Sei sulla pagina 1di 3

Faa vrias experincias antes de escolher qual postura adotar.

Canhoto Destro Canhoto


Professor, eu quero muito tocar guitarra ou violo, mas sou canhoto, o que devo fazer?Todo professor de violo ou guitarra experiente j respondeu a essa pergunta. A resposta controvertida, perigosa e delicada, pois trata-se de uma deciso que poder nortear o trabalho e o estilo do msico por toda sua vida. Antes de tudo preciso esclarecer que ser canhoto no um defeito. Os canhotos no devem e nem merecem ser tratados como pessoas incapazes. So parcelas considerveis da populao e deveriam receber mais ateno das fbricas ao confeccionarem produtos como tesouras, alicates, carteiras de estudos, etc. que so usados com maior freqncia apenas por uma das mos. As escolas tambm deveriam dispensar mais ateno aos canhotos, colocando disposio utenslios prprios aos seus alunos. De forma geral, temos trs maneiras de enfrentar essa situao.

1 Todos Devemos Tocar Como Destros


Para iniciantes canhotos a alternativa que consideramos melhor, salvo nos casos de canhotos totais (veja 2-INVERTENDO A POSIO DAS MOS, CORDAS E INSTRUMENTO), iniciar o estudo do violo/guitarra como destros. Isso porque a prtica do instrumento exige destreza tanto na Mo Direita quanto na Esquerda. Em casos de atividades em que usamos apenas uma das mos, como jogar tnis, escrever etc., devemos usar aquela com a qual temos mais habilidade e fora. Mas no o caso da prtica do instrumento. Imagine um pianista ou um digitador canhoto tendo que inverter seus teclados. Ou um motorista canhoto tendo que adaptar os carros que dirige.Isso no necessrio porque nessas atividades as duas mos trabalham com a mesma carga de exigncia. Se desde o incio as mos forem treinadas para as tarefas, no tero maiores dificuldades. H quem defenda at que ser melhor. Usando o violo/guitarra como os destros, o msico canhoto ter a vantagem tocar em qualquer instrumento desconhecido (de amigos, lojas, etc.), pois no ter que inverter a ordem das cordas.

2 Invertendo a Posio das Mos, Cordas e Instrumento.


Esta opo deve ser adotada quando o estudante j teve contato com o instrumento e se acostumou com as cordas invertidas. Nesse caso um processo de inverso de posies pode ser complicado e prejudicial ao aprendizado. Recomenda-se tambm a inverso para aqueles chamados canhotos totais que no conseguem fazer nada com a Mo Direita. Essas pessoas desenvolveram uma indisposio para realizar atividades como destro e por isso tero grande resistncia a essa posio do violo/guitarra. Nesse caso devemos inverter a posio do instrumento, das mos e a ordem das cordas permitindo as mesmas possibilidades de execuo que os msicos destros.

Usando essa possibilidade o guitarrista/violonista ter uma vantagem sobre os destros: dificilmente algum pedir seu instrumento emprestado. Dois bons exemplos do emprego dessa opo so o guitarrista Jimi Hendrix e o violonista Sidney Molina do quarteto brasileiro de violes Quaternaglia (fig. 01).

Figura 01
Jimi Hendrix(*) Sidney(**) direita

Foto Divulgao

Foto Divulgao

3 Invertendo Apenas a Posio do Instrumento e das Mos


Esta opo a que acarreta maiores limitaes para os msicos. Normalmente os canhotos a adotam porque querem tocar em instrumentos desconhecidos. No caso de dedilhados (arpejos) a execuo fica muito difcil pela posio em que se encontram as cordas, ou seja, invertidas. Na execuo de solos, as cordas mais finasgeralmente so muito usadas e nesta posio elas ficam na parte de cima do brao do instrumento dificultando a realizao de bends e trechos velozes. Considerado um dos melhores guitarristas brasileiros nos estilos pop/rock, Edgar Scandurra adota essa opo.
EDGAR SCANDURRA (Ira)

Foto Divulgao

Observaes
1. No pretendemos aqui estabelecer um conceito absoluto a respeito da relao entre qualidade, beleza musical, velocidade ou tcnica apurada. Somente chamamos a ateno para as opes existentes para os canhotos e as caractersticas referentes a cada uma delas. A importncia dos itens apontados acima deve ser decidida pelo aluno conjuntamente com seu professor. Somente eles podero escolher os objetivos a serem alcanados e ento tomar uma deciso. 2. No presente Mtodo, as observaes sobre Mo Direita e Mo Esquerda devem ser compreendidas ao contrrio pelos canhotos que adotarem a segunda ou terceira opes de posio. Isto , onde estiver escrito Mo Direita os canhotos devem ler Mo Esquerda.

Para Saber Mais


Livro: Interpretao Cerebral do Som e da Msica Dr.Joo Straliotto(3) __________________
* - Considerado um cone da guitarra, Jimi Hendrix ainda hoje influencia muitos guitarristas. ** - Sidney Molina integrantes do QUATERNAGLIA, quarteto brasileiro de violes com carreira internacional e vrios cds lanados.

Potrebbero piacerti anche