manuteno do movimento de recursos entre poupadores e investidores. O processo de crescimento de uma economia precisa da participao de recursos financeiros, que so identificados por meio da poupana disponvel em poder dos A G E N T E S AGENTES
ECONMICOS ECONMICOS

superavitrios

e canalizados para os segmentos produtivos deficitrios de capitais por meio de intermedirios mediante instrumentos financeiros, como por exemplo, ttulos negociveis. Esse processo caracteriza a funo social e econmica do sistema financeiro.

Pessoas, empresas e governos que interagem direta ou indiretamente nas operaes que so realizadas dentro de um determinado sistema econmico.

48

CEDERJ

Figura 3.1: Intermediao entre agentes econmicos superavitrios e deficitrios.

O Sistema Financeiro Nacional, expe Assaf Neto (2006, p. 45), foi regulado e estruturado pela Lei de Reforma Bancria, em 1964, pela Lei do Mercado de Capitais, em 1965, e, mais recentemente, pela Lei de Criao dos Bancos Mltiplos, de 1988. formado por todas as instituies financeiras, pblicas ou privadas do pas.

Instituies Financeiras Lei de Reforma Bancria 4.595/64 Art. 17:

Consideram-se instituies financeiras, para os efeitos da legislao em vigor, as pessoas jurdicas pblicas e privadas, que tenham como atividade principal ou acessria a coleta, a intermediao ou a CUSTDIA aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, Conforme Tostes (1999, p. 31), e a C U S T D I A de valor de propriedade de representa a guarda terceiros. Para os efeitos desta Lei e da legislao em vigor, equiparam-se s instituies financeiras as pessoas fsicas que exeram qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual.

Pargrafo nico:

de ttulos assumida por uma instituio financeira, corretora ou departamento bancrio responsvel pela guarda de ttulos e valores.

CEDERJ

49

AULA

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

Figura 3.2: Instituies financeiras.

As instituies financeiras podem ser classificadas em dois tipos, a saber: intermedirios financeiros e instituies auxiliares. Os intermedirios financeiros captam poupana diretamente do pblico por iniciativa e responsabilidade prpria e aplicam esses recursos em empresas, por intermdio de emprstimos e financiamentos. So considerados intermedirios financeiros os bancos comerciais, de desenvolvimento, de investimento, a Caixa Econmica, bancos mltiplos, sociedades de crdito de financiamento e investimento etc. Diferentes dos intermedirios financeiros, as instituies auxiliares se dispem a colocar em contato poupador e investidor. Segundo Fortuna (2002, p. 15), a bolsa MOEDA
ESCRITURAL

de valores um exemplo de instituio auxiliar porque propicia liquidez aos ttulos emitidos pelas empresas pela institucionalizao do mercado secundrio. Esse processo viabiliza as condies bsicas para aceitao das colocaes primrias das empresas. Na mesma situao, encontram-se as sociedades corretoras e distribuidoras que se estabelecem como elemento de aproximao entre poupadores e investidores, atuando no lanamento de ttulos e aes junto ao pblico. Alm das classificaes citadas, as instituies financeiras so caracterizadas sob a tica da capacidade de criar ou no MOEDA ESCRITURAL. As instituies financeiras que criam moeda escritural so conhecidas como bancrias ou monetrias. Permitem a criao de moeda por meio do recebimento de depsitos vista movimentveis por cheques, e operam com ativos financeiros monetrios que representam os meios de pagamento da economia. So representadas pelos bancos comerciais, mltiplos com carteira comercial, caixas econmicas e cooperativas de

Segundo Tostes (1999, p. 55), representa ordem de pagamento que surgiu da generalizao do uso do papel-moeda. A abertura de uma conta corrente mediante depsito em dinheiro permite a qualquer pessoa movimentar esses recursos depositados no banco por meio de cheque (moeda escritural mais utilizada atualmente).

50

CEDERJ

receber depsitos vista, no existindo ento a possibilidade de criao de moeda. Essas instituies financeiras trabalham basicamente com ativos no monetrios, como
DEBNTURES,

aes, letras de cmbio, cer-

tificados de depsitos bancrios etc. e so representadas pelas sociedades corretoras, bancos de investimento, sociedades financeiras, sociedades de arrendamento mercantil etc.

So ttulos emitidos pelas sociedades annimas no mercado de capitais. As organizaes emitem esses ttulos a fim de captar recursos.

Figura 3.3: Cheque (moeda escritural mais utilizada.

