Sei sulla pagina 1di 53

Curso Tcnico em Contabilidade

IRPJ Imposto de Renda Pessoa Jurdica


Componentes do grupo;
Francis Beck Jaqueline gomes Maura Passos Paulo Cesar Eler Silmara Fonseca
Vila Velha ES 2013

IRPJ -Imposto de Renda Pessoa Jurdica

Na histria, o arquivo mais antigo sobre impostos datado de 4000 AEC. Nele esta escrito que os camponeses alm de serem obrigados a contribuir com uma parte de suas colheitas para o Rei, tambm tinham de trabalhar durante cinco meses por ano em seu Castelo. Imposto de renda um imposto existente em vrios pases, em que cada pessoa ou empresa obrigada a deduzir uma certa percentagem de sua renda anual para o governo. Esta percentagem pode variar de acordo com a renda mdia anual, ou pode ser fixa em uma dada percentagem. No Brasil o IRPJ um tributo federal, pago pelas empresas Jurdicas e empresas individuais (CEI ) registradas ou no Unio.

Este imposto tem como fato gerador a aquisio de disponibilidade econmica ou jurdica - CTN, Art.43 - em cima da renda e proventos de qualquer natureza, como capital, fruto do trabalho ou ambos seja qual for sua origem.

IRRF Imposto de Renda Retido na Fonte

Fato gerador: ocorre quando h prestao do servio, podendo este ser comprovado por NF, recibo ou boleto, tendo reteno de 1,5% Esta reteno ser deduzida na declarao do IRPJ. Somente pessoas juridicas inscritas no Lucro Real, Lucro Presumido ou equiparadas tem reteno de IRRF. Vale ressaltar que pessoas juridicas inscritas no Simples Nacional no possuem reteno de IRRF, pois o retm em seu imposto unificado (DASN). O fato gerador do imposto de renda na fonte, de que trata o art. 647 do RIR/99, nas 40 incidncias elencadas ocorre no pagamento ou crdito. O mesmo ocorre nas incidncias previstas nos arts. 649 e 651 do RIR/99. A reteno do imposto de renda de que trata o art. 653 do RIR/99 ocorre exclusivamente no pagamento.

Administrao de Bens ou Negcios em Geral; Advocacia; Analise Clinica Laboratorial; Analises Tcnicas; Arquitetura; Assessoria e Consultoria Tcnica Assistncia Social; Auditoria;

Geologia; Leilo;

Manuteno de Bens Moveis e Imveis; Medicina, Nutricionismo e Diettica; Odontologia; Pesquisa em Geral; Planejamento; Servio deDespachante;

Organizao de Feiras de Amostras, Congressos, Seminrios, Simpsios e Congneres; Programao; Prtese; Psicologia e Psicanlise; Qumica; Raio X,

Radiologia e Radioterapia; Relaes Publicas; Teraputica Ocupacional; Traduo ou Interpretao Comercial; Transportes; Urbanismo; Veterinria.

Esta dispensada a reteno do imposto sobre a renda quando o servio for prestado por pessoa jurdica imune ou isenta, bem assim por pessoa jurdica optante pelo Simples Nacional (IN SRF no art.23, de 1986, art. XX, II; IN RFB no 765, de 2007, art. 1o).Art.155 da Constituio Federal.

suspenso do gozo da imunidade ou da iseno aplica-se o disposto no art. 32 da Lei n 9.430, de 1996.

So imunes do imposto de renda:


a) os templos de qualquer culto(CF/1988,art.150,VI,b);


b) os partidos polticos, inclusive suas fundaes, e as entidades sindicais de trabalhadores, sem fins lucrativos (CF/1988, art. 150, VI, "c"), desde que observados os demais dispositivos do art. 169 do Decreto n 3.000, de 1999. c) as instituies de educao e as de assistncia social, sem fins lucrativos (CF/1988, art. 150, VI, "c").

