Sei sulla pagina 1di 5

BIOTICA E TICA CIVIL

Os vrios valores existentes na nossa civilizao no s expresso de riquezas das teorias de valores, e sim como de conflito que esta constitudo pelo contraste, atualmente o conflito esta entre uma tica que prioriza a qualidade de vida e uma tica de sacralizao da vida enquanto dom de Deus. Isso conseqncia do tipo de sociedade e culturas atuais, da relao entre natureza e artifcio. Os que defende a sacralizao da vida aponta que o artifcio s deve intervir em parte e no ao ponto de interferir na vida e na morte, ou seja, o artifcio s deve interferir em parte para o bem da vida. J em relao aos defensores dada tica da qualidade de vida anula a natureza e o artifcio, e estende a equivalncia de natureza e artifcioa vida humana entedida enquanto tal, desta forma o homem se torna responsvel pelos efeitos naturais tentando assim explica-los aos desejos humanos , e assim sujeita toda a vida humana tica do homem. Esta anulao descrita acima pode ser entendida de duas formas de acordo com Mori: crtica e construtiva. A funo critica pode ocorre caso haja necessidade de tirar a importncia da natureza , ainda que podendo prevalecer como um modelo a se copiar, em outras palavras, a interveno artificial interfere, integra, corrige e substituir os processos naturais indesejados pelos processos artificiais que corresponde mais aos desejos humanos. J a funo construtiva pode ser usado para destronar a natureza como modelo, na iniciativa dela ser melhorada, ou seja, os processos evolutivos e biolgico que ento era vitima da casualidade passa a ser dirigido de forma intencional. Essas duas concepes da margem a uma problemtica em relao a medicina , ser que deve ser utilizada de forma curativa ou se deve otimizar a construo do indivduos futuros , determinando assim a qualidade gentica e biolgica. A ultima possibilidade expe um grave problema tico, a construo gentica e biolgica passa a ser um projeto, a ser um conjunto de possibilidade e de recurso

a serem ativado na tentativa de melhoramento, podendo criar uma espcie de homem muito diferente do atual biologicamente e psicologicamente. O futuro da biotica estar ligado a encontrar critrios ticos adequados para integrar e compor tais possibilidades at ento discutidas acima, cujo o antagonismo torna-se perigoso podendo bloquear a reflexo. Desta forma o principio tico da dignidade e da integridade pode ser decisivo para superar tais polaridades e ajuda no discernimentos ticos , respeitando as instancias positiva. Para Illich a noo de vida surge como um novo fetiche superando o conceito de pessoa que influenciado pelo humanismo ocidental, esta uma construo recente aparecendo pela primeira vez por volta 1801, na obra de Lamarck. Atualmente essa noo elaborada pela biologia a partir de pesquisas cientificas. No sculo XIX aparece o individualismo possessivo no qual a interpretao de viver tido como sobrevivncia, at mesmo tido como competio para vida. Esta marcado em vrias obras das mais importante destaca Darwin. . . PROBLEMA DE JUSTIA BIOSOCIAL A Justia Biossocial esta na competncia e responsabilidade tica vai alem do mbito poltico social, mas tambm ligada ao mbito biolgico. O autor faz vrios questionamentos de como se deve proceder diante de fatores ligados ao melhoramento gentico porem ele utiliza Mori que das vrias proprosta de justias biosocial depende de aspectos de sociedades futuras, do bem esta das geraes e do prprio futuro da humanidade. Mas ao pensarmos na tentativa de igualdade, a justia biosocial iria contra a justia que temos hoje , ser e esta estaria criando uma desigualdade artificial.

O autor ao cita o Blade Runner, no qual ele faz uma menso a cena onde o cientista estrangulado pela sua prpria criao, mostrando o quanto doloroso saber que a nossa natureza fruto da escolha de um outro. O autor tambm expe um direito que assegura o respeito, a liberdade humana, e que tem que ser defendida da prepotncia do homem, que se considera Deus. Caso contrario o mundo seria previsvel e privado do acaso, sem sentimento induzido apenas pelo desejo. O homem que se permite influenciar pela biotecnologia esta fadado a se emancipa da tradio e se priva do direito de escolha, no mas homem se torna um produto.

