Sei sulla pagina 1di 5

Teoria Geral do Processo - AULA 4 FONTES DE DIREITO PROCESSUAL Fontes so as mesmas do direito em geral: a) imediatas: leis e os costumes (produto

da jurisprudncia) b) mediatas: doutrina e jurisprudncia Principal fonte a LEI. Quando no existe soluo na Lei: costumes judiciais, doutrina e jurisprudncia (tambm muito importante para dirimir dvidas e fixar conceitos). Motivos- OBSCURIDADE, IMPRECISO TERMINOLOGICA, falhas naturais de toda criao humana so superadas pelas demais FONTES. Inclusive, estas solues INSPIRAM A REMODELAAO DAS NORMAS JURDICAS EXPRESSAS. LEI PROCESSUAL Lei processual civil a lei que regula o Processo Civil. Compreende tudo o que concerne ao EXERCCIO DA JURISD CIVIL: a) REGRAS DE ORGANIZAO do Judicirio: DISTRIBUIO DE ATRIBUIES entre componentes dos rgos judicirio, horrios de funcionamento, competncia, etc. b) Regras sobre FORMA e DINAMICA do exerccio da ao em juzo PROCEDIMENTO. c) NORMAS e PRINCPIOS GERAIS ou ESPECFICOS de interpretao e equacionamento da FUNO JURISDICIONAL e do exerccio do direito de ao: - CONDIES E PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS, - NUS E FACULDADES DAS PARTES - MEIOS DE PROVA PERMITIDOS - CONFLITOS INTERTEMPORAIS, ETC.

Tudo isso organizado num CDIGO - o que no elimina inmeras leis EXTRAVAGANTES. Portanto, a lei processual disciplina a FUNAO JURISDICIONAL. NO BRASIL, a Lei 5869/73, modificado por diversas outras Leis. + Leis Especiais - Ex. Lei do procedimento da Falncia e Concordata (Dec. 3365/41), Mandado de Segurana, ao de Alimentos, Ao Popular, etc. Aos ESTADOS-MEMBROS da federao cabe tambm a funo de LEGISLAR SOBRE ALGUNS ASPECTOS DO DIREITO PROCESSUAL, especialmente em relao ORGANIZAO JUDICIARIA, que em parte estabelecida por Lei local, mediante proposta do TRIBUNAL DE JUSTIA. A lei que prevalece a FEDERAL, sempre. A no ser quando for competncia privativa da Lei Estadual. LEI PROCESSUAL NO TEMPO Toda Lei sujeita a um princpio e um fim. COMEO DE VIGNCIA e CESSAO DE EFICCIA. Todas as regras de vigncia esto na Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Assim, comeam a vigorar aps a publicao, respeitada a VACATIO LEGIS (regra 45 dias, ou outro escolhido). No sendo temporria (vigncia nesse caso deve estar definida na prpria lei), a regra par. 2 LIC - VIGENTES AT QUE OUTRA A MODIFIQUE OU REVOGUE. Relativamente ao Direito Processual, lei vale imediatamente, inclusive nos processos em CURSO. A lei que se aplica do MOMENTO DA REALIZAO DO ATO FORMAL, e no a do tempo que o ato material se deu.

Qualquer lei nova tambm deve respeitar o DIREITO ADQUIRIDO, ATO JURDICO PERFEITO e a COISA JULGADA. E mesmo quando a lei nova atinge um processo em andamento, nenhum efeito tem sobre os fatos ou atos ocorridos sob o imprio da lei revogada. Alcana o processo no ESTADO EM QUE SE ACHAVA NO MOMENTO de sua entrada em vigor, mas respeita os efeitos dos atos j praticados, que continuam regulados pela lei do tempo em que foram consumados. Ex. se lei nova desconsidera um ttulo executivo, a execuo anteriormente ajuizada segue pela Lei anterior, mesmo que revogada. Ento, lei vale imediatamente aos FEITOS PENDENTES, e NO SO RETROATIVAS, pois s os atos posteriores sua entrada que se regularo por seus preceitos. TEMPUS REGIT ACTUM Assim, relativamente aos processos: a) EXAURIDOS: nenhuma influncia sofrem. b) PENDENTES: so atingidos, mas ficando respeitados os efeitos dos atos j praticados. c) FUTUROS: seguem totalmente a lei nova. A LEI PROCESSUAL NO ESPAO universalmente aceito o PRINCPIO DA TERRITORIALIDADE DAS LEIS PROCESSUAIS, o juiz aplica ao PROCESSO a lei do LOCAL ONDE EXERCE A JURISDIO. Jurisdio est ligada SOBERANIA DO ESTADO - por isso no d para impor norma perante tribunais estrangeiros. Princ. Territorialidade - art. 1 CPC: em todo territrio nacional.

INTERPRETAO DAS LEIS PROCESSUAIS Art. 5 da LICC - aplicador deve atender FINS SOCIAIS a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. Maioria das normas so COGENTES, poucas so DISPOSITIVAS. Mas importante reconhecer que a FORMA no deve obrigatoriamente prevalecer sobre o FUNDO, preceitos devem ser encarados com NORMAS DE CONVENIENCIA, e interpretadas com a MAIOR LIBERDADE POSSVEL. OU "AS LEIS PROCESSUAIS NO HO DE SER UM OBSTACULO QUE FRUSTE O DIREITO MATERIAL DA PARTE. ... O QUE INTERESSSA HOJE UMA RESOLUO JUSTA E IMPARCIAL" Carnelutti Ex. art 244 ou 249 par 1 e 2 e 250 Portanto, podemos interpretar e validar atos, mas sempre RESPEITANDO OS PRECEITOS PROCEDIMENTAIS, INSTRUMENTOS CONSAGRADOS DE SEGURANA JURDICA. Ademais, a interpretao tem de se dar SEGUNDO PRINCPIOS INFORMATIVOS que estruturam o processo. Na verdade, NORMAS PROCESSUAIS SO ABSOLUTAS E IMPERATIVAS, no cabendo as partes a FACULDADE DE RENUNCIAR LIVREMENTE AOS PROCEDIMENTOS, garantias e benefcios legais. Em regras TODOS OS PROCEDIMENTOS DEVEM SER RIGOROSAMENTE OBEDECIDOS, pois nem as partes, nem o juiz, podem criar procedimentos ou ritos. O que importa EVITAR a ANULAO pura e simples, o juiz deve ADAPTAR o que foi realizado de forma irregular de acordo com a recomendao legal (295 V) e, uma vez ATINGIDO O OBJETIVO, mesmo por procedimento irregular, nenhuma NULIDADE ser decretada, SE no houver PREJUZO PARA OS LITIGANTES.

Ex. no emendou a inicial em 10 dias e ainda no citou. Citou irregularmente mas o ru compareceu ao processo com sua contestao, no prazo legal e se defendeu. Mas, JUIZ TEM DE TOMAR CUIDADO, pois ele no LEGISLADOR nem REFORMADOR da lei existente, deve somente APLICAR A LEI, s excepcionalmente que vai poder utilizar costume, etc. (126) Importante: -PROCESSO DEVE CONCEDER A PARTE MESMA UTILIDADE QUE A NORMA MATERIAL (prestao jurisdicional = prestao material) -regra geral decidir com julgamento do mrito, exceo extinguir por INOBSERVANCIA FORMAL DE REGRAS PROCEDIMENTAIS.

Potrebbero piacerti anche