Sei sulla pagina 1di 4

O SUS na viso da populao

Os inmeros problemas existentes no nosso sistema pblico de sade. Hospitais precrios, falta de profissionais em alguns lugares, baixa qualificao e remunerao dos trabalhadores da sade, filas absurdas, demora no atendimento e na marcao de especialidades, imensas reas sem cobertura, e por a vai. No obstante, nem tudo um absoluto inferno, e h locais em que a assistncia prestada de forma exemplar, moderna e bem gerenciada, embora no sejam esses casos os que vo parar na mdia. Por exemplo, pouco se fala que temos um dos maiores programas de imunizao pblica do mundo, e no preciso me alongar demais aqui sobre os bvios benefcios da vacinao em massa de crianas e quantas vidas so salvas com esse tipo de medida preventiva to simples.

Ma s objetivo especfico deste texto apresentar, de forma resumida, os resultados do mais recente estudo do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) sobre o assunto, chamado Sistema de Indicadores de Percepo Social (SIPS). importante salientar que o SIPS no tem como foco a anlise abrangente e profunda da efetividade do acesso aos servios no SUS, e se este ou no oportuno ou resolutivo; tampouco pretendeu avaliar diretamente a qualidade dos servios. Em suma, o estudo no deriva de uma avaliao tcnica do Ipea, mas sim da percepo dos entrevistados em relao ao SUS.

Segundo informaes do Ipea, os dados foram coletados no perodo de 3 a 19 de novembro de 2010, por meio de questionrio aplicado a uma amostra 2.773 pessoas residentes em domiclios particulares permanentes em todas as unidades da federao. Foi considerada a distribuio dos domiclios em cotas para Brasil e regies, e as variveis de controle validadas posteriormente foram: sexo, faixa etria, faixas de renda e escolaridade.

De acordo com a pesquisa, 28,9% dos entrevistados avaliaram os servios pblicos de sade prestados pelo SUS como sendo muito bons ou bons. Proporo semelhante dos entrevistados (28,5%) opinou que esses servios so ruins ou muito ruins, enquanto 42,6% os consideraram regulares. Todavia, o dado que considero mais interessante nessa pesquisa foi a diferena de avaliao entre usurios e no usurios do SUS. Entre as pessoas que utilizaram algum servio pblico de sade nos 12 meses anteriores pesquisa, 30,4% o avaliaram como muito bons ou bons. Por outro lado, no grupo que no utilizou a rede do SUS, essa avaliao (muito bom ou bom) cai para 19,2%. Essa diferena entre os dois grupos cai no caso da avaliao como muito ruim ou ruim. Daqueles que utilizaram o SUS, 27,6% qualificaram-no negativamente, enquanto no outro grupo esse nmero chega a 34,3%.

A avaliao regular no foi muito discrepante entre os dois grupos, sendo 42% para os usurios do SUS e 46,5% para o outro grupo.

Quando a pesquisa detalhada para a avaliao do tipo de servio utilizado, temos que o melhor resultado (80,7% de muito bom/bom) vai para o atendimento das Equipes de Sade da Famlia, o que uma vitria, uma vez que esta estratgia de reorganizao da ateno sade o eixo prioritrio da assistncia nos principais modelos de sistemas de sade universais, pois pretende levar parcela da populao que depende do SUS os conceitos e as prticas de promoo da sade e preveno de doenas, comprovadamente mais econmicos e eficientes do que a ateno puramente curativa e reparadora. Logo depois vm a distribuio de medicamentos, com 69,6% de avaliaes positivas, e as especialidades mdicas, com 60,6% de muito bom/bom. Os entrevistados tambm foram perguntados sobre quais seriam, na viso deles, os principais problemas do SUS. Os mais citados foram a falta de

mdicos (58,1%), a demora para atendimento nos postos/centros de sade ou nos hospitais (35,4%) e a demora para conseguir uma consulta com especialistas (33,8%). Nesses casos, no houve diferena significativa entre as respostas do grupo que utilizou o SUS e do outro grupo. Tambm sem muitas diferenas entre os dois grupos, os principais pontos positivos do SUS apontados pelos entrevistados foram o acesso gratuito aos servios de sade prestados pelo sistema (52,7%), o atendimento universal (48,0%) e a distribuio gratuita de medicamentos (32,8%). O que me chamou a ateno nessa pesquisa foi a discrepncia entre os resultados e o que vemos constantemente na TV, nos jornais e nas revistas. bvio que h problemas, muitos deles extremamente srios, e geralmente o que a mdia nos apresenta no nenhum exagero, muito pelo contrrio, ver pessoas amontoadas nos corredores de hospitais nem se compara experincia de realmente passar por isso. Todavia, infelizmente, as boas iniciativas e os bons exemplos quase nunca so divulgados, a no ser por publicidade governamental (nos trs nveis de governos, e muitas vezes com certa maquiagem).

Em minhas andanas pelo interior de Minas Gerais como auditor do SUS, j pude visitar unidades de sade nas quais eu no teria coragem nem de ir ao banheiro ou de lavar a mo em uma pia, e locais que no deixam absolutamente nada a desejar a qualquer clnica ou hospital particular de ponta. J pude ouvir usurios reclamando, com razo, da baixa qualidade do atendimento, e em outros lugares ter acesso a todo tipo de elogio. Presenciar a precariedade das condies de trabalho para os profissionais de sade, e por outro lado ver que possvel garantir timas condies com iniciativas simples e boa vontade poltica. O SUS est em construo a pouco mais de 20 anos, muito j se avanou desde a Constituio Federal de 1988 e a Lei n 8.080 de 1990, que so os primeiros alicerces desse sistema, porm ainda resta um enorme caminho pela frente, para que tenhamos um sistema pblico universal de sade comparvel

em qualidade aos sistemas do Canad, da Frana ou da Inglaterra, por exemplo. O desafio colossal, se considerarmos o ltimo dado do IBGE, 26,3% da populao brasileira possui planos de sade, e que uma parcela nfima da populao recorre unicamente ao atendimento particular, podemos estimar que por volta de 140 milhes de brasileiros dependem exclusivamente do SUS. Some-se a isso o sub-financiamento do setor (seja por desvios de verbas, nada incomuns, seja por escassez de recursos exclusivos), temos um vislumbre da tarefa herclea de garantir o atendimento pleno dos princpios do sistema.

E jamais esqueamos que somos todos, em certa escala, dependentes desse sistema pblico de sade.

Afinal, s para ficar em um exemplo bem simples, qualquer pessoa que sofrer um acidente de carro (seja na cidade, seja na estrada) ir parar primeiramente em algum grande hospital pblico de pronto-socorro; possveis transferncias para hospitais particulares s so realizadas depois, mediante pedido do paciente ou da famlia (que nem sempre esto disponveis para tal solicitao em uma situao de urgncia/emergncia).

E na defesa deste que considerado um dos maiores sistemas pblicos universais de sade, deveriam ter lugar no s as crticas, mas tambm os elogios.

Potrebbero piacerti anche