IV MORAL MINIMUM E MORAL MAXIMUM As consideraes sobre a tica civil inseriram na tica o problema de relao entre moral minimum ou moral maximum. O mnimo moral comum em relao aos projetos morais na sociedade esta constitudo na biotica a partir de dois princpios de no maleficncia e de justia. Para estes no se esgotam a vida moral. Acima disso h uma tica dos mximos que esta composta por autonomia beneficio. A tica mnima tem que se apresenta como absoluta. A tica mxima se apresenta na busca da felicidade e tem conscincia na sua relatividade, e esta condicionada culturalmente e psicologicamente em relao aos princpios do minimum moral. Vidal entende por tica civil o mnimo moral de uma sociedade laica e pluralista A tica civil a convergncia moral das diversas opes moral da sociedade , ou seja, esta associado a aceitao moral da sociedade. A tica civil constitui a moral comum e preciso base-la na racionalidade humana. Entretanto no suficiente desde o momento que a prpria racionalidade a originar o pluralismo moral. Neste

sentido se faz necessrio que a racionalidade tica seja patrimnio histrico social comum da coletividade. A tica civil o mnimo moral aceito por uma sociedade pluralista e refere-se a unidade e a universalidade dos homens enquanto seres racionais, sendo constituda enquanto carter. A tica civil enquanto mnimo no pode ser totalizante e nem depender de decises opcionais. Tem quer ser fundamentada na racionalidade humana e no consenso social, se manifestando no interior de qualquer projeto tico que se atenha as regras do pluralismo democrtico. A carncia da tica civil pode se verificar a partir: da ausncia de uma educao oral e carter laico; na falta de uma sensibilidade moral em relao a realidade publica; na carncia de uma tica profissional e responsvel; nas pragas morais que infectam a administrao pblica (ex:. Corrupo). A moral mnima uma moral reduzida, nada mais importante do que a verdade e a justia em seu significado mnimo. Fornece um ponto de vista critico e contribui para constituir uma sociedade limitada confortante e solidria. Esta de fato d um conjunto de critrio que quase uma lista de regras que probem: assasinatos, tortura,enganos, opresso e tirania. Entre Europeus e americanos isso impresso na linguagem dos direitos, que a linguagem do nosso maximalismo moral. Partido de uma tica simptica no qual o homem se v a partir da experincia do outro. Scarpelli faz emerge os princpios da biotica: a simpatia gera respeito e tolerncia a autonomia como capacidade de estabelecer regras a si prprio. (Ex:. Um mdico que se coloca no lugar do paciente Os contedos da tica civil depende do conceito de homem vigente em cada poca a tica na verdade a antropologia que se transforma em fonte de significado a vida humana, que se traduz em valores ticos.

V POR UMA BIOTICA MAIS JUSTA Se a cultura que se sujeita a biotica e a tica esta ligada a escolhas, o homem deve olhar para o seu interior para buscar as respostas aos problemas da civilizao contempornea e tambm da biotica. O homem procura justificar hoje a suas escolha a partir de uma racionalidade e que no fique s no universal e que estaja envolvido pela igualdade entre as pessoas. Os sentimento de preconceito, estranheza e de desigualdade so produtos da tirania do modelo de razo objetiva e impessoal que expulsou para alem da realidade o sentido comum, e deixou inapto o saber pessoal, tornando-o no racional. O homem atual precisa ligar a racionalidade a razoabilidade, pois este mesmo pressupondo a pessoa racional acaba se distinguindo. Enquanto que o homem racional toma razo e reduz a pessoa ao sujeito lgico, cria um vazio em torno de si, negando tudo que no se enquadre na lucidez, o que difere da atividade racional. Enquanto que o homem ligado a razoabilidade de acordo com Jean Guitto, aquele que se submete a razo, a experincia, o conhecimento na realidade vivida, e em particular no busca um sistema para se justificar, quando ante de encontrar a medida da verdade proporcionada a condio humana A razoabilidade aracionalidade humana que estuda uma finalidade, no sentido de torna a razo a servio de todo homem. De uma biotica legitima se adverte a exigncia.

Potrebbero piacerti anche