Sei sulla pagina 1di 11

MTODO (AUTO) BIOGRFICO: UMA ABORDAGEM HUMANA NAS CINCIAS SOCIAIS Waldeci Q.

Moraes-FAED/ICED/UFPA

Resumo
Este artigo apresenta uma breve reviso da literatura sobre o mtodo (auto) biogrfico e/ou as histrias de vida na pesquisa educacional, opo que se justifica, sobretudo, pela evidencia do grande emprego e acedncia desse ponto de vista terico-metodolgico em anlises relativas formao docente. Este um mtodo que tem como base padres de pesquisa qualitativa, baseado nos relatos orais, biografias e autobiografias de cunho pessoal ou coletivo. Para tanto procuramos definir as principais pesquisas, artigos e, sobretudo, abordagens sobre o tema, onde procuramos manter uma atualizao do que se produziu e o que se consolidou sobre a temtica na atualidade. Dessa forma, introduzimos interpretaes de alguns conceituados estudiosos e experts no assunto como por exemplos, Bueno (2006), Bragana (2011), Sousa (2008) dentre outros que sero devidamente mencionados no decorrer desta pesquisa. Tambm procuramos evidenciar algumas importantes produes de cunho academicistas na rea. Sendo este trabalho algo em torno de um levantamento baseado na produo dos ltimos oito anos, no pretendemos esgotar o assunto em definitivo, mas evidenciar sua tendncia e inovao na produo de alguns trabalhos acadmicos na atualidade como algo inovador e de extrema utilidade nas cincias sociais.

Palavras-chave: Biografia. Memria Autobiogrfica. Histria de Vida. Relatos Orais.

Introduo
A conceituao de um mtodo que abordasse a elaborao de pesquisa que atendesse a autobiografia, biografia, histrico de vida no processo de produo de trabalhos cientficos em um nvel primrio dentro da rea educacional, constituiu uma oportunidade privilegiada para a discusso, a reflexo e para a troca e partilha das experincias sobre um tema que tem vindo a despertar ansiedade e interesse crescentes: as narrativas orais como um fator de
Aluno do 7 bloco do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Aluno do 7 bloco do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia FAED/ICED/UFPA. 2013. moraeswq@yahoo.com.br FAED/ICED/UFPA.moraeswq@yahoo.com.br

contribuio emprico, qualitativo dentro de uma tica e conceituao de novos paradigmas, onde se faz os seguintes questionamentos em torno dessa nova abordagem de pesquisa: Qual de fato a contribuio real das narrativas orais dentro de uma viso puramente cientfica? De que forma essas narrativas devem ser abordadas e interpretadas dentro das pesquisas quantitativas? Qual sua credibilidade? Como o leitor pode perceber existem inmeros fatores de suma importncia a se discutir e a analisar sobre o tema em questo. Mas, o que se sabe a respeito do assunto? Quais as propostas e conceitos abordados sobre a temtica? Quais so suas produes mais recentes? Quem defende tal proposta? Para responder essas e outras questes que fizemos esta pesquisa onde na qual faremos alguns levantamentos e anlises em torno do assunto, onde procuraremos apresentar no decurso da nossa obra, o que foi produzido, as principais teses, dissertaes e artigos em torno do tema, onde procuraremos abordar seus aspectos emergentes, suas perspectivas tericas, tipos, assim como sua contribuio e os fatores que fazem das narrativas orais um aporte de credibilidade nas cincias sociais.

