Sei sulla pagina 1di 14

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

ISSN 1981-2841

25

CAPTAO DA GUA DA CHUVA NO LABORATRIO DE ENGENHARIA AMBIENTAL1 RAINWATER COLLECTION AT THE ENVIRONMENTAL ENGINEERING LABORATORY
Camila Ferreira Tamiosso2, Alan Lambert Jobim2, Anderson Veras Maciel e Pedro Daniel da Cunha Kemerich4 RESUMO
O crescimento populacional, em especial nos grandes centros urbanos, aliado falta de conscincia ambiental, tem se tornado o principal fator do aumento do consumo de gua. Disso, surge a necessidade de alternativas que visem sua preservao para as geraes futuras. Com base nesse problema, o objetivo, neste trabalho, foi determinar a quantidade e a qualidade de gua de chuva coletada de forma direta do telhado do Laboratrio de Engenharia Ambiental do Centro Universitrio Franciscano Santa Maria/RS. O mtodo utilizado baseou-se em clculos da sua rea de cobertura, nos dados de precipitao mensal na regio e na avaliao da qualidade da gua. Foram analisados os seguintes parmetros: cor aparente, slidos totais dissolvidos, turbidez, condutividade eltrica, pH, alcalinidade total, oxignio dissolvido, DBO e coliformes totais. Os resultados obtidos foram comparados aos padres de potabilidade, segundo a Portaria n. 518 (MINISTRIO DA SADE, 2004). As anlises mostraram que a gua coletada do telhado apresenta um acrscimo na concentrao de slidos totais dissolvidos, turbidez, cor e pH, devido concentrao de partculas. Dessa forma, para um eficaz aproveitamento da gua do telhado, no deve ser utilizada a decorrente da primeira meia hora de chuva, sendo tambm necessria a instalao de um filtro para remoo de slidos grosseiros. Palavras-chave: preservao, qualidade da gua, aproveitamento.
Trabalho Final de Graduao TFG. Acadmicos do Curso de Engenharia Ambiental UNIFRA. 3 Laboratorista do Curso de Engenharia Ambiental UNIFRA. 4 Orientador - UNIFRA.
1 2

26

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

ABSTRACT
The population increase, especially in large urban centers, along with the lack of environment concerns, has become the main factor on the increase of water consume. Consequently, the need for alternatives which are committed to its preservation for future generations has risen. Based on this matter, the aim of this work was to determinate the quality and quantity of rainwater collected straight from outside and from the roof of the Environmental Engineering Laboratory at Centro Universitario Franciscano - Santa Maria, RS. The method used was based on calculations of the area, data of the amount of monthly rainfall, and evaluation of water quality. The parameters analyzed were: apparent color, total dissolved solids, turbidity, electric conductivity, pH, alkalinity, dissolved oxygen, biochemical oxygen demand BOD and total coliform. The results obtained were compared to the patterns of purity, according to Law n. 518 (HEALTH DEPARTMENT, 2004). The analysis showed that the water collected from the roof indicates a volume of solids concentration, turbidity, color and pH, due to particles concentrations. So, for an effective water collection from the roof, it should not be collected the water of the first half hour of rainfall, as well as the need of an installation of a filter is required to remove bigger solid particles. Keywords: preservation, water quality, utilization.

INTRODUO
A gua substncia essencial vida do homem e dos demais seres vivos que habitam nosso planeta. Apesar de da Terra estar coberta por esse lquido vital, menos de 1% da gua no globo terrestre encontra-se em rios e lagos, estando em condies mais favorveis de ser captada para o consumo humano. Segundo May (2004), com o aumento de informaes referentes ao risco de escassez de gua, tem aumentado a conscientizao da populao com relao utilizao desse recurso. A gua potvel encontrada na natureza essencial para a vida no nosso planeta. No entanto, esse recurso tornou-se cada vez mais escasso. O acentuado e desordenado crescimento populacional, em especial, nos grandes centros urbanos, tornou-se o principal fator do aumento do consumo de gua. Alguns problemas bastante comuns e que agravam a escassez de gua so: o desmatamento, a poluio das nascentes, a falta de saneamento, a expanso das cidades e a m gesto, dos recursos hdricos (MAY, 2004).

