Sei sulla pagina 1di 6

Do outro lado do mundo, brasileira autorizada a educar os filhos em casa

Thais Saito, de 31 anos, tem quatro filhos e aderiu ao 'unschooling'. Governo da Nova Zelndia autorizou me a tirar os mais velhos da escola.
Vanessa FajardoDo G1, em So Paulo Comente agora

Thais Saito mora na Nova Zelndia com os quatro filhos; Coral no colo, Joo (cabelo comprido), Melissa (de vermelho) e Jos (cabelo raspado) (Foto: Arquivo pessoal)

Trinta e um anos, quatro filhos e a misso de garantir que as crianas aprendam sem ir escola. Thais Saito brasileira e mora em Auckland, na Nova Zelndia, h dois anos e meio. H pouco mais de uma semana, ela e o marido Angelo Damio, de 31 anos, tambm brasileiro, receberam sim do governo neozelands ao pedido de tirar os filhos Melissa e Joo, de 9 e 8 anos, da escola. Para ter a licena, o casal teve de apresentar um projeto bem detalhado de como fariam para ensinar as crianas em casa. Eles listaram quais atividades seriam trabalhadas para desenvolver competncias em literatura, cincia e tecnologia, sade e bem-estar, artes e msica, histria e

geografia, e alfabetizao em matemtica. Cada rea foi discriminada com uma srie de aes, como desenhar mapas em geografia, por exemplo, cozinhar e observar a alterao das matrias em cincias, e fazer origami e montar quebra-cabea para ajudar na alfabetizao em matemtica. Os brasileiros vo seguir a mesma burocracia em julho, quando Jos completar 6 anos e atingir a idade obrigatria, segundo a legislao da Nova Zelndia, para frequentar a escola. De quebra, a caula Coral, de 1 ano, vai acompanhar os irmos e aprender as lies da famlia. Para educar as crianas, Thais vai se basear no conceito unschooling (desescolarizao), cujo objetivo ensinar por meio da vivncia e no atravs de aulas tradicionais. As habilidades e conhecimentos sero desenvolvidos por meio de visitas a museus, parques, praias, observao da natureza, cozinhando, lendo, fazendo arte, entre outras atividades. Melissa e Joo frequentavam uma escola da rede particular da Nova Zelndia at o ms passado. Os irmos gostavam das aulas, mas Thais e o marido cogitaram a hiptese de mudar as regras da famlia por ideologia e tambm em funo de Jos, que est prestes a atingir a idade obrigatria para ir s aulas. Segundo a me, o terceiro filho no est pronto para encarar esta etapa da vida, e o casal pretende entrarcom o pedido de unschooling assim que ele completar 6 anos. Se for concedido, o garoto nem deve ser matriculado. Jos gosta muito de ficar em casa, de ficar perto da gente. Chegamos para as crianas e falamos: Vamos pedir para o concil (governo de Auckland) para o Z fazer o unschool. Vocs gostariam de tentar tambm?' Foi uma festa!

Thais Saito brasileira e tem quatro filhos: Coral (no colo), Melissa (bermuda vermelha), Joo (camiseta verde) e Jos (roupa branca, de costas) (Foto: Arquivo pessoal)

Thais diz que matriculou os dois filhos na escola depois dos 5 anos mais por necessidade do que por vontade. Eu sempre gostei das frias, onde eles estavam comigo. Eu descobri uma frase do John Holt [educador americano defensor do unschooling] que alguma coisa do tipo no importa quo boa as escolas so, o lar sempre o melhor lugar para aprender. Tomamos esta deciso por acreditar que a gente pode fazer melhor. Tem muita gente que diz que o filho pediu para ir para a escola, isso nunca aconteceu aqui em casa, afirma.

Na primeira vez que eu ouvi algum falar de unschool, eu assustei. Fiz mil perguntas, nunca imaginei que faria. Hoje, depois de pesquisar bastante e conversar com muita gente, descobri que no difcil. S precisa dedicao. E isso, bom, quase toda me tem. Qualquer me que quisesse conseguiria"
Thais Saito, 31 anos, quatro filhos

O unschooling ainda novidade na vida de Thais. que tem aproveitado cada momento com as crianas para ensinar e, principalmente, aprender. Para exemplificar, a brasileira conta que h pouco tempo estava na praia com os quatro filhos quando eles viram um bichinho azul na areia. Minhas crianas acharam que era uma bexiguinha que estava se mexendo por causa do vento. S que vimos muitas e de vrios tamanhos. Perguntamos para uma moa. Ela, tambm me de