Aspectos metodolgicos envolventes no mtodo biogrfico


A pesquisa autobiogrfica - Histrias de Vida, Biografias, Autobiografias, Memoriais - no obstante se utilize de diversas fontes, tais como narrativas, histria oral, fotos, vdeos, filmes, dirios, documentos em geral, reconhece-se tais fatores como dependente da memria. Sendo que esta o componente essencial na caracterstica do narrador com que o pesquisador trabalha para poder (re)construir elementos de anlise que possam auxili-lo na compreenso de determinado objeto de estudo. Ao trabalhar com metodologia e fontes dessa natureza o pesquisador conscientemente adota uma tradio em pesquisa que reconhece ser a realidade social multifacetria, socialmente construda por seres humanos que vivenciam a experincia de modo holstico e integrado, em que as pessoas esto em constante processo de autoconhecimento. Por esta razo, sabe-se, desde o incio, trabalhando antes com emoes e intuies do que com dados exatos e acabados; com subjetividades, portanto, antes do que com o objetivo. Nesta tradio de pesquisa, o pesquisador no pretende estabelecer generalizaes estatsticas, mas, sim, compreender o fenmeno em estudo, o que lhe pode at permitir uma generalizao analtica.

Contudo, no possvel realizar um estudo sobre narrativas orais (biografia, autobiografia, histrias de vida) sem de antemo falar sobre Histria. A Histria passou por um processo de mudanas, de discusso de paradigmas e pressupostos tericos para interrogar o mundo. Conforme Pesavento (2005, p.32) foi, efetivamente, na dcada de 1970 que algumas ideias revolucionaram o campo da histria, em particular pelas questes
epistemolgicas que encerravam. Deste perodo de questionamentos e debates entra em cena a Histria Cultural, que completado por Chartier (1988, p.27) que conceitua, o estudo dos processos com os quais se constri um sentido.

As mudanas epistemolgicas que ocorreram com este novo olhar para a histria, a histria cultural, reorientaram algumas posturas dos historiadores com relao a alguns conceitos. Um destes conceitos que para Laplatine (1988, p.154): direciona a postura do historiador o conceito de reproduo da socializao como uma rede interativa, do micro ao macro, ou vice-versa. Mas , sobretudo na histria, a meu ver, que assistimos a um deslocamento radical do campo da curiosidade. Trata-se de ir ao pblico para o privado, do Estado para o parentesco, dos grandes homens para os atores annimos, e dos grandes eventos para a vida cotidiana. Nessa ltima dcada, um novo paradigma surgiu no mbito das pesquisas de cunho sociais, a anlise do histrico cultural do indivduo. Esse novo mtodo se fundamenta na interpretao dos fatos e acontecimento advindo das memrias de algum que conviveu, vivenciou e testemunhou fatos, situaes e acontecimentos de uma determinada poca. Esses fatos e acontecimentos quando analisados, interpretados e diagnosticados, podem ser de grande valia para que se possa de certa forma compreender a ideologia do progresso sociolgico, sendo que esta ideia est intimamente relacionada a uma nova forma de perceber e conceber a cincia e a natureza sociolgica do ser humano. Na contemporaneidade, devido ao rpido avano das cincias sociais, tecnolgicas e naturais, a natureza comeou a ser entendida como uma somatria de partes, que podia ser compreendida de forma crescente, mas para tanto faltava compreender seu principal indutor e beneficirio, o ser humano. Mas onde encontrar subsdios que dessem uma melhor compreenso do ser humano, seno na anlise das suas prprias ideias e atitudes? E onde obter uma viso em que tivssemos expostos tais fatores, seno na vida corriqueira do prprio individuo, dentro de uma subjetividade que nem um outro estudo o conseguiria, que no sua prpria histria, mas como acessar tal conhecimento? A resposta para tal questo Abrao (2003, p.81) nos responde sucintamente quando diz:

4
Comungamos com Moita (1995) que considera a pesquisa autobiogrfica a metodologia com potencialidades de dilogo entre o individual e o sociocultural, pois "pe em evidncia o modo como cada pessoa mobiliza seus conhecimentos, os seus valores, as suas energias, para ir dando forma sua identidade, num dilogo com os seus contextos", razo pela qual os estudos autobiogrficos podem ser entendidos como referentes a vidas inseridas em um sistema em que a plural idade de expectativas e de memrias o corolrio da existncia de uma pluralidade de mundos e de uma pluralidade de tempos sociais (Bourdieu, 1987). Com base nesse entendimento, na pesquisa retromencionada, deu suporte produo de informaes a corrente que ultrapassa a viso positivista, em que as Histrias de Vida so entendidas como um documento positivo em detrimento da reconstruo do processo de produo desse documento, desde que as Histrias de Vida so vistas como indcio de um dado momento no tempo passado, deixando de se tematizar o momento presente da enunciao.

