Sei sulla pagina 1di 2

21. Qual o valor da liberdade ao abordar os problemas humanos?

? A liberdade o sintoma essencial da humanidade da soluo: a liberdade no seu sentido mais fecundo, poderoso e completo, que Cristo e a Igreja reclamam, a liberdade do homem vigilante, aquela liberdade graas qual a inteligncia no pode ser travada por nada. No decurso da sua vida terrena, o homem precisa de procurar a soluo dos problemas individuais, estando esta tarefa confiada sua liberdade, dentro da liberdade do desgnio de Deus que se realiza na histria.

22. O que significa dizer que a Igreja a comunicao da verdade? Deus, por meio da Igreja, ajuda o homem a alcanar uma clareza e uma segurana objectivas na percepo dos significados ltimos da existncia humana. A comunicao do Divino enquanto comunicao da verdade tem a ver com o modo de conceber e de sentir a prpria vida, o prprio nexo com a realidade. A comunicao da verdade divina na Igreja feita atravs de um veculo humano, imperfeito e infalvel e d-se de duas formas: mistrio ordinrio e mistrio extraordinrio.

23. O que o magistrio ordinrio e que funo tem na vida da Igreja? E o magistrio extraordinrio? Magistrio ordinrio: a forma mais comum de comunicao da verdade por parte da Igreja. Consiste no facto desta se fazer por osmose pois atravs da Igreja que se pretende transmitir a verdade ultima acerca da existncia humana. Esta verdade ensinada pela Igreja vlida na medida em que no esquece nenhum aspecto da realidade, valoriza o bem e julga/transforma o mal, redimindo e transformando todas as coisas. Magistrio extraordinrio: consiste numa explicitao feita pela Igreja, atravs do Papa ou do Conslio, com toda a sua autoridade, para clarificar um contedo da f ou da moral crist. Este modo extraordinrio representa um ponto culminante da conscincia crist perante a sociedade.

24. O que um dogma e por que motivo a Igreja proclama os dogmas? Dogma: pronunciamento da autoridade da Igreja atravs da qual ela clarifica questes controversas. uma formulao definitiva de uma tomada de conscincia da verdade, da qual a Igreja depositria. (tem uma funo pedaggica) A Igreja proclama dogmas para clarificar de modo definitivo um contedo de que tomou conscincia. F-lo tambm por uma questo pedaggica, tendo o dogma a tarefa de educar para a verdade que Cristo confiou Igreja. Com o tempo, a Igreja toma cada vez mais conscincia de si mesma e do que Cristo lhe deu, coincidindo a formulao dogmtica com este salto qualitativo que a Igreja faz. Na formulao do dogma, a Igreja assistida pelo Esprito Santo, que lhe permite cumprir a sua misso de comunicao da verdade ao Mundo.

25. O que significa dizer que a Igreja comunica uma realidade Divina? O que a graa santificante e o que so os sacramentos? Na vida da Igreja, Cristo comunica ao homem o dom de uma participao mais profunda na origem de todas as cosias, de tal modo que ele permanece homem mas converte-se em algo mais (gera-se uma criatura nova, o homem renasce). A graa santificante o termo utilizado pela tradio Crist para designar a aco pela qual se realiza um novo ser. Aqueles que aderem iniciativa gratuita de Deus, mudam o seu ser, tornam-se novos homens. Os sacramentos so gestos atravs dos quais a graa santificante se comunica, sendo o prolongamento os gestos de Cristo, atravs dos quais Ele comunicava a salvao e se comunicava a si prprio. Gestos com que se comunica a realidade Divina. (sacramentos: baptismo, eucaristia, confisso, etc.)

Potrebbero piacerti anche