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

27

Nesse cenrio, tornam-se necessrias aes e ampliaes de conhecimento referentes ao consumo da gua, buscando alternativas que visem a sua preservao para as geraes futuras. Uma forma de conserv-la aproveitar a gua de chuva para consumo no potvel. A captao da gua de chuva, forma milenar de utilizao da gua pelo homem, desponta como uma opo interessante, necessitando, porm, de estudos mais precisos para definir sua utilizao, a qual advm de mais de 2.000 anos, quando a populao j a captava para a agricultura, para seus animais e para fins domsticos. Atualmente, essa prtica muito desenvolvida em pases como Alemanha, Japo e Austrlia, onde novos, simples e efetivos sistemas so desenvolvidos, possibilitando uma coleta de boa qualidade em termos de custo/benefcio. Tendo em vista a degradao dos recursos hdricos e a consequente escassez da gua em praticamente todo o mundo, torna-se importante seu racionamento e gerenciamento eficaz, e uma das formas de obt-los justamente a partir do aproveitamento das guas pluviais. Ela pode ser aproveitada para uso domstico, industrial, agrcola, entre outros, estando em franco crescimento esse tipo de utilizao. O primeiro passo armazenar a gua de chuva mediante sistema de captao, com utilizao de calhas nos telhados, levando-a para um filtro para retirada de impurezas maiores, como galhos e folhas e, em seguida, armazen-la em uma cisterna. Podem ser citadas como vantagens da utilizao das guas pluviais: a economia do usurio e a diminuio de enchentes e da escassez. J entre as utilizaes principais esto: servios de empresas em geral, irrigao de jardins e hortas, uso nos vasos sanitrios e lavagem de veculos e/ou mquinas agrcolas. O franco desenvolvimento da captao e utilizao das guas pluviais j possibilitou, inclusive, a criao da Associao Brasileira de Manejo e Captao da gua de Chuva - ABMAC, que rene equipamentos, instrumentos e servios sobre o assunto (JAQUES, 2005). Assim, o uso racional dos recursos hdricos aliado reutilizao e captao da gua de chuva so, certamente, as ferramentas fundamentais para a minimizao da problemtica da gua em um futuro prximo. Ao atravessar a atmosfera, ela absorve as partculas ali existentes. Por isso, as caractersticas de impureza da chuva e da composio da atmosfera esto relacionadas s atividades predominantes da regio (MAY, 2004). Os telhados so usados no aproveitamento da gua de chuva e, dependendo dos materiais utilizados em sua construo, essa gua pode estar altamente contaminada. Os principais contaminantes so: fezes de passarinhos, de ratos e

28

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

de outros animais, bem como poeiras, folhas de rvores, revestimento do telhado, tintas. (TOMAZ, 2003 apud SEEGER, 2005). Devido necessidade de um melhor aproveitamento das fontes de gua potvel, a utilizao da gua de precipitao pluviomtrica apresenta-se como uma excelente ferramenta para a minimizao do consumo de gua tratada para fins menos nobres. Conforme o tema exposto, neste trabalho, busca-se determinar a quantidade e a qualidade de gua de chuva coletada de forma direta sem interferncia do telhado, na rea de cobertura do pavilho do Laboratrio de Engenharia Ambiental do Centro Universitrio Franciscano de Santa Maria - RS, para posterior comparao entre essas amostras.