Como que para autentica essa opinio Freire (1986, p.25) j h algum tempo atrs estabelecia: A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreenso do texto a ser alcanada por sua leitura crtica implica a percepo das relaes entre o texto e o contexto. Na atualidade o mtodo biogrfico est tornando-se um fator constante nas pesquisas de cunho investigativo no referencial nos processos formativos e das prticas docentes, so constantes os trabalhos envolvendo pesquisas autobiogrficas, nesse sentido para SILVA (2009) h um grande interesse que antecede as abordagens de carter cientfico originado no jornalismo e no interesse da vida de celebridades, o que obviamente ajudou a difundir o mtodo em si. Mas, conforme Tinoco (2002) e Bueno (2002) fora somente entre os anos de 1920 e 1930 que o procedimento autobiogrfico teve sua evidencia na escola de Chicago, quando da sua utilizao em estudos e anlises de caracteres antropolgicos. Bueno (2002) reala que o mtodo caiu em desuso por conta da influencia das pesquisas empricas entre os socilogos americanos, ressuscitando somente no comeo da dcada de 80, propagando-se principalmente nas reas da psicologia e da educao. Para tanto, o que se questiona dentro de sua utilizao como um mtodo cientifico confivel o fato de que suas bases so extensivas a memria humana, que segundo alguns pesquisadores e algo impossvel de comprovar, portanto, no condizente com a natureza das tradicionais pesquisas cientficas. Por outro lado, outros estudiosos da questo, afirmam que o mtodo tem sim sua credibilidade, pelo fato de que o seu embasamento est justamente centralizado na memria, algo que capacita o ser humano a instituir, estabelecer parmetros em todos os nveis sejam no aspecto cultural, social e at no cientfico, para tanto, se necessita somente de sua objetividade e de sua preciso histrico e sociocultural dentro de

uma metodologia que fornea elementos subjetivos e que estabelece novos parmetros de entendimento do cotidiano como um todo, dando entendimento a essa ideia vertente Frison (2010) e Simo (2010) p.198, afirmam com convico plena de que:
O centro da pesquisa autobiogrfica encontra-se no ser humano que, em diferentes contextos e situaes, autobiografa-se, quer narrando fatos de sua vida, quer refletindo sobre seu processo de autoformao. A pessoa, ao narrar, narra-se e, ao faz-lo, ressignifica experincias, vivncias, aprendizagens, dando-lhes novo significado. Nessa linha de pensamento, a (auto)biografia uma abordagem que possibilita aprofundar a compreenso dos processos de formao, revelando-se como um instrumento de investigao, mas tambm e, sobretudo, como um instrumento de formao .

Cabe ressaltar que, consequentemente, os tericos sociais a partir do meado dos anos 80, em sua grande parte, comearam a partilhar desta ideia, passaram ento, a ver que a simples vida cotidiana, juntamente com as prxis humanas, continham em suas infinitas singularidades, algo de sumo importncia dentro do contexto geral de civilidade. Estumano (2004) ns expressa que [...] a vida domstica e a vida profissional so dimenses da vida cotidiana que agem e reagem a influencia de varias ordens [...]. Declarando que neste sentido, a cultura seria essa teia e sua anlise. Deste modo, sua compreenso no poderia ser apoiada em regras, como em uma cincia experimental, mas em uma cincia interpretativa, que busca significados nas teias das relaes sociais, por meio de um olhar interno, antropolgico.