Criar moeda

A capacidade de criar moeda surge do fato de os bancos comerciais e mltiplos trabalharem em um sistema de reservas fracionrias, mantendo em caixa apenas uma parte dos depsitos que recebem.

Figura 3.4: Bancos. CEDERJ 51

AULA

rias, ao contrrio das monetrias, no esto legalmente autorizadas a

DEBNTURES

crdito. Assaf Neto (2006, p. 45) expe que as instituies no banc-

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

A histria da moeda A histria da moeda est intimamente ligada histria das trocas comerciais. Muito cedo, surgiu a necessidade de um instrumento que servisse como intermedirio nas trocas. Antes da moeda, todos procuravam esses instrumentos de trocas. Os animais tinham lugar de destaque, sendo que o boi era o parmetro. Assim, a mulher correspondia a 40 cabeas de gado e o homem, a cem. O sal e as conchas foram tambm instrumentos muito usados at que o ouro e a prata ganharam preferncia rapidamente. Lista de moedas primitivas e seus lugares de utilizao Algodo e acar Amendoim Amndoa Animais Arroz Bacalhau Botas e seda Bzios Cacau Dentes de animais Espetos Esteiras Mogno Peixes Peles Prolas Sal Tartarugas Telas e tecidos Barbados Nigria Sudo Todo o mundo antigo ndia, China, Japo Islndia China frica, sia, Europa Mxico Oceania Grcia Antiga Ilhas Carolinas Honduras Alasca Sibria, Amrica frica Etipia Marianas Europa, frica, China

Fonte: www..com/historia/historia-da-moeda.htm

O Sistema Financeiro Nacional estruturado em dois grupos ou subsistemas: normativo e intermediao financeira. O subsistema normativo constitudo pelas autoridades monetrias e instituies especiais. responsvel pelo perfeito funcionamento do mercado financeiro e de suas instituies. O subsistema de intermediao financeira, tambm definido por operativo, formado pelas instituies que atuam em transaes de intermediao financeira.

52

CEDERJ

1.1. O sistema financeiro formado por um conjunto de instituies que visam pro- 1 porcionar um ambiente harmnico para a manuteno de transferncia de fundos entre os agentes econmicos. Como voc caracteriza, dentro deste cenrio, agentes econmicos superavitrios e deficitrios? _____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 1.2. Por que razo as instituies financeiras so caracterizadas em bancrias e no bancrias? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 1.3. Marque a alternativa que indica quais so as instituies autorizadas a captar depsitos vista: (a) Bancos comerciais, bancos mltiplos com carteiras comerciais, cooperativas de crdito e caixas econmicas. (b) As instituies da alternativa (a) mais as associaes de poupana e emprstimo. (c) As instituies das alternativas (a) e (b) mais os bancos de investimento. (d) Nenhuma das alternativas anteriores.

Respostas Comentadas
1.1. Os agentes econmicos superavitrios so aqueles com recursos excedentes e os deficitrios so aqueles que necessitam de recursos. O processo de crescimento e desenvolvimento de uma economia necessita da participao de recursos financeiros, que so identificados por meio da poupana disponvel em poder dos agentes econmicos e direcionados para os segmentos produtivos deficitrios de capitais por meio de intermedirios. 1.2. As instituies financeiras so caracterizadas como bancrias e no bancrias pela sua capacidade de criao ou no de moeda escritural. As instituies financeiras que criam moeda escritural so conhecidas como bancrias ou monetrias. Permitem a criao de moeda por meio do recebimento de depsitos vista e operam com ativos financeiros monetrios que representam os meios de pagamento da economia. As instituies no bancrias, ao contrrio, no esto legalmente autorizadas a receber depsitos vista, no existindo ento a possibilidade de criao de moeda. 1.3. Opo (a). No Brasil, as instituies autorizadas a captar depsitos vista so os bancos comerciais, mltiplos com carteira comercial, Caixa Econmica e cooperativas de crdito.

CEDERJ

53

AULA

Atividade 1

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

SUBSISTEMA NORMATIVO
A diviso normativa formada por instituies que estabelecem diretrizes de atuao das instituies financeiras operativas e controle do mercado. Exerce funo de extrema importncia para todo o sistema financeiro. Os rgos normativos so estruturados de modo a promover o desenvolvimento equilibrado do pas e atender ao objetivo da coletividade. Apresentam caractersticas comuns relativas ao controle hierrquico, estabilidade no cargo de direo, competncia para regulamentao e fiscalizao. O subsistema normativo constitudo pelo Conselho Monetrio Nacional, Banco Central do Brasil, Comisso de Valores Imobilirios, Superintendncia de Seguros Privados e Secretaria de Previdncia Complementar. Tambm participam do subsistema normativo as instituies especiais: Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) e Caixa Econmica Federal.

