Sei sulla pagina 1di 6

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP Ministrio da Educao MEC

Frmulas para a atribuio dos conceitos das instituies _ ENADE

Primeiramente, importante esclarecer qual a unidade de observao de interesse. Os conceitos Enade so calculados para cada um dos cursos avaliados dentro das reas contempladas na avaliao anual. Sendo assim, a unidade de observao o curso de uma dada IES que fica num determinado municpio.

A mdia
O primeiro passo para o clculo das notas do curso da IES a obteno da mdia dos alunos. Por exemplo, a mdia dos alunos concluintes de uma IES, de um determinado curso,
IES

C , :

IES

C=

IES

C1 + IES C 2 + ...+ IES C N = N

n =1

IES

Cn (1)

em que

IES

C n a nota do n-simo aluno e N o nmero total de alunos do respectivo

curso da IES que compareceram prova.

O desvio-padro
O desvio-padro uma medida de disperso e representa o quanto as notas dos alunos esto dispersas em relao mdia. Como o ENADE trabalha com amostra de alunos de cada uma das IES, ser apresentada aqui a expresso para o clculo do desvio-padro,
IES

DP , para uma amostra de alunos de um curso, de uma

determinada IES. A expresso a seguinte:

IES

DP =

(
N n =1

IES

C IES C1 + C

) (
2

IES

C IES C 2 N 1

) + ... + (
2

IES

C IES C N

IES

DP =

IES

IES

Cn

(2)

N 1

em que

IES

C n a nota do n-simo aluno;

IES

C a mdia das notas dos alunos da IES

do curso correspondente; e N o nmero total de alunos, daquela IES, que compareceram prova.

Clculo da nota do curso


A nota do curso tem como base um conceito bastante estabelecido da estatstica, chamado afastamento padronizado (AP). A nota final do curso depende de trs termos, descritos a seguir:

Primeiro Termo - referente ao desempenho dos alunos concluintes no componente especfico da rea.

O clculo desse termo realizado subtraindo-se da mdia das notas dos alunos concluintes de uma instituio a mdia das notas mdias dos concluintes de cada IES de todo o pas, para a rea considerada, e dividindo-se o resultado da subtrao pelo desvio-padro das notas mdias dos concluintes por IES, na rea considerada. A frmula a seguinte

IES IES

AP =
C CE
IES

C C DP c

(3)

em que

C o afastamento padronizado dos concluintes de um determinado APCE

curso de uma instituio de ensino superior (IES) em conhecimentos especficos;


IES

C , a mdia dos concluintes do curso na IES, no componente especfico; e C , a

mdia das notas mdias dos concluintes de cada IES avaliada, no componente especfico, da rea considerada; e DP c , o desvio-padro das mdias dos concluintes por IES da rea considerada, no componente especfico 1 . Aps a padronizao, para que todas as instituies tenham nota variando de 0 a 5, ser feito o seguinte ajuste: soma-se ao afastamento padronizado de cada uma das instituies o valor absoluto do menor afastamento padronizado entre todas as instituies que oferecem o curso respectivo; em seguida, divide-se este resultado pela soma do maior afastamento padronizado com o mdulo do menor. As instituies que obtiveram valores de afastamento inferiores a -3,0 e superiores a 3,0 no foram

1 Ver as observaes que so colocadas ao final deste texto acerca dos clculos da mdia e desviopadro por rea da nota mdia de contedo especfico para concluintes.

utilizados como ponto inferior ou superior da frmula, pelo fato de essas instituies terem desempenhos muito discrepantes das demais (conhecidos como outliers). Finalmente, multiplica-se o resultado desse quociente por 5. O clculo acima descrito pode ser expresso pela frmula a seguir, que ser chamada de Nota Padronizada dos concluintes da IES, no componente especfico de uma determinada rea.
IES IES C N CE = 5 C C APCE + APCE inferior

C C APCE superior + APCE inferior

(4)

Esse clculo far com que a Nota Padronizada da IES, referente ao desempenho dos alunos concluintes no componente especfico, varie de 0 a 5. Os cursos com Afastamento Padronizado menor que -3,0 recebero Nota Padronizada igual a 0 (zero) e aqueles com Afastamento Padronizado maior que 3,0 recebero Nota Padronizada igual a 5 (cinco). Segundo Termo - referente ao desempenho dos alunos ingressantes no componente especfico da rea.

O clculo deste termo segue o mesmo padro do clculo efetuado para os alunos concluintes. O Afastamento Padronizado dos alunos ingressantes no componente especfico de uma determinada IES,
IES I , calculado subtraindo-se da mdia das APCE

notas dos alunos ingressantes de uma determinada instituio a mdia das notas mdias dos ingressantes de cada IES de todo o pas, para uma determinada rea, dividindo-se o resultado pelo desvio-padro das mdias dos ingressantes por IES, no componentes especfico, na correspondente rea 2 .
IES IES

AP =
I CE

II DP I

(5)

em que

IES

I a mdia dos ingressantes do curso na IES, no componente

especfico; I , mdia das notas mdias dos ingressantes de cada IES avaliada, no componente especfico, da rea considerada; e DP I , o desvio-padro das mdias dos ingressantes por IES, da mesma rea, no componente especfico.

Ver as observaes que so colocadas ao final deste texto acerca dos clculos da mdia e desviopadro por rea da nota mdia de contedo especfico para ingressantes.