O mtodo biogrfico como recurso de tcnica de pesquisa confivel


A fim de ilustrar o quo importante ideologia do mtodo autobigrafo tornou-se para a formao da tradio do pensamento das cincias sociais, optamos por mostrar, embora de forma sucinta, o quanto esta ideia influenciou o pensamento de alguns autores emblemticos, para uma melhor compreenso e anlise da questo. Destes autores influenciados por esta ideologia, Sousa (2006), por exemplo, relacionou em sua obra uma ordem histrica social do uso do mtodo biogrfico como metodologia de pesquisa. Este pesquisador elaborou as etapas da histria pela qual o mtodo autobiogrfico passou, Desde seu surgimento como um fenmeno do ps-guerra aos dias atuais. Do seu rpido apogeu (dos agitados anos 60) e queda, a sua revitalizao (anos 80) como um corpo e expresso no estudo da formao de professores na atualidade. Para Sousa

(2006, p.26), o mtodo autobiogrfico e apontado claramente como um mtodo de investigao,


Essa perspectiva de trabalho, centrada na abordagem biogrfica, configura-se como investigao porque se vincula produo de conhecimentos experienciais dos sujeitos adultos em formao. Por outro lado, formao porque parte do princpio de que o sujeito toma conscincia de si e de suas aprendizagens experienciais quando vive, simultaneamente, os papis de ator e investigador da sua prpria histria.

E que, portanto, deveria ser bem-aceito pela razo cientfica, que o torna nico e confivel.
A reflexo sobre a origem da histria de vida enquanto mtodo e tcnica de pesquisa, que possibilita um novo olhar sobre os sujeitos em formao, me faz aproximar aspectos concernentes Escola de Chicago e s influncias gestadas no movimento de ruptura e reformulao de diferentes campos do conhecimento. A Histria Oral e seu imbricamento com a dinmica da Escola dos Annales toma as fontes orais e a pesquisa com os excludos da histria como potencializadores de uma nova forma de compreender o cotidiano e as vozes dos atores negada por uma perspectiva histrica factual e centrada nos valores dos vencedores, visto que permite reafirmar o sentido da histria de vida como mtodo e tcnica de pesquisa.

(SOUSA, p.27). Alm de que este autor d ao mtodo biogrfico um ar de jovialidade na maneira se fazer pesquisa cientfica, rompendo com os tradicionais e em muito dogmatizados mtodos clssicos. Para tanto, evoca a opinio de outro pesquisador no assunto;
Ferrarotti (1988) instala um debate sobre a autonomia e consolidao da biografia como mtodo autnomo de pesquisa no campo das Cincias Sociais. Para o referido autor, a utilizao do mtodo biogrfico, numa perspectiva sociolgica, corresponde a uma dupla exigncia, caracterizando-se inicialmente como uma necessidade de renovao metodolgica como forma de rompimento com a metodologia clssica das Cincias Sociais centradas na objetividade e na intencionalidade nomotcnica (SOUZA, p.32).

Bueno (2002) demonstra que o mtodo autobiogrfico pode e deve ser entendido como um avano de ordem evolutivo no mbito da forma de se fazer pesquisa cientfica, onde o sujeito do estudo tambm o prprio sujeito declarante, dessa forma onde antes havia lacunas, agora so preenchidas dentro de uma objetividade evidente, graas subjetividade que o pesquisador obtm, quando se debrua por sobre os pormenores e detalhes que antes no tinham a menor importncia.
[...] mas um ponto que deve ser ressaltado desde j, por evidenciar-se como eixo aglutinador das argumentaes e estar presente na base de todas as propostas, a

7
questo da subjetividade. Este o aspecto que aos olhos dos pesquisadores se mostrou esquecido ou mesmo relegado nos tratamentos anteriores, e que por isso passou a se mostrar promissor para realimentar novos desenvolvimentos tericos nessa rea, que se encontrava quase paralisados diante do acmulo de problemas e do desgaste causado pela ineficcia dos instrumentos de que dispunha at ento. A subjetividade passa a se constituir, assim, na ideia nuclear, vale dizer, no prprio conceito articulador das novas formulaes tericas e das propostas que realimentam a rea a partir dessa viragem (BUENO, 2002. p.13).