CONSELHO MONETRIO NACIONAL (CMN)


O Conselho Monetrio Nacional a entidade superior do sistema financeiro. Tem funes normativas no lhe cabendo funes executivas. o responsvel pela fixao das diretrizes da poltica monetria, de crdito e cambial. Pelo envolvimento destas polticas no cenrio econmico nacional, o Conselho Monetrio Nacional acaba se transformando em um conselho de poltica econmica. constitudo pelo ministro da Fazenda, que atua como presidente do rgo, pelo ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e pelo presidente do Banco Central. O CMN repassa as funes executivas para o Banco Central do Brasil, para a Comisso de Valores Imobilirios, para a Superintendncia de Seguros Privados e para a Secretaria de Previdncia Complementar.

54

CEDERJ

?
e Belm.

Principais atribuies do CMN autorizar a emisso de moeda; fixar diretrizes e normas da poltica cambial; disciplinar o crdito; determinar taxas de compulsrio; regulamentar operaes de redesconto; estabelecer normas para as transaes com ttulos pblicos; regular a constituio, o funcionamento e a fiscalizao de todas as instituies financeiras que operam no pas.

BANCO CENTRAL DO BRASIL (BC OU BACEN)


O Bacen, alm de ser responsvel pela poltica monetria do pas, a entidade criada para atuar como rgo executivo central do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Tem a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as disposies que regulam o funcionamento do sistema e as normas expedidas pelo Conselho Monetrio Nacional. O Bacen est sediado em Braslia e tem representaes regionais em So Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte

Atribuies do Bacen emitir moeda nas condies e limites autorizados pelo Conselho Monetrio Nacional; receber recolhimentos compulsrios; realizar operaes de redesconto e emprstimos a instituies financeiras com problemas de liquidez; regular a execuo dos servios de compensao; emitir ttulos do BC; exercer controle do crdito; exercer fiscalizao sobre as instituies financeiras; autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinmica operacional de todas as instituies financeiras; controlar o fluxo de capital estrangeiro.

CEDERJ

55

AULA

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

Figura 3.5: Controle do fluxo de capital estrangeiro e emisso de moeda.

Logo, podemos concluir que o Bacen pode ser considerado: banco dos bancos; gestor do Sistema Financeiro Nacional; executor da Poltica Monetria; banco emissor; banqueiro do governo.

O Sistema Monetrio no Brasil Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a moeda era o pau-brasil que os ndios trocavam por espelhos, miangas e outras mercadorias. No incio da colonizao, as moedas portuguesas foram introduzidas no pas. Com a vinda de D. Joo VI, em 1808, nasceu o primeiro Banco do Brasil com o objetivo de facilitar acordos comerciais com a Europa. S no 2 Imprio, surgiu o 1 sistema monetrio prprio, com o real, mais conhecido por mil-ris. Esta foi a moeda oficial at 1942.
Fonte: www.freitas.nom.br/artigos.asp?cod=165

COMMERCIAL
PAPERS

um ttulo nominal de curto prazo de colocao e responsabilidade de pessoa jurdica, emitido com desconto a favor do investidor pela rede de distribuio do mercado de capitais ou diretamente pela sociedade annima emitente.

COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS (CVM)


um rgo normativo do Sistema Financeiro Nacional voltado, especificamente, para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado de valores mobilirios. representado por aes, debntures,
COMMERCIAL PAPERS

e outros ttulos emitidos pelas sociedades annimas

e autorizados pelo Conselho Monetrio Nacional.

56

CEDERJ

fortalecer o mercado de aes.

Figura 3.6: Aes e ttulos de dvida.

Objetivos fundamentais da CVM estimular a aplicao de poupana no mercado acionrio; assegurar o funcionamento eficiente e regular das bolsas de valores e instituies auxiliares que operem neste mercado; proteger os titulares de valores mobilirios contra emisses irregulares e outros tipos de atos ilegais que manipulem preos de valores mobilirios nos mercados primrios e secundrios de aes; fiscalizar a emisso, o registro, a distribuio e a negociao de ttulos emitidos pelas sociedades annimas de capital aberto.

