Sei sulla pagina 1di 8

Fernando Pessoa Ortnimo Caractersticas temticas

-Identidade perdida e incapacidade de definio -Conscincia do absurdo da existncia -Para ele a realidade no apenas aquilo que se v superficialmente -Tenso sinceridade / fingimento, conscincia /inconscincia -Oposio: sentir / pensar, pensamento / vontade, esperana /desiluso -Anti-sensacionismo: intelectualizao da emoo -Estados negativos: solido, cepticismo, tdio, angstia, cansao, nusea,desespero -Inquietao metafsica- N e o p l a t i s m o -Tentativa de superao da dor, do presente, etc., atravs da evocao dainfncia, idade de ouro, onde a felicidade ficou perdida e onde no existia odoloroso sentir -refgio no sonho, no ocultismo (correspondncia entre o visvel e o invisvel) - c r i a o d o s heternimos (S plural como o Universo!) -Intuio de um destino colectivo e pico para o seu Pas (Mensagem) - R e n o v a d o r d e m i t o s -a viso do mundo exterior fabricada em funo do sentimento interior Reflexo sobre o problema do tempo como vivncia e como factor defragmentao do eu -O presente o nico tempo por ele experimentado (em cada momento se diferente do que se foi)-Tem uma viso negativa e pessimista da existncia; o futuro aumentar a sua angstia porque o resultado de sucessivos presentes carregados de negatividade;

Caractersticas estilsticas
-simplicidade formal; rimas externas e internas; redondilha maior (gosto pelo popular) d uma ideia de simplicidade e espontaneidade -Grande sensibilidade musical: eufonia harmonia de sons aliteraes, encavalgamentos, transportes, rimas, ritmo verso geralmente curto (2 a 7 slabas) predomnio da quadra e da quintilha- A d j e c t i v a o expressiva- E c o n o m i a d e m e i o s :

Linguagem sbria e nobre equilbrio clssico- P o n t u a o e m o t i v a -Uso frequente de frases nominais -Associaes inesperadas [por vezes desvios sintcticos enlage- C o m p a r a e s , metforas originais, oxmoros- U s o d e s m b o l o s -Reaproveitamento de smbolos tradicionais (gua, rio, mar...)

Temticas
O sonho, a interseco entre o sonho e a realidade (exemplo: Chuva oblqua E os navios passam por dentro dos troncos das rvores); A angustia existencial e a nostalgia da infncia (exemplo: Pobre velha msica Recordo outro ouvir-te./No sei se te ouvi/Nessa minha infncia/Que melembra em ti. ; Distncia entre o idealizado e o realizado e a consequente frustrao (Tudo o que fao ou medito); A mscara e o fingimento como elaborao mental dos conceitos queexprimem as emoes ou o que quer comunicar (Autopsicografia, verso O poeta um fingidor); A intelectualizao das emoes e dos sentimentos para a elaborao da arte(exemplo: No sei quantas almas tenho O que julguei que senti) ; O ocultismo e o hermetismo (exemplo: Eros e Psique) O sebastianismo (a que chamou o seu nacionalismo mstico e a que deu formana obra Mensagem; Traduo dos sentimentos nas linguagem do leitor, pois o que se sente incomunicvel.

Sinceridade/fingimento
- Intelectualizao do sentimento para exprimir a arte -> poeta fingidor despersonalizao do poeta fingidor que fala e que se identifica com a prpria criao potica - uso da ironia para pr tudo em causa, inclusive a prpria sinceridade - Crtica de sinceridade ou teoria do fingimento est bem patente na unio decontrrios - Mentira: linguagem ideal da alma, pois usamos as palavras para traduzir emoes e pensamentos (incomunicvel)

Conscincia/inconscincia

- Aumento da autoconscincia humana (despersonalizao)- tentativa de resposta a vrias inquietaes que perturbam o poeta

Sentir/pensar
- concilia o pensar e o sentir - nega o que as suas percepes lhe transmitemrecusa o mundo sensvel, privilegiando o mundo intelegvel- Fragmentao do eu interseccionismo entre o material e o sonho; arealidade e a idealidade; realidades psquicas e fisicas; interiores e exteriores;sonhos e paisagens reais; espiritual e material; tempos e espaos;horizontalidade e verticalidade.