Alm claro que para Bueno (2002), j se fazia urgente romper com os padres estabelecidos, na forma (at tirnica) na maneira como se produzia cincia,
fato notrio na histria das cincias humanas a influncia exercida pelos mtodos experimentais desenvolvidos no mbito das cincias fsicas e biolgicas, sobre as formas com que cada uma se conduziu para investigar os fenmenos sociais que lhes dizem respeito. Entretanto, o que foi a princpio um verdadeiro fascnio pois servir-se de tais mtodos era a condio para se ter o reconhecimento como disciplina cientfica veio a se tornar com o tempo uma verdadeira tirania, tal como foi observado por Hayeck (1953) h bastante tempo. No se trata aqui de reconstituir essa histria, mas de lembrar que este um dos principais pontos que do origem s insatisfaes que vo surgindo no interior de cada uma dessas disciplinas e ensejam um movimento de rupturas e mudanas que se iniciou nas primeiras dcadas do sculo passado e no cessou de se desenvolver at os dias de hoje. Tais mudanas dizem respeito no somente busca de novos mtodos de investigao, mas, sobretudo, a um modo novo de conceber a prpria cincia. Ou seja, ao abrir mo dos mtodos experimentais e seus correlatos, que traduziam a ambio de se constituir em cada campo uma cincia racional e objetiva, capaz de dar conta da tarefa de descobrir as regularidades que ocorrem na natureza e as leis que regem tais fenmenos, estava-se na verdade abdicando de um conceito de cincia em favor de outro. (BUENO, 2002. p.13).

Da que para esse pesquisador, o mtodo autobiogrfico no veio para dividir guas, mas para somar ao todo, no como um modismo em voga, mas simplesmente como uma nova forma de ver a pesquisa em suas diminutas e imperceptveis particularidades. um aprender com a prpria experincia. Com isto, possvel ao prprio sujeito se questionar acerca de suas escolhas, dinmicas, saberes, faltas, enfim, pensar sobre a sua prpria existencialidade. Um embate entre o passado e futuro para questionar o presente. Uma vez que descreve os processos que afetam nossa identidade e nossa subjetividade, pode constituir-se em um caminho inovador, pois para tanto Bueno (2002), p.14, (grifo do autor) a cincia faz parte do complexo de cultura a partir do qual, em cada gerao, os homens tentam encontrar uma forma de coerncia intelectual, portanto, um suporte para possveis transformaes. Em Ferrarotti (1988), considerado um autor de grande importncia nas cincias sociais e na sociologia em especial, a ideologia do mtodo biogrfico pode ser vislumbrado

quando este divide a cincia sociolgica em duas amplas reas de informao: ao nvel macro e a subjetividade. Na primeira rea o objeto sociolgico em sua generalidade a casta, o equilbrio e o progresso social. A segunda rea, a dinmica, consiste no estudo dos pormenores propriamente dito, seus princpios, estgios, causas e revelaes. Pois segundo o mesmo:
Devemos voltar a trazer para o corao do mtodo biogrfico os materiais primrios e a sua subjetividade explosiva. No s a riqueza objetiva do material primrio que nos interessa, mas tambm e, sobretudo a sua pregnncia subjetiva no quadro de uma comunicao interpessoal complexa e recproca entre o narrador e o observador. (FERRAROTTI, 1988, p. 25)