MATERIAL E MTODOS Caracterizao do Local de Estudo


Este trabalho foi desenvolvido junto ao Laboratrio de Engenharia Ambiental, localizado na Rua Silva Jardim s/n, no Bairro Rosrio, na cidade de Santa Maria RS, podendo ser visualizado na figura 1. O Laboratrio possui uma rea construda de, aproximadamente, 510 m que atende, em mdia, a 40 alunos diariamente. Nele so ministradas aulas prticas e projetos de pesquisa, nas reas de microbiologia, ecobiologia, mecnica dos solos, hidrologia, hidrulica, entre outras, que necessitam de gua em suas atividades. A demanda de gua entre o laboratrio e a Escola So Vicente de Paulo (que medida no mesmo hidrmetro) , em mdia, de 2m dirios. Na Escola, h 345 alunos, 32 professores e 6 funcionrios que tambm utilizam essa gua em suas atividades dirias, como higiene, limpeza, entre outras.

Figura 1 Entrada do Laboratrio de Engenharia Ambiental.

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

29

Determinao da rea Total de Cobertura do Laboratrio


A rea total do telhado do Laboratrio de Engenharia Ambiental para captao da gua da chuva foi determinada a partir das dimenses obtidas na sua planta baixa. Para determinao da rea de cobertura do laboratrio, foi utilizada a equao [1], segundo NBR 10844 (Alexandrer, 1989): At = (a + h/2) x b [1] em que: At = rea total do telhado do laboratrio (m); a = metade da largura do telhado (m); h = altura do telhado (m); h = i x a, b = comprimento do telhado (m). sendo i = declividade (10%)

Precipitao Mensal Mdia de Chuva na Regio


A precipitao mensal mdia de chuva na regio foi obtida nos pluvimetros, a partir da srie histrica de 1912 a 2004 (BURIOL et al., 2005 apud SEEGER, 2005).

Determinao do Volume de Captao da gua da Chuva por Ms


A previso tem como base a precipitao mensal mdia coletada na rea do telhado do laboratrio. Para determinao do volume mensal mdio foi utilizada a equao [2]: V = At x p [2] em que: V = volume mensal mdio de chuva (m); At = rea total do telhado (m); p = precipitao mensal mdia (mm).

30

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

Dimensionamento da Cisterna
A fim de determinar o volume da cisterna, foi utilizada a equao [3] descrita segundo Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento/EMBRAPA (Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, 2005), para armazenagem da gua de chuva e para atender demanda por um perodo mnimo de 15 dias: Vc = (Vd x Ndia) + 10% [3] em que: Vc = volume da cisterna (m); Vd = volume de demanda da gua diria (m); Ndia = nmero de dias de armazenagem (15 dias); 10% = Acrscimo de 10% em funo da evaporao no perodo de armazenagem considerado. A rea necessria para captao da chuva, a fim de atender necessidade de armazenagem obtida pela equao [4]: A = Vc / Prec_ perodo [4] em que: A = rea do telhado para captao (m); Vc = volume da cisterna (m); Prec _ perodo = precipitao mdia no perodo considerado para captao (mm).

Coleta e Amostragem
Para coleta de gua da chuva, aps o contato com a cobertura do prdio do laboratrio, foi utilizada uma caixa quadrada de fibra de 50 litros, acoplada ao sistema de captao da gua (calhas e canos condutores), conforme figura 2, retendo a primeira meia hora de precipitao.

Figura 2 Captao da gua da chuva proveniente do telhado.

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

31

A coleta direta da gua da chuva foi realizada com o uso de um recipiente de acrlico disposto sobre uma mesa a, aproximadamente, um metro do solo, sem a interferncia de qualquer tipo de superfcie, conforme apresenta a figura que segue:

Figura 3 Sistema de captao direta da gua da chuva.

As amostras foram coletadas nos dias 10/11/2007 e 13/11/2007 e acondicionadas em frascos plsticos de um litro, esterelizados e devidamente rotulados.