O tempo e a degradao: o regresso infncia


- desencanto e angstia acompanham o sentido da brevidade da vida e da passagem dos dias- busca mltiplas emoes e abraa sonhos impossiveis, mas acaba semalegria nem aspiraes, inquieto, s e ansioso. - o passado pesa como a realidade de nada e o futuro como a possibilidadede tudo. O tempo para ele um factor de desagregao na medida em que tudo breve e efmero. - procura superar a angstia existencial atravs da evocao da infncia e desaudade desse tempo feliz.

O tdio, o cansao de viver


O poeta constata que no ningum, ele nada o sonho de ir mais alm desaparece.Diz que no sabe nada, no sabe sentir, no sabe pensar, no sabe querer, ele umlivro que ficou por escrever. Ele o tdio de si prprio: est cansado da sua vida, est cansado de si.

Poemas
-Meu corao 1 prtico partido- fragmentao do eu -Hora Absurda - fragmentao do eu - interseccionismo-Chuva Oblquafragmentao do eu: o sujeito potico revela-se duplo, na busca de sensaes que lhe permitem antever a felicidade ansiada, mas inacessvel. - interseccionismo impressionista: recria vivncias que se interseccionam com outrasque, por sua vez, do origem a novas combinaes de realidade/idealidade. -Autopsicografia- dialctica entre o eu do escritor e o eu potico, personalidadefictcia e criadora.

- criao de 1 personalidade livre nos seus sentidos e emoes <> sinceridadede sentimentos - o poeta codifica o poema q o receptor descodifica sua maneira, semnecessidade de encontrar a pessoa real do escritor - o acto potico apenas comunica 1 dor fingida, pois a dor real continua nosujeito que tenta 1 representao. - os leitores tendem a considerar uma dor que no sua, mas que apreendemde acordo com a sua experincia de dor. - A dor surge em 3 nveis: a dor real, a dor fingida e a dor lida A arte nasce da realidade A poesia consiste no fingimento dessa realidade: a dor fingida ou intelectualizada A intelectualizao expressa de forma to artstica que parece mais autntica que a realidade Relao do leitor com a obra de arte: No sente a dor real (inicial): essa pertence ao poeta No sente a dor imaginria: essa pertence ao criador (poeta) No sente a dor que ele (leitor) tem. Sente o que o objecto artstico lhe desperta: uma quarta dor, a dor lida A obra autnoma, quer em relao ao leitor, quer em relao ao autor (vale por si) H uma intelectualizao da emoo: recebido um estmulo (emoo) dado pelocorao que intelectualizado pela razo; o que surge nacriao so as emoes intelectualizadas. Ou seja, o pensar domina o sentir a poesia um acto intelectual. - Ela canta pobre ceifeira a ceifeira representa os sensacionistas e o seu cantoseduz o poeta, que mesmo assim no consegue deixar de pensar; o poeta quer o impossvel: ser inconsciente mas saber que o , sentir sem deixar de pensar o seu ideal de felicidade; acaba por verificar que s os sensacionistas sofelizes, pois limitam-se a sentir, e tem ento um desejo de aniquilamento;musicalidade produzida pelas aliteraes, transporte, metfora e quadra. - No sei se sonho, se realidade exprime um tenso entre o apelo do sonho(caracterizado pela tranquilidade, sossego, serenidade e afastamento) e o pesoda realidade; a realidade fica sempre aqum do sonho e mesmo no sonho omal permanece frustrao; conclui que a felicidade, a cura da dor de viver,de pensar, no se encontra no exterior mas no interior de cada um. - No sei quantas almas tenho o poeta confessa a sua desfragmentao em mltiplos eus, revelando a sua dor de pensar, pque esta diviso provm do facto deele intelectualizar as emoes; a sucessiva mudana leva-o a ser estranho de