Para este, a concepo de avano do mtodo como lei cientfica depende somente de esclarecimentos a comunidade cientfica. Mas, o autor reala que antes de tudo, ainda se precisa reconhecer a necessidade de renovao metodolgica, em relao a uma crise generalizada dos instrumentos heursticos da sociologia em si. Outro desafio no trabalho com esta abordagem o de socializar aspectos de nossa vida interior. Nesse aspecto o autor define que nesse contexto o mtodo biogrfico se apresenta como o instrumento ideal para se fazer essa ao. Alm disso, a prpria narrativa coloca-se como outro desafio, uma vez que, para evidenciar sua singularidade, seu autor precisa romper com as formas padronizadas de pensar e escrever, criando desta forma, uma nova antropologia, que evidentemente necessita de espao de liberdade para se expressar. Assim, trabalhar com esta metodologia de histrias de vida requer de cada um o aprendizado de desaprender (deixar de lado o convencional) e ao mesmo tempo reaprender algo novo (o mtodo autobiogrfico). Para Bragana (2011) pode-se perceber a presena desta vertente metodolgica quando atenta-se ao entendimento que se possui da histria de vida de professores, dentro do que se sabia ontem, e o que se conhece na atualidade, principalmente atravs da leitura de algumas obras fundamentais, como as destinadas ao estudo da formao docente ou nas perspectivas da psicologia, quando do entendimento da formao humana nas suas mais variadas performances.
Enquanto a formao coloca-se como um processo global, constitudo ao longo da trajetria de vida, envolvendo uma complexidade de dimenses, as aprendizagens experienciais situam-se na particularidade dessas dimenses; so, pois, as transformaes que do capilaridade vida e que, articuladas, produzem formao. [...]

9
O olhar para o passado e, ainda, a narrativa desse passado favorece a busca de coerncia, fortalecendo o sentimento de continuidade e de unidade. A identidade consiste tambm em uma narrativa de si, que se constri a partir de imagens do passado e dos projetos de futuro que se abrem, entre identidade herdada e identidade visada. Uma das contribuies da abordagem (auto) biogrfica, em contexto de formao de professores/as, coloca-se justamente no sentido ontolgico de construo de si, em um movimento de formao que articula memria, narrao e reconstruo identitria (BRAGANA, 2011, p.162).

Para Mignot (2006) e Cunha (2006), a importncia desses depoimentos, vai muito alm do uso ou no do mtodo, envolve um legado histrico de valor inestimvel, pelo fato de que situa o objeto de estudo em seu contexto de tempo e lugar, ou seja, pe o prprio ser humano em contato com sua prpria histria, onde suas narrativas tonam-se documentos vivos, testemunhas oculares de fatos e momentos muito importantes para que sejam desprezados ou esquecidos.

Tanto os intelectuais da educao como os/as professores/as que atuam anonimamente na sala de aula renem documentos ao longo da vida. Os seus arquivos pessoais, entendidos como uma certa forma de escrita de si, permitem pensar na importncia de uma memria de papel para o reconhecimento de diferentes propostas e prticas que, histrica e cotidianamente, inventam a escola e a sala de aula. Neste texto procurou-se inventariar as escritas ordinrias encontradas nestes arquivos, com o objetivo de discutir a importncia de preservao e anlise destes documentos para a pesquisa em Histria da Educao. [...] Guardar diferente de esconder. Guardar consiste em proteger um bem da corroso temporal para melhor partilhar; preservar e tornar vivo o que, pela passagem do tempo, deveria ser consumido, esquecido, destrudo, virado lixo. Papis escritos tidos como ordinrios1 tais como cartas, dirios, autobiografias, dedicatrias, cadernos de receitas, cartes de felicitaes e cartes-postais, at ento escondidos dentro de gavetas, armrios e caixinhas, [...] tornam-se presentes como uma voz que nos interpela. (FELGUEIRAS; SOARES, 2004, p. 110). Esses papis guardam histrias individuais e familiares, trazem marcas da escolarizao e permitem pensar distintas interpretaes da escola e da educao. (MIGNOT; CUNHA, 2006. P. 40, 41).

