Sei sulla pagina 1di 24

Reteno e responsabilidade solidria

76. (Auditor-Fiscal da Previdncia Social / 2002) Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, analise as assertivas a respeito da responsabilidade solidria da contribuio social, assinalando a correta. a) A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo-de-obra dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada.

Reteno e responsabilidade solidria

b) O proprietrio, o incorporador definido na Lei n 4.591, de 1964, o dono da obra ou condmino da unidade imobiliria, cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo no envolva cesso de mo-de-obra, no so solidrios com o construtor. c) Considera-se construtor, para os efeitos do Regulamento da Previdncia Social, a pessoa fsica ou jurdica que executa obra sob sua responsabilidade, no todo ou em parte.

Reteno e responsabilidade solidria

d) Exclui-se da responsabilidade solidria perante a seguridade social o adquirente de prdio ou unidade imobiliria que realize a operao com empresa de comercializao. e) As empresas que integram grupo econmico de qualquer natureza respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes do disposto no Regulamento da Previdncia Social.

Reteno e responsabilidade solidria

77. (AFRFB / 2009) Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, analise as assertivas a respeito das obrigaes acessrias de reteno e responsabilidade solidria da contribuio social, assinalando a incorreta. a) As empresas que integram grupo econmico cuja matriz tem sede em Braslia respondem entre si, solidariamente, pelas obrigaes decorrentes do disposto no Regulamento da Previdncia Social.

Reteno e responsabilidade solidria

b) A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo-de-obra dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada. c) Considera-se construtor, para os efeitos do Regulamento da Previdncia Social, a pessoa fsica ou jurdica que executa obra sob sua responsabilidade, no todo ou em parte.

Reteno e responsabilidade solidria

d) O proprietrio, o incorporador definido na Lei n. 4.591, de 1964, o dono da obra ou condmino da unidade imobiliria cuja contratao da construo, reforma ou acrscimo no envolva cesso de mo-de-obra, so solidrios com o construtor. e) Exclui-se da responsabilidade solidria perante a seguridade social o adquirente de prdio ou unidade imobiliria que realize a operao com empresa de comercializao.

Reteno e responsabilidade solidria

78. (ATRFB / 2009) Na busca da efetiva arrecadao da contribuio social, a legislao previdenciria de custeio dispe sobre a responsabilidade solidria. Sabendo que a solidariedade nunca presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, assinale a assertiva incorreta com relao s pessoas solidrias pelo cumprimento das obrigaes para com a Seguridade Social decorrentes de obra. a) O proprietrio. b) O incorporador. c) O fiscal de obras da prefeitura. d) A empresa de comercializao de imveis. e) O construtor.

Reteno e responsabilidade solidria

79. (Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil / 2009) A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitada de mo-de-obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, dever reter determinado valor e recolher a importncia retida. Assinale a assertiva correta com relao a qual o valor a ser retido e em nome de quem ser recolhido. a) Onze por cento do valor lquido da nota fiscal ou fatura de prestao de servio; em nome da empresa cedente da mo-de-obra.

Reteno e responsabilidade solidria

b) Onze por cento do valor bruto dos salrios pagos aos autnomos ou fatura de prestao de servio; em nome do INSS. c) Onze por cento do valor lquido da nota fiscal ou fatura de prestao de servio; em nome da empresa contratada. d) Onze por cento do valor bruto dos salrios pagos aos autnomos ou fatura de prestao de servio; em nome da empresa contratante. e) Onze por cento do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servio; em nome da empresa cedente da mo-de-obra.

Obrigaes acessrias

80. (Auditor-Fiscal da Previdncia Social / 2002) Nos termos do Regulamento da Previdncia Social, Decreto 3.048/99, so obrigaes acessrias da relao tributria previdenciria, exceto: a) preparar folha de pagamento da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos.

Obrigaes acessrias

b) lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies, o montante das quantias descontadas, as contribuies da empresa e os totais recolhidos. c) prestar ao Instituto Nacional do Seguro Social e Secretaria da Receita Federal todas as informaes cadastrais, financeiras e contbeis de interesse dos mesmos, na forma por eles estabelecida, bem como os esclarecimentos necessrios fiscalizao.

Obrigaes acessrias

d) encaminhar ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados, at o dia dez de cada ms, cpia da Guia da Previdncia Social relativamente competncia anterior. e) pagar todas contribuies sociais devidas no perodo de apurao, juntamente com as multas decorrentes do atraso no pagamento.

Obrigaes acessrias

81. (Tcnico da Receita Federal / 2006) Assinale abaixo o item que contenha uma informao errnea, sobre a obrigao acessria da empresa relativamente Previdncia Social. obrigao da empresa a) inscrever, no Regime Geral de Previdncia Social, os segurados empregados, mas no os trabalhadores avulsos a seu servio. b) inscrever, quando pessoa jurdica, como contribuintes individuais no Regime Geral de Previdncia Social, mas s a partir de 1 de abril de 2003, as pessoas fsicas contratadas sem vnculo empregatcio.