So isentas do imposto de renda:

Consideram-se isentas as instituies de carter filantrpico, recreativo, cultural e cientfico e as associaes civis que prestem os servios para os quais houverem sido institudas e os coloquem disposio do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos (Lei n 9.532, de 1997). Temos como exemplo as associaes de poupana e emprstimo, as entidades de previdncia privada fechada e as bolsas de mercadorias e de valores.

As Pessoas Jurdicas, por opo ou por determinao legal, so tributadas por uma das seguintes formas: a) Simples Nacional. b) Lucro Presumido. c) Lucro Real. d) Lucro Arbitrado.

O imposto ser determinado com base no lucro real, presumido ou arbitrado, por perodos de apurao trimestrais, encerrados nos dias 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendrio. opo do contribuinte, o lucro real tambm pode ser apurado por perodo anual.

Clculo do IR Sobre a base de clculo determinada na forma dos itens anteriores incide o Imposto de Renda determinado pela aplicao da alquota de 15%. (Art. 8 da IN SRF n 93/97) Clculo do Adicional Mensal Estar sujeita incidncia do adicional a parcela a parcela de lucro excedente a R$ 20.000,00 multiplicada pelo nmero de meses do perodo de apurao. (Art. 8, nico, da IN SRF n 93/97)

Onde a base de clculo o total das receitas da pessoa jurdica sem dedues, em relao a custos, despesas e encargos. Como o caso do Lucro Presumido e suas equiparadas.

Onde a base de clculo o total das receitas da pessoa jurdica com dedues de custos, despesas e encargos. Como o caso do lucro real e suas equiparadas.

Sua principal caracterstica a apurao dos tributos tendo como base o resultado determinado atravs da contabilidade e, ocorrendo prejuzo fiscal, no sero apurados IRPJ e CSLL, ou seja, o prejuzo poder ser compensado com futuros lucros, sempre observando o limite mximo de 30% do lucro real.

A expresso lucro real corresponde ao prprio lucro tributvel, cujo ponto de partida o lucro contbil, denominado de lucro lquido. Segundo o art. 247 do Decreto n 3.000/99 o lucro real o lucro lquido do perodo-base ajustado pelas adies, excluses ou compensaes prescritas ou autorizadas por este decreto.

No Lucro Real Anual a empresa deve antecipar os tributos mensalmente, com base no faturamento mensal. No final do ano, a pessoa jurdica levanta o balano anual e apura o lucro real do exerccio, calculando em definitivo o IRPJ. No Lucro Real Trimestral, o IRPJ e a CSLL so calculados com base no resultado apurado no final de cada trimestre civil, de forma isolada. *Esta modalidade deve ser vista com cautela, principalmente em atividades sazonais ou que alternem lucros e prejuzos no decorrer do ano.

A pessoa jurdica poder deduzir do imposto apurado no perodo abrangido pelo balano ou balancete: a) os valores dos incentivos fiscais de deduo do imposto, correspondente ao perodo compreendido pelo balano de suspenso ou reduo, relativos ao Programa de Alimentao do Trabalhador, s Doaes aos Fundos dos Direitos da Criana e do Adolescente, s Atividades Culturais ou Artsticas, Atividade Audiovisual, ao Programa de Desenvolvimento Tecnolgico Industrial (PDTI), ao Programa de Desenvolvimento Tecnolgico Agropecurio (PDTA) e aos Incentivos Regionais de Reduo e/ou Iseno do Imposto, observados os limites dos quadros abaixo:

b) o valor do imposto de renda pago ou retido na fonte sobre as receitas, inclusive financeiras, que integraram a base de clculo do imposto apurado, desde que no tenha sido deduzido em meses anteriores; c) o imposto pago no exterior, at 31 de janeiro do ano-calendrio subsequente, relativo a lucros disponibilizados, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior durante o ano-calendrio, computados no balano ou balancete de suspenso ou reduo do ms de dezembro do ano-calendrio; d) o valor do imposto de renda devido em meses anteriores do ano-calendrio, apurado sobre a base de clculo estimada ou com base em balano ou balancete de suspenso ou reduo. Para esse fim, o valor do imposto de renda devido em meses anteriores, corresponde ao somatrio dos valores mensais: a) do imposto resultante da aplicao da alquota sobre a base de clculo e b) do adicional. e) as despesas operacionais no computadas nos custos, necessrias atividade da empresa e a manuteno da respectiva fonte produtora, e ainda estejam intrinsecamente relacionados com a produo ou comercializao dos bens e servios, conforme determina o Art. 13 Da Lei N 9.249/1995. Art. 299 Do Rir/1999.