Consideraes finais
Apesar de que o mtodo biogrfico em sua vertente ainda seja algo novo nas pesquisas educacionais tem na apropriao da prpria histria de vida e de seu poder de formao, materializados nas narrativas e escritas autobiogrficas, afirma os indivduos como atores

10

responsveis por sua formao, e seu poder agir sobre os projetos de descoberta e reinveno de si e, reescrevendo sua histria, encontrar o sentido e o significado dos projetos passados e futuros, em uma perspectiva existencial. Consideramos que o projeto existencial constitudo de pequenos e grandes projetos de vida (planos) e de trabalhos, mas, ao contrrio dos ltimos, no tem um fim e nem um tempo determinado, so projetos em processo com um significado e sentido mais amplo, e no necessariamente instrumental. Na perspectiva metodolgica que aqui abordamos, procuramos e buscamos analisar, a construo de todo o seu percurso, desde o incio de sua histria, da sua utilizao e at mesmo do seu reconhecimento, por meio da narrativa, histrico de vida, biografia e escrita autobiogrfica materializadas em textos que trazem em si um carter formador e relacional, porque estabelecem as interligaes e relaes eu outro de uma forma geral, mas dentro de um contexto de singularidade, sem precedentes. Nesse sentido, evocamos pesquisadores que dentro de suas vises de homens e mulheres catalisadores e produtores de conhecimentos, analisaram e conceituaram atravs de uma viso objetiva todas as perspectivas do mtodo biogrfico aqui exposto.

Referncias
ABRAO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura autobiogrfica: teoria e prtica. Curitiba RS. PUCRS, 2003. BRAGANA, Ins Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formao na abordagem (auto)biogrfica. Educao, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, maio/ago. 2011. BUENO, Belmira Oliveira. O mtodo autobiogrfico e os estudos com histrias de vida de professores: a questo da subjetividade, Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 1130, jan./jun. 2002. CHARTIER, Roger. A Histria Cultural: entre prticas e representaes. Traduo Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. ESTUMANO, Evanildo Moraes, Uma vida, duas vidas, muitas vidas: diferenciaes de gnero no cotidiano familiar e profissional de camadas medias urbanas. Dissertao. UFPA Belm; PA, 2004. FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do mtodo biogrfico. In: NVOA, Antnio; FINGER, Matthias (Orgs.), O mtodo (auto)biogrfico e a formao. Lisboa: Ministrio

11

da Sade. Depart. de Recursos Humanos da Sade/Centro de Formao e Aperfeioamento Profissional, 1988. p. 17-34. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler. 33 Ed.- Ed. PUC Rio; So Paulo: Loyola, 2002. FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; SIMO, Ana Margarida da Veiga. Abordagem (auto)biogrfica narrativas de formao e de autorregulao da aprendizagem reveladas em portflios reflexivosEducao, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 198-206, maio/ago. 2011 RANCIRE, Jacques, O mestre ignorante: cinco lies sobre a emancipao intelectual. Traduo: Llian do Valle. 2 Ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autntica, 2007. LAPLATINE, Franois, Aprender antropologia; trad. Marie-Agns Chauvel; prefcio Maria Isaura P Queirs So Paulo: Brasiliense, 2007. LOPES, Lourival da Silva; LIMA, Maria da Glria S. B. Mtodo autobiogrfico, histrias de vida e reflexidade na formao de professores: narrativas de professores aposentados. UFPI. Terezina PI. 2010. MIGNOT, Ana Cristina Venncio; CUNHA, Maria Teresa Santos. Razes para guardar: a escrita ordinria em arquivos de professores/as. Revista Educao em Questo, Natal, v. 25, n. 11, p. 40-61, jan./abr. 2006 PESAVENTO, Sandra Jatahy. Histria & histria cultural. 2 Edio. Belo Horizonte: Autntica, 2005. 132p SILVA, Francisco das Chagas R. da; MENDES, Brbara Maria M. (Auto) bibliografia, pesquisa e formao: aproximaes epistemolgicas. UFPI. Terezina PI. 2009. SOUSA, Eliseu Clentino de. A arte de contar e trocar experincias: reflexes tericometodolgicas sobre histria de vida em formao, Revista Educao em Questo, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006 Artigos

Potrebbero piacerti anche