SUPERINTENDNCIA DE SEGUROS PRIVADOS (SUSEP)


rgo normativo do sistema financeiro especificamente voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado de seguros privados, previdncia privada aberta e capitalizao. uma entidade autrquica responsvel pela execuo da poltica definida pelo Conselho Nacional de Seguros Privados e pelo cumprimento das normas estabelecidas pelas seguradoras e corretores.

CEDERJ

57

AULA

descentralizada, mas vinculada ao governo. Tem como objetivo central

A CVM uma entidade de apoio, autrquica, autnoma e

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

Figura 3.7: Seguro de automveis.

Atribuies da SUSEP fiscalizar a constituio, organizao, funcionamento e operao das Sociedades Seguradoras, de Capitalizao e de Previdncia Privada Aberta; atuar na proteo da captao de poupana popular que se efetua por meio das operaes de seguros, previdncia privada aberta e de capitalizao; zelar pelos interesses dos consumidores desse mercado; promover o melhoramento das instituies e dos instrumentos operacionais a eles vinculados; promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdio, assegurando seu crescimento e o funcionamento das instituies que neles operam; zelar pela liquidez e solvncia das sociedades que compem o mercado; disciplinar e acompanhar os investimentos das entidades; cumprir e fazer cumprir as decises do Conselho Nacional de Seguros Privados.

?
58 CEDERJ

o rgo normativo do sistema financeiro responsvel pelo controle e fiscalizao dos planos e benefcios do mercado de previdncia complementar (aposentadoria), como os fundos de penso. As
PREVIDNCIA INSTITUIES FECHADA DE

PRIVADA

INSTITUIES
DE PREVIDNCIA PRIVADA FECHADA

so consideradas complementares do sistema oficial da previdncia e assistncia social, enquadram suas atividades no segmento de competncia do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social e no podem ter fins lucrativos.

So sociedades civis ou fundaes que visam complementao de aposentadoria ou penses de funcionrios de uma organizao.

Figura 3.8: Pensando na aposentadoria.

Atribuies da SPC processar os pedidos de autorizao para formao, funcionamento, fuso, incorporao, grupamento, transferncia de controle e reforma dos estatutos das entidades fechadas; determinar instrues e expedir circulares para implementao das normas estabelecidas; fiscalizar a execuo das normas contbeis, aturias e estatsticas fixadas pelo Conselho de Previdncia Complementar (CPC), como tambm da poltica de investimentos determinadas pelo Conselho Monetrio Nacional; fiscalizar as atividades das entidades fechadas e aplicar as penalidades cabveis; proceder liquidao das entidades fechadas que tiverem a permisso de funcionamento cassada ou das que deixarem de ter condies para funcionar; prover os servios da Secretaria do Conselho de Previdncia Complementar.
CEDERJ 59

AULA

SECRETARIA DE PREVIDNCIA COMPLEMENTAR (SPC)

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

BANCO DO BRASIL (BB)


O Banco do Brasil uma sociedade annima de capital misto e opera como agente financeiro do Governo Federal. o principal executor da poltica oficial de crdito rural.

?
60 CEDERJ

Principais atribuies do BB administrar a cmara de compensao de cheques e outros papis; realizar os pagamentos necessrios execuo do Oramento Geral da Unio; agenciar os pagamentos e recebimentos fora do pas; operacionalizar os fundos de investimento setorial como pesca e reflorestamento; captar depsitos de poupana direcionados ao crdito; executar a poltica de preos mnimos dos produtos agropastoris; executar o servio da dvida pblica consolidada; receber, a crdito do Tesouro Nacional, as importncias provenientes da arrecadao de tributos ou rendas federais.

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL (BNDES)


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social representa a instituio financeira de fomento do Brasil. uma empresa pblica que est vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. a entidade responsvel pela poltica de investimentos de longo prazo do Governo Federal.

Figura 3.9: Desenvolvimento industrial.

Objetivos bsicos do BNDES fomentar o desenvolvimento econmico e social do pas; fortalecer o setor de empresas nacionais; diminuir os desequilbrios regionais, desenvolvendo novos plos de produo; gerar o desenvolvimento integrado das atividades agrcolas, industriais e de servios; promover o crescimento das exportaes.