O lucro real ser determinado a partir do lucro lquido do perodo de apurao, obtido na escriturao comercial (antes da proviso para o imposto de renda) e demonstrado no Lalur, observandose que: 1) sero adicionados ao lucro lquido: a) os custos, despesas, encargos, perdas, provises, participaes e quaisquer outros valores deduzidos na apurao do lucro lquido que, de acordo com a legislao tributria, no sejam dedutveis na determinao do lucro real (exemplos: resultados negativos de equivalncia patrimonial; custos e despesas no dedutveis); b) os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores no includos na apurao do lucro lquido que, de acordo com a legislao tributria, devam ser computados na determinao do lucro real (exemplos: ajustes decorrentes da aplicao dos mtodos dos preos de transferncia; lucros auferidos por controladas e coligadas domiciliadas no exterior);

2) podero ser excludos do lucro lquido: a) os valores cuja deduo seja autorizada pela legislao tributria e que no tenham sido computados na apurao do lucro lquido do perodo de apurao (exemplo: depreciao acelerada incentivada); b) os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores includos na apurao do lucro lquido que, de acordo com a legislao tributria, no sejam computados na determinao do lucro real; 3) podero ser compensados, total ou parcialmente, opo do contribuinte, os prejuzos fiscais de perodos de apurao anteriores, desde que observado o limite mximo de trinta por cento do lucro lquido ajustado pelas adies e excluses previstas na legislao tributria. O prejuzo compensvel o apurado na demonstrao do lucro real de perodos anteriores e registrado no Lalur (Parte B).

Objetivo: As pessoas jurdicas optantes pelo Lucro Real, devem obrigatoriamente escriturar o Livro Lalur, para demonstrar o lucro real ajustado. Este livro fiscal tem por finalidade apurar a base de clculo do IRPJ nas empresas enquadradas no regime do Lucro Real. O Livro de Apurao do Lucro Real (LALUR) existe para assegurar a separao entre a escriturao comercial e a fiscal, prevista no 2 do art. 177 da Lei n 6.404/76 (Lei das S/A). No LALUR sero lanados os ajustes do lucro lquido do perodobase, ser transcrita a demonstrao do lucro real e ser efetuado o controle de dedues e compensaes.

A principal caracterstica desta sistemtica de tributao que a base de clculo do IRPJ e da CSLL apurada a partir de percentuais de presuno de lucro aplicados sobre a receita bruta auferida no trimestre, sendo o resultado acrescido das receitas financeiras e ganhos de capital no decorrentes da atividade operacional da pessoa jurdica.

Embora no seja a forma mais adequada sob o ponto de vista econmico, pois se baseia em mera presuno de lucro, a tributao pelo Imposto de Renda segundo as regras do lucro presumido , na verdade, bastante prtica e simplificada, o que tem despertado o interesse de um nmero cada vez maior de empresas, principalmente daquelas impedidas de optar pelo Simples.

O lucro presumido ser apurado, trimestralmente, pela soma das seguintes parcelas (arts. 25, 51 e 53 da Lei n 9.430/96): 1. o valor resultante da aplicao dos percentuais de presuno indicados no quadro a seguir, sobre a receita bruta da atividade auferida em cada trimestre; e 2. demais receitas e ganhos de capital e outros acrscimos base de clculo.