Descrio dos Mtodos de Anlise


Os parmetros analisados, com os instrumentos e metodologias utilizadas, esto descritos no quadro abaixo: Quadro 1 Parmetros analisados.
Parmetros Fsicos Cor aparente Slidos dissolvidos totais Turbidez Condutividade eltrica Parmetros Qumicos pH Alcalinidade total Oxignio dissolvido DBO Parmetros Biolgicos Coliformes totais Equipamentos: marca e modelo Colormetro/Aqua-Tester/611-A * Turbidmetro Porttil/2100P Condutivmetro/Analion/C 708 Equipamentos pH-metro/Analion/PM 608 * Oxmetro/Digimed/DM-4 * Equipamentos * Referncias Portaria, n. 518 Macedo (2003) Portaria, n. 518 Macdo (2003) Referncias Macdo (2003) Macdo (2003) Macdo (2003) Macdo (2003) Referncia Alexander, (1982)

* Em razo do grande nmero de materiais utilizados, esses no foram discriminados no quadro.

32

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

Foram realizadas trs repeties para cada amostra, obtendo-se a mdia e o desvio padro. Os parmetros fsicos, como a cor aparente e a turbidez, foram analisados na Estao de Tratamento de gua de Santa Maria (ETA CORSAN), seguindo a Portaria n. 518 de 2004 do Ministrio da Sade. Os parmetros qumicos e biolgicos foram observados no Laboratrio de Engenharia Ambiental do Centro Universitrio Franciscano - UNIFRA, no perodo de 12 a 30 de novembro de 2007, utilizando, para as determinaes: gua destilada/deionizada, vidrarias e equipamentos especficos para cada mtodo.

RESULTADOS E DISCUSSES Determinao da rea Total de Cobertura do Laboratrio


Com as dimenses obtidas na planta baixa do Laboratrio de Engenharia Ambiental, calculou-se a rea total do telhado, 263,55 m. h = 0,1 x 5 m h = 0,5 m At = (5m + 0,5m/2) x 25,10 m At = 131,77 m ( metade do telhado) At = 131,77 m x 2 At = 263,55 m

Determinao do Volume Mensal Mdio de Chuva a Ser Captado no Telhado


Na tabela 1, apresentam-se, na segunda coluna, as precipitaes mensais mdias no perodo de 1912 a 2004, na regio (BURIOL et al., 2005 apud SEEGER, 2005). Essa precipitao, multiplicada pela rea do telhado do laboratrio (263,55 m), fornece o volume mensal mdio provvel a ser captado no telhado, que de 37,60 m/ms.

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

33

Tabela 1 Relao entre a precipitao mensal mdia e a rea de captao. Meses Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total Mdia mensal Desvio padro Precipitao mensal mdia (mm) 148,00 134,90 137,30 143,40 150,50 155,40 143,40 126,80 159,80 159,10 120,10 133,70 1712,40 142,70 12,60 Volume mensal mdio (m) 39,00 35,55 36,18 37,79 39,66 40,95 37,79 33,41 42,11 41,93 31,65 35,23 451,25 37,60 3,32

Dimensionamento da Cisterna
Com uma demanda diria de gua potvel de, aproximadamente, 2m entre o laboratrio e a Escola So Vicente de Paulo, calculou-se o volume da cisterna para atender demanda por um perodo mnimo de 15 dias. Vc = (2m x 15 dias) + 10% Vc = 33 m A rea de telhado necessria para captar esse volume de gua ser: A = 33 m / 142.70 mm A = 231 m de telhado

Tendo como estudo a rea do telhado do laboratrio, que de 251 m, o volume da cisterna ser de: Vc =35,8 m.

34

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

Anlise Comparativa dos Resultados dos Parmetros de Qualidade da gua


No quadro 2, so apresentados os valores referentes s anlises de qualidade fsico-qumica e bacteriolgica da gua da chuva, bem como os valores estabelecidos pela Portaria 518/2004 do Ministrio da Sade.
Quadro 2 Resultados das anlises da gua da chuva e o respectivo desvio padro. Parmetros Fsicos Cor aparente Slidos dissolvidos totais Turbidez Condutividade eltrica Parmetros Qumicos pH Alcalinidade total Oxignio dissolvido DBO Parmetros Biolgicos Coliformes totais Coleta direta 25 uH 5 32,8 mg/L 16 14 UT 3,8 6 S/cm 2 Coleta direta 4,95 0,2 10 mg.L de CaCO3
-1