CAIXA ECONMICA FEDERAL (CEF)


A Caixa Econmica Federal uma instituio financeira pblica que atua de forma autnoma e apresenta objetivo social. responsvel pela operacionalizao das polticas do Governo Federal para moradia popular e saneamento bsico. Concede emprstimos e financiamentos a programas nas reas de educao, sade, assistncia social, esporte, habitao etc. Pode atuar nas reas de atividades voltadas a bancos comerciais, sociedade de crdito imobilirio, de saneamento e infraestrutura urbana.

CEDERJ

61

AULA

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

Principais atividades da CEF captar recursos em cadernetas de poupana e em depsitos judiciais e aplicar, substancialmente, em emprstimos vinculados habitao (os recursos obtidos junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio so normalmente direcionados a reas de saneamento bsico e de infra-estrutura urbana); exercer a gesto de loterias, de fundos e de programas, entre os quais destacam-se o Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS, o Fundo de Compensao de Variaes Salariais FCVS, o Programa de Integrao Social PIS, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social FAS e o Fundo de Desenvolvimento Social FDS.

A Caixa A Caixa foi criada em 12 de janeiro de 1861 pelo imperador Pedro II com a finalidade de conceder emprstimos e incentivar a poupana. O objetivo era torn-la o cofre seguro das classes menos favorecidas, nas palavras do Visconde de Rio Branco. Seu nome de batismo foi Caixa Econmica Federal e Monte de Socorro. Em 145 anos, a Caixa desenvolveu-se, diversificou a sua misso, agregou valores e reorientou o foco dos seus negcios. A incorporao de novos papis intensificou-se na segunda metade do sculo XX, para contornar dificuldades surgidas em reas de atuao diversas daquelas familiares Caixa.
Fonte: http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/caixa/balanco_social/Balanco_Social_ 2005.pdf

62

CEDERJ

2 Marque as alternativas corretas: 2.1. So instituies do subsistema normativo do Sistema Financeiro Nacional: (a) O Conselho Monetrio Nacional. (b) A Secretaria de Previdncia Complementar e a Superintendncia de Seguros Privados. (c) A Comisso de Valores Mobilirios e o Banco Central do Brasil. (d) Todas as alternativas anteriores. (e) Nenhuma das alternativas anteriores.

2.2. Entre as seguintes atribuies, qual confiada Comisso de Valores Mobilirios? (a) Autorizar a emisso de moeda. (b) Proteger os titulares de valores mobilirios contra emisses irregulares. (c) Regular a execuo dos servios de compensao. (d) Todas as alternativas anteriores. (e) Nenhuma das alternativas anteriores. 2.3. So funes tpicas do Banco Central: (a) Disciplinar o crdito e autorizar a emisso de moeda. (b) Regular a execuo dos servios de compensao e proteger os titulares de valores mobilirios contra emisses irregulares. (c) Autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinmica operacional de todas as instituies financeiras e exercer o controle do crdito. (d) Todas as alternativas anteriores. (e) Nenhuma das alternativas anteriores. 2.4. Qual das seguintes expresses considerada atribuio da Superintendncia de Seguros Privados e da Secretaria de Previdncia Complementar, respectivamente? (a) Atuar na proteo da captao de poupana que se efetua por meio das operaes de seguros e fiscalizar a execuo de normas contbeis, aturia e estatstica fixadas pelo CPC. (b) Fiscalizar a execuo de normas contbeis, aturia e estatstica fixadas pelo CPC e proteger os titulares de valores mobilirios contra emisses irregulares. (c) Atuar na proteo da captao de poupana que se efetua por meio das operaes de seguros e autorizar o funcionamento, estabelecendo a dinmica operacional de todas as instituies financeiras. (d) Todas as alternativas anteriores. (e) Nenhuma das alternativas anteriores. 2.5. O Sistema Financeiro Nacional apresenta instituies que so caracterizadas como especiais e fazem parte do subsistema normativo. So elas: (a) Bancos mltiplos, bancos comerciais e sociedades de crdito, financiamento e investimento. (b) Bancos de desenvolvimento, sociedades seguradoras e de arrendamento mercantil. (c) Caixas econmicas, bancos mltiplos sem carteira comercial e clubes de investimentos. (d) Todas as alternativas anteriores. (e) Nenhuma das alternativas anteriores.

CEDERJ

63

AULA

Atividade 2

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

Respostas Comentadas
2.1. Se voc indicou a opo d, voc acertou! Se voc errou a opo, faa a releitura da aula. 2.2. Se voc escolheu a opo b, acertou! Se no, precisa revisar os contedos. 2.3. A opo correta a c. Caso no tenha acertado, leia novamente o material. 2.4. Se voc optou pelo item a, acertou! Se a escolha foi outra, dever fazer a releitura do contedo. 2.5. A opo certa a e. Caso tenha indicado outro item, j sabe o que fazer!

