Sei sulla pagina 1di 4

MUNDO JURDICO Artigo de Gustavo Binenbojm

O Racismo e a Leitura Moral da Constituio


Gustavo Binenbojm
Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da UERJ Professor de Direito Constitucional da EMERJ Master of Laws, Yale Law School (2002-2003) Mestre em Direito Pblico pela UERJ Procurador do Estado e Advogado no Rio de Janeiro

Homer Plessy, cidado norte-americano do Estado da Louisiana, protagonizou, em fins do sculo XIX, um episdio que, por seus contornos peculiares, entrou para a histria em algum lugar entre o trgico e o pattico: foi preso e condenado, de acordo com as leis penais de seu Estado, por haver sido pego viajando em um vago de trem reservado exclusivamente para passageiros brancos. De parte seu contedo lamentvel, o dado curioso do caso o de que Plessy tinha em sua ascendncia apenas um bisav afro-descendente, sendo seu sangue, na mentalidade vigente poca, 7/8 (sete oitavos) branco-caucasiano e s 1/8 (um oitavo) negro. Alada a questo ao conhecimento da Suprema Corte dos Estados Unidos, para apreciao da constitucionalidade da lei que impunha a segregao racial em acomodaes pblicas na Louisiana, o veredito foi ainda mais ultrajante: contra uma nica dissidncia, a mais alta Corte de Justia norte-americana entendeu que a separao compulsria entre pessoas de origens raciais distintas em recintos pblicos no caracterizava violao tanto da 13 Emenda Constituiao do pas que abolira a escravido como da 14 Emenda, que prometera igualdade em imunidades e privilgios a todos os cidados. Com uma leitura formal do texto constitucional, a Corte justificou sua deciso dizendo que a lei era neutra do ponto de vista racial, pois, afinal de contas, sua proibio atingia igualmente a gente de ambas as raas (a um branco tambm era vedado viajar no vago destinado aos negros). Assim, provada a igualdade material nas instalaes, nada de errado havia com a poltica de segregao. Qualquer queixa, acrescentou a Corte, deveria ser atribuda ao sentimento inato de inferioridade dos negros, para o qual a farmacologia jurdica no oferecia remdio. Julgado em 1896, o caso Plessy se tornou um dos precedentes mais vexaminosos da tradio constitucional norte-americana. Sob sua gide, institucionalizou-se nos Estados
www.mundojuridico.adv.br

Unidos a famosa doutrina iguais, mas separados ou separados, porm iguais. Proliferaram pelo pas afora leis que criavam todo tipo de segregao racial entre brancos e negros: de acomodaes em nibus e trens a hotis e restaurantes; de banheiros e fontes de guas pblicas a escolas de nvel elementar, mdio e de ensino superior. At a compra de terras, em determinadas reas, era condicionada por fatores raciais. Mais de meio sculo se passou at que, apenas em 1954, a Suprema Corte revertesse Plessy e determinasse a dessegregao racial das escolas americanas nos clebres casos Brown e Bolling. As lies do caso Plessy, no entanto, permanecem perturbadoramente atuais. Dois pontos desse marco histrico do racismo merecem destaque. Primeiro: a questo da raa a qual Homer Plessy pertencia, dada a sua origem mestia, no impressionou a Corte. O mero fato de Plessy ser percebido socialmente como negro j era suficiente para a incidncia da regra segregacionista. A incerteza cientfica sobre uma definio objetiva da raa negra talvez explique esse fato. O importante aqui, todavia, a noo de que a raa no tida como um dado, mas como um construdo. As gotas de sangue negro que corriam nas veias de Plessy importavam menos que o fato de ser ele identificado como membro de um grupo cuja identidade no se baseava apenas em traos fsicos, mas em um conjunto de caractersticas scio-culturais historicamente desenvolvidas. O segundo ponto importante por ser a exata contradio do primeiro. Invocando um conceito formal de igualdade, a Corte fechou os olhos para o significado social da segregao que ento se implantava. Aps a abolio da escravido, quando as elites de proprietrios eram quase que exclusivamente brancas, no se tem como negar que o propsito de leis, como as do Estado da Louisiana, no era o de excluir brancos dos ambientes negros, mas negros dos ambientes brancos. Uma forma velada de perpetuar a hierarquia social abolida formalmente, excluindo os negros do mundo que pertencia s aos brancos. Essa significao social o que distingue, afinal, a segregao do acesso de pessoas a banheiros pblicos baseada em sexo daquela baseada em raa. curioso notar como a Corte usou essa ferramenta sociolgica para resolver o problema da identidade racial de Plessy, mas ignorou-a quando se tratava de reconhecer as razes subjacentes politica de segregao racial ento em curso. Uma leitura moral da 14 Emenda, que levasse em conta a clusula da igualdade como um princpio de moralidade poltica, e no como regra formal, fatalmente teria conduzido a Suprema Corte a desfecho mais feliz.

