Sei sulla pagina 1di 3

SURPREENDIDOS PELA TEMPESTADE

Mc 4:35-41 Mat 8:23-27 Lc 8:22-25

INTRODUO: As tempestades no anulam a bondade de Deus. S conseguimos enxergar a beleza e a majestade dos montes, quando estamos no vale. S enxergamos o perfeito brilho das estrelas quando a noite est escura. das profundezas das nossas angustias que nos erguemos para as nossas maiores conquistas. O texto bblico que fora lido, nos da conta que Jesus passa todo o dia ensinando a beira-mar, sobre o reino de Deus. Ao final da tarde, Ele deu ordem aos discpulos para entrarem no barco, e passarem para a outra margem, para a regio de Gadara, onde havia um homem possudo por demnios. E quando atravessaram o mar, Jesus efetivamente cansado de suas muitas atividades, dormia sobre uma almofada na popa do barco, momento em que todos foram surpreendidos com uma terrvel e furiosa tempestade, que provocou medo, angustia e desespero aos discpulos do Senhor.

I. COMO SO AS TEMPESTADES

A. As tempestades so inesperadas. um furaco, um terremoto, um maremoto, um acidente, uma enfermidade, uma crise no casamento, uma crise ou dificuldade de ordem emocional, espiritual, ministerial, financeira etc. As tempestades no avisam quando vo chegar, no mandam telegrama ou e-mail. Elas chegam em nossas vidas sem mandar recado e sem pedir licena. As tempestades quase sempre nos apanham de surpresas e nos deixam profundamente abalados. Como seguidores de Cristo, devemos estar preparados para as tempestades da vida, pois elas certamente viro. As aflies e as tempestades da vida fazem parte da jornada do Cristo. Os discpulos amavam a Jesus, e tinham passado o dia fazendo a obra, porm no final daquele dia foram surpreendidos com aquela tempestade.

B. As tempestades so perigosas Mateus diz que o barco era varrido pelas ondas Mat 8:24;

Marcos diz que se levantou grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de tal forma que o mesmo j estava a encher-se de gua Mc 4:37; Lucas diz que sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles perigo de soobrar Lc 8:23; As tempestades da vida so ameaadoras. So perigosas. So verdadeiros terremotos em nossa vida.

C. As tempestades s vezes so inadiministrveis Elas so maiores do que nossas foras. Os discpulos se esforaram para contornar o problema. Para sarem ilesos da tempestade, porm tudo foi debalde, eles tiveram que pedir socorro a Jesus. H problemas que nos deixam com uma profunda sensao de impotncia, no temos foras para resistir ou super-los I Cro 20:12

D. As tempestades so surpreendentes Elas podem transformar cenrios domsticos em lugares ameaadores. O mar da Galileia era um lugar muito conhecido daqueles discpulos. Agora eles esto em apuros.

E. As tempestades so pedaggicas So escolas de Deus para nos ensinar as maiores lies de vida. Aprendemos mais nas tempestades do que nos tempo de bonana. As lutas, aflies e adversidades ajudam a moldar o nosso carter. A nos tornarmos humildes e sempre dependentes do Senhor.

II. OS CONFLITOS NAS TEMPESTADES

A. Como conciliar a obedincia a Cristo com a tempestade Mc 4:35; As tempestades no prova determinante para afirmar que uma pessoa est em desobedincia ao Senhor

B. Como conciliar a tempestade com a presena de Jesus Mc 4:35-36 O fato de Jesus estar conosco no nos poupa de certas tempestades. Jesus estava na festa de casamento em Cana e l faltou vinho. O cu no aqui.

C. Como conciliar a tempestade com o sono de Jesus Talvez o maior drama dos discpulos no foi a tempestade, mas o fato de Jesus est dormindo durante a tempestade. Os discpulos entraram no barco para atravessarem o mar, em obedincia a Jesus, eles estavam no centro da vontade do Senhor e mesmo assim tiveram que enfrentar a tempestade. Os ventos contrrios.

III. GRANDES PERGUNTAS FEITAS NA TEMPESTADE

A. Mestre, no te importas que pereamos Mc 4:38 Esta pergunta surgiu por ocasio de uma grande crise, desespero e sofrimento. Os discpulos estavam com muito medo de morrerem naquela tempestade. Em momentos de crises e dificuldades somos tentados a duvidar da bondade e da proteo de Deus.

B. Quem este que at o vento e o mar lhe obedeam Mc 4:41 As tempestades servem para conhecer melhor ao Senhor. Ele o mestre supremo. Ele o criador e sustentador de todas as coisas, inclusive da natureza. O vento ouve a sua voz, o mar se acalma quando ele fala.

IV. VERDADES OU LIES EXTRADA DA PARBOLA DA TEMPESTADE

A. A vida do ser humano (cristo) comparada a um barco em alto-mar; B. O mar (mundo) cheio de grandes tempestades e aflies. O mundo jaz do maligno; C. Satans sempre procura afundar o barco da nossa vida I Pe 5:8 Tirar a nossa alegria, a comunho com Deus, a nossa paz, a nossa felicidade. Nos destruir por completo; D. Com o Senhor em nossa vida (barco), temos completa segurana e certeza de vitria Mat 28:19-20

Gurupi, TO 27 de Outubro de 2008 Pr. Joo da Cruz Gomes Feitosa

Potrebbero piacerti anche