SUBSISTEMA OPERATIVO OU INTERMEDIAO FINANCEIRA


A diviso operativa constituda pelos intermedirios financeiros e outras entidades que, de alguma forma, contribuem com o funcionamento do sistema financeiro. A seguir so apresentadas as divises conforme dispe o Banco Central do Brasil. Instituies Financeiras Captadoras de Depsitos Vista: Bancos Mltiplos com Carteira Comercial possuem carteira comercial, de investimento, de crdito imobilirio, de desenvolvimento e leasing e tm como rgo fiscalizador o Bacen. Bancos Comerciais representam a base do sistema monetrio, financiam a curto e mdio prazos pessoas fsicas e jurdicas e tm como rgo fiscalizador o Bacen. Caixas Econmicas administram o FGTS, fazem parte do sistema brasileiro de poupana e emprstimo e do sistema financeiro de habitao e tm como rgo fiscalizador o Bacen.

64

CEDERJ

Figura 3.10: Poupana.

Cooperativas de Crdito entidades sem fins lucrativos que concedem crdito aos seus membros e tm como rgo

fiscalizador o Bacen.

Caixas Econmicas

Atualmente, est funcionando apenas a Caixa Econmica Federal (CEF) uma vez que a Caixa Econmica do Estado de So Paulo se transformou em banco mltiplo em 6 de maro de 1990, com a denominao Nossa Caixa-Nosso Banco S.A.

Demais instituies financeiras: Bancos Mltiplos sem Carteira Comercial possuem carteira de investimento, de crdito imobilirio, de desenvolvimento e leasing e tm como rgo fiscalizador o Bacen. Bancos de Investimento intermedeiam recursos de mdio e longo prazos para financiamento de capital de giro ou fixo das empresas e tm como rgo fiscalizador o Bacen e a CVM. Bancos de Desenvolvimento visam promover o desenvolvimento econmico e social da regio que atuam e tm como rgo fiscalizador o Bacen. Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento financiam bens de consumo durveis por meio de crdito direto ao consumidor, so fiscalizadas pelo Bacen.

CEDERJ

65

AULA

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

Sociedades de Crdito Imobilirio operam financiamento imobilirio e tm como rgo fiscalizador o Bacen. Companhias Hipotecrias instituies que destinam financiamento para a produo, reforma ou comercializao de imveis. So fiscalizadas pelo Bacen. Associaes de Poupana e Emprstimo destinam-se a construo ou aquisio da casa prpria e no tm fins lucrativos e so fiscalizadas pelo Bacen. Agncias de Fomento concedem financiamento de capital de giro e fixo associados a projetos e tm como rgo fiscalizador o Bacen. Sociedades de Crdito ao Microempreendedor tm como objetivo prover financiamento a indivduos que no tm acesso ao sistema bancrio e so fiscalizadas pelo Bacen. Outros intermedirios ou auxiliares financeiros:

Figura 3.11: Bolsa de valores.

Bolsas de Mercadorias e de Futuros mercado organizado para proporcionar facilidades na realizao de compra e venda de COMMODITIES
Mercadorias. Designa produtos primrios como caf, minrios, petrleo etc.
COMMODITIES

e operaes com liquidao futura e tm como

rgo fiscalizador o Bacen e a CVM. Bolsas de Valores instituies onde so negociadas aes e outros ttulos de organizaes de capital aberto, so constitudas pelas corretoras de valores e tm como rgo fiscalizador a CVM.

66

CEDERJ

fiscalizadas pelo Bacen e pela CVM. Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios tm por objetivo principal comprar, vender e distribuir ttulos e valores mobilirios. So diferentes das sociedades corretoras por no terem acesso s bolsas de valores. So tambm fiscalizadas pelo Bacen e pela CVM. Sociedades de Arrendamento Mercantil tm como finalidade conceder L E A S I N G e tm como rgo fiscalizador o Bacen. Sociedades Corretoras de Cmbio transacionam intermediaes de cmbio, fiscalizadas pelo Bacen. Representaes de Instituies Financeiras Estrangeiras representam instituies financeiras no pas e tm como rgo fiscalizador o Bacen. Agentes Autnomos de Investimento pessoa jurdica ou fsica. Fazem a distribuio e a mediao de ttulos e valores mobilirios e so fiscalizados pelo Bacen e pela CVM. LEASING
Arrendamento mercantil.