Coleta do telhado 50 uH 4 123 mg/L 31 44 UT 5 17 S/cm 2,5 Coleta do telhado 6,72 0,4 10 mg.L de CaCO3 dd433
-1

Portaria n. 518 (MS, 2004) 15 uH 1000 mg.L 5 UT No faz referncia Portaria n. 518 (MS, 2004) 6 a 9,5 No faz referncia No faz referncia No faz referncia Portaria n. 518 (MS, 2004) Ausncia

6,40 mg/L 0,3 3,28 mg/L 0,3 Coleta direta Ausncia

5,96 mg/L 0,7 2,54 mg/L 0,4 Coleta do telhado Ausncia

Cor aparente, slidos totais dissolvidos e turbidez


Das duas amostras analisadas, a cor apresentou-se mais elevada na gua que passou pelo telhado do laboratrio cujo valor foi de 50 uH, 4; comparando-as ao mximo valor permitido pela Portaria n.518/2004 do Ministrio da Sade, as duas amostras apresentaram-se acima do aceitvel. Os slidos totais dissolvidos passaram de 32,8 mg/L 16 na gua de coleta direta da precipitao para 123,5 mg/L 31. Tambm se observou um acrscimo nos

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

35

valores de turbidez na gua captada do telhado, passando de 14 UT 3,8 (captao direta) para 44 UT 5. O acrscimo dos valores obtidos na anlise das amostras captadas no telhado est ligado ao acmulo de sedimentos, matria orgnica e outros materiais presentes no telhado, j que a gua foi captada na primeira meia hora de precipitao, quando so carreadas todas as partculas nele presentes.

pH e Alcalinidade
O pH da gua da chuva coletada diretamente foi de 4,95 0,2. Nessas condies, o fato do pH ser levemente cido considerado normal, pois, mesmo em reas inalteradas, o pH pode encontrar-se prximo a 5, devido presena de gases como o CO2 e o SO4 que reagem com a gua da chuva, formando cidos que, como consequncia, diminuem o pH. Em relao gua da chuva coletada, aps a passagem pelo telhado, foi observado um valor de pH mais elevado 6,72 0,4. Isso se deve ao fato de o material do telhado ser de amianto que composto por mais de 90% de cimento e menos de 10% de fibras de amianto crisotila cuja frmula qumica Mg3 SI2 O5 (OH)4, responsvel pelo acrscimo do pH. As partculas acumuladas na cobertura tambm so responsveis pelo seu aumento (JAQUES, 2005). No feita referncia alcalinidade na Portaria n.518 (MINISTRIO DA SADE, 2004). Em geral, a alcalinidade causada por sais alcalinos, principalmente por sdio e clcio. O valor mdio encontrado nas duas coletas foi de 10 mg/L de CaCO3, considerado dentro da normalidade, no indicando grande presena de sais (JAQUES, 2005).

DBO e OD
A DBO e o OD da gua da chuva, sem a interferncia do telhado ou passando por ele, apresentaram resultados semelhantes. Os valores de DBO encontrados foram de 3,28 mg/L 0,3 e 2,54 mg/L 0,4, respectivamente. Os resultados de OD foram 6,40 mg/L 0,3 e 5,96 mg/L 0,7. A Portaria n. 518 (MINISTRIO DA SADE, 2004) no faz referncia a tais parmetros, mas, na Resoluo n. 357 do Ministrio do Meio Ambiente (2005), estabelece-se, para gua doce Classe 1, valores de DBO menores que 3 mg/L e, para Classe 2, valores menores que 5 mg/L. J para o OD, para classe 1, valores maiores que 6 mg/L e, para classe 2, maiores que 5 mg/L. Sendo assim, os valores esto dentro dos nveis aceitveis, sendo considerados baixos, pois, nas duas classes citadas,

36

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

a gua pode ser utilizada tanto para recreao de contato primrio e irrigao de hortalias que sejam consumidas cruas quanto para o consumo humano aps tratamento simplificado, no podendo o ltimo ser aplicado para a gua por ela ser oriunda da precipitao.

