Sei sulla pagina 1di 4

CAPSULITE ADESIVA - Ombro Congelado

Introduo A Capsulite Adesiva tambm chamada de Ombro Congelado. uma condio dolorosa associada a uma perda severa de movimento no ombro. Pode estar associada a uma leso ou pode ocorrer gradualmente sem causa aparente. Este guia vai ajudar voc a entender

o o o

O que provoca o ombro congelado Como feito o diagnstico Como tratar Anatomia A capsula articular da articulao do ombro (glenoumeral) funciona como uma bolsa que contm o lquido articular, responsvel pela nutrio da cartilagem e pela lubrificao desta articulao. A cpsula articular tem uma quantidade considervel de folga, apresentando um tecido mais frouxo que permite o ombro realizar todos os movimentos e ajuda a estabilizar esta articulao. No ombro congelado existe uma inflamao da cpsula articular que se "enruga, diminui de tamanho e fica mais rgida. Isto limita seriamente a capacidade do ombro se movimentar, e faz com que o ombro "congele" causando muita dor.

Causas Por que meu ombro congela ?

A causa do ombro congelado um grande mistrio. Uma teoria a de que ela pode ser causada por uma reao auto-imune. Em uma reao autoimune o sistema de defesa do organismo, que normalmente protege das infeces, por engano comea a atacar os tecidos normais do prprio corpo. Isso provoca uma intensa reao inflamatria no tecido que est sob ataque.

Ningum sabe por que isso ocorre to de repente. Ombro congelado pode comear depois de uma leso no ombro, fratura ou cirurgia. Ele tambm pode iniciar aps perodo de imobilizao, mesmo em ombros normais. Isso pode acontecer aps uma fratura no punho, quando o brao mantido em tipia por vrias semanas. Por alguma razo, imobilizao de uma articulao aps uma leso parece desencadear a resposta auto-imune em algumas pessoas.

Ombro congelado tambm tem sido associado ps-cirurgias no relacionadas com o ombro, e at mesmo aps um ataque cardaco. Outros problemas do ombro como bursite, leses do manguito rotator ou sndrome do impacto podem acabar causando um ombro congelado.

Sintomas Quais so os sintomas do ombro congelado? Os sintomas do ombro congelado so principalmente dor no ombro e uma reduo muito grande dos movimentos na articulao. O ombro tambm pode ser muito doloroso noite. A rigidez no ombro pode tornar difcila execuo de atividades regulares como se vestir, pentear o cabelo, atingir o bolso de trs da cala ou abotoar o soutien.

Diagnstico Como feito o diagnstico? O diagnstico de ombro congelado geralmente feito com base na sua histria clnica e exame fsico. Uma diferenciao com a leso do manguito rotador deve ser feita pelo seu mdico.O diagnstico clnico!!! No h necessidade de nenhum mtodo de imagem para realizar o

diagnstico. Entretando, algumas vezes lanamos mo de mtodos complementares como Rx, Ultrassonografia e Ressonncia magntica para afastar outras causas de dor no ombro e identificar se h leses associadas.

Tratamento O tratamento da Capsulite Adesiva (Ombro principalmente conservador, sem necessidade de cirurgia. Congelado)

Tratamento do ombro congelado pode ser frustrante e lento. A maioria dos pacientes melhora muito, mas o processo pode levar meses. O objetivo do tratamento inicial diminuir a inflamao e aumentar a amplitude de movimento do ombro. O seu mdico provavelmente ir recomendar inicialmente medicamentos antiinflamatrios para aliviar os sintomas. Fisioterapia a chave do tratamento para recuperar o movimento e a funo de seu ombro. Os tratamentos so direcionados no sentido de conseguir relaxar os msculos e diminuir a inflamao. Os terapeutas usam o calor e exerccios para alongar a cpsula articular e tecidos musculares do ombro. Voc tambm receber como parte de um programa de reabilitao exerccios e alongamentos para fazer em casa. Voc pode precisar de tratamento por trs a quatro meses antes da melhora do movimento e da funo do ombro. Em alguns casos podemos lanar mo de bloqueios anestsicos do nervo supra-escapular, que podem ser realizados de forma seriada (semanalmente) para ajudar a reduzir a dor e permitir uma fisioterapia adequada.

Cirurgia Manipulao sob anestesia Se o progresso na reabilitao lento, o mdico pode recomendar a manipulao sob anestesia. Voc ser levado ao centro cirrgico e sob anestesia geral, ser realizada uma manipulao para soltar estes tecidos encurtados. Este um procedimento que no envolve cortes mas como todos procedimento no isento de riscos e deve ser sempre indicado aps um tratamento adequado e ser realizado por um cirurgio experiente. Liberao Artroscpica Quando se torna claro que a fisioterapia e a manipulao sob anestesia no melhoram o movimento do ombro, liberao artroscpica pode ser necessria. O cirurgio utiliza um artroscpio para ver o interior do ombro. Durante o procedimento, o cirurgio corta o tecido cicatricial e algumas partes da cpsula articular para ajudar a "soltar" este ombro.

Reabilitao

Reabilitao no-cirrgica O principal objetivo da fisioterapia obter movimento completo no ombro. Se a sua dor muito forte no incio, o terapeuta pode iniciar com terapias para ajudar o controle da dor. Tratamentos para aliviar a dor incluem gelo, calor, ultra-som e estimulao eltrica. Quando o seu ombro estiver pronto, a terapia ir focalizar na recuperao do movimento do seu ombro. Aps a cirurgia O objetivo do tratamento fisioterpico aps a liberao cirrgica do ombro o mesmo acima, manter o alongamento e diminuir a inflamao.

RESUMO A Capsulite Adesiva uma doena que gera dor e restrio da mobilidade do ombro. Suas causas so desconhecidas e o diagnstico clnico. O tratamento fundado na fisioterapia de longo prazo.

Potrebbero piacerti anche