Figura 3.12: Commodities (caf, minrio e petrleo).

Entidades Ligadas aos Sistemas de Previdncia e Seguros: Entidades Fechadas de Previdncia Privada administram planos de previdncia complementar para uma empresa, no possuem fins lucrativos e so fiscalizadas pela SPC.

CEDERJ

67

AULA

lizam a intermediao financeira nas bolsas de valores e so

Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios rea-

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

Entidades Abertas de Previdncia Privada destinadas a complementar aposentadoria de qualquer indivduo, tm como rgo fiscalizador a SUSEP; Sociedades Seguradoras concedem seguros para as pessoas jurdicas e fsicas e tm como rgo fiscalizador a SUSEP. Sociedades de Capitalizao oferecem compra programada de ttulos que geram renda e proporcionam sorteios e so fiscalizadas pela SUSEP. Sociedades Administradoras de Seguro-Sade negociam com o pblico geral. So fiscalizadas pela SUSEP. Administrao de Recursos de Terceiros: Fundos Mtuos representados por um conjunto de pessoas jurdicas ou fsicas que tm por fim investir recursos, tm como rgo fiscalizador a CVM. Clubes de Investimentos formado por um conjunto de pessoas que apresentam objetivos comuns de investimentos, fiscalizados pela CVM. Carteiras de Investidores Estrangeiros carteira formada por investidores que no so residentes no pas, fiscalizadas pelo Bacen e CVM. Administradoras de Consrcio tm como objetivo administrar consrcios e so fiscalizadas pelo Bacen. Sistemas de Liquidao e Custdia: Sistema Especial de Liquidao e de Custdia (SELIC) sistema utilizado por corretoras e bancos para o registro de operaes com ttulos pblicos. As instituies financeiras credenciadas so conectadas ao computador central do SELIC via uma rede de terminais. Est sob a responsabilidade do Bacen e ANDIMA MERCADO ABERTO
Mercado de compra e venda de ttulos pblicos.

Associao Nacional das Instituies do M E R C A D O A B E R T O . Central de Custdia e de Liquidao Financeira de Ttulos (CETIP) mercado de balco organizado para custdia, liquidao, e registro de ttulos privados e alguns ttulos estaduais e municipais. A CETIP normatizada pelo Bacen e administrada pela ANDIMA. Caixas de Liquidao e Custdia atendem s atividades voltadas para a compensao, custdia, liquidao e controle de risco para o mercado financeiro e so fiscalizadas pela CVM.

68

CEDERJ

Instituies Financeiras Captadoras de Depsito Vista

Bancos Comerciais Caixas Econmicas Cooperativas de Crdito Bancos Mltiplos sem Carteira Comercial

BCB
Banco Central do Brasil Demais Instituies Financeiras

p Bancos de Investimento
Bancos de Desenvolvimento Sociedades de Crdito, Financiamento e Investimento Sociedades de Crdito Imobilirio Companhias Hipotecrias Associaes de Poupana e Emprstimo Agncias de Fomento Sociedades de Crdito ao Microempreendedor

Comisso de Valores Mobilirios

p
CVM SUSEP

p Bolsas de Mercadorias e de Futuros p Bolsas de Valores p Sociedades Corretoras de Ttulos e


Valores Mobilirios Valores Mobilirios Outros intermedirios ou Auxiliares Financeiros

CMN Conselho Monetrio Nacional

p Sociedades Distribuidoras de Ttulos e


Sociedades de Arrendamento Mercantil Sociedades Corretoras de Cmbio Representaes de Instituies Financeiras Estrangeiras

Superintendncia de Seguros Privados

p Agentes Autnomos de Investimento


Entidades Fechadas de Previdncia Privada Entidades Ligadas aos Sistemas de Previdncia e Seguros Entidades Abertas de Previdncia Privada Sociedades Seguradoras Sociedades de Capitalizao Sociedades Administradoras de SeguroSade Administrao de Recursos de Terceiros

SPC
Secretaria de Previdncia Complementar

p Fundos Mtuos p Clubes de Investimentos p Carteiras de Investidores Estrangeiros


Administradoras de Consrcio Sistema Especial de Liquidao e de Custdia - SELIC Central de Custdia e de Liquidao Financeira de Ttulos - CETIP

