Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS CURSO DE ADMINISTRAO DISCIPLINA GESTO

DE PESSOAS II Professora Mrcia Bandeira Landerdahl Maggioni

RESENHA DE ARTIGO
Identificao do aluno: Nome do aluno: Tema: Data: I - Identificao da Obra:
XAVIER, T. A. S.; DIAS, S. M. R. C. O Que Pode Gerar Situaes De Conflito Intragrupal? Um Estudo Comparativo Em Uma Empresa De Comunicao Televisiva.

Ariani Pereira Brittes Conflito Intragrupal 12 de junho de 2013

II - Resumo das ideias do Autor Sob a luz das teorias relacionadas Gesto de Pessoas uma discusso em especial tem recebido a ateno de diversos pesquisadores: as relaes interpessoais e consequentes comportamentos relacionados motivao, coordenao e conflitos. Neste artigo so estudadas diversas abordagens que elucidam o tema conflito intragrupal. Os autores sustentam que o conflito intragrupal entendido como um processo que tem incio na percepo do indivduo (ou parte) de que suas expectativas esto sendo ou sero frustradas. Assim sendo o conflito torna-se inevitvel em grupos devido complexidade e interdependncia das organizaes. A primeira corrente explicitada pelos autores aborda os antecedentes pessoal-culturais do conflito intragrupal, que consistem em personalidade (pessoas diferentes tendem a agir de forma diferente defendendo seus interesses), atitudes (suscetibilidade dos ambientes organizacionais discriminao racial ou de gnero) , motivao (quando as necessidades
pessoais do indivduo no so satisfeitas pela organizao um comportamento de conflito pode ser gerado entre essas partes), autoestima (baixa autoestima como uma varivel tambm importante no desenvolvimento de um comportamento conflitivo) e diversidade demogrfica (diferenas em atitudes e valores das pessoas podem estar associadas a diferenas em suas caractersticas demogrficas).

J a segunda corrente apresentada no artigo a de antecedentes estruturais de conflito que so: liderana, similaridade de objetivos, mudana organizacional, estrutura de tarefa, pensamento grupal, tamanho do grupo, ameaas externas e efeitos do conflito.

III - Opinio sobre o Texto Lido Com uma completa reviso bibliogrfica o artigo inteligentemente conduzido atravs de comparao tanto de teorias quanto de departamentos no caso de sua aplicao. A utilizao do multimtodo para avaliao do constructo conflito se mostra acertada por reduzir a margem de erro do estudo dada a complexidade do tema e da prpria organizao onde a pesquisa foi aplicada. O resultado taxativo da aplicao da pesquisa intrigante: personalidade, atitudes, autoestima e motivao tiveram sua relao com o conflito intragrupal refutada. Das variveis componentes dos antecedentes pessoal-culturais, somente a diversidade cultural apresentou uma pequena relao. J os antecedentes estruturais se mostraram bem mais relacionados como influenciadores de conflitos intragrupais. Para uma organizao do porte da Rede Globo esse tipo de estudo fundamental na manuteno de seu padro de qualidade nas tarefas executadas bem como na difuso de sua cultura organizacional to forte. As organizaes devem cada vez mais se desvencilhar dos vcios da desconfiana com relao s informaes prestadas aos pesquisadores para que dessa forma, cincia e sociedade possam caminhar juntas rumo uma realidade melhor tanto para empresas quanto para os indivduos.

Data do recebimento: Comentrio e nota do Professor:

Avaliao do Professor Validao :

Potrebbero piacerti anche