PERCENTUAIS DE PRESUNO DO LUCRO SOBRE A RECEITA BRUTA


A base de clculo do imposto e do adicional, decorrente da receita bruta, em cada trimestre, ser determinada mediante a aplicao do percentual segundo tabela sobre a receita bruta auferida no perodo de apurao, obedecidas as demais disposies (Lei 9.249/1995, artigo 15; e Lei 9.430/1996, artigos 1 e 25, inciso I). Segundo a Lei 9.249/1995, artigo 15, 1 nas seguintes atividades, o percentual ser de:

A pessoa jurdica tributada com base no lucro presumido pode deduzir do imposto apurado em cada trimestre (Art. 526 do RIR/99): a) o Imposto de Renda Retido da Fonte, ou pago pela prpria empresa, conforme o caso, sobre receitas computadas na determinao da base de clculo, pagas ou creditadas empresa por pessoas jurdicas a ttulo de: Remunerao pela prestao de servios profissionais; comisses e corretagens, rendimentos de aplicaes financeiras;importncias recebidas de entidades da administrao pblica federal; juros remuneratrios do capital prprio; outras remuneraes sujeitas ao IRRF. b) o saldo de imposto pago indevidamente ou a maior em perodos anteriores, que ainda no tenham sido objeto de compensao.

Prestadoras de Servio com Receita Bruta Anual de at R$ 120.000,00


As empresas exclusivamente prestadoras de servios em geral, que no sejam de profisso regulamentada e cuja receita bruta no exceder a R$120.000,00, podero utilizar, para determinao da base de clculo do imposto, o percentual de 16% (Art.36 da IN SRF N 93/97 e Art. 519 do RIR/99). Diferena de Imposto: a empresa ficar sujeita ao pagamento da diferena do imposto, apurada em relao a cada trimestre transcorrido, quando houver utilizado 37 o percentual de 16% e a receita bruta acumulada ano ano-calendrio exceder o limite de R$ 120.000,00. A diferena de imposto dever ser paga at o ltimo dia til do ms subsequente ao trimestre em que ocorrer o excesso.

O arbitramento de lucro uma forma de apurao da base de clculo do imposto de renda utilizada pela autoridade tributria ou pelo contribuinte. aplicvel pela autoridade tributria quando a pessoa jurdica deixar de cumprir as obrigaes acessrias relativas determinao do lucro real ou presumido, conforme o caso.

HIPTESES DE ARBITRAMENTO (art. 530 do RIR/99) Empresa obrigada ao lucro real, sem escriturao contbil ou sem demonstraes financeiras; Escriturao imprestvel para identificar a movimentao financeira ou para determinar o lucro real; Empresa deixar de apresentar ao Fisco os livros e documentos da escriturao; Empresa que optar indevidamente pelo lucro presumido; Empresa obrigada ao lucro real que no mantiver o Livro Razo ou Fichas do Razo;

A Constituio Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 179, que a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devem dispensar tratamento jurdico diferenciado e favorecido s microempresas e empresas de pequeno porte. O objetivo incentivar o desenvolvimento dessas empresas atravs da simplificao de suas obrigaes. A partir desse comando constitucional surgiram vrias leis concedendo benefcios para as microempresas e empresas de pequeno porte. A Unio instituiu a Lei 9.317, de 1996, criando o SIMPLES, um sistema simplificado de recolhimento de tributos e contribuies federais que, mediante convnio, poderia abranger os tributos devidos aos Estados e aos Municpios.

Para todos os efeitos da Lei Geral, sero consideradas microempresas e empresas de pequeno porte, as sociedades empresariais, as sociedades simples e o empresrio individual que obtiverem, em cada ano-calendrio, receita bruta em valor:

Microempresa: igual ou inferior a R$ 360.000,00 /ano (art.2,I, a) Empresa de Pequeno Porte: acima de R$ 360.000,00 e igual ou inferior a R$ 3.600.000,00 /ano (art.2,I, b)

1 passo: Identificar a (s) tabela (s) de incidncia de acordo com a(s) atividade(s);
2 passo: Segregar as receitas de acordo com a(s) tabela(s) de incidncia; 3 passo: Acumular as receitas auferidas nos 12 meses anteriores ao da tributao; 4 passo: Identificar a alquota da faixa correspondente receita acumulada.