Sistemas de Liquidao e Custdia

p
Fonte: Banco Central do Brasil

Caixas de Liquidao e Custdia

CEDERJ

69

AULA

rgos de Regulao e Fiscalizao

Bancos Mltiplos com Carteira Comercial

Quadro 3.1: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

Atividade 3
Extraia do Sistema Financeiro Nacional exemplos das seguintes instituies, indicando de forma resumida os seus papis: a. Instituies do subsistema normativo. b. Instituies do subsistema operativo. c. Instituies especiais.
3

Resposta Comentada
a. Instituies do subsistema normativo: CMN a entidade superior do sistema financeiro, tem funes normativas. CVM rgo voltado para o mercado de valores mobilirios. b. Instituies do subsistema operativo: Bancos Mltiplos com Carteira Comercial e Bancos Comerciais instituies financeiras que captam de depsitos vista, entre outras atribuies. Bancos de Investimento intermediar recursos de mdio e longo prazos para financiamento de capital de giro ou fixo das empresas. c. Instituies especiais: BB o principal executor da poltica oficial de crdito rural. BNDES instituio financeira pblica de fomento do pas.

CONCLUSO
A Estrutura do Sistema Financeiro de um pas apresenta uma correlao positiva com o seu crescimento e desenvolvimento. A maneira pela qual o Sistema Financeiro est estruturado caracteriza o grau de expectativa para o crescimento futuro. O processo de crescimento de uma economia depende da participao de recursos financeiros. O Sistema Financeiro Nacional apresenta uma estrutura que busca viabilizar um fluxo satisfatrio de recursos financeiros. As instituies realizam a transferncia de fundos entre os agentes econmicos superavitrios e deficitrios de capitais, caracterizando a funo social e econmica do sistema.

70

CEDERJ

Atividade Final
Classifique as instituies do quadro abaixo, quanto sua participao no Sistema Financeiro Nacional:
Normativo Principais Especiais Monetrias Intermediao No Monetrias Auxiliares
1 2 3

Instituies Secretaria de Previdncia Complementar Sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios Comisso de Valores Mobilirios Banco do Brasil Bolsas de valores Cooperativas de crdito Bancos comerciais Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social Bancos mltiplos com carteira comercial Conselho Monetrio Nacional Bancos mltiplos sem carteira comercial Banco Central do Brasil Bolsas de mercadorias e de futuros Bancos de investimento

CEDERJ

71

AULA

MDULO 2

Sistema Financeiro | Sistema Financeiro Nacional

Resposta Comentada
Voc vai encontrar instituies: Normativas Principais SPC, CVM, CMN e Bacen. Especiais BB e BNDES. Intermedirias Monetrias Cooperativas de crdito, bancos comerciais e bancos mltiplos com carteira comercial. No monetrias Bancos mltiplos sem carteira comercial e bancos de investimento. Auxiliares Sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios, bolsas de valores e bolsas de mercadorias e de futuros. Se voc acertou, parabns! Caso contrrio, voc precisa revisar os contedos.

RESUMO
O conceito de sistema financeiro pode ser o de um conjunto de instituies que se dedicam ao trabalho de promover condies satisfatrias para a manuteno do movimento de recursos entre poupadores e investidores. As instituies financeiras podem ser classificadas em dois tipos: intermedirios financeiros e instituies auxiliares. Alm das classificaes citadas, as instituies financeiras so caracterizadas sob a tica da capacidade de criar ou no moeda escritural. As instituies financeiras que criam moeda escritural so conhecidas como bancrias ou monetrias e permitem a criao de moeda por meio do recebimento de depsitos vista. As instituies no bancrias ou no monetrias so aquelas que no esto legalmente autorizadas a receber depsitos vista, no existindo ento a faculdade de criao de moeda. O Sistema Financeiro Nacional estruturado em dois grupos ou subsistemas: normativo e intermediao financeira. O subsistema normativo constitudo pelas autoridades monetrias e instituies especiais. responsvel pelo perfeito funcionamento do mercado financeiro e de suas instituies. O subsistema de intermediao financeira, tambm definido por operativo, formado pelas instituies que atuam em transaes de intermediao financeira.

72

CEDERJ

INFORMAO SOBRE A PRXIMA AULA


Na prxima aula, abordaremos mercados financeiros. At l!

CEDERJ

73

AULA

Voc poder encontrar mais informaes no site do Banco Central do Brasil: www.bcb.gov.br.

MDULO 2

Potrebbero piacerti anche