Todas essas questes esto envolvidas no recente debate pblico instaurado no Brasil por ocasio do julgamento do Habeas Corpus n 82424, pelo Supremo Tribunal Federal. O caso diz respeito a pessoa que foi condenada por crime de racismo por ter editado e distribudo obras de contedo anti-semita, de sua autoria e de terceiros, representativas de discriminao contra os judeus. O voto do Ministro-relator concluiu que tais prticas no configurariam crime de racismo, pois os judeus no constituem uma raa, mas um povo. O voto fundou-se na suposta autoridade de estudos que pretendem identificar, cientificamente, as diversas raas humanas. O fato de o art. 5, inciso XLII, da Constituio brasileira qualificar a prtica do racismo como crime inafianvel e imprescritvel convida, naturalmente, a uma reflexo sobre as noes de raa e racismo adotadas pelas comunidades brasileira e internacional. No ordenamento nacional, no se encontra um critrio objetivo e cientfico que permita a definio de raa. No mbito internacional, os documentos multilaterais, especialmente a Declarao Universal dos Direitos do Homem, adotam conceito amplo de racismo, alcanando qualquer discriminao, excluso e preferncias fulcradas no apenas em caractersticas fsicas, mas tambm em origem tnica e traos culturais que distingam determinado grupo humano. Isso se deve descrena numa conceituao cientfica de raa. No h critrios cientficos seguros que identifiquem algum como pertencente a uma determinada raa. E ainda que houvesse, essa mesma noo seria um construdo da cincia, no um dado da natureza. Sem querer prosseguir nessa rota, a pergunta que ainda se impe a seguinte: no que Plessy pode nos ajudar na compreenso do caso brasileiro? O caso americano mostra claramente que a noo de raa deve ser buscada no em critrios de certeza cientfica, mas numa avaliao da identidade do grupo social historicamente construda. Os traos que formam o ncleo da identidade podem variar na sua quantidade e combinao, mas a percepo social do grupo como uma unidade antropolgica h de existir. Essa percepo social da raa e da pertinncia de pessoas a ela nos conduz ao que o racismo , e que o levou a ser condenado em todo o mundo civilizado: o dio contra grupos humanos cuja identidade pode ser fsica, mas pode ser mesclada com outras caractersticas que tambm so razes subjacentes ao racismo. Plessy nos ensina que o racismo que define a raa, e no o contrrio.

Os judeus exibem os traos dessa unidade antropolgica, com elementos que combinam algumas semelhanas fsicas (embora haja judeus eslavos, italianos, sefaraditas, negros) e traos comportamentais, culturais, lingsticos e religiosos que formam o mosaico da identidade judaica. E mais importante que isso: o judeu percebido no Brasil e pelo mundo como membro de um grupo humano distinto, que no se reduz a nenhum dos aspectos acima citados. Os nazistas eram racistas. Mas apesar de todo o seu esforo retrico em identificar a raa superior e em definir os judeus como cientificamente inferiores, seu racismo transcendia aos limites da identidade forjada do baixinho narigudo. Eram racistas porque acusavam os judeus de usurrios, deicidas e anti-nacionalistas. Um movimento comum na histria do racismo: caractersticas fsicas so apenas o elemento esttico que propulsiona o dio racista. O racista no odeia a cor, o tamanho do nariz ou o formato dos crnios de suas vtimas. Ele odeia o que aquilo representa. O impulso destrutivo que move algum a discriminar um poltico negro no Brasil por v-lo ocupar posio incomum na estrutura social e poltica brasileira, nutre tambm o poltico que manda o jornalista judeu brasileiro limitar-se a discutir assuntos do Oriente Mdio (e no se imiscuir na poltica brasileira, como se aquilo no fosse da conta dele). Ambas as atitudes revelam desdouro a comunidades humanas com traos de identidade que vo alm do fsico, do biolgico e do gentico. Ambas as atitudes deitam suas razes em preconceitos cultural e historicamente construdos. Ambas so atitudes igualmente racistas. Uma Constituio o compromisso moral que uma nao assume consigo mesma. Ao tornar a prtica do racismo um crime inafianvel e imprescritvel, o constituinte de 1988 no tinha em vista qualquer conceito cientificamente puro de raa. Essa leitura formalista do texto constitucional conduziria ao absurdo de banir-se o racismo pela declarao formal da ausncia de raas cientificamente identificveis. Ao criminalizar o racismo, a sociedade brasileira reconheceu-o em si mesma como uma realidade historicamente construda, aceitou o desafio de entend-lo e identific-lo (ou talvez at redefini-lo) como fenmeno scio-cultural e de combat-lo com as armas do arsenal jurdico. Esta a leitura moral da Constituio de 1988.

Artigo publicado no Mundo Jurdico (www.mundojuridico.adv.br) em 21.04.2003

Potrebbero piacerti anche