A Nota Padronizada dos ingressantes de uma IES,

IES

I , no componente N CE

especfico, obtida de forma similar dos concluintes, sendo a frmula utilizada a seguinte:

IES IES I N CE

= 5

I I + APCE APCE inferior

I I APCE superior + APCE inferior

(6)

I inferior o valor absoluto do afastamento padronizado da instituio que em que APCE


I obteve o menor afastamento padronizado e APCE superior o maior afastamento

padronizado obtido pelas instituies. As instituies que obtiveram valores de afastamento inferiores a -3,0 e superiores a 3,0 no foram utilizados como ponto inferior ou superior da frmula, pelo fato de essas instituies terem desempenhos muito discrepantes das demais (conhecidos como outliers). Os cursos com Afastamento Padronizado menor que -3,0 recebero Nota Padronizada igual a 0 (zero) e aqueles com Afastamento Padronizado maior que 3,0 recebero Nota Padronizada igual a 5 (cinco). Terceiro Termo Termo referente ao desempenho dos alunos (ingressantes e concluintes) na formao geral.

O terceiro termo est associado formao geral dos alunos de cada rea. O Afastamento Padronizado definido pela frmula:
IES IES

APFG =
IES

FG FG DP FG

(7)

em que geral;
IES

APFG representa o afastamento padronizado da IES em formao

FG a mdia em formao geral do curso na IES, considerando todos os

alunos (isto , ingressantes e concluintes); FG , mdia das notas mdias de cada IES, da rea considerada; e DP FG , o desvio-padro das mdias em formao geral por IES, na correspondente rea 3 . A Nota Padronizada na formao geral,
IES C+I , calculada de forma similar N FG

s outras discutidas anteriormente. A frmula a seguinte:

Ver as observaes que so colocadas ao final deste texto acerca dos clculos da mdia e desviopadro por rea da nota mdia de formao geral.

IES IES C+I N FG = 5

C+I C+I APFG + APFG inferior

C+I C+I APFG superior + APFG inferior

(8)

Na frmula,

IES

C+I o afastamento padronizado da IES, em formao geral, para APFG

C+I inferior o mdulo todos os estudantes do curso: ingressantes e concluintes; APFG


C+I superior , o do afastamento padronizado da instituio de menor desempenho; e APFG

da IES com o maior afastamento. Como nos passos anteriores, as instituies com APs discrepantes (outliers) no foram utilizados como APinferior ou APsuperior, sendo que so considerados discrepantes os valores de afastamento inferiores a -3,0 e superiores a 3,0. Os cursos com Afastamento Padronizado menor que -3,0 recebero Nota Padronizada igual a 0 (zero) e aqueles com Afastamento Padronizado maior que 3,0 recebero Nota Padronizada igual a 5 (cinco).

Nota final
A nota final da IES em um determinado curso a mdia ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente especfico, da nota padronizada dos ingressantes no componente especfico e da nota padronizada em formao geral (concluintes e ingressantes), considerando-se, respectivamente, os pesos 60%, 15% e 25%. Assim, a parte referente ao componente especfico contribui com 75% da nota final, enquanto a referente formao geral contribui com 25%, em consonncia com o nmero de questes na prova, 30 e 10, respectivamente. A frmula est descrita a seguir.
IES C I C+I NF = (0,6 IES N CE ) + (0,15 IES N CE ) + (0,25 IES N FG )

(9)

Observaes
1. As mdias e os desvios-padro das notas de interesse para cada curso foram calculados considerando os pesos amostrais dos estudantes participantes. 2. Para os clculos das mdias e desvios-padro de cada uma das notas de interesse (isto , de componente especfico de concluintes, de componente especfico de ingressantes e de formao geral) para uma determinada rea que so os

elementos necessrios para a padronizao - no foram includos os cursos na IES que tiveram:

nota mdia (de contedo especfico e/ou de formao geral) igual a zero. Este o caso em que todos os alunos do curso da IES obtm nota zero nas provas. importante destacar que o clculo dos afastamentos padronizados de cada nota do curso na IES so independentes. Dessa forma, um curso com mdia zero em uma determinada nota, por exemplo, em formao geral

excludo do clculo da mdia FG e desvio-padro (DP FG ) no computo do afastamento padronizado

( )
)

IES

FG = 0 ,

IES

APFG , e no necessariamente excludo do

clculo da mdia e desvio-padro em conhecimento especfico, salvo o caso em que mdia desse curso na IES em conhecimento especfico tambm seja zero; e

apenas um participante ingressante e/ou apenas um participante concluinte fazendo as provas do Enade. Neste caso, no seria legalmente possvel divulgar a nota deste curso visto que, na verdade, estaramos divulgando a nota do aluno, algo no permitido. Sendo assim, optou-se por no incluir o curso nos clculos.

3. A nota da IES obtida a partir da equao (9) uma varivel contnua no intervalo entre 0 e 5, por construo. Para a obteno do conceito Enade, o seguinte procedimento foi realizado. Primeiramente, a nota da IES foi truncada com duas casas decimais e, ento, teve seu valor arredondado para uma casa decimal conforme procedimento padro. Por exemplo, caso aproximado para 1.0. Caso 0.9.
IES IES IES

NF =0.95 ou NF =0.93,
IES

IES

NF =0.96,

IES

NF foi

NF =0.94 ou

NF foi aproximado para

Potrebbero piacerti anche