TABELAS A Lei Complementar 123/2006 contempla 5 Tabelas de Alquotas bsicas utilizadas no clculo do SIMPLES NACIONAL. As tabelas de incidncia so comuns s microempresas e s empresas de pequeno porte e variam conforme a atividade do contribuinte, ou seja: Anexo 1 Comrcio Anexo 2 Indstria Anexo 3 Servios e Locao de Mveis Anexo 4 Servios com CPP (Contribuio Patronal Previdenciria) separado Anexo 5 Outros Servios Especficos com CPP includo

Conceito A Declarao do Imposto de Renda da Pessoa Jurdica DIPJ, uma obrigao tributria acessria exigida anualmente, nos termos estabelecidos pela legislao do Imposto de Renda. Pessoas Jurdicas Obrigadas Entrega da DIPJ: Todas as pessoas jurdicas, inclusive as equiparadas, as entidades submetidas aos regimes de liquidao extrajudicial e falimentar, pelo perodo em que perdurarem os procedimentos para a realizao de seu ativo e o pagamento do passivo e as entidades imunes e isentas do imposto de renda devem apresentar, anualmente, a DIPJ.

O Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf) destinado ao recolhimento do Imposto incidente sobre as importncias pagas, creditadas, empregadas, remetidas ou entregues.

Cdigo/Aplicao 0220:PJ Obrigadas ao Lucro Real - Balano Trimestral; 2362:PJ Obrigadas ao Lucro Real - Estimativa Mensal; 5993:PJ Optantes pela Apurao c/ Base no Lucro Real Est.Mensal; 2089:PJ no obrigadas apurao com base no lucro Real - Lucro Presumido 0507: Ganho de capital - Alienao de Ativos de ME/EPP optantes pelo Simples Nacional

Bases de Clculo: Lucro Presumido: Por Presuno Conforme Tabela. Lucro Real: Lucro tributvel = LAIR + despesas no dedutveis receitas
no tributveis.
Simples Nacional: utilizar a Receita Bruta Total (RBT) acumulada nos 12 meses anteriores ao perodo de apurao para encontrar a alquota.

Bases de Clculo: Lucro Presumido: Por Presuno Conforme Tabela. Lucro Real: Lucro tributvel = LAIR + despesas no dedutveis receitas
no tributveis.
Simples Nacional: utilizar a Receita Bruta Total (RBT) acumulada nos 12 meses anteriores ao perodo de apurao para encontrar a alquota.

Exemplo de calculo do IRPJ ( lucro presumido): Faturamento R$ 40.000,00 ( x ) Percentual de Lucro Presumido 16% ( = ) Base de Calculo do IRPJ R$ 6.400,00 ( x) % calculo do IRPJ 15% ( - ) Dedues ( 1,5% IRRF s/ notas fiscais) R$ 600,00 ( = ) IRPJ a pagar R$ 360,00 Exemplo de calculo do IRPJ ( lucro real): Faturamento R$ 40.000,00 ( - ) Dedues (despesas) R$ 15.000,00 ( + ) Adicional ( 10% do que exceder a R$ 20.000,00) R$ 500,00 ( = ) Base de Calculo do IRPJ R$ 25.500,00 (x) % calculo da IRPJ 15% ( = ) IRPJ a pagar R$ 3.825,00

Ref. ms 07/2013: Vendas Comercio anexo I Clculo da RBT: Verificar a Receita Acumulada dos ltimos 12 meses: MESES Receita A RBT de R$ 365.000,00. Verificando na tabela do Anexo I, a alquota de 6,84%, ento o clculo do Simples Nacional ser: Receita 07/2013 R$ 365.000,00 x 6,84% = R$ 24.966,00 . O valor da DAS ser de R$ 24.966,00. Sendo destes IRPJ=365.000,00 X 0,27%= R$ 985,50

Potrebbero piacerti anche