Coliformes totais
Em relao presena de coliformes, nas duas formas de coleta, obteve-se ausncia, possivelmente, em virtude do local em estudo tratar-se de uma regio central pouco arborizada e sem grande presena de fezes de pssaros e de outros animais que poderiam contribuir para o aumento desse parmetro.

CONCLUSO
Devido ao volume da cisterna encontrado de 35,8 m, para atender demanda do laboratrio e da escola (de 2 m/dia), por um perodo mnimo de 15 dias, pode-se concluir que, tratando-se apenas do laboratrio, esse volume de gua captado suportaria um perodo maior de dias, mas para obteno de resultados mais precisos do dimensionamento da cisterna para captao da gua de chuva, necessria a presena de um hidrmetro separado para o laboratrio, pois, dessa forma, ser possvel fazer o clculo apenas com o seu consumo, a fim de projetar um sistema para aproveitamento da gua da chuva para fins no potveis. A maioria dos parmetros fsico-qumicos apresentou um acrscimo de concentrao quando a gua foi coletada do telhado. Desse modo, houve a necessidade de descarte da primeira meia hora da gua da chuva para diminuir a concentrao de partculas e elementos poluidores localizados no telhado, os quais influenciam na elevao de slidos suspensos, turbidez, cor e pH. Nas atividades do Laboratrio de Engenharia Ambiental, em virtude dos resultados obtidos com as anlises nos usos em que a gua tem apenas a finalidade de afastar os dejetos, como, no caso das descargas sanitrias, irrigao de jardins, lavagem de caladas e ptios, entre outros, sua utilizao pode ser feita necessitando apenas de dispositivo para a retirada de folhas e slidos grosseiros que possam dificultar o funcionamento do sistema. Sendo assim, para que no ocorram riscos a sade de seus usurios, deve-se verificar a qualidade da gua de chuva captada, bem como as finalidades de sua utilizao.

Disc. Scientia. Srie: Cincias Naturais e Tecnolgicas, S. Maria, v. 8, n. 1, p. 25-37, 2007.

37

REFERNCIAS
ALEXANDER, M. Most probable number method for microbial populations. 1989. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10844. Instalaes prediais de guas pluviais. Rio de Janeiro, 1989. JAQUES, Reginaldo Campolino. Avaliao da qualidade da gua de chuva da cidade de Florianpolis-SC. In: 23 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL, 2005. Campo Grande. Anais...ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental, 2005. Disponvel em <http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/abes23/I-115.pdf>. Acesso em 15/09/07. MACDO, Jorge Antnio Barros de. Mtodos laboratoriais de anlises: fsicoqumicas e microbiolgicas. 2. ed. Belo Horizonte: CRQ, 2003. MAY, Simone. Estudo da viabilidade do aproveitamento de gua de chuva para consumo no potvel em edificaes. So Paulo: USP, 2004. Dissertao (Mestrado em Engenharia) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, 2004. Disponvel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde02082004-122332/>. Acesso em: 12/09/07. MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO. Embrapa sunos e aves. Cisternas para armazenagem de gua da chuva. Acesso em: Outubro de 2005. MINISTRIO DA SADE. Portaria n. 518, de 25 de maro de 2004. Atualiza as disposies da Portaria n. 1469, de 29 de dezembro de 2000. Braslia, 2004. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resoluo n 357, de 17 de maro de 2005. SEEGER, Lilia Mayumi Kaneda. Aproveitamento da gua da chuva para lavagem de veculos de transporte coletivo. Santa Maria: UNIFRA, 2005. Trabalho Final de Graduao do Curso de Engenharia Ambiental, Centro Universitrio Franciscano, 2005.

Potrebbero piacerti anche