crianas unschooled, foi para o carro e voltou correndo com uma enciclopdia. Descobrimos que era uma gua viva. Eles viram que elas vm com as ondas, a gua vai embora e elas no conseguem ir junto. Descobriram que elas se acumulam mais em alguns lugares, que elas ficam presas em algas, onde queimam e onde no queimam. Depois pesquisamos juntos na internet sobre elas. Nas quatro horas que ficamos na praia, eles aprenderam muito e ningum precisou falar nada. A gente aprendeu juntos. Eu tambm no sabia sobre a gua viva. Thais e Damio pensaram por trs meses na possibilidade de aderir ao unschool, levaram mais um ms para finalizar o pedido ao governo e trs semanas at receber a resposta. Ir para a escola no fazia sentido em muitas coisas, por exemplo, na socializao. Meus filhos tm muitos amigos na sala, mas no se relacionam com ningum que no seja do crculo. Eu no acredito que isso seja socializao. Entre as vantagens que ela v na tcnica o fato de que os filhos vo aprender em portugus hoje eles entendem o idioma, mas s falam em ingls, alm de poderem seguir o prprio ritmo e no ter de acompanhar uma sala de aula. Tambm vamos poder viajar e fazer as coisas juntos. A regra que as crianas recebam educao to boa quanto e na mesma frequncia que as escolas do governo. A gente vai fazer muito mais do que isso.

Thais com as crianas em Northland, na Nova Zelndia: todo passeio um aprendizado (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar de sentir a aprovao dos filhos, Thais encara a novidade como projeto-piloto. Se no prximo ano as crianas pedirem para voltar escola, os pais pretendem atender a vontade deles. Na primeira vez que eu ouvi algum falar de unschool, eu assustei. Fiz mil perguntas, nunca imaginei que faria. Hoje, depois de pesquisar bastante e conversar com muita gente, descobri que no difcil. S precisa dedicao. E isso, bom, quase toda me tem. Qualquer me que quisesse conseguiria. Eu no pretendo ensinar nada, s quero estimular a vontade deles de aprender, afirma. A brasileira diz que estava preparada para ser bombardeada de crticas quando tomou a deciso de tirar os filhos da escola, mas recebeu mais manifestaes de apoio do que de desaprovao. Incrvel como tem tanta gente insatisfeita com as escolas no mundo inteiro! Thais, no entanto, est acostumada a contrariar o sistema e tomar decises no-tradicionais: depois de encarar uma cesariana para dar luz a filha primognita, teve os trs filhos seguintes de parto natural, em casa.

Gutto Thomaz, de 19 anos, mgico (Foto: Arquivo pessoal)

'Unschooling' no Brasil No Brasil, o unschooling no legalizado nem proibido. Sabe-se que algumas famlias o praticam, mas, como no h regra, elas podem ser denunciadas Justia e tero de provar ao juiz que no h abandono intelectual. Caber ao juiz decidir que tais crianas podem ou no ser mantidas fora da escola. Em So Paulo, a educadora Ana Thomaz atendeu, h 5 anos, ao pedido do filho Gutto para deixar de ir escola. Na poca, ele tinha 14 anos, no gostava das aulas, dos grupos que se formavam, e se sentia desestimulado. A me, a princpio, negou a vontade do filho, mas depois topou o desafio de ajud-lo a descobrir suas paixes em casa. "Meu filho queria aprender algo de verdade. Fiz um projeto como educadora, tinha uma estratgia de vida, no separava o ensino da vida. Via o que ele estava precisando: amor por aprender. Ele era alfabetizado, mas nunca tinha lido um livro, achava que era uma coisa chata", diz Ana. O garoto passou a ter aulas de artes plsticas, msica, filosofia, futebol. Tudo em casa. Mas existia uma regra: ele no podia ficar se distraindo, por isso foram cortados televiso, videogame

e computador. "Ele topou e foi maravilhoso. Cinco meses depois, ele descobriu a mgica, comeou a estudar, hoje virou mgico profissional, faz shows, ganha dinheiro e viaja pelo mundo."

Meu filho queria aprender algo de verdade. Fiz um projeto como educadora, tinha uma estratgia de vida, no separava o ensino da vida. Via o que ele estava precisando: amor por aprender. Ele era alfabetizado, mas nunca tinha lido um livro, achava que era uma coisa chata"
Ana Thomaz, educadora e adepta dounschooling

Para Ana, dificilmente o filho se tornaria mgico se continuasse na escola. "No entraria no cio criativo, no estava desperto nele a vontade de fazer algo. Ele criou a realidade de que a vida era chata, pois tinha de ir para a escola aprender algo que no interessava. A mgica comeou a virar seu veculo para pensar, de uma maneira mais ampla, a neurocincia da mgica. O fato de, por exemplo, a pessoa no ver algo na frente dela que bvio." A educadora diz que, quando tomou a deciso de ensinar Gutto em casa, teve como maior crtica a dela mesma. "Pensava: ser que no estou arriscando demais? As pessoas falavam: que coragem!" A "briga" de Ana no com a escola, e sim com uma cultura. "Uma cultura de que mais importante consumir do que produzir, mais importante ter uma profisso do que ter uma vocao. A escola ferramenta dessa cultura e quero mudar esse paradigma." Ana define o unschooling como a prtica de aprender 24 horas por dia, no escolarizar o aprendizado, despertar a curiosidade da criana para que ela entre em contato com algo que lhe interessa de verdade. Deu certo com Gutto.

Potrebbero piacerti anche