si mesmo(no reconhece aqueilo que escreveu); metfora da vida como um livro: l a sua prpria histria (despersonalizao, distancia-se para se ver) cabea da Europa R o s t o d a E u r o p a q u e a g u a r d a expectante o que vir O projecto da Mensagem o de superar o carcter obsessivo e nacional d OsLusadas no imaginrio mtico-potico nacional. Os Lusadas conquistaram o ttulod e e v a n g e l h o n a c i o n a l e foram elevados categoria de smbolo nacional. A mensagem logo no seu ttulo aponta para um novo evangelho, num sentido mstico,ideia de misso e de vocao universal. O prprio ttulo indicia uma revelao, umainiciao.Pessoa previa para breve o aparecimento do Supra-Cames que anunciar oSupra Portugal de amanh, a busca de uma ndia Nova, o tal porto sempre por achar.A Mensagem entrelaa-se, atravs de um complexo processo intertextual, com Os Lusadas, que por sua vez so j um reflexo intertextual da Eneida e da Odisseia.Estabelece-se portanto um dilogo que perpassa mltiplos tempos histricos. Pessoatransformase num arquitecto que edifica uma obra nova, com moderbnidade, mastambm com a herana da memria. Em Cames memria e esperana esto no mesmo plano. Em Pessoa, o objecto da esperana transferiu-se para o sonho, da a diferente concepo de herosmo. Pessoa identifica-se com os heris da Mensagem ou neles se desdobra num processo lrico-dramtico. O amor da ptria converte-se numa atitude metafsica,definivel pela decepo do real, por uma loucura consciente. Revivendo a f noQ u i n t o I m p r i o , P e s s o a r e i n v e n t o u u m r a z o d e s e r , u m d e s t i n o p a r a f u g i r a u m quotidianoabsurdo.O assunto da Mensagem a essncia de Portugal e a sua misso por cumprir.Portugal reduzido a um pensamento que descarna e espectraliza as personagens dahistria nacional.A Mensagem o sonho de um imprio sem fronteiras nem ocaso. A viagem real metamorfoseada na busca do porto sempre por achar. A Mensagem comparada com Os Lusadas u m p a s s o e m f r e n t e . E n q u a n t o Cames, em Os Lusadas, conseguiu fazer a sntrese entre o mundo pago e o mundo cristo, Pessoa na Mensagem conseguiu ir mais longe estabelecendo uma harmoniatotal, perfeita, entre o mundo pago, o mundo cristo e o mundo esotrico.

Heternimos Comparao entre Alberto Caeiro e Ricardo Reis:

A nvel de contedo estes doisheternimos aproxima-se principalmente pelo modo como tentam encarar a vida: tanto Caeiro como Reis, alm de considerarem que a felicidade s se alcana atravsde uma vida serena e em comunho com a natureza (aurea mediocritas), defendem avivncia plena do presente, sem preocupao nem com o passado nem com o futuro(carpe diem, desfrutar de cada momento). N o e n t a n t o , p o d e v e r i f i c a r - s e q u e s o g r a n d e s a s d i f e r e n a s e n t r e e l e s . Enquanto que Reis caracterizado pela intelectualizao das emoes e pelo medo p e r a n t e a m o r t e , C a e i r o e x a c t a m e n t e o p o e t a d a s s e n s a e s , c o n s i d e r a n d o o pensamento como uma entrave observao da natureza, e o poeta que no se preocupa com a passagem do tempo. Outra grande diferena que Caeiro acredita(num s) Deus enquanto elemento da natureza (tudo divino), ao passo que RicardoReis cr em vrios deuses pois identifica-se com a civilizao grega.A nvel formal estes dois heternimos so o oposto: de um lado temos Caeirocom a sua linguagem simples e familiar, a sua despreocupao a nvel fnico, a suai r r e g u l a r i d a d e estrfica, mtrica e rtmica e as suas frases e s s e n c i a l m e n t e coordenadas; e, de outro, temos RR com toda a sua complexidade estrofes e mtricaregulares, predomnio da subordinao e linguagem erudita, cheia de simbolismosclssicos.16

