Sei sulla pagina 1di 16

Mecnica dos Fluidos

Aula 01

Sergio Rangel

Introduo

Mecnica dos fluidos a cincia que tem por objetivo o estudo do comportamento fsico dos fluidos e das leis que regem este comportamento. Aplicaes: -Ao de fluidos sobre superfcies submersas (barragens); -Equilbrio de corpos flutuantes (embarcaes); -Ao do vento sobre construes civis; -Estudos de lubrificao; -Transporte de slidos por via pneumtica ou hidrulica (elevadores); -Clculo de instalaes hidrulicas (instalao de recalque); -Clculo de mquinas hidrulicas (bombas e turbinas); -Instalaes de vapor (caldeiras); -Ao de fluidos sobre veculos (Aerodinmica).
2

Definio e propriedades dos fluidos

Definio: Fluido uma substancia que no tem uma forma prpria, assume o formato do recipiente.

Fluidos

Os fluidos so os lquidos e os gases, sendo que os gases ocupam todo o recipiente enquanto que os lquidos apresentam uma superfcie livre.

Definio e propriedades dos fluidos Comparao do comportamento de um slido com um fluido com a Experincia de duas placas. Slido preso entre duas placas planas. A inferior est fixa e na superior aplicada uma fora Ft .

Um slido solicitado por uma fora tangencial constante, deformase, mas atinge uma condio de equilbrio esttico.

Definio e propriedades dos fluidos

A mesma experincia anterior feita agora com um fluido entre as duas placas. A placa inferior fixa a superior mvel. Ao se aplicar a fora tangencial Ft na placa superior, ela vai se deslocar.

Se a placa superior adquire velocidade v, os pontos do fluido em contato com ela tero a mesma velocidade v, e os pontos do fluido em contato com a placa fixa ficaro parados com ela. Princpio da aderncia: Os pontos de um fluido em contato com uma superfcie slida, aderem aos pontos dela, com os quais tem contato.
5

Definio e propriedades dos fluidos

Devido a fora Ft, o volume ABCD deforma-se continuamente sem alcanar o equilbrio esttico, considerando placas infinitas. Essas experincias mostram a diferena entre slidos fluidos. O slidos se deformam limitadamente quando sujeitos a foras tangenciais pequenas. J os fluidos se deformam continuamente sem alcanar um novo equilbrio.

Fluido uma substncia que se deforma continuamente, quando submetida a uma fora tangencial qualquer.
6

Tenso de cisalhamento Lei de Newton da viscosidade Uma fora F aplicada em uma rea A pode ser decomposta em fora normal Fn e fora tangencial Ft.

Tenso de cisalhamento mdia o quociente do mdulo da componente tangencial da fora e a rea sobre a qual est aplicada.

Tenso de cisalhamento a fora tangencial por unidade de rea. A unidade de no sistema internacional (SI) N/m2.
7

Tenso de cisalhamento Lei de Newton da viscosidade Outro fato notvel da experincia das duas placas. A placa superior inicialmente acelerada pela fora Ft, passa a uma velocidade finita. Porem o que se nota que a partir de um determinado instante ela passa a ter velocidade vo constante. Pois a fora externa Ft equilibrada por foras internas ao fluido, no existindo acelerao, pela segunda lei de Newton da dinmica, a resultante das foras dever ser nula.

As foras internas aparecem devido ao principio da aderncia. O fluido junta placa superior ter velocidade vo e o na placa inferior velocidade nula. As camadas intermediarias iro de vo at zero.

Tenso de cisalhamento Lei de Newton da viscosidade

Olhando a seo AB se v um diagrama de velocidades. Cada camada de fluido desliza sobre a adjacente com uma certa velocidade relativa. Isso cria uma espcie de atrito entre as diversas camadas do fluido. Esse deslizamento entre as camadas origina tenses de cisalhamento, que multiplicada pela rea da placa, originam a fora tangencial interna ao fluido, que se equilibra com a fora Ft externa, o que far que a placa superior permanea em uma velocidade constante vo. Na figura (b) se v o aparecimento de devido velocidade relativa v1 v2, que cria um escorregamento entre as duas camadas.
9

Tenso de cisalhamento Lei de Newton da viscosidade

Newton descobriu que em muitos fluidos a tenso de cisalhamento proporcional () ao gradiente da velocidade, isto , variao da velocidade com y. Disso pode se traduzir a lei de Newton da viscosidade:

Os fluidos que obedecem a essa lei so chamados de Newtonianos. So exemplos: gua, ar, leos, etc.

10

Viscosidade absoluta ou dinmica A lei de Newton da viscosidade impe uma proporcionalidade entre tenso de cisalhamento e gradiente de velocidade. Isso leva introduo de um coeficiente de proporcionalidade na equao anterior. Tal coeficiente ser indicado por e denomina-se viscosidade dinmica ou absoluta.

A grandeza uma propriedade de cada fluido e depende por exemplo da presso e da temperatura. Viscosidade dinmica a propriedade dos fluidos que permite equilibrar, dinamicamente, foras tangenciais externas quando os fluidos esto em movimento. De uma forma prtica: Viscosidade a propriedade que indica a maior ou menor dificuldade do fluido escoar (escorrer).

11

Viscosidade absoluta ou dinmica

Unidades de viscosidade dinmica: MK*S (Tcnico) = kgf.s/m2 SI = N.s/m2 CGS = dina.s/cm2 = poise Utiliza-se o centipoise: 1 cpoise = 0,01 poise.

A viscosidade dinmica tem um valor diferente para cada fluido e varia para um mesmo fluido, principalmente em relao a temperatura. Os gases e lquidos comportam-se de maneiras diferentes nesse aspecto. Nos lquidos: a viscosidade diminui com o aumento da temperatura. Nos gases: a viscosidade aumenta com o aumento da temperatura.

12

Simplificao prtica

A lei de Newton da viscosidade escrita da seguinte forma:

Onde

o gradiente da velocidade ou variao de v com y (Figura abaixo).

Pela figura, observa-se que, a um deslocamento dy, na direo do eixo y, corresponde uma variao dv da velocidade. Quando a distancia pequena, pode-se considerar, sem muito erro, que a variao de v com y seja linear (figura do slide seguinte).
13

Simplificao prtica

A simplificao que resulta desse fato a seguinte: o ABC MNP. Logo:

Ou de uma forma mais geral:

Ficando a lei de Newton: Esse fato leva a simplificaes importantes nos problemas, evitando hipteses e integraes complicadas.

14

Figura

Exemplo

15

Potrebbero piacerti anche