Obrigaes acessrias

c) elaborar folha de pagamento mensal da remunerao paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu servio, de forma coletiva por estabelecimento, mas dever faz-lo por obra de construo civil e por tomador de servios, com a correspondente totalizao e resumo geral. d) lanar mensalmente em ttulos prprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuies sociais a cargo da empresa. e) fornecer ao contribuinte individual que lhes presta servios, comprovante do pagamento de remunerao.

Obrigaes acessrias

82. (ATRFB / 2009) Nos termos da legislao de custeio, quem no obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuies previstas na Lei n. 8.212/91: a) o sndico. b) o liquidante de empresa em liquidao extrajudicial. c) o segurado da Previdncia Social. d) o liquidante de empresa em liquidao judicial. e) o dependente da Previdncia Social.

Obrigaes acessrias

83. (Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil / 2009) Alm do pagamento das contribuies sociais, as empresas tem outras obrigaes para com o fisco. Antnio Jos, empresrio contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigaes fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remuneraes pagas ou creditadas por sua empresa. De acordo com a situao-problema apresentada acima e das obrigaes acessrias da empresa, correto afirmar que:

Obrigaes acessrias

a) a referida folha de pagamento deve incluir todas as remuneraes pagas ou creditadas a todos os segurados a servio da empresa. b) a referida folha de pagamento deve incluir s os empregados da empresa. c) a referida folha de pagamento pode ser feita com qualquer padro. d) a referida folha de pagamento deve incluir s os scios da empresa. e) no h necessidade de elaborao de folha de pagamento, sendo necessrio somente os depsitos bancrios realizados no Livro de Caixa da empresa.

Obrigaes acessrias

84. (ATA/MF 2009) Assinale a assertiva que no contm uma obrigao acessria das contribuies destinadas Seguridade Social. a) Elaborao da folha de pagamento. b) Dever de prestar informaes. c) Lanamento dos fatos geradores das contribuies. d) Pagamento da contribuio social. e) Dever do Cartrio de comunicar bitos.

Crimes contra a Previdncia Social

85. (Auditor-Fiscal da Previdncia Social / 2002) A respeito de crime, responsabilizao civil, criminal e administrativa contra a previdncia social, assinale a opo incorreta a respeito da(s) natureza(s) da conduta Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional": a) infrao administrativa. b) crime. c) crime tipificado no Cdigo Penal Brasileiro. d) crime tipificado na Lei 8.212/91. e) infrao administrativa que acarreta sano administrativa.

Crimes contra a Previdncia Social

86. (Auditor-Fiscal da Receita Federal - 2005) Ficar sujeito seguinte consequncia, aquele que pagar benefcio devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores j tiverem sido reembolsados empresa pela previdncia social: a) a responsabilidade da empresa ou pessoa fsica perante a Previdncia Social e a responsabilidade administrativa do servidor que tiver efetuado o pagamento, se for o caso. b) a responsabilidade criminal por sonegao de contribuio previdenciria, alm da responsabilidade civil e administrativa, se for o caso.

Crimes contra a Previdncia Social

c) ser imputado de crime cuja punibilidade se extingue se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, antes do incio da ao fiscal. d) ser imputado de crime cuja punibilidade se extingue se o agente houver promovido, aps o incio da ao fiscal e antes de oferecida a denncia, o pagamento da contribuio social previdenciria, inclusive acessrios.

Crimes contra a Previdncia Social

e) ser imputado de crime de menor potencial ofensivo se o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, for igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais.

Crimes contra a Previdncia Social

87. (Auditor-Fiscal da Receita Federal - 2005) No contexto dos Crimes contra a Previdncia Social, em particular das inovaes advindas da Lei n. 9.983/2000, correto afirmar: a) O crime tipificado no art. 168-A do Cdigo Penal no se consuma com o simples norecolhimento das contribuies previdencirias descontadas dos empregados no prazo legal. b) O crime previsto na alnea d do art. 95 da Lei n. 8.212/91 no foi revogado pelo art. 3 do referido diploma legal, que no tipifica a mesma conduta no art. 168-A do Cdigo Penal.

Crimes contra a Previdncia Social

c) O elemento subjetivo da infrao penal prevista no art. 168-A do Cdigo Penal exige a demonstrao do especial fim de agir ou o dolo especfico de fraudar a Previdncia. d) O art. 3 do referido diploma legal apenas transmudou a base legal da imputao do crime da alnea d do art. 95 da Lei n. 8.212/91 para o art. 168-A do Cdigo Penal. e) A teor da dico do art. 168-A do Cdigo Penal, a penhora de bens causa de extino de punibilidade da infrao penal.

Potrebbero piacerti anche