Sei sulla pagina 1di 3

Teste dede Avaliao n.

3 Teste Avaliao
Nome da Escola Nome do Aluno Professor

n. 3
Ano letivo 20 Turma / 20 N. Novos Contextos Filosofia | 10. Data / / 20

A dimenso religiosa anlise e compreenso da experincia religiosa Religio, razo e f tarefas e desafios da tolerncia

1. Indique, para cada questo, a opo correta. 1.1. Analise as afirmaes que se seguem. Selecione, depois, a alternativa que as avalia corretamente. 1. O tesmo uma doutrina que, tal como o desmo, afirma a existncia de Deus. 2. De acordo com o atesmo, no possvel ao ser humano saber se Deus existe ou no, nem aceder ao conhecimento da sua essncia. 3. De acordo com o agnosticismo, o ser humano pode conhecer com facilidade a essncia de Deus. 4. De acordo com o pantesmo, Deus no se distingue do mundo. A. 1 e 3 so falsas; 2 e 4 so verdadeiras; B. 1 e 2 so falsas; 3 e 4 so verdadeiras; C. 2 e 4 so falsas; 1 e 3 so verdadeiras; D. 2 e 3 so falsas; 1 e 4 so verdadeiras. 1.2. As religies podem ser classificadas em: A. monistas, dualistas e monotestas; B. pantestas, monistas e dualistas; C. pantestas, agnsticas e testas; D. agnsticas, destas e monotestas. 1.3. A atitude que se caracteriza pela adeso exclusiva e incondicional a uma ideia, bem como pelo uso dos mais diversos meios para a impor e disseminar, designa-se por: A. dilogo inter-religioso; B. fanatismo; C. relativismo; D. fidesmo.

2. Alguns pensadores religiosos argumentaram que a prpria natureza da religio exige que as suas crenas assentem na f, e no na razo.
William L. Rowe (2011), Introduo Filosofia da Religio, Lisboa, Verbo, p. 140.

Compare a relao estabelecida entre razo e f em Kierkegaard e em So Toms. 3. Na srie das causas eficientes no podemos remontar at ao infinito (): deve, por conseguinte, haver uma causa eficiente primeira.
Nicola Abbagnano (2000), Histria da Filosofia, vol. 4., 5. ed., Lisboa, Editorial Presena, p. 29.

Sintetize, com base na afirmao, o argumento cosmolgico tal como apresentado por So Toms na segunda via.

Teste de Avaliao n. 3

4. Todos os sinais de inveno, toda a manifestao de desgnio, que existiam no relgio existem nas obras da natureza, com a diferena de que, no caso da natureza, so mais e maiores, e num grau que excede toda a computao.
William Paley (2005), Natural Theology, Landisville, Coachwhip Publications, p. 16.

4.1. Explique esta afirmao de William Paley. 4.2. Exponha a crtica dirigida ao argumento do desgnio suscitada pela analogia implcita na afirmao.

5. Talvez seja melhor pensar no argumento ontolgico no como um nico argumento mas como uma famlia de argumentos, em que cada membro comea com um conceito de Deus e, apelando apenas a princpios a priori, procura estabelecer que Deus existe efetivamente.
William L. Rowe (2011), Introduo Filosofia da Religio, Lisboa, Verbo, p. 63.

Compare sinteticamente as verses do argumento ontolgico de Santo Anselmo e de Descartes.

6. Visto existir tanto mal, como pode algum acreditar seriamente na existncia de um deus sumamente bom? () Este o problema do mal: o problema de explicar como os alegados atributos de Deus podem ser compatveis com o facto inegvel de o mal existir.
Nigel Warburton (1998), Elementos Bsicos de Filosofia, Lisboa, Gradiva, p. 45.

Aps a anlise do texto, elabore uma reflexo em que: - exponha a argumentao usada por Kant para afirmar a existncia de Deus; - refira dois argumentos usados para explicar a existncia do mal e as objees a tais argumentos; - apresente a sua perspetiva pessoal sobre a relao entre o problema do mal e a existncia de Deus.

Teste de Avaliao n. 3

COTAES 1. 1.1. ................................................................................................... 5 pontos 1.2. ................................................................................................... 5 pontos 1.3. ................................................................................................... 5 pontos 2. ................................................................................................. 25 pontos 3. ..................................................................................................... 30 pontos 4. 4.1. .................................................................................................. 30 pontos 4.2. .................................................................................................. 30 pontos 5. ..................................................................................................... 30 pontos 6. ..................................................................................................... 40 pontos TOTAL ................................................................................... 200 pontos

Potrebbero piacerti anche