Comparao entre Alberto Caeiro e lvaro de Campos: No de estranhar queestes dois poetas no tenham muito em comum, uma vez que um o poeta natural e pacfico, e o outro o poeta da modernidade, da tcnica e caracterizado por um

certaviolncia e agressividade. No entanto, apesar destes contrastes, tm alguns pontos emcomum, considerando a 2fase de A. Campos: ambos so poeta solitrios, rejeitam asubjectividade da lrica tradicional, tentando ser objectivos na observao do real, eneles predominam as sensaes visuais. As maiores divergncias, a nvel temtico,verificam-se na concepo do tempo (para Caeiro s existe o presente, para Campos o presente a concentrao de todos os tempos), no objecto da sua poesia (Caeiro e x u l t a a s qualidades da natureza e Campos, na 2fase, exulta as d a c i v i l i z a o moderna), e na atitude perante a vida (enquanto Caeiro feliz, Campos na 3fase um homem sem identidade e cansado de viver, pois a vida nunca lhe trouxe nada de bom).A n v e l formal, apesar de ambos se caracterizarem pela i r r e g u l a r i d a d e estrfica, mtrica e rtmica, verifica-se que, enquanto Caeiro utiliza uma linguagemsimples e com poucos artifcios, Campos distingue-se pelo recurso a um grande nmero de figuras de estilo (que tornam a compreenso da mensagem mais difcil), e por uma exuberncia que choca evidentemente com a simplicidade e serenidade dosversos do mestre Caeiro. Comparao entre lvaro de Campos e Ricardo Reis: lvaro de Campos foi um poeta que, pelo seu estilo eufrico e, mais tarde, disfrico, se afastou dos outros heternimos, j que estes procuravam a serenidade, que Campos tambm procurava,de uma forma mais tranquila. Assim, so poucas as semelhanas entre RR e Campos:tanto Canpos (na 3fase) como Reis se angustiam perante a efemeridade da vida,consideram a infncia como momento de maior felicidade e aceitam o seu destino(conformismo). No entanto, neste ltimo ponto, os motivos para essa aceitao sodiferentes: enquanto que Reis o aceita pois considera que essa a melhor forma de ser feliz, Campos f-lo numa atitude de resignao perante a vida, no deixando de sesentir infeliz por aquilo que ela lhe reservou. Aquilo que mais os distancia a suarelao com a realidade campos vive em eterno conflito com a humanidade e reisd-lhe conselhos (atravs da 1pessoa do plural no imperativo) e a solido quecaracteriza campos na 3fase.A nvel formal tanto um como outro apresentam versos brancos, embora Reisseja regular a nvel estrfico e mtrico. Pode verificar-se que lvaro de campos, na2fase, utiliza a ode como forma de expresso, tal como Ricardo Reis. Nestes dosheternimos pode encontrar-se grande riqueza a nvel estilsitco, nomeadamente noque respeita `assonncia e aliterao, e uma utilizao frequente do modo imperativo. No entanto, enquanto que RR submete a expresso ao contedo, Campos valoriza mais a

expressividade dos seus poemas, sendo que esta acaba por se sobrepr ao seucontedo ou acabar por resumir o ltimo. Caractersticas comuns aos trs: encontram-se, nos heternimos, dois factores comuns a todos eles. Primeiro, a descoberta de um equilbrio entre o sentir e o pensar:Caeiro encontra-se atravs da natureza; reis encontra-se atravs do equilbrio entre ador e o prazer; e campos no se encontra. Em segundo lugar, verifica-se que todosassociam infncia o momento em que foram verdadeiramente felizes porqueingnuos e inocentes. No entanto, enquanto que reis e Caeiro acreditam poder voltar aser felizes como foram em criana, campos considera essa felicidade perdida, pois s feliz se for inconsciente, o que s aconteceu na sua infncia, na pr-conscincia